04 maio 2018

Uma questão central...


... com solução interna.

Muito se fala no reforço do centro da defesa encarnada. Já falei sobre o que eu penso aqui no blogue. Contudo, muito se tem falado de reforços para este sector na comunicação social. Vejo dois tipos de perfis que estão a circular. Um é o de contratar um jovem com potencial como o Germán Conti. O jovem central argentino do Club Atlético Colón de Santa Fé é um central um pouco ao estilo do Varane do Rela Madrid. Conforme podemos ver pelo vídeo seguinte, trata-se de um jogador muito forte no jogo aéreo, na antecipação e no controlo da profundidade. Apesar de não ser um velocista nato, tem uma velocidade muito elevada para a altura que possui. Aliás, é um jogador longilíneo, o que faz com que consiga aliar uma elevada estatura com um peso relativamente baixo, favorável a que possa ter boa aceleração, conforme podemos verificar pelo seguinte vídeo. Contudo, já não temos o Rúben Dias para potenciar e com características semelhantes? E, não temos ainda o Jardel?


O outro perfil ventilado pelos media, é o de um central já feito como o Cristian Lema. Estamos a falar de um jogador que do ponto de vista ofensivo é muito forte nos lances de bola parada ofensivo. É uma espécie de Godin do futebol argentino, como poderão confirmar pelo vídeo seguinte. Actuando no Belgrano, o Lema seria capaz de lutar pelo título de central goleador com o Raúl Silva do Braga. Pessoalmente, preferia o central brasileiro do Braga, pois sendo canhoto permite outro tipo de variação na saída de bola para o ataque. De qualquer maneira, para central goleador, já não tínhamos investido há umas épocas atrás no Lisandro Lopéz?


Bem, o que quero escrever com tudo isto, é que talvez estamos a procurar as características erradas para complementar com os jogadores que provavelmente irão permanecer na nossa defesa. Para implementarmos um modelo de jogo que beneficie os nossos jogadores mais ofensivos (como é o caso do Jonas) e até do meio-campo (como por exemplo o Fejsa). Por exemplo, não vejo procurarem um central que saiba sair a jogar como um Matts Hummels que ainda no último Real Madrid - Bayern Munique deu um recital de como atacar vindo de trás da linha defensiva, mesmo com pressão forte do avançado adversário, como podemos ver a seguir. A forma como ele sai da pressão do Benzema é um mimo, mas o que lhe distingue dos demais e dá-lhe aquela classe extra é a forma como fixa o Varane antes de dar para o colega de ataque.


Mas, não é apenas a classe com bola nos pés. Falta-nos agressividade nos nossos centrais. Falta-nos jogadores que mantenham a posição, senão mesmo terem coragem para ir ao duelo, quando a maioria optaria pela conservadora contenção. Se pensarmos bem, são estes jogadores que permitem que uma equipa possa ter menos um médio e mais um avançado, pois são eles que permitem ganhar uns bons metros à frente da linha defensiva usual das equipas. Um jogador que personifica isto muito bem é o Sérgio Ramos, como podem ver pelo vídeo. Muitas vezes mal amado por muitos comentadores portugueses, por entenderem o jogo defensivo com o ADN do futebol de contra-ataque (e por conseguinte de contenção defensiva) nacional, não conseguem entender as vantagens deste tipo de jogadores. Tal como nunca entenderam porque razão o Co Adriaanse utilizou o central luso-brasileiro Pepe como único central no seu modelo de 3 defesas no Porto em 2005-2006, mas a verdade é que é exactamente esse tipo de jogadores que o Guardiola e equipas de topo pretendem.


Como podem perceber o que eu pretendo como reforço da nossa defesa é um jogador que seja um misto de Hummels com Ramos e que seja um jogador já com experiência para que possa entrar no onze e ter logo rendimento. É por todos estes motivos que penso que a solução até pode já estar no actual plantel, no jogador Samaris. Penso que tem as qualidades técnicas e físicas para a posição. E, tacticamente, bem trabalhado poderá revolucionar e catapultar o nosso jogo defensivo para outro patamar, podendo vir a ser, inclusive, o jogador-padrão para aquela zona do terreno.


12 comentários:

  1. Já fez alguns jogos a central, alguns de elevada dose de dificuldade, e correspondeu. Se calhar rotinado seria mesmo uma boa opção para o eixo defensivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, está ali a solução para os nossos problemas defensivos, para o nosso sucesso e para uma belíssima carreira do Samaris.

      Eliminar
  2. Mas se o Luisão vai renovar, qual o papel que vai desempenhar no eixo defensivo do Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o Luisão não tem condições para renovar. E, vou mais longe, o facto de perdermos o penta é um excelente momento para fazer esse tipo de alterações.

      Eliminar
  3. O Samaris é de passes para o lado. Ofensivamente não dá nada. Não te vai rasgar linhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai sim. Um dos motivos para tantas críticas dos adeptos com o grego é que quando naquela posição "6" subir tanto no terreno, esquecendo-se que é um dos últimos homens. Como central, teria a protecção do Fejsa que tal como acontecia com o Javi Garcia, protegia os avanços do David Luiz, da linha defensiva para o ataque.

      Eliminar
  4. Pois, o problema da adaptação de jogadores a novas posições é o que exige do treinador...isto vale para Samaris a central, como vale para Cervi a lateral esquerdo ou ala de um sistema com três defesas.

    Este Lema como é a defender e no início da construção? Bem sei que estes vídeos podem dar uma impressão muito enviesada dos jogadores, mas nas bolas paradas ofensivas o homem impressionou-me!

    O primeiro realmente, pelo que dizes e se vê no vídeo, parece ter perfil muito semelhante ao Rúben Dias. E por falar nele, porque não vês nele esse central importante com bola, no início da construção. Está confortável com a bola no pé, tem técnica e sabe ler o jogo. Não digo que venha a ser um Hummels, mas pode perfeitamente vir a ser um Lindelof (antes da venda)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Lema é central de um Belgrano. Não está habituado a jogar com a linha defensiva no meio-campo, como acho que deveria jogar o Benfica. Aliás, como fazem qualquer grande equipa mundial.

      Mas, é agressivo e tem uma boa relação com o golo. A questão é que também o Lisandro tinha estas características e depois não se adaptou... talvez neste momento, apostaria no Lisandro se a opção fosse essa. Repara que o Lisando já está ambientado ao futebol europeu, ao contexto do Benfica e aos colegas na Luz. Se, não for comprado pelo Inter, porque não?!

      Quanto ao Rúben, gostava que desse origem a um central estilo Ramos. Apesar de muitos criticarem o espanhol, o facto é que o Real Madrid não era perigoso se não tivesse o Ramos lá atrás. O homem, juntamente com o Varane dão conta da maioria dos ataques da La Liga e da Liga dos Campeões. Tivesse a restante equipa do Real princípios de jogo tão enraizados como os do Barcelona e até Messi, Suárez e companhia caberiam nos seus bolsos... mas, isso é outra história.

      Eliminar
    2. Para que fique claro, defendo a contratação de um central feito, que saiba defender bem à zona em bloco alto e seja competente com bola na primeira fase de construção, quer na progressão quer no passe vertical. Quero um Garay, portanto ;)

      Depois, é completar com o outro titular Rúben Dias, Jardel e Ferro ou Kalaica.

      Eliminar
    3. Não acho o Garay assim tão imperial para defender com a linha subida. Recordo-te que o argentino não foi para o United exactamente porque não era muito forte na cobertura da profundidade.

      Temos o Ferro, o Kalaica e o Lystcov que bem geridos podem ser tão bons ou melhores que o Conti, por exemplo.

      O Raúl Silva é um jogador que me agrada muito. Se houver negócio do Inter pelo Lisandro, é explorar a aquisição do central do Braga, pois para além de ser seguro na saída para o ataque, tem um pé esquerdo que permite maior variabilidade na saída de posse de bola que mais nenhum jogador tem na Luz (é esse um dos motivos de eu ter referido a adaptação do Eliseu no outro artigo).

      Eliminar
    4. És capaz de ter razão em relação ao Garay. Mas por isso não escrevi "quero o Garay", mas "quero um Garay". Referia-me a um grande central feito, com classe e experiência. Noutros tempos, poderia ter dito que quero um Gamarra ou um Ricardo Gomes ;)

      O Lisandro vou deixar passar como se tivesse sido uma piada involuntária da tua parte ;)

      O central do Braga, confesso não conhecer. Mas concordo que o tal "Garay" idealmente seria esquerdino - até porque, e quanto mais não fosse, o Rúben deve continuar a ser o dono do lugar à direita.

      Eliminar
    5. Então acho que o melhor é mesmo irmos buscar o Raúl Silva ao Braga.

      ;)

      Eliminar