09 agosto 2017

Só 3 minutos...


Porque é que a 2ª e a 3ª substituições foram tão tardias?

Ainda a quente, talvez a minha grande crítica neste primeiro triunfo na primeira jornada da 1ª Liga NOS 2017-2018, quanto à nossa exibição, recaia sobre aquilo que penso ter sido uma excelente oportunidade de testar uma variante ofensiva que numa altura de grande desgaste do encontro poderia ter-nos trazido um resultado mais dilatado e, com isso, o primeiro lugar isolado na tabela classificativa, logo à primeira jornada (mandando igualmente um forte recado para a equipa portista).

Por tudo isto, penso que o Rui Vitória poderia ter feito entrar o Raúl e o miúdo Diogo Gonçalves mais cedo. Se a substituição por volta dos 60 minutos do Salvio para entrar o Filipe Augusto foi excelente, pois a partir desse momento, o Sporting de Braga não encontrou mais caminhos para a nossa área, já a substituição do Jonas aos 80' e do Cervi aos 89', foram só mesmo para deixar a equipa rolar até ao apito final.

Ora eu penso que o Jonas poderia ter saído um pouco mais cedo, por volta dos 70 ou 75 minutos de jogo. A substituição pelo Raúl seria perfeita. Depois, em vez de sair Cervi (que tem estado muito bem fisicamente), teria tirado o Pizzi (que tendo chegado mais tarde à pré-época convém saber gerir o seu esforço), isto para entrar ou o Rafa (iria jogar contra a sua ex-equipa) ou o Diogo Gonçalves (como forma de premiar o desempenho do miúdo). Se bem que possa concordar com a entrada do jovem da formação encarnada, não posso concordar nem com quem saiu, nem com o momento que foi escolhido. Porquê? Porque com Raúl e Seferovic lá na frente - uma dupla atacante muito energética e potente - e, com Filipe Augusto e Fejsa no meio-campo, poderíamos ter apostado no modelo de jogo com falsos extremos um pouco à imagem do que o Sporting de Braga apresentou na Luz.

E, fazia sentido, pois com Filipe Augusto e Fejsa no centro do terreno, mais o quarteto defensivo, teríamos 6 jogadores em bloco capaz de susterem as transições de uma, já de si desgastante, equipa arsenalista. Ao mesmo tempo, dariam mais liberdade a jogadores como Cervi e Diogo Gonçalves para criarem com a bola nos pés e poderem solicitar as desmarcações nas costas da defesa do Braga, tanto de Seferovic como de Raúl. Tenho quase a certeza que o Benfica conseguiria ampliar ainda mais o marcador, mantendo igualmente um ritmo mais elevado sobre o adversário, mas também ganhando novas soluções para a equipa. Fica aqui a dica! Mesmo assim, o garoto ia fazendo o gosto ao pé...



  

47 comentários:

  1. Também concordo , ele poderia ter colocado o garoto um pouco mais cedo e o Raul poderia ter feito pelo menos quinze minutos e até arrisco que teríamos feito mais um . Mas a equipa esteve bem melhor do que nos últimos jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não gosto da forma física com que Jardel e o Luisão estão. Muito lentos e muito receosos em manterem a linha defensiva alta. Durante alguns momentos, o Fejsa e o Pizzi tiveram dificuldade no meio-campo porque a nossa linha defensiva estava muito atrás. Quando a equipa está em ataque organizado e perde a bola o Fejsa costuma estar dento do meio-campo adversário, mas a linha defensiva fica a dormir a 2/3 do nosso meio-campo, ou seja, abre um fosso de 20 metros entre o Fejsa e a dupla de centrais. Eles têm de subir no mínimo até à linha de meio-campo.

      Eliminar
    2. Não sei se a linha baixa não é mais como protecção ao Varela do que outra coisa. Varela sai bem a bolas corridas pelo corredor central, sai horrivelmente a bolas cruzadas (ontem mais 2/3 situações). Cada vez mais me convenço que não é tão mau como quando foi embora, mas gostava de evoluísse mais nesse aspecto, para não ser um novo Moreira.

      Eliminar
    3. Vai melhorar com o tempo . Na última época tínhamos Semedo-Luisão-Lindelof-Grimaldo . A defesa já se conhece mas não jogou junta e precisa mais uns desafios . Mas Jardel não é Lindelof , o sueco é bem mais inteligente . Lisandro não me parece alternativa até porque ele é mais um jogador de duelos individuais do que alguém capaz de jogar com o espaço .

      Eliminar
    4. Não tem nada a ver com o Varela. A defesa baixa, tal como baixava na época passada e nas outras anteriores, por esta altura do ano. Ou seja, faltam-lhes pernas aos nossos centrais. Faltam-lhes capacidade de reacção nesta altura. Por isso, não sobem quando o meio-campo e ataque sobem.

      O Varela pode não estar ainda a sair com muita confiança, mas isso vem com o jogo. Gostei da sua irreverência quando fintou o Ricardo Horta com a bola nos pés. Viu-se que fez meio naquela, mas foi importante para ele ganhar confiança. A pressão sobre o miúdo deve ser muitíssima. Mais, do que para um miúdo estrangeiro.

      Eliminar
    5. O Lisandro seria o ideal para quando a equipa saísse para o ataque ele avançar e ficar sempre com o ponta-de-lança adversário de olho. A maioria das equipas em Portugal utiliza o avançado como pivô ofensivo. Basta teres um defesa mas em cima deste para quebrar a maioria dos contra-ataques do adversário. Até porque são poucas as equipas que tenham médios capazes de pôr com qualidade uma bola a 30 ou 50 metros, numa diagonal para um extremo adversário que possa aproveitar a subida de um dos nossos laterais.

      O que eu tenho visto, é um ataque e um meio-campo muito mais pressionante sobre o adversário, mas uma linha defensiva a ficar muito atrás, quando aqueles dois sectores sobem a fazer pressão. Isso não pode acontecer, porque a equipa tem de funcionar como um bloco e não como um elástico. E, porquê? Porque assim está a cair na armadilha do adversário, que é criar campo grande.

      Eliminar
    6. « Gostei da sua irreverência quando fintou o Ricardo Horta com a bola nos pés.» Comecei aos gritos na cadeira como se o Benfica tivesse marcado um golo. Depois de fazer aquilo esperei que engatasse a confiança, mas depois o balão andou ali um bocado murcho.

      Eliminar
  2. Perceberam agora porque cervi é melhor ? O homem não para defende e ataca.

    Estou adorar Sálvio, calma em termos físicos. Nao gosto quando se mete na cabine telefônica , Sálvio quando quer sabe jogar com equipa e trocar a bola quando faz isso não há melhor .

    Jardel a voltar ao seu normal , Luisão Imperial, Eliseu a ser Eliseu. Enorme André Almeida
    Fejsa contrato vitalício
    Pizzi já fez mais que Aimar ou Rui Costa no Benfica é pura classe.

    Jonas velha raposa
    Seferovic tanque alema..ups suíço.

    Varela muito indeciso e nervoso.

    Continuo na minha falta um 6 dd e um central já contando que krovinovic vai ser máquina .

    Em relação a dois jogadores já dizia quando foram comprados pelo man utd..
    Pogba e Lukaku sao dois jogadores overrated
    meu rico matiudi e Mbaappe ou chicharito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jardel a voltar aonde? Ainda falta-lhe uns 5 jogos para chegar ao ponto. Continuo a pensar que o Lisandro daria outra energia que por vezes falta aquela defesa.

      Eliminar
    2. Dava energia dava, especialmente ao ataque adversário...

      Eliminar
    3. R.B lol , Lisandro até quando jogou com mais regularidade na altura do TRI antes de se lesionar , e o Lindelof entrar na equipa , ele mostrou que era uma opção bastante válida.
      Além disso é alguem que ja esta habituado ao Benfica , faz bom balneário e nao faz birras , por nao jogar e eu acredito que será o proximo jardel , e o jardel será o proximo Luisao , nao duvido. Kalaica será o proximo Lindelof ou será Ruben Dias? tenho Duvidas qual deles será primeiro a entrar na equipa, mas acredito que Jardel será o patrão da Defesa para o ano e Lisandro o proximo Jardel. E assim se faz a sucessão de uma defesa , mas para já precisamos de mais um Def Central , porque se jardel ou luisao se lesionam ao mesmo tempo , estamos literalmente tramados. lol

      Eliminar
    4. Lisandro por alturas do tri era o mais mortífero avançado das equipas adversárias. Basta dizer que nos 3 primeiros golos sofridos nessa caminhada (1 com o Arouca em Aveiro e 2 na Catedral com o Moreirense) fica mal em todos e deu o lugar ao Jardel até ao jogo de Astana, onde a sua "criatividade" voltou a ser fundamental para o empate que "conseguimos".

      Volta à titularidade quando o Luisão parte o braço em Alvalade, e alinha no período em que o RV muda a forma de defender da equipa, mas quando também ele se viu afastado da equipa, nunca mais regressou porque um Victor qualquer lhe robou o lugar... Victor esse que ainda foi a tempo de participar em 23 jogos contra os 19 que o Lisandro conseguiu fazer. E de ressalvar os jogos que fica no banco a ver Lindelöf e Jardel jogarem...

      Já o ano passado no jogo da taça com o Real teve 2/3 lances comprometedores. Com o Napoli fora só Júlio César esteve pior, e mesmo assim duas ocasiões surgem como consequência da burrice de Lisandro.

      Lisandro joga sozinho, é uma estrela do FM onde uma equipa não é mais que a soma das individualidades, mas no mundo real é um tipo que dificilmente passará daquilo. Pode vir a ser uma estrela no Championship, mas para um futebol com outro tipo de exigências não dá. Aliás, se não se cuida pode ver brevemente outro jogador da B passar-lhe à frente.

      Não sei o que é isso de ser o próximo Jardel. Se queres dizer um tipo que tem de agradecer a todos os astros estar no Benfica e deixar-se estar quietinho no seu canto a aproveitar a coisa, então talvez, com a promoção do Jardel a Luisão, mas se calhar os rumores da morte do Girafa estão a ser muito exagerados...

      Eliminar
    5. O Rui Vitória muda a forma de defender?! LOL!

      RB, tem lá calma contigo. Podes não gostar do Lisandro, mas escusas de vir aqui fazer propaganda contra o rapaz. Ainda por cima propaganda errada. Tens claramente uma percepção errada do Lisandro, fruto da forma como viste os lances de golo do adversário nesses jogos.

      O argentino tem os seus defeitos, como todos os outros jogadores, mas estas tuas opiniões já soam a ódio ao rapaz.

      O Bruno tem muita razão no comentário que fez. O Lisandro e Jardel fizeram uma dupla do caraças, no primeiro ano de Rui Vitória na Luz.

      Aquilo que chamas de mudança da forma de defender do Benfica por parte do Rui Vitória, chama-se precisamente ter colocado um jogador em melhor forma física que o Luisão nessa altura (início da temporada) e com isso a equipa conseguir ficar mais compacta no seu processo ofensivo e defensivo.

      Sobre as exibições do argentino no ano passado, acho muito errado a tua leitura, baseada em um jogo aqui, outro ali, desconectado de continuidade e ainda por cima em onzes recheados de remendos. Uma coisa é jogares com um onze onde esteja Fejsa e Jonas, outra é quando está um André Almeida a médio-defensivo e um André Horta a fazer de espécie de Jonas, como aconteceu frente ao Nápoles em San Paolo.

      Neste momento, o Rui Vitória não coloca o Lisandro porque prefere a química entre Luisão e Jardel e está na esperança que estes dois recuperem rapidamente a boa forma física.

      Eliminar
    6. Por partes, nada me move contra o rapaz. Até já disse que se outras criaturas mais dotadas tivessem uma gota da dedicação e brio do rapaz se calhar tinham tido outra carreira no glorioso.

      Sejamos claros, tendo de escolher entre Lisandro e Talisca, prefiro 10 vezes (tantas como os jogadores de campo) o argentino.

      Dizer que o tipo não tem lugar no Benfica (que para o meu grau de ambição, não tem) é diferente de dizer que alguém lhe devia dar dois tiros nas rótulas, por isso não vamos confundir as coisas.

      E sim pá, na primeira época depois de 4/5 meses sofríveis RV teve a humildade de mudar as coisas. E não foi "RV tirou Luisão". Luisão ora jogou com Lisandro, ora com Jardel, até que um sportinguista (J. Pereira?) o "retirou".

      E por toda a "boa forma física" do Lisandro, vai lá ver quem é o tipo que abriu as crateras, que se deixou antecipar, que não controlava a profundidade nesses jogos todos de que falo.

      Espera, nos do ano passado eu poupo-te o trabalho porque me lembro bem do que tu disseste: resumidamente Lisandro estava certo e o mundo todo errado. Eh pá, num desporto colectivo esta lógica só funciona mesmo no FM!

      Eliminar
  3. Jimenez ... é outro cervi pressiona tanto. Jogue 5 10 ou 15 minutos , quero que ele mereça mais tempo de jogo.. mas Rui Vitória é que sabe.

    Diogo Gonçalves fez me lembrar quando era Jesus o treinador, mas acredito que vai ter muitas mais oportunidades.

    Jonas podia sair aos 70 também concordo ate pq geria melhor este jogador. E Raul para os últimos 20 25min e ainda marcava uns golinhos.

    Rui Vitória já percebeu o mesmo que eu mais vale pizzi até na direita do que rafa e até Diogo Gonçalves parece ultrapassar rafa lol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com uma diferença de 2 golos de diferença num jogo de início de campeonato (quero com isto dizer que o adversário não está tão bem entrosado nem com os melhores índices físicos), temos de aproveitar e arriscar para implementar novas soluções que serão benéficas para a equipa.

      Não acredito que o Diogo ultrapasse o Rafa. Acredito que o RV quis premiar o miúdo num jogo já feito. Ter entrado o Rafa ou o Diogo a 3 minutos do final era o mesmo.

      Eliminar
    2. Também vou mais na lógica do prémio do que da ultrapassagem. O Rafa tem tudo para ser o próximo Pizzi do Benfica: vai passar pelo deserto das críticas até a qualidade entrar de tal forma pelos olhos dentro que é impossível dizer "eu dizia mal dele quando chegou"...

      Eliminar
    3. RB, não estragues a carreira ao Rafa sff.

      Eliminar
    4. «vai passar pelo deserto das críticas até a qualidade entrar de tal forma pelos olhos dentro que é impossível dizer "eu dizia mal dele quando chegou"»

      Eu já acrescentei isto para não ser confundido com outras coisas que tenho dito! Desta vez estava a falar de ser o novo Pizzi na psique do adepto de tasca.

      Eliminar
  4. Quem não fica reticente em andar a meter "putos" quando temos a defesa e principalmente o GR que temos? É medonho, sempre de coração nas mãos. O Benfica que não vá ao mercado que não é preciso...

    Varela todo borradinho, é comparar com a entrada do Ederson no jogo mais decisivo de uma época. Há coisas que não se ganham nos treinos. Varela tem sorte se conseguir chegar a titular de um Braga ou Guimarães.

    ResponderEliminar
  5. Pp não tenho dúvidas Jardel precisa jogar , ganhar confiança, se for Lisandro , Jardel nunca mais cresce.

    E eu quero Jardel a titular , porque de longe e o melhor central do Benfica. E quem me goza e diz q garay era melhor. Garay tinha classe , mas Jardel é um John Terry , garay n tem a velocidade de Jardel, Jardel não tem.qualidade de passe de garay mas tem o triplo da raça e vai buscar o adversário num ápice, Jardel de 1 para 1 nunca é comido.. eu sou fan do Jardel desde que chegou.

    E parece que Rui Vitória vê o mesmo que eu e eu hoje ja vi Jardel a fazer coisas que já não via há muito. E isso deixa me feliz .

    E ainda vou ser mais polêmico André Almeida e também um excelente defesa direito do melhor que há. Mas como se chama André Almeida pronto ... e tipo pizzi ou Jardel.. devia se chamar andrezovic , pizmar, e jardenko. E já era reconhecido o seu valor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia jogar os últimos 20 a 30 minutos de jogo. Neste momento o Lisandro seria melhor, porque está melhor fisicamente. Aquela bola, o Lisandro tinha ido lá buscar porque está mais rápido que o Jardel neste momento.

      O que falas do Jardel, posso falar do Lisandro, do Eliseu, e por aí fora.

      Eliminar
    2. Falar em que ? Eu acho que o Lisandro também não é tão mau como o pintam. Mas o Jardel é superior. Agr o Eliseu não passa daquilo , é um bom suplente.

      Eliminar
    3. O Jardel é superior em forma. Não estando em forma, o motivo para o qual o RV mantém-no no onze, tem a ver com a química que já possui com o Luisão.

      Quanto ao Eliseu, a meu ver o Grimaldo terá que lutar para tirar o lugar ao internacional português.

      Eliminar
    4. Bruno... Jardel melhor que Garay? Jardel mais rápido que Garay? Mas tu vias o Garay jogar ou o stream estava pixelizado e aos soluços? Com todo o respeito, mais tabaco nisso!

      Eliminar
    5. Desde quando o Garay é um central rápido?! Já agora, sabes porque razão o Garay não foi para o Manchester United e para o City? Porque o scout deles deu a indicação que o argentino tinha enormes dificuldades em cobrir a profundidade defensiva, exactamente por não ser um central muito veloz. Por esse motivo, depois o City optou pelo Otamendi e o Mangala. Mas, isso são outras histórias.

      Eliminar
    6. Dizer que o Garay é um central rápido, é utilizar o adjectivo no seu grau normal. Deve-se interpretar como o Garay, dentro do conjunto de todos os centrais, é rápido. Dizer que o Garay é mais rápido que o Jardel é utilizar o grau comparativo. Deve-se interpretar que o Garay percorre uma maior distância do que o Jardel, no mesmo intervalo de tempo.

      ...E olha tão bem que a profundidade do City ficou coberta!

      Eliminar
  6. Ja agora dizer mais uma coisa off topic , eu vou deixar d ver jogos do man United, os comentadores de TV não percebem nada de futebol , quando gozam e riem-se por causa de um jogador chamado fellaini , porra como ha tanto ignorante com carteira e a comentar jogos de futebol. Fico abismado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito que não vejo futebol comentado por portugueses. Prefiro ver por estrangeiros. São muito mais estanques a estereótipos.

      Eliminar
  7. Pp a química e não só o Benfica precisa do Jardel em forma para meio da epoca estsr no top e fala com jogador que for , que diz que a melhor forma , é jogar .
    Eu não vendia Lisandro para mim é um excelente substituto e também ja provou que pode jogar e muito bem

    Dou te um exemplo alguém duvida de zivkovic ? Mas foi quase um ano parado e dps mais uma lesão . Assim como o Sálvio e o Rui Vitória que fez?

    Contra meio mundo insistiu no Sálvio e hoje Sálvio está de regresso com uma forma física brutal e nem pré época fez. O problema do Sálvio é que sabe que tem qualidade e quer fazer muitas vezes tudo sozinho, Mas quando ele mete na cabeça quando deve passar e soltar a bola , é o melhor ala direito. Porque depois sabe correr atrás e ainda aparece na zona de finalização o que dá profundidade e desgasta os adversários porque faz diagonais que baralham toda uma defesa.

    Eliseu e Grimaldo , o Grimaldm em forma da 10'0 ao Eliseu, o problema tem sido as lesões, Mas grimaldo mete o Benfica a saircom qualidade já o Eliseu tem que ajeitar a bola e se caírem logo em cima dele , o Eliseu já não consegue sair dali , a defender Eliseu é mais sólido porque não sobe tanto. Mas grimaldo em forma sobe e desce com muita qualidade e não é à toa que Rui Vitória quando vê Grimaldo em forma mete logo a titular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não duvido nem do talento e qualidade do Zivkovic e do Rafa. Apenas temo que estejam a perder tempo.

      Por isso é que não me oponho a uma venda de um Mitroglou ou de um Carrillo, ou até mesmo de um Salvio (se bem que este pelos anos que leva do clube possa estar a ser preparado para ser uma espécie de sucessor do Luisão). É que com a saída do Mitroglou, poderia começar a testar o Salvio como possível solução para substituir o Jonas. E, com a saída de Carrillo, tanto o Zivkovic como Rafa, poderiam de certeza jogarem todos os fim-de-semana, nem que fosse vindos do banco.

      Para te ser sincero, o Grimaldo ainda não me convenceu de todo. Tem toque de bola, tem inteligência de jogo, mas no último terço ele ainda não me convenceu. Muitas vezes opta pela decisão errada. E, nesse contexto, não o vejo assim tão superior ao Eliseu. Dito isto, será com toda a certeza um titular da equipa, quando em forma, porque é um activo importante para o clube poder ter algum retorno financeiro.

      Eliminar
  8. Desta vez, completamente de acordo, PP!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Refiro-me ao conteúdo do post exclusivamente...nos comentários, que só li agora, já tenho as discordâncias do costume...

      Eliminar
  9. Pode ser defeito meu, mas até tremo quando a bola se aproxima da nossa área. O GR é muito hesitante. Não sai da pequena área.
    Reparei que o GR do Braga aparecia "do nada" fora da área a desfazer contra-ataques nossos. Assim eu estava habituado com o Ederson.
    Se calhar o problema é meu...
    Tenho de inbestiguar....

    Cumpes.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  10. Varela muito nervoso , é normal , mas falta lhe velocidade a sair e muita indecisão em bolas pelo ar , aquele golo com Ederson nao sofriamos , mas é ingrato comparações e Varela precisa de minutos e crescer! Mas precisamos de outro GR de outro nivel e explico porquê:

    Julio César nunca mais vai ser rapido , e estas paragens de agora joga e agora nao joga . nao lhe da competividade nenhuma nem forma , muito menos a um GR com 36 anos, Arriscamos a jogar jogos decisivos com Paulo Lopes na baliza ? se temos so um GR Varela e se ele se lesiona ou ficar castigado, precisamos de um Hradecky.
    Depois porque Jardel ainda não está na melhor forma e é compreensivel (quase um ano parado) e a defesa sem velocidade nao sobe tanto , até para proteger o menino Varela.

    Precisamos de mais um def central porque jardel é o melhor defesa mas se lesiona até porque tem tido ultimamente um historial de lesões , arriscamos a jogar com lisandro e luisao , gosto de Lisandro , mas se luisao pela idade que tem , é normal as lesões poderem acontecer com mais frequencia , vamos ficar so com os miudos e lisandro?

    André Almeida , deixa me descansado e sempre me deixou um dos melhores laterais direitos que vi e não é de agora ,mas o problema é quando os jogos pesarem e as viagens e as lesões . precisamos uma alternativa , não pode jogar os jogos todos , o mesmo para Fejsa e Pizzi.
    Fejsa é ENORME , mas com lesões , viagens e castigos , eu preferia e desculpa Samaris!! vender Samaris e Felipe Augusto e comprar um puro 6 que seja uma real alternativa.

    Depois vender Carrillo e comprar um 8 , porque Pizzi não entendo como é patinho feio ainda para muitos benfiquistas , quando para mim Pizzi já ultrapassou e muito Rui Costa e Aimar no Benfica , Pizzi é pura classe , nao peçam para ser um Adrien , porque nem Rui Costa e Aimar o eram. Mas idolatram estes dois e bem , mas Pizzi ja os passou e muito.
    Ou Krivonovic é o outro 8 que precisamos ou então Pizzi vai , voltar a ser um jogador a ter muitos minutos nas pernas e desgaste , o que é uma pena pois ele precisa descansar e estar a Top na altura decisiva.

    Os extremos , Eu preferia apostar em Salvio que já mostra a todos que Rui Vitória fez bem em o manter e ir apostando nele mesmo quando no terceiro anel desesperavam por ele entrar ou jogar , e hoje Sálvio está numa forma fisica invejável , pena é que ele nao queira muitas vezes jogar simples , porque ele sabe , o problema é que ele também sabe que é bom e as vezes prefere meter-se numa cabine telefónica , mas sabe defender e ataca com enorme profundidade e ainda faz diagonais como ninguém , e aparece facilmente na cara do golo.

    Cervi nao tenho palavras para este jogador é fantástico a forma como defende e ataca.
    por isso eu preferia apostar em Cervi na esquerda , vender Rafa e comprar alguem para alternar com Cervi , e manter a ala direita com Salvio , Zivkovic e ainda Diogo Gonçalves.
    Mas admito que nao seja por aqui a prioridade.

    Os avançados é classe mundial ,apenas uma referencia para cada um deles:

    Mitroglou : o Mortifero
    Jimenez : o Incansável
    Jonas : a velha raposa
    Seferovic : O panzer suiço


    E Eliseu a ser Eliseu :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Varela muito nervoso , é normal , mas falta lhe velocidade a sair e muita indecisão em bolas pelo ar , aquele golo com Ederson nao sofriamos»

      Varela com muita alternância emocional. A velocidade a sair nem é falta de velocidade como o tempo de demora a decidir e nota-se muito mais nos lances em que a bola vem das laterais.

      Quanto ao golo de ontem, não sofrias o golo com o Ederson que vendeste este ano, no ano inicial a maior pecha do Ederson era precisamente determinar os tempos de saída e o controle da profundidade. Dá tempo ao Varela...

      Eliminar
    2. Eu acho que muitos de nós adeptos, tem muita dificuldade em investir nos jovens jogadores. Por um lado reclamam que não se aposta em jovens, por outro quando se está a apostar são ariscos ao risco dessas apostas.

      Recordo do que aconteceu com o Rui Patrício... aliás, acho que o guardião leonino e da selecção nacional tem hoje a agradecer a sua carreira a este nível devido ao combate que o Paulo Bento travou contra tudo e contra todos pelo Patrício. Tirando alguns erros e frangos, hoje vemos o resultado que esse combate trouxe: um guarda-redes de categoria mundial.

      Penso que o Rui Vitória vai ser o Paulo Bento para o Varela. E, penso também que o próprio Varela, pelo talento que possui não terá que usar o seu escudo protector tantas vezes como usou o Rui...

      Eliminar
    3. «A velocidade a sair nem é falta de velocidade como o tempo de demora a decidir(...)»

      Deve-se ler "nem é tanto falta de velocidade mas mais o tempo de demora...".

      Eliminar
  11. O Cervi fez um grande jogo e a substituição pode ter sido para receber a ovação dos adeptos para premiar a exibição. O que eu acho é que a substituição poderia ter acontecido mais cedo, de forma que o miúdo Diogo Gonçalves tivesse mais minutos em campo. Mas estou de acordo contigo, em vez do Cervi deveria ter saido o Pizzi, para gerir a condição fisica dele. E o Pizzi também merecia uma Grande ovação por uma Grande exibição Que jogador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostava de ver o Cervi como falso extremo direito. Acho que ele ganharia muito mais protagonismo no jogo.

      Eliminar
    2. Também eu, já o defendi aqui. Mas só enquanto o Ziv está lesionado!...;)

      Eliminar
    3. E quando estiver bom, tem de provar em campo que realmente é a melhor opção, pois até agora é só fogachos.

      Eliminar
  12. Ainda não tive tempo de ver o jogo completo. Mas só pelo resumo dá para perceber a quase total inutilidade de Luisão em campo.

    Se não estou em erro ao minuto 6 só não entramos a perder por azelhice do jogador do Braga! Vendo o lance desde o início e o Capitão de triciclo a tentar apanhar o outro gajo que parecia que ia numa mil causa muitos calafrios.
    Isto é ao minuto 6 e não 60!

    Seja quem for o parceiro deste gajo arrisca-se a ser queimado em 90% das jogadas. Se é para ele estar em todos os jogos esquece a linha alta e o "Compactar" do meio campo; Antes o prefiro acampado lá atrás e oferecer a iniciativa de jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No ano passado jogámos com a linha avançada e o Luisão no onze... mas, é verdade que o girafa não está na sua melhor forma ainda. Aliás, tal como o Jardel.

      Eliminar
    2. Mete o Lisandro, aí já a linha fica bem alta e o gajo sempre tem pernas para correr a tapar as crateras que abre. Lá óptimo para a equipa de meio-fundo é ele.

      Eliminar