11 agosto 2017

Descubram as diferenças?


Conseguem descobrir as diferenças entre Salvio e Pogba?


Possivelmente, dirão que são jogadores muito distintos e, de facto, o são. No entanto, em duas jogadas muito idênticas, que distam entre si 24 horas, tiveram praticamente a mesma errónea tomada de decisão. O pior é que há jogadores que nem sequer conseguem ter visão de jogo. Não é este o caso, pois ambos sabiam perfeitamente onde estavam os seus colegas e os movimentos que estes estavam a fazer. Aliás, também sabiam que estavam a contar que esses movimentos levassem um pouco os defesas à sua frente. O pior foi mesmo a decisão. Logo de início de ambas as jogadas, tanto o Pogba como o Salvio já tinham determinado que destino iriam dar ao lance de ataque rápido. De um 3 para 2 promissor, pensaram em finalizar num 1 para 2 em busca do golo de levantar todo o estádio. Excesso de confiança? Talvez... Excesso de individualismo? Talvez... O que é necessário eles aprenderem é avaliarem o risco.

Em ambas as jogadas, o portador da bola tem um primeiro momento de decisão: passar a bola ao colega que se desmarca pela sua esquerda. Caso a bola fosse endereçada para esse jogador, o mais certo seria este depois tomar a decisão mais óbvia de centrar para o jogador que se desmarcava pelo flanco direito finalizar. Caso o guarda-redes defendesse, o actual portador da bola poderia ir a tempo de uma possível recarga. Ou então, o cruzamento seria atrasado para a entrada do portador de bola poder finalizar, ou até entregar para o que estava à direita ou inclusive voltar a dar ao que lhe passou... Por outro lado, o novo portador da bola poderia também seguir a jogada individual... Enfim, o que aconteceria depois não vem bem para o caso.

Para passar ao jogador que se desmarcava pela direita, ambos os jogadores tinham que fintar /fixar um adversário e aguardar pelo momento certo para meter a bola no jogador da direita. Na realidade, tanto Salvio como o Pogba jogaram com essa desmarcação do colega para arrastar o marcador directo e assim ter tempo e espaço para serem eles a finalizar, quando se calhar uma bola na frente desse jogador que se desmarcava seria meio-golo para a equipa (e já nem vou falar das inúmeras combinações que depois esse jogador poderia fazer com os seus colegas de equipa, um pouco à imagem do que descrevi acima).

Olhando desse prisma, podemos pensar que tanto o francês como o argentino não pensaram mal. Contudo, não fizeram uma correcta análise de risco. Ponderaram o risco de um passe mal colocado para os colegas como sendo superior ao risco que adviria do não arrastamento dos defesa adversários pelos colegas e muito superior à sua capacidade de remate do meio-da-rua! Caberá tanto a José Mourinho e a Rui Vitória explicar-lhes essas pequenas e grande diferenças. Porque no fundo ninguém gosta de tomar más decisões. No entanto, isso é o pão nosso do dia-a-dia.






46 comentários:

  1. As jogadas só são comparáveis por existirem situações de 3 contra 2. Com efeito, no mais, a opção/decisão de Pogba revela-se desastrosa; a de Salvio nem tanto. Vejamos: Pogba inicia o contra-ataque tendo colegas à esquerda e à direita, vendo-os perfeitamente, não lhes dando a bola, preferencialmente para a esquerda onde o colega estava completamente sozinho, e optou por realizxar um finta que o colocou, de imediato, perante dois defesas à sua frente, morrendo aí qualquer hipótese de exito; por seu lado, Salvio foi acompanhado por Jonas, a quem viu, e poderia ter-lhe endossado a bola, Não o terá feito por, num primeiro momento e que era o ideal para o passe, Jonas se ter colocado em fora de jogo, recuando posteriormente, mas já tarde para que Salvio lhe passasse a bola. Por seu lado, à direita, Cervi acompanhou Salvio sempre nas costas deste, o que poderá ter contribuido para que este o não tenha visto (sobretudo porque Cervi estava a jogar à esquerda e já não há Nelson Semedo, que na época passada acompanharia de imediato Salvio). Assim, Salvio, flectiu para o centro e teve espaço e ângulo para visar a baliza com exito, chutando quando Cervi aparecia (mas já tarde porque a decisão estava tomada). O mal foi apenas o remate para as nuvens. No entanto, espero que a jogada seja objecto de análise interna, para melhor percepção posicional no futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Salvio desse de primeira à esquerda no Jonas, ele não estava fora de jogo! Repara que o Jonas até abranda e recua um bocadinho no exacto momento em que Dom Salvio recebe a bola...

      Eliminar
    2. Por acaso a finta correu-lhe bem e se ele tivesse passado para o espaço vazio à frente do colega que desmarcava à sua direita, este ficaria na cara do golo, porque com a finta tinha fixado os dois defesas adversários.

      O Salvio também teve um bom momento em que fixou os defesas do Braga e poderia ter dado para a corrida do Cervi, aquando do momento do remate. Poderia até ter simulado que ia rematar para fixar os dois centrais do Braga e depois meter para o espaço vazio onde o Cervi mesmo um pouco atrás do Salvio, vinha embalado e chegaria mais rápido que todos os outros.

      Eliminar
    3. Tiraste-me as palavras da boca BP. Muito bem observado. Aliás, a forma inteligente como o Jonas se desmarca devia ser alvo de compêndio para mostrar aos jovens que querem ser grandes avançados.

      Eliminar
    4. Bem vistas as coisas, O Jonas não estava em fora de jogo, mas muito perto do limite. A perspectiva do Salvio, no campo, é a de o ver à esquerda e à frente e "poder" pensar que estaria em fora de jogo. Aliás, no estádio, eu fiquei com essa sensação e estava em boa posição no piso 3. De qualquer maneira, não é asneira da grossa como a do Pogba. Reitero a parte final do meu primeiro comentário. Saudações benfiquistas.

      Eliminar
    5. Tenho de concordar com o Flic Flac aqui; São ambas más decisões de ambos mas penso que fruto de razões diferentes.

      Pogba foi "ganancioso" como se costuma dizer, enquanto Sálvio não soube ler o jogo ou melhor, se o posicionamento de Jonas o punha em fora de jogo.

      Eliminar
    6. Ok, vamos admitir que Salvio pensou que Jonas estava em fora-de-jogo - embora o perfil dele como jogador sugira com maior probabilidade que ele simplesmente foi 'cego' para o jogo á sua volta e decidiu mal...

      Depois desse momento progride com bola e fixa os defesas; bastava-lhe abrandar um pouco e soltar em Cervi no pé, à sua direita, que ficava 1x0 no meio espaço direito...foi exactamente o que fez o Pizzi na final da Supertaça, para o golo do Jimenez...lá está: Pizzi boa decisão, Salvio má decisão - será por acaso???

      Também podia nem abrandar e, depois de fixar, dar no espaço para o Cervi, que com o embalo que vinha ficava 1x0 na mesma.

      Enfim, a melhor análise deste lance está no epluribusunum.pt, na análise em vídeo do jogo. Recomendo! ;)

      Eliminar
    7. PP, não te melindres por favor: quando digo que a do epluribus unum é a melhor análise do jogo, é porque a sequência deste lance no vídeo deles está de rir às gargalhadas! Gosto muito das tuas análises - estas em que criticas Dom Salvio, então, nem se fala ;) mas até das análises com as quais discordo gosto :)

      Eliminar
    8. O Bruno está a fazer um excelente trabalho no seu epluribusunum.pt e a leitura que ele teve é exactamente a minha, como de todos nós que vemos o futebol.

      E, vou mais longe, mesmo que o Salvio tivesse marcado um golão nessa jogada, não se podia dizer que o argentino tinha tomado a melhor decisão. É que muita gente confunde tomada de decisão com a eficácia da jogada. Há muitas jogadas que terminam em golo, mas que vieram de um rol de más decisões. Há outras jogadas que não terminam em golo e foram produzidas com as melhores decisões dos seus intérpretes. Notar que muitas vezes o jogador pode ver e decidir no momento certo, mas quando executa não o faz da melhor maneira. E, esse é um problema muito recorrente em equipas da parte inferior da tabela classificativa. E, é um dos argumentos mais populares entre treinadores para adoptarem sistemas e modelos de jogo mais conservativos. Mas, isso é outro tema.

      ;)

      Eliminar
    9. Ora nem mais! Subscrevo tudo ;)

      Eliminar
    10. «A perspectiva do Salvio, no campo, é a de» não ver. É isto, ele não vê. Se ele visse o que quer que fosse percebia que entre meter no Cervi e rematar, a primeira seria sempre melhor.

      Eliminar
  2. Comparação muito bem vista, PP!
    Vejo pequenas diferenças nos dois lances. O Pogba teve bastante tempo para meter na esquerda, podia tê-lo feito mesmo antes de flectir para dentro.
    O Salvio, para dar na esquerda tinha que ser de primeira, e era perfeito - o Jonas finalizava! Na direita, o Cervi não ficava em excelente posição, com o pé trocado.
    Comparativamente, acho que o Pogba decidiu pior.

    Off topic: O que achaste do jogo do Cervi? Não te pareceu mais esclarecido?

    Saudações Benfiquistas!
    Miguel Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora esse pormenor que falas do pé trocado para o Cervi também é importante, se bem que o Jonas na esquerda, sendo um destro também ficaria de pé trocado. No entanto, é bem observado.

      O Cervi está numa forma muito superior a todos os outros. Ele continua a falhar muita coisa, mas a sua capacidade e reacção acaba por tornar tudo positivo. Mas, tem de ser mais eficiente. Gosto das movimentações e da entrega. Não gosto das suas decisões. Por exemplo, teve n oportunidades em cruzar de primeira para a zona entre o defesa e o guarda-redes, onde os nossos avançados podem atacar e pressionar, e não o fez. Tentou adornar com mais um toque e quando centrava, já a defesa adversária estava toda colocada. Sobre isto, fosse o RV e mostrava-lhe o golo do Salvio, para explicar-lhe que se ele cruzar de primeira, tem muito mais hipóteses de criar perigo ao adversário, fazendo-o mesmo errar.

      Eliminar
    2. Sim claro foi por perceber que era o Cervi e que ficava de pé trocado que o Sálvio poupou o jovem a poder contornar o GR ou a fazer outra coisa qualquer que não um remate para o Terceiro Anel...

      Eliminar
  3. Boa comparação PP. Acho até que a decisão de Dom Salvio no nosso lance ainda foi pior para a equipa porque tínhamos menos oposição que o MU - o nosso lance é um '3 para 1+1' e o deles é um '3 para 2+2'. O toque de primeira para o espaço à frente do Jonas era relativamente simples de ver e executar e daria um 1x0...perdendo esse momento de primeiro toque, Dom Salvio só tinha que abrandar um pouco, já em condução, para dar no Cervi à direita - exactamente como fez há dias o Pizzi, numa assistência para golo...

    Enfim, de Dom Salvio não esperava outra coisa, más decisões é a regra dele e neste último jogo foram, como habitualmente, mais que as mães...esta foi só a mais escandalosa e mais visível. A única decisão boa relativamente a Dom Salvio foi de RV, quando o substituíu. Falta só ao Mister transpôr essa boa decisão de pôr Dom Salvio no banco para o momento da escolha do onze inicial...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não perdoas o Salvio... sempre a dar-lhe no fogareiro.

      Eliminar
    2. Devias repensar nisso, pois até o Sampaoli o convoca para a alviceleste...

      Eliminar
    3. E?...

      Em primeiro lugar, que eu saiba (mas posso estar enganado), não se pode propriamente dizer que ele 'o convoca': convocou-o para um par de jogos particulares, no final de época passada.

      Mas mesmo que estivesse sempre na convocatória, achas mesmo que é argumento? O melhor médio português da actualidade, como muito bem não te cansas de repetir, não era sequer convocado pelo seleccionador nacional até há bem pouco tempo...e agora é convocado para o banco...

      Eliminar
    4. O Sampaoli também começou a treinar a selecção argentina nessa altura...

      Depois, não estou a falar do "Nandinho" dos Santinhos, estou a falar do Sampaoli. Repito, Sampaoli, treinador que provavelmente tu próprio já o quiseste na Luz noutra altura.


      Por fim, estás a falar de uma selecção que muitas vezes deixa no banco o Dybala e Agüero, porque tem Di Maria, Higuaín, Messi e companhia.

      ;)

      Eliminar
    5. Mas olha, o Lisandro continua a ficar em terra. =P

      Eliminar
  4. Olha lá... Esse post sobre o jogo com o Chaves demora muito ou tenho de começar a elogiar o Sálvio aqui neste e parecer bipolar? =P

    (Sem pressão, só para dizer que desta vez tenho coisas boas para dizer do #redpassrelvado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Até um relógio parado está certo duas vezes por dia' 😉

      Eliminar
    2. Desta vez acho que conseguiu estar certo 3/4 vezes. Só tenho medo que tenha gasto os cartuchos da época todos num jogo. =P

      Eliminar
    3. Também não exageres: lá para Fevereiro, Março o mais tardar, teremos mais uma boa decisão de Dom Salvio 😏

      Eliminar
    4. Se for como a boa decisão em Vila do Conde o ano passado cá estaremos para lhe dar na cabeça pelos ataques cardíacos que nos propicia.

      Como diz o RAP, desde que acabemos todos a babar-nos para uma sarjeta no Marquês, tudo está bem.

      Eliminar
    5. rrrssssssss ora aí está! Também o ouvi dizer isso e tem toda a razão: há que saber distinguir o essencial do acessório ;)

      Eliminar
  5. Grande PP, está tudo bem contigo e com os teus?

    Espero bem que sim, ainda mais do que espero a revogação do Red Pass Relvado de Dom Salvio! ;)

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais os votos que a vida se propicie para um regresso rápido aqui ao tasco, pois comecei a olhar para isto como o ir ao café bater boca sobre a bola.

    Em segundo, a minha promessa de dizer mal do Filipe Augusto daqui até ao fim do campeonato, se ele mantiver e até melhorar a bitola do que fez com o Belém. Está certo que era uma equipa do Domingos, mas mesmo assim surpreendeu pela positiva o coxo... =P

    ResponderEliminar
  7. Bom, está visto que temos que começar a negociação: se voltares a escrever, PP, prometo não dizer mal do Salvio durante duas jornadas consecutivas! ;)

    É aproveitar os saldos antes que comece a nova estação :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perceberam agora aquilo quw eu acho do rafa ? Não faz nada . Perceberam porque precisamos um 6 ? Perceberam porque precisamos alternativas ao André Almeida, um defesa central, e vender a treta do rafa e comprar alguém para esquerda alternativa ao ver cervi? Agora querem uma alternativa barata ao pizzi /Ruben Ribeiro. Escrevam o que eu digo jogar com rafa e jogar com menos um e não ajuda nada a equipa a desenvolver futebol e o André Almeida não consegue jogar em profundidade, o pizzi fica sem linha de passe. Venham la agora gozar comigo por causa do que eu dizia.

      Eliminar
    2. Não vi o jogo e ainda não vi os golos, mas vendo a ficha de jogo constato que Lisandro tem de mudar de nome. Lisandro "o Azarado", sempre no sítio errado à hora errada.

      Eliminar
    3. A Culpa é do varela

      Eliminar
    4. RB, não precisas de ver o jogo...viste nos últimos dois anos jogos nossos fora com equipas do oitavo lugar para cima? Pronto, foi isso.

      Na primeira parte - sobretudo, mas não só...- o Rio Ave parecia o Barça e o Benfica parecia o Tondela...não ligámos UMA jogada em 45 minutos e o primeiro remate enquadrado com a baliza deles foi também o último. A bola foi sempre deles e nós nem um contra-ataque fizemos - portanto, nem foi jogo 'à equipa pequena' de transições rápidas: foi mesmo uma nulidade absoluta. Ambas as equipas optaram pela pressão alta - a do Rio Ave deixou-nos sem conseguir iniciar construção desde trás (sim, outra vez...); a nossa era facilmente contornada com um par de movimentos e um par de passes, e ei-los no corredor central, com bola dominada, de frente só para a nossa linha defensiva mais o bom do Filipe Augusto...

      Ah e claro, também houve o azar da lesão do Jardel e o azar do auto-goleador Lisandro...

      Depois, na segunda parte, houve os golos - o deles um apelo pungente à Direcção para ir buscar um guarda-redes e um central, o nosso um penalti de televisão que caíu do céu (mas existiu)...

      Depois, não sei se já te disseram, entrou o Zivkovic com uma tarja que dizia 'sintam a diferença!'...

      Já com Zivkovic em campo, houve um cheirinho discreto de Benfica durante uns 15-20 minutinhos, que o pessoal está a confundir com uma boa segunda parte nossa, imagino que só por comparação com a primeira...

      O Rafa na direita foi zero, com a entrada de Ziv por Cervi passou para a esquerda, onde esteve uns 10 minutos acima da nulidade (mas pouco - uma arrancada com o clássico cruzamento de trivela e pouco mais, que me lembre), até sair também - não vais acreditar, eu sei, mas as duas substituições não forçadas envolveram os dois alas, penso que pela primeira vez...ainda quanto ao Rafa, ficarás concerteza ainda mais surpreendido se te disser que teve duas oportunidades de golo flagrantes e falhou as duas. Incrível, não é?!

      Tudo muito surpreendente, portanto. Excepto o facto de Jonas e Pizzi também não terem jogado um caracol - são uns produtos dos média, sem músculo nem garra, a mim nunca me enganaram.

      Eliminar
  8. Votos para que regressem de férias rápido. Se não for isso, então que não seja nada de grave!

    Isto de passar no NGB e levar com dragartos a semear discórdia, Benfiquistas com a memória e inteligência duma alface e um maldizer generalizado não tá com nada.

    Quanto ao jogo, o pobre do Jardel anda preso por arames em solidariedade com o Fejsa. O Grimaldo será certamente um rapaz simpático, desejoso de se por a mil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. -has, mas que para ganhar o que ganha mais vale ir buscar o Rebocho de volta. Sempre joga mais do que dois jogos seguidos.
      Já o príncipe Lisandro é um íman de erros... O Ruben Dias não pode ser muito pior.

      Eliminar
    2. O Ruben Dias não é pior, mas ou joga e aprende ou não vai passar da eterna jovem promessa. O Lisandro só parece bom quando pensamos em Jorge Soares ou José Soares ou Paredão.

      Eliminar
    3. Isso mesmo só torna a constante opção por Lisandro ainda mais incompreensível. Dada a quantidade de minutos na pré época, e apesar de alguns erros, as boas performances porque raio vai ser o outro sempre o primeiro a sair do Banco?

      Eliminar
    4. Não era minha ideia defender o Lisandro...

      Eliminar
    5. Mas para mim o Central ser o Lisandro ou o Manel vai dar ao mesmo.. quer dizer não acho que seja o Grande problema até agora. Pelo que tenho visto e já foi dito aqui e outras partes. A incapacidade da equipa a sair a jogar com segurança e assertividade na primeira fase de construção, permitindo encontrar e explorar os espaços deixados pela pressão alta, quando esta é feita da forma como O Rio Ave fez que me preocupa.

      Na época passada a espaços com Grimaldo e principalmente Semedo era tudo muito mais fácil.

      Ver o Semedo sair por menos de 40 milhões garantidos é só estupidez especialmente se olhar para as quantias super inflacionadas por qual quer gajo que da um pontapé numa bola.

      Eliminar
  9. Para esses pica miolos fiquem a saber que eu nao quero eleições, eu quero é que abram os cordões à bolsa e invistam com mais de 100 milhoes que ganhamos em jogadores de qualidade como fizemos no passado.
    neste momento temos:
    um Gr com 37 anos que nem de autocarro anda

    defesas centrais consagrados aptos temos apenas um com quase 40 anos
    defesas direitos o Pedro Pereira ja foi e veio um tal d milos que rezamos para que nao seja o Hermes versao direita e ficamos com o Andre Almeida que até é adaptado
    na esquerda temos um def esquerdo que nao sabe fluir nem jogar rapido tambem adaptado, e um Grimaldo de vidro.

    Outro de vidro é o Nosso Fejsa quando porto tem Danilo e William e ainda Battaglia e nós levamos com um tal de Felipe Augusto que nem no Rio Ave era titular.

    nas alas temos Rafa o Inconsequente , nao faz nada apenas passeia a camisola em campo e o jogo chega a ele e tudo se perde , depois temos Salvio que pássa epoca no estaleiro e ainda Zivkovic que tambem anda sempre por lá , do lado esquerdo apenas sobra Cervi.

    no meio apenas sobra Pizzi e esperamos todos que Krovinovic seja a alternativa para quando Pizzi nao poder jogar. os avançados é de facto o unico sector que estamos salvaguardados.

    Isto tudo sao factos!!! vamos para o penta o ano mais importante porque os dragartos sem ganhar mais um ano e com fairplay e as loucas compras do scp ,e ainda para mais quando só um vai acesso directo à Champions , eles vao implodir , e nós que fazemos ? damos lhe ar para respirarem !! a serio? que visão é esta? quando ainda por cima vamos ter viagens desgastantes jogos competitivos expulsoes e lesionados?

    Tudo que disse e digo ja há tempos é ver fora da box , é ver para alem do imediato e para o ano ai sim se calhar com mais contençao e com os outros dois bem mais enfraquecidos , apostar nos jovens q este ano precisam rodar e crescer e se conseguir um Hexa perfeito , se nao conseguirmos ao menos chegámos onde o Porto chegou e ninguem pode já apelidar apenas o Porto de Penta.
    mas para os pica miolos nada disto sao factos é tudo ficcão até parece que eles é que nao querem ser penta , mas uma coisa sei é que são limitados nao veem , sao cegos , nao percebem o quanto é importante este penta e o estrago que pode causar e que para isso precisamos de reforços de qualidade!!!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia,

    Agradecia a divulgação do meu Blog na vossa lista de Blogs.

    Últimos posts:
    https://naomefodas.blogspot.pt/2017/08/formacao-ronaldo-camara.html
    https://naomefodas.blogspot.pt/2017/08/rio-ave-vs-benfica-faltam-cinco-dias.html
    https://naomefodas.blogspot.pt/2017/08/da-tweetoesfera-gloriosa-v.html
    https://naomefodas.blogspot.pt/2017/08/basquetebol-revolucao-tranquila.html

    Caso pretendam podem utilizar a opção "mudar o nome" e colocar algo como:
    "#naomefo*** Benfica!!!"
    ou
    "#naomelixes Benfica!!!"

    O vosso blog já faz parte da minha lista.

    Abraço e obrigado pela atenção dispensada.

    ResponderEliminar
  11. Eh pá, estão a ver aqueles elogios ao Rafa? Esqueçam lá isso! Para mim é KroviModric, Ziv e Cervi...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh até eu já deixei de o defender...acho que fomos os últimos! Ainda acho que é um bloqueio psicossomático, mas na prática vai dar ao mesmo: acrescenta zero valor à equipa.

      Para mim, neste momento é Pizzi a 8, Ziv falso ala direito e KroviModric falso ala esquerdo...com Jonas na sua posição, imagina o que pode dar este losango + 1 (Grimaldo)...desde que a bola passe a traumática fase inicial da construção e chegue a eles, claro...

      Para jogos mais difíceis do campeonato e para a Champions, juntar KroviModric a Pizzi e a Fejsa no meio (Fejsa 6, Pizzi e KroviModric interiores), Ziv e Jonas no espaço entrelinhas, nas costas de Seferovic (ou Jimenez, embora continue a preferir Seferovic), partindo do meio espaço direito e esquerdo, respectivamente.

      Eliminar