29 outubro 2017

Sem Luisão e André Almeida...


... em Manchester?


Na próxima 3ª feira, dia das bruxas, o Benfica joga o seu 4º jogo na Liga dos Campeões desta temporada, frente ao poderoso Manchester United de José Mourinho. No jogo da Luz, o Benfica perdeu com um golo perdulário pelo nosso jovem guardião, o servio-belga Svilar. Nesse encontro, o André Almeida também não pode jogar fruto do vermelho recebido no encontro frente ao Basileia, tendo jogado na sua vez, o brasileiro Douglas. Entretanto, o lateral direito emprestado pelo Barcelona contraiu uma entorse, pelo que não tem jogado e, como tal, não deverá entrar no teatro dos sonhos. Para agravar ainda mais a situação, o capitão Luisão foi expulso no último jogo frente ao Man Utd, desfalcando a equipa para este importantíssimo encontro. Estamos não apenas a falar da possível eliminação do Benfica para a próxima fase da prova rainha europeia, como também de nem sequer conseguirmos qualificar para a Liga Europa. Sendo assim, face a este cenário qual deverá ser os substitutos destes dois tetra-campeões?

Para responder a essa questão, é importante perceber quais são as opções que o Rui Vitória terá para este encontro. Desta forma, para a posição de  lateral direito, o técnico encarnado poderá contar com a opção natural: o Douglas (isto se, entretanto, recuperar da entorse). No entanto, o treinador do Benfica também pode contar com outras opções. Uma delas poderá ser o lançamento de um dos jovens laterais do Benfica, tais como Pedro Pereira ou Alex Pinto, se bem que com Svilar, Rúben Dias e Diogo Gonçalves no provável onze encarnado, penso que já é muita miudagem para um encontro desta importância. Outra das opções poderá passar pela adaptação de um outro jogador àquela posição. Nesse cenário, existem 3 candidatos: Lisandro, Eliseu e Salvio. O central argentino já jogou nessa posição, ainda com o Jorge Jesus aos comandos do Benfica, por isso não seria assim tão invulgar, apesar de achar que seria uma opção muito defensiva e do camisola 2 ser talvez a primeira opção para colmatar a ausência de Luisão no centro da defesa. Sobra-nos o açoriano e o Tótó. O Eliseu poderia ser uma espécie de Ashley Young do Benfica e canhoto, jogando como falso lateral direito, um pouco como o inglês faz a falso lateral esquerdo na equipa de Mourinho. A questão aqui seria saber se o camisola 19 encarnado poderia fazê-lo com qualidade, uma vez que apenas o vi como falso extremo direito, extremo e lateral esquerdo. Confesso que esta é uma solução que gostaria de experimentar, mas não neste encontro. Resta-nos o camisola 18 e, quanto a mim, é mesmo a melhor solução. Penso que em termos físicos o Salvio teria a capacidade para fazer todo o flanco direito. Jogando mais atrás, teria que ser mais colectivo a jogar, mal não fosse pela pressão do adversário e de ter poucos colegas atrás dele. Dessa forma, penso que isso até seria benéfico para melhorar a tomada de decisão e a leitura dos momentos de jogo por parte do argentino. Isto para não falar que é nessa posição que o Sampaoli o vê a jogar no mundial da Rússia pela alviceleste.

Para a posição de defesa central, o Rui Vitória pode contar com três grandes opções: Lisandro López, Jardel e Samaris. Destes três aquele que excluiria já da equação seria o Jardel. Tenho grande apreço pelo brasileiro, mas não o colocaria em campo, pois está sem ritmo de jogo e ainda por cima entrando na equipa muito provavelmente iria desviar o Rúben Dias para o lado direito do centro da defesa, quando tem evoluído de forma evidente como central do lado esquerdo, formando uma boa química com Grimaldo. Quanto ao grego sinto-me tentado em colocá-lo ao lado do Rúben, mas tendo em conta o adversário, penso que o Samaris será mais útil vindo do banco para refrescar o meio-campo do que jogando a central num jogo em que o Benfica deverá optar por jogar com um bloco baixo no terreno e explorando as transições ofensivas. Desta forma, por exclusão de partes, mas também porque fará sentido se a aposta para lateral direito for a de Salvio, a opção para o centro da defesa deveria ser a do camisola 2.

Desta forma, se o Salvio desce para lateral direito e o Lisandro fica a central, abre uma vaga no onze encarnado para mais um jogador. Essa vaga seria ocupada pelo maestro da companhia: o Pizzi. O camisola 21 jogaria mais como um interior direito do que como um extremo. Jogando próximo da dupla do meio-campo (Fejsa e Filipe Augusto) conseguiria não só combater a possível vantagem numérica do tridente de meio-campo do Manchester United, como também libertar um pouco o Salvio para projectar-se no ataque. Já agora, em fase de construção, com o Pizzi em campo, o Benfica poderia sair numa espécie de 3-5-2 ou 3-4-3, com a projecção dos laterais ofensivos. Já agora, só mais dois pormenores. O primeiro, prende-se com a escolha do ponta-de-lança: Seferovic ou Raúl? Tanto faz. O segundo pormenor prende-se com as funções que esse ponta-de-lança teria no encontro, pois não seria um ponta-de-lança, mas uma espécie de avançado completo/avançado interior, pois tentaria quase sempre procurar o jogo nas alas (sobretudo na direita, pois na esquerda iria aparecer o jovem Diogo Gonçalves) e deixando o Jonas com tarefas de 9.5 no corredor central.


Apresento-vos as minhas opções para colmatar as ausências de Luisão e de André Almeida:
Lisandro López e Tótó Salvio, respectivamente.

23 comentários:

  1. outra opçao seria jogar com 3 centrais, o que duvido mas salvio ficava como medio ala que faz na argentina, cervi ou grimaldo a medio ala na esquerda centrais lisandro ruben e samaris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A saída de bola com o recuo do Fejsa para o meio dos centrais equivale a esse sistema nesse momento.
      😉

      Eliminar
    2. sim tb e verdade, mas entao nao podemos jogar com o almeida na direita pk uma das alas fica logo condicionada. so se for dai a situaçao do salvio a lateral

      Eliminar
    3. Outra solução seria jogar com Lisandro a lateral e o Samaris a central. Neste caso, jogaria com o Pizzi a titular e não com o Jonas.

      Eliminar
  2. falta a esse benfica a força da tecnica e a tecnica da força o futebol nao pode ser so jogadores anoes e franzinos tipo jogadores de futebol salao chamem o beto ou fernando aguiar ou a te o amral o coveiro agora a serio luisao e forte mas ta velho ruben dias parece vir a ser um jogador forte fisicamente puxava forte por esse o mitroglou que falta faz mas pronto o fejsa e um vaso de cristal jogava entao com onze ruben dias o diogo gonçalves faz lembrar um puco o gonçalo guedes mas jogava em contra ataaque e apostava em jogadores rapidos kick an run rimenez zikovic cervi e claro o proprio diogo mas claro interessa ao benfica um ritmo baixo porque se o man united tambem acelera cuidado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que o Mitroglou faça assim tanta falta quanto isso. Agora, repara que no início da época passada tiveste um Gonçalo Guedes na posição do Jonas, o que escondia muita coisa. Nessa altura recordo-me de criticar o grego porque era muito posicional e muito amorfo sem bola, algo que este ano não aconteceria com o Seferovic ou o Rául nessa posição. Por isso acho que melhorámos.

      O Zivkovic é muito bom com a bola nos pés, mas também me parece que não está a passar por um bom momento, pelos poucos minutos que temos visto.

      O United é claramente uma equipa de contra-ataque, de transições. Em ataque planeado tem imensas dificuldades, porque o Mourinho não desfaz o tridente de meio-campo. Acho que se jogarmos com um bloco mais baixo e procurarmos sair em contra-ataque, podemos criar perigo.

      Eliminar
  3. Benvindo de volta.

    Para mim Samaris e Sálvio.

    Como dizes, o United é uma equipa de transições. Sujeitar a defesa a um tipo estouvado como o Lisandro é levar o #sefossefacil a niveis nunca testados.

    A nível de lateral direito, lá terá de ser Douglas né? Até agora o Brasileiro tem sido uma desilusão brutal, não acrescentando defensivamente (comparações com Semedo são simplesmente idiotas, o Semedo estreou-se na equipa Benfiquista com menos 5/4 anos do que o Brasileiro, não vinha de um Barcelona, e mesmo assim tinha melhor noção do que fazer do que este tem) e revelando uma propensão ofensiva para "jogar um jogo muito dele". Ironicamente acho que o RedPassSalvio devia permitir mudanças de lugar a meio da época. Neste caso Sálvio para trás e Pizzi para a ala e Krov para o meio. Ah, espera! O Krov não foi inscrito. Bom, então não sei... Metam o Augusto outra vez no meio (não é tão mau como o pintam) e Pizzi na ala, ou Ziv... Sei lá, já só quero que chegue o Natal depressa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais jogar contra o Manchester United que tem um Matic a meio-campo, que é simplesmente o melhor médio-centro da actualidade, e querias jogar com um Krovinovic numa posição "8"?!

      O Douglas não apostaria neste jogo e apenas por uma questão de que penso que ele deveria primeiro ganhar continuidade e depois jogar. No Benfica temos muita tendência de mal um jogador recupere metê-lo a jogar, quando isso até pode levar o jogador a ficar mais tempo no estaleiro.

      Eliminar
  4. Estava com esperança que a família não me deixasse ver o jogo hoje, mas parece que vai deixar 😩

    Fazendo de conta que hoje em dia neste Benfica, faz diferença jogar este ou aquele: Samaris central, Salvio lateral direito. E rezar como se não houvesse amanhã...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A época foi tão bem preparada que ouvir coisas como "Sálvio titular a lateral direito" é uma boa notícia!

      Eliminar
    2. Um ano e pouco antes do Semedo entrar para a equipa principal do Benfica jogava como extremo direito primeiro no 1º de Dezembro e depois quando chegou à Luz.

      Quando começou a jogar na equipa principal, houve muita gente que apesar do miúdo ter dado bons sinais, queria que o clube tivesse contratado alguém mais carimbado.

      Serve isto para exemplificar que o Benfica não tem condições para ir buscar os jogadores que muita gente gostaria. Não as tem porque isso seria sabotar a política que o Benfica tem investido nos últimos anos, pois em vez de reduzir passivo estaríamos a aumentar. E, isto sem falar na disponibilidade desses jogadores no mercado, uma vez que hoje em dia até os melhores dos mais jovens são absorvidos por qualquer Watford desta vida.

      A solução é apostar na prata da casa e sermos criativos no mercado e com o que temos. Por isso mesmo é que os inícios de temporada na Luz são sempre de ajustamentos e de aprendizagens.

      O comentário que fizeste RB, sobre a preparação da temporada, poderias ter feito quando o Semedo entrou na equipa principal e logo para o jogo da Supertaça de Portugal frente ao Sporting, isto depois de já se ter testado o André Almeida e o Sílvio a lateral direito nessa pré-época.

      Eliminar
    3. Mais logo respondo ao resto (em especial no outro tópico) mas a questão do Semedo é ver o que eu disse na altura, em especial sobre o jogo da Supertaça.

      Eliminar
    4. O Nélson Semedo estreia-se oficialmente na Supertaça depois de 120 minutos, ou coisa que o valha na pré-temporada. Apesar de apenas ter jogado meia hora frente ao Monterrey, deu para perceber que estava ali um jogador que podia ser trabalhado. É verdade, há poucos que consigam mostrar potencial em meia hora de um jogo que a equipa perde por 3-0, mas o caso do Semedo só não convenceu os mais nhurros saudosistas do JJ. Na Supertaça confirmou-se que o nosso lateral direito anterior era o "Maxi Quê?" e que não seria por ali que o gato ia às filhoses. Nélson Semedo tinha na altura 21 anos e faria cerca de três meses depois os 22.

      Douglas tem neste momento 27 anos. Douglas tem uma margem de aprendizagem muito mais reduzida do que o NS que foi para Barcelona, quanto mais o NS que foi titular nessa Supertaça. Pior, Douglas tem menos noção do que é defender do que aquele extremo adaptado a defesa na terceira divisão. Para agravar, Douglas não treinou com o plantel desde o início da época. Sabendo como se sabia desde Março, para ser simpático, que NS se ia embora, Douglas foi uma solução de recurso, talvez mais para aplacar os ânimos que quem queria ver uma contratação "porque sim" do que quem preferia trabalhar uma solução. Douglas só podia vir para o clube se acrescentasse algo de positivo. Para um tipo que pega na bola e se caga no resto da equipa já tinhamos Lisandro a tempo inteiro e Sálvio a tempo parcial.

      Defensivamente ainda não vi Douglas dar mais do que o Pedro Pereira ou o Buta. Aliás, se alguma coisa deu menos que o primeiro. Ofensivamente prende mais a bola mas com muito menos noção do espaço que deixa nas costas. Ao lado do Douglas, o Nelson Semedo de 21 anos "que não defendia" era o Cafú com margem de aprendizagem. Como disse noutro tópico, para mim neste momento o Sálvio é o nosso melhor LD. E isso não é um elogio...

      Eliminar
    5. Daí que eu diga que a época foi mal preparada. Não é aceitável que se vá ao mercado em Janeiro buscar o "substituto" do NS, o miúdo treine 7 meses (com zerinho jogos na B, por exemplo) e depois da pré-temporada seja colocado na prateleira para se ir buscar esta proto-vedeta da bola com um empréstimo de compra obrigatória, porque se se comprasse já não havia saldo para mostrar aos sócios e assim validar toda uma forma de ser.

      Como disse noutras paragens, a minha única dúvida sobre esta pré-temporada é se RV nos gabinetes esperneou e bateu educamente nas mesas por lhe estarem a pedir para fazer omoletes sem ovos, ou se viu isto tudo encolheu os ombros e disse #tabem. Que a questão do LD é mal preparada e tem muita história mal contada, agora isso foi e isso tem.

      Eliminar
  5. A questão do que joga na "posição 8" é mais qual o jogador que expõe mais a tua equipa. Pessoalmente acho que essa não é a posição do FA, mas qual, do seguinte lote de disponíveis, será mais dado a perder a bola (assumindo que o Samaris joga a central): FAugusto, Pizzi, Rafa, Cervi, Salvio? Pessoalmente até acho que seria o Sálvio, mas como a probabilidade de ele jogar ali é menor do que me sair o Euromilhões... Caríssimo, estamos longe, muito longe, do reino do ideal e tudo o que fazemos são conjunturas. Eu preferia ter visto até agora, com Feirense, Aves e Olhanense, o FAgusto a fazer de Fejsa, já que tem dado muito mais com bola e, como tu dizias não há muito tempo sobre outros, sem rotinas no lugar não desenvolve.

    Na questão da lateral direita, até acho que o Sálvio neste jogo seria o nosso melhor LD sem recorrer à equipa B (que não conheço em profundidade). Simplesmente acho que o RV vai meter o Douglas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo depende das funções que pretendes que o teu "8" tenha em campo. Acho perfeitamente plausível jogar com o Filipe Augusto ou o Samaris nessa posição. Agora, o comportamento com bola dos outros jogadores ao lado e à sua frente terá que ser diferente.

      Eliminar
    2. Sim claro, até era hipoteticamente possível jogar com Fernando Aguiar e Binya, mas claro que o comportamento de toda a equipa teria de ser diferente em função dessa escolha.

      O que eu me parece é que, treinado ou não treinado, com FA em campo ao lado de Fejsa o avançado de apoio desce muito mais no campo. Ou seja, em tremos de comportamentos estamos mais distantes de um 442 quase 424, que muitas alminhas criticam com critérios próprios do FIFA, do que de um 4411 próximo de um 4231. E nessa lógica também me questiono se não seria interessante jogar com essa dinâmica, mas com um tipo que construa melhor do que Fejsa ou FA.

      Eliminar
    3. O Atlético de Madrid jogou muitas vezes com Tiago e Gabi no meio-campo e não foi por isso que não chegou a duas finais da Liga dos Campeões.

      Depois, porque razão tem de ser o avançado a recuar? Porque é que não pode também ser o extremo a procurar o espaço do corredor central?

      O Benfica tem no plantel soluções para tudo o que quiser aplicar. É preciso é depois trabalhá-las bem diariamente nos treinos e dar consistência a essas soluções, dando jogos consecutivos.

      Eliminar
  6. «Depois, porque razão tem de ser o avançado a recuar? Porque é que não pode também ser o extremo a procurar o espaço do corredor central?» Não tem de ser o AV a recuar, pode ser o que tu dizes, pode ser um central que sobe e o trinco que apoia, pode ser o lateral que sobe mais... Sei lá! O que eu digo é que gostava de ver o Pizzi-8 a ter o apoio que o FA-8 tem. Como esse apoio acontece é como tu dizes no teu último parágrafo.

    Aliás, esse parágrafo encerra em si todo o cerne das críticas que tenho para com RV: o que a equipa faz parece menos fruto de treino do que outra coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que seja por falta de treino. Poderá haver treinos que parecem ir mais de encontro com os jogadores em questão, na medida que eles aprendem mais rapidamente o que o treinador pretende deles. No entanto, também pode ser as tais dores de crescimento natural da equipa.

      Há muita gente nova. Muitos miúdos que vêm de outras realidades e isso pode retardar o processo de crescimento rápido.

      Eliminar
    2. Só um último comentário antes de deixar de verificar este tópico: eu não falo em pouco treino, eu falo é em treino desajustado e/ou mal programado (no contexto da época entenda-se).

      Nem sempre o treinar muito quer dizer que se esteja a treinar bem. Treinar muito "coisas" erradas apenas faz com que elas fiquem mais difíceis de exorcizar. ;)

      Eliminar