07 agosto 2017

Querem reforços?


Porque não reaproveitar estes três?


Victor Andrade: o projecto de lateral direito
A meu ver o jovem brasileiro que um dia foi apelidado de novo Neymar na Vila Belmiro, tem todas as condições para abandonar uma carreira discreta como avançado e abraçar uma carreira a alto nível como lateral direito ofensivo. Tenho esta ideia já há algum tempo. Do ponto de vista técnico e físico o Andrade tem tudo para singrar nessa posição, como o drible típico de jogador gingão brasileiro, a sua capacidade explosiva conferindo-lhe uma aceleração e velocidade desconcertantes. A meu ver é um desperdício de talento se não for devidamente aproveitado. Talvez faltará-lhe alguma noção táctica, mas isso é algo que se trabalha e que penso que poderá até ser a salvação da sua carreira, pois o tornará um jogador mais inteligente e abordará o jogo como ele deve ser abordado: um jogo e não uma demonstração de técnica individual. Num momento em que Pedro Pereira e Aurélio Buta, por sinal dois jovens que começaram também as suas carreiras nas camadas jovens como avançados (isto faz-me lembrar uma saída do Gary Neville sobre como nascem os laterais...), estará aqui uma solução que com a experiência já acumulada do Andrade e uma maior maturidade, poderá em curto espaço de tempo fazer uma adaptação mais rápida à posição e apresentar-se como uma boa solução para a posição de lateral direito. Depois seria engraçado ser ele, que outrora foi um dos substitutos de Neymar no Santos, poder ser o jogador que anularia o craque de 222 milhões, num possível próximo encontro da Champions.


Adel Taarabt: renascer a médio-centro
Não foi dessa maneira que o Pizzi fez-se jogador de classe mundial? Porque não fazer o mesmo com o talentoso marroquino? Tendo em conta as últimas palavras do jogador, mas também a imaturidade de algumas soluções (Chrien e André Horta) e outras lesionadas ou em fase de adaptação (Krovinovic), quem sabe se o Taarabt não poderá ser a solução de curto prazo para uma eventualidade do Pizzi? Com um Filipe Augusto a ser cada vez mais uma solução de "8" de circulação e não tanto de transporte como o camisola 21 encarnado e, com o interesse de vários clubes pelo grego Samaris, claramente o brasileiro passa a ser solução para substituir o Fejsa, abrindo uma vaga para o meio-campo. Penso que é aqui que o marroquino poderá renascer para o mundo do futebol. Sem ritmo de jogo, torna-se mais difícil conseguir competir com os actuais extremos por uma posição na faixa. Agora, no centro do terreno, a sua estatura física até poderá ser bem utilizada (recorde-se que o marroquino não é nenhum anão e pode até acrescentar centímetros ao meio-campo). Depois, com bola no pé, não há pai para o Taarabt. Com a sua técnica prodigiosa, na pior das hipóteses poderá proteger o esférico e ganhar uma falta. Contudo, as suas maiores desvantagens poderão ser as seguintes: (1) leitura do jogo sem bola; (2) compromisso com as tarefas defensivas sem bola; e (3) tomada de decisão/excessivo individualismo nas jogadas. No entanto, esses são os maiores defeitos do Taarabt como jogador, pelo que melhor maneira dele realmente querer evoluir que não numa posição onde ele possa realmente melhorar essa vertente do seu jogo, tornando-o mais completo. Ah! E, ele que não pense que poderá perder protagonismo... basta olhar para o exemplo do Pizzi e ver como ele é idolatrado por todos.


Anderson Talisca: o substituto de Jonas
Esse foi o maior problema do Talisca no Benfica. O baiano chegou ao Glorioso cheio de sonhos e com uma agenda pré-estabelecida na sua cabeça: «Titular encarnado aos 20, faço duas temporadas em alto nível, sou ídolo do terceiro anel, um tubarão olha para mim, pisco o olho, eu sorrio, ele passa o cheque de jogador mais caro do futebol português e cá vou eu para a velha Babilónia ganhar o meu peso, o da minha mulher grávida e do meu filho em libras estrelinas», mais coisa, menos coisa, deve ter sido esse o seu plano. Ao longo desse caminho iria todas as temporadas receber aumentos salariais, porque ele também é vaidoso e sabe bem o talento que possui. Nada de mal com as ambições do rapaz. Acho contudo, que ele é acima de tudo demasiado impaciente. Hoje provavelmente, ao olhar para o trajecto de Gonçalo Guedes poderá pensar algo como: «Neste momento já estaria no PSG e a trocar bola com o Ney... se tivesse ficado no Benfica e não tivesse rebentado a corda!» Ora, o mais engraçado é que a oportunidade ainda não terminou para o Talisca, que não se desvalorizou no Besiktas. E, olhando para o Jonas, apesar de ser um jogador acima da média, o camisola 10 encarnado não aguentará 3 jogos semanais de grande intensidade, até porque a operacionalização do modelo de jogo que o Rui Vitória está a preparar para ele render o máximo, não estará pronta nos próximos tempos, uma vez que há muito jovem para fazer evoluir e potenciar até esse nível táctico que permita poupar fisicamente o Jonas durante os 90 minutos. Portanto, nos "entretantos", o Talisca terá com toda a certeza hipóteses de jogar e com regularidade. Regularidade que poderá ser aproveitada pelo jogador e pelo Benfica para chegar o mais rapidamente possível a outro grande clube e numa grande venda. Contudo, para o Talisca regressar, penso que entre Jonas, Seferovic, Raúl e Mitroglou, um destes teria que sair. Neste caso apostaria no grego, que tem muito mercado na Alemanha onde se encontra a sua família, inclusive o seu filho recém-nascido. Verdade que o regresso de Talisca seria brincar um pouco com o fogo, dado que o rapaz ao mínimo distúrbio cria logo ruído para tratar das coisas, quando uma simples conversa resolveria as coisas. No entanto, do ponto de vista técnico, penso que ficaríamos mais fortes no ataque com esta mudança, uma vez que ficaríamos com um ataque muito mais energético. Reparem que com o Talisca, não haveria necessidade de mudança de sistema de jogo sempre que o Jonas não joga (se bem que também tenho defendido que com Seferovic e Raúl, também não há necessidade de mudanças de sistema).




P.S. 1: O lado positivo desta ideia, para além de reaproveitar estes jogadores para a nossa equipa seria o facto de conseguir com esta arrumação potenciar mais duas importantes vendas para o clube neste defeso, com consequente encaixe financeiro (na ordem dos 50M€) pelo Samaris e pelo Mitroglou, que embora jogadores que admiro, antevejo que terão menor utilização esta temporada e como tal, seria importante recuperar o investimento e fazer lucro com as suas vendas, assim como proporcionar a esses talentosos jogadores a oportunidade de poderem assinar possivelmente os contratos das suas vidas (recordo que Samaris tem 28 anos e o Mitroglou tem 29 anos).

P.S. 2: O lado negativo, é que muito provavelmente, nenhum dos três jogadores tem o perfil mental neste momento para aceitar o que estou a propor a eles. O Andrade pode ainda sonhar que poderá ser um Neymar como avançado e que está a culpar a má sorte de opções e das pessoas que tem encontrado pela frente como seus treinadores. O Taarabt poderá ter o ego tão grande e tão inchado que continue a achar que ele é o iluminado e os outros estão em campo como pinos. Em suma, deverá pensar que o talento vence o trabalho 7 dias por semana. E, quanto ao Talisca pode pensar que já esticou demasiado a corda e por outro lado, pode pensar que já não faz nada aqui no Benfica, nem no Besiktas e, como tal, está na altura de dar o salto para a Premier League custe o que custar. Ou seja, por um motivo ou outro, estes jogadores não queiram ser um pouco pacientes e com mente mais aberta. Ou então, que os próprios dirigentes e equipa técnica já perderam esperança nestes jogadores.

66 comentários:

  1. O Benfica tem falta é de um bom médio para poder mandar embora o Filipe Augusto e o Samaris. Tem falta de um lateral direito com propensão ofensiva, um GR experiente, forte mentalmente e um bom defesa central.
    Esses 3 são refugo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Visto de fora, eu vejo neles muito potencial. Agora, lá dentro confesso que a minha opinião poderia mudar. Quando a cabeça não quer, não há nada a fazer.

      Eliminar
  2. O Benfica deveria testar o Andrade e o Salvio a lateral direito. Enfim, não o quis fazer. Agora já é tarde. O argentino, para mais, está a queimar o progresso do Ziv.
    Taarabat, esquece que não dá.
    Talisca volta para Lisboa, para ser vendido. Parece-me óbvio que Benfica tem proposta. Mas seria grande substituto para o Jonas, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sálvio como LD é coisa que poderia funcionar em 70% (mais coisa menos coisa) dos jogos internos (exclui Porto, SCP e mais uma ou duas equipas), mas soará sempre a opção de recurso. Defensivamente apresenta melhor noção do que o Pedro Pereira e o Buta, mas constrói melhor que o Almeida. O problema põem-se quando a melhor construção embate no fuçanguismo crónico. Por um lado transporta melhor, por outro a capacidade de perder a bola quando a equipa está desequilibrada é pior.

      Como solução no decorrer de uma partida complicada, em que precisamos de chegar à frente e ter mais opções para desmontar o adversário sim. Como solução permanente, mantenho-me céptico (e sim, há por aí posts em que defendo essa medida!).

      Eliminar
    2. @jorgen80: Há muito jogo e muitas segundas partes para testar essas soluções.

      Eliminar
    3. @RB: Não acho que o Salvio seja fuço. Ele quando jogo no corredor central até apresenta excelente tomada de decisão e visão de jogo. A meu ver, claramente que ele tenta cumprir com o que lhe pedem para a posição de extremo direito. Vejo também o mesmo a acontecer com o Cervi, por exemplo.

      Eliminar
    4. Não concordo. No corredor central as decisões erradas dele acabam por não comprometer tanto a equipa devido ao posicionamento desta, uma vez que acaba por ter as costas quentes por 3/4 colegas, fora os que andam ali nas redondezas. Na linha se tiver 1/2 a guardar as costas é muito. Uma perda de bola do Sálvio no corredor central raramente dá origem a situações de igualdade numérica em 2/3 passes, ao contrário das perdas no corredor.

      Eliminar
    5. Acabam o quê?! Se entregas a bola no corredor central estás lixado. O adversário fica apenas com o Fejsa pela frente, porque Luisão e Jardel irão fazer contenção. O mesmo acontecendo com os laterais. Depois, não te esqueças que os extremos quando o médio-centro tem a bola, estão quase sempre numa linha à frente desse portador da bola, assim como os dois avançados. Ou seja, facilmente o adversário que seja organizado faz um 2-1 localizado frente ao Fejsa e fica logo de frente para a linha de quatro. Depois basta um passe em diagonal para as costas entre o defesa e o lateral encarnado onde poderá aparecer um extremo para romper com essa linha. A finalização poderá ocorrer por esse extremo/avançado interior ou uma assistência deste para o ponta-de-lança ou médio vindo de trás adversário.

      O Salvio no corredor central seria uma solução diferente para a posição do Jonas. Não como "8".

      Eliminar
    6. «Se entregas a bola no corredor central estás lixado.»

      Não te amarres a princípios e uma forma não crítica. Em teoria o que dizes é verdade, na prática o que se vê é que da forma como a equipa se organiza, quando aquele jogador específico perde a bola no corredor central é mais fácil o colectivo remediar a situação do que quando o faz no corredor lateral. Não estamos a falar de "príncipios" estamos a falar de "casos específicos".

      Eliminar
    7. «O Salvio no corredor central seria uma solução diferente para a posição do Jonas.» Sim, mas acho que raramente o Sálvio quando joga no meio faz as vezes de Pizzi...

      Eliminar
  3. V.Andrade- concordo com tudo ; Taarabat- é um caso perdido , nunca teve nem nunca terá cabeça para ser profissional de futebol , felizmente vai continuar no Génova; Talisca- depois do que fez e disse espero que nunca mais entre nas nossas instalações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não achas que o Taarabt seja recuperável?

      Eliminar
  4. Sim, o que devemos fazer a um balneário excepcionalmente unido, solidário e focado nos objectivos colectivos comuns é mesmo juntar-lhe o Taarabt e o Talisca...os dois ao mesmo tempo, para precaver a hipótese de só um não conseguir destruir o balneário sozinho! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BP, repara que juntar os dois até pode ser bom: eles picam-se um com o outro e cavam os dois depressa dali para fora. Seria de génio!

      Agora a sério PP, acho que uma Supertaça não devia dar origem a bebedeiras tão grandes que durem mais de 4/5 horas. Quando vi isto tive de ir confirmar se hoje não era tipo o Dia Mundial da Piada, ou o 1º de Abril.

      Não me vou alongar nos comentários do Vitor Andrade. As alternativas ao AA são (neste momento em que falamos!) tão fracas que tinha tudo para dar certo. Ou então não e seria um novo Clésio (que jogou num jogo em que o VA até nem deu más indicações).

      Agora Talisca e Taraabt? Estás a falar a sério? Pensar em Talisca a titular faz-me querer pedir desculpa ao Sálvio por dizer (com razão) que o tipo tem o critério de uma batata. É que ao lado do Talisca, Sálvio é o Messi! Pensei que estávamos fartos de #taliscadas. Ainda agora fomos buscar o #esferovite que é o complemento ideal...

      E Taraabt... «Contudo, as suas maiores desvantagens poderão ser as seguintes: (1) leitura do jogo sem bola; (2) compromisso com as tarefas defensivas sem bola; e (3) tomada de decisão/excessivo individualismo nas jogadas.» Não pá, a maior lacuna do Taraabt é que quer jogar à bola mas não quer ser profissional. Quando se revela uma incapacidade gritante de se afirmar no futebol inglês, no futebol português e no futebol italiano já não é azar, é um padrão. É que nestas coisas da alta competição ter sorte dá um trabalhão do caralho e o Taraabt simplesmente não está para isso.

      Uma equipa com Lisandro, Talisca, Taraabt e Sálvio é levar o #sefossefacil a níveis inimagináveis de dificuldade. E muito mau para a minha tensão arterial!

      Eliminar
    2. RB, agora percebi a ideia do PP. É realmente genial - e com sorte, podiam sair com eles Dom Salvio e Lisandro: o primeiro a tentar fintar todos e sair do balneário com a bola, o segundo a fazer carrinhos aos três como se não houvesse amanhã! ;)

      Eliminar
    3. Vocês os dois estão a caminho da trollandia, claramente.

      Eliminar
    4. Eh pá PP, trolar a malta é vir responder aos que pedem reforços com a recuperação do Talisca e do Taraabt. Então no caso do marroquinho, mais depressa as galinhas têm dentes!

      Não vou tão longe quanto o PP de levarem o Lisandro e o Sálvio com eles (continuo a querer que saiam, mas por motivos e por uma porta diferentes), porque acho que são coisas distintas. Aliás, se Talisca e Taraabt tivessem uma gotinha, uma gotinha pequenina que fosse, da vontade dos argentinos, esta conversa não se punha. Nestes dois casos não há cá análises às limitações técnico-tácticas que nos valham, sem se falar das limitações mentais dos dois. E aí falham. Falham e falham redondamente. E Talisca, depois da maturidade extraordinária que demonstrou o ano passado naquelas celebrações e com todos os comentários, achas que a Luz o deixava jogar tranquilamente? E achas que Talisca tem a força mental para aguentar a Luz a assobiá-lo de cada vez que toca na bola?

      Eliminar
    5. RB, penso ser claro que também não ponho o Salvio e o Lisandro no mesmo plano que estes dois estarolas...limitei-me a fazer uma piada, à boleia da tua aliás. De resto, subscrevo a tua resposta ao PP.

      Eliminar
    6. Então estão mesmo no caminho da trollagem.

      Eliminar
    7. http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/internacional/talisca-nao-vou-a-lugar-nenhum-sou-jogador-do-besiktas?_ga=2.208362709.63351248.1502298594-1370161794.1473530481

      E o troll sou eu?

      Eliminar
    8. Este texto já foi escrito há dias, essa é uma notícia que tem neste momento 3h30... e, depois tu ainda acreditas naquilo que o jogador diz?

      Se o Benfica igualar o aumento salarial, ele vem logo com juras de amor. O tipo de pessoas como é o Talisca é fácil de manobrar. Quer dinheiro. A questão é se o Benfica quer pagar uma época e consequente aumento ao Talisca, ou prefere emprestar, ou ainda vender já o passe dele.

      A meu ver, se houver um interessado e dar-lhe no mínimo 30M€ é vendê-lo na hora. Se, não, preferia vender o Mitroglou por um valor perto desse e apostar no regresso do Talisca, porque acredito que ele com mais uma época num clube como o Benfica, a fazer mais do mesmo que fez na Turquia, sairia facilmente por 40M€ para Inglaterra.

      Eliminar
    9. O troll aqui é o Talisca e trollados os que vêem nele uma solução para o Benfica. Pelo menos isso é óbvio.

      Eliminar
    10. O Talisca quer jogar e ganhar rios de dinheiro. Se o Benfica não tivesse um Jonas, ias ver como este tipo estaria cá e o Benfica a dar-lhe o aumento salarial que ele pretendia com uma extensão do contrato. No final de época seria vendido a um tubarão.

      O problema de tudo isto é que o Talisca não tem paciência e tem a sua própria agenda. No meio disto tudo, penso que o Benfica teve uma atitude muito elegante com o atleta e com a protecção do seu investimento. Tanto que o jogador agora tenta cortar a ligação porque é ela que o impede de receber ainda mais do Besiktas. Mas, na realidade o Besiktas quer é fazer o que o Benfica gostava de fazer com o Talisca, i.e., valorizá-lo, potenciá-lo e depois vendê-lo.

      Eliminar
  5. Propôr o Taarabt como solução para a falta de maturidade de Chrien e Horta é como propôr o Batatoon para a Casa Branca, para substituir o Trump, que é muito infantil e extemporâneo! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que raio de comparação.

      Eliminar
    2. Não percebo porquê: queres melhor exemplo de falta de maturidade que o Taarabt?!??

      Eliminar
    3. Lê novamente a tua comparação BP.

      Eliminar
  6. O Victor Andrade, se não for realmente demasiado tarde, como o Jorgen80 sugere, pode ser um bom projecto de lateral direito, de facto. Mas terá 'cabeça' para isso?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demasiado tarde?! Vejo no Victor Andrade o mesmo que via no Miguel, que depois foi importantíssimo na caminhada de Portugal no Euro2004 até à final.

      Eliminar
  7. Então mas afinal sempre defendes uma alternativa ao pizzi e ao André Almeida :p. Já só falta um gr um central e um 6 . Já estivemos mais longe ;).
    Taarabt grande qualidade e era realmente uma fantastica alternativa ao pizzi se ele tivesse ( espírito de equipa e de sacrifício , e Cabeça).
    Talisca tem golo nao conheço muitos jogadores com a capacidade de precisão de remate que ele tem. Mas falta lhe cabeça e nao Peçam para defender ou movimentar se entre linhas sao características que nao pertencem a ele. Mas ai quem saia ? Mitroglou Jimenez? Jonas ?

    Andrade e o tal brinca na areia é uma incógnita. Mas eu preferia um defesa direito de raiz, do que andar adaptar jogadores a def direito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou contente com o plantel neste momento. Mas, gostava de recuperar estes jogadores, ao mesmo tempo que com maior competitividade interna pudesse fazer crescer os miúdos mais rapidamente. Por exemplo, o Chrien só estará pronto para entrar daqui a uns belos 6 meses e seria preciso puxar muito por ele nos treinos, para obrigá-lo a crescer.

      Depois, estou a ver que Almeida poderá ter algumas recaídas a nível físico no curto e médio prazo, logo seria importante ter alguém já com outra estaleca, mas que já estivesse entrosado com os processos de trabalho da equipa técnica. O Andrade seria ideal, até porque vejo muito do Miguel nele.

      Eliminar
    2. Sabes quando o Benfica jogou na champions contra o Bayern eu disse a amigos meus , talisca cmg jogava este jogo fora. Porque ?

      Porque o Benfica a jogar fora os golos contam muito e talisca tem remate certeiro e contra o Bayern Jonas não vai ter tempo para respirar, além disso vamos ter muito poucas oportunidades de golo. Talisca cada hipótese é mais de 50% hipótese de golo.

      Eliminar
    3. Sim e eu preferia ter reforços, Mas pronto tu já sabes a minha opinião e tu tens a tua já sabemos bem que divergimos neste ponto .

      Agora queria perguntar como é que possível o Sporting que não tinha dinheiro para mandar cantar um cego e ainda conseguir jogadores por empréstimo depois de fazer exigências, como disse o presidente do rijeka e nem levar o jogador a título definitivo. Como?
      Alguém me explique

      Eliminar
    4. E depois combinava melhor com o tipo de dupla de médios que deve jogar nesses jogos, ou seja, com um Pizzi ou um Samaris ao lado do Fejsa e não com tantas liberdades para subir.

      Contudo, o nosso melhor futebol é com a sociedade Jonas e Pizzi. Agora, eu no lugar do Rui Vitória tentaria formar mais sociedades. Por exemplo, se existe uma sociedade entre Cervi e Grimaldo, eu tentaria fomentar nos treinos a sociedade Eliseu e Rafa. Criando essa competitividade interna, e sabendo que iria ter jogos 3 vezes por semana já a partir de setembro, tenho a certeza que daqui a pouco tempo, o Grimaldo já se dava tão bem com o Rafa, como com o Cervi. O mesmo para o Eliseu.

      Eliminar
    5. O Sporting está a hipotecar as suas mais valias. Ou seja, perante o seu orçamento, eles só conseguem cobrir ele com vendas de jogadores. O problema é que estão a pedir emprestados, logo nunca irão lucrar nada com os jogadores que estão a pedir emprestados ou de passes partilhados. Isso vai ser um problema para eles no futuro. Depois a situação deles até poderia ser de falência se não tivessem pedido o adiamento de pagamento de juros e dos empréstimos ao Novo Banco. Coisa essa que me faz imensa confusão, por ter sido um banco intervencionado pelo Estado.

      Eliminar
    6. E ninguém faz nada , ninguém pergunta saber porque o Sporting tem essas benesses? Quando.deve a meio mundo, onde esta a verdade desportiva ? Isto.para mim chama se concorrerencia desleal.

      O sportig gastou 30 milhões fora prêmio assinatura , e empréstimos. Fora o dinheiro de outras modalidades.

      Eliminar
    7. A realidade é que o Benfica está muito isolado nessa possível guerra. Porque achas que todos os media nos últimos anos têm moralizado equipas moribundas como a do Sporting e do Porto? Porque quem gere os media são os mesmos grupos económicos que têm dinheiro investido nesses dois clubes. Estes são e sempre foram enormes fontes de receita para esses grupos. Daí que haja esta espécie de proteccionismo.

      Eliminar
    8. Todos os clubes têm benesses mais ou menos encapotadas. O Porto tem um centro de estágio a custo zero, o Sporting tem toda a máquina do Novo Banco Velho por trás. O facto do Álvaro Sobrinho por trás do Brunão ser o mesmo Álvaro Sobrinho que perdeu uma mala com 2 milhões de euros (ou coisa que o valha) do BES-Angola não é de ignorar. Como eu disse noutro post sobre presidentes: só se saberá a dimensão do buraco quando vier um novo!

      «Por exemplo, o Chrien só estará pronto para entrar daqui a uns belos 6 meses e seria preciso puxar muito por ele nos treinos, para obrigá-lo a crescer.» E Krovinovic? A lesão deve durar menos que isso a debelar e entretanto há um degrau médio entre o Pizzi e o Chrien. Quem sabe até dá para flectir Pizzi para a direita e meter o Krov ao meio ali na ponta final de um jogo ou outro.

      Não estou numa de pedir reforços e acho que para se ir ao mercado ou é para entrar de caras ou então deixa estar que está bem que o comboio já vai a andar.

      Por exemplo, em termos de GR, prefiro 8 milhões por um finlandês do que 15 por um holandês e não é só por ser menos dinheiro.

      Na lateral direita estou como o PP. O Almeida vai servindo para os putos ganharem estaleca. Mas claro que fica a questão de se o Pedro Pereira precisava de minutos, porque não jogou aqui e ali pelos Bs o ano passado?

      Quanto ao centro do terreno, acho que a perda de Lindelöf foi imensa e não há quem nos valha aí. O Jardel é limitado, o Lisandro é o Lisandro e os putos estão verdinhos. Por mim só se cura com treino e jogo porque entre Kalaica e Ruben Dias há matéria prima para atirar o brasileiro e o argentino para 3ª e 4ª escolha respectivamente. Se for para ir ao mercado tem de ser alguém que entre de caras, um Jonas ou um Garay (e lembrar que mesmo esses precisaram de tempo para se integrarem com os colegas).

      Da defesa para a frente não acho que seja preciso ir às compras. Pode-se sempre dizer "então e quem faz de Fejsa?". Bom, o nosso treinador que aposta na formação acha que a alternativa não está ainda pronta (Pêpe), portanto vamos ter de penar com Samaris e o Filipe "Wrestler" Augusto. Samaris não é bom, mas está longe de ser horrível e parece ser um tipo importante no balneário, tem anos de casa e vai para o terceiro ano com este treinador.

      «E ninguém faz nada , ninguém pergunta saber porque o Sporting tem essas benesses?» Caríssimo há várias ferramentas que se podem usar. A mais preguiçosa chama-se eleições legislativas.

      Eliminar
    9. O Samaris também pode ser uma opção para o centro da defesa.

      Eliminar
    10. Pode mas com todos os defeitos dele prefiro-o como alternativa a Fejsa ao Filipe Augusto. Ou como alternativa ao Pizzi em vez do Filipe Augusto. Onde quer que ponhas o Filipe Augusto, prefiro o Samaris.

      E com o sentido apurado de posicionamento que revelou o ano passado (no sítio certo à hora errada) a central e ainda sem um Ederson... O coitado do Varela não merece e nós muito menos!

      Eliminar
    11. Mas, tu ainda nem sequer viste bem o Filipe Augusto a jogar e já estás a queimá-lo?! Tem lá calma contigo. Dá tempo ao tempo.

      Tu e o BP são uns apressados que nem vos conto. Estou mesmo a imaginar-vos a gerir uma equipa. Bastaria um resultado ou uma exibição menos condizente, para já estarem a mudar meia equipa.

      Eliminar
    12. Tens razão, os minutos somados todos desde que foi contratado deram para tudo menos para o ver jogar. E é precisamente por não o ter visto jogar que digo o que digo... ;)

      Eliminar
    13. @PP, mais sobre este post e o debate que ele gerou, em geral, do que sobre o teu comentário de sermos 'apressados' (embora também se aplique ao comentário):

      É como diz o 'velho' ditado, inventado agora mesmo: se te armas em Cândido, um gajo vê-se obrigado a armar-se em Voltaire ;)

      Quanto ao Filipe Augusto, acho que nem é tão mau como muitos o pintam nem um jogador que eu goste de ver a titular. É um jogador útil no plantel - e os últimos dois jogos mostraram isso...e embora goste muito mais do Samaris como um dos símbolos do actual Benfica, devo confessar que até gosto mais do posicionamento e leitura táctica do Filipe Augusto...o Samaris, sobretudo na posição 6, tem falhas clamorosas a esse nível.

      Pronto PP, agora já tens a certeza que eu e o RB não somos a mesma pessoa! ;)

      Eliminar
    14. «— Tudo isso está bem dito... mas devemos cultivar nosso jardim.»

      =D

      Eliminar
  8. O Victor Andrade talvez mas não estou convencido que alguma vez seja suficientemente cumpridor a nível defensivo. Como extremo/avancado teve um bom início de época salvo erro no ano passado e depois teve azar. Caso parecido com Nuno Santos infelizmente.

    Taraabt deveria ter tido uma melhor avaliação quanto ao estado emocional e psicológico bem como ao cometimento com para com o jogo.

    Quanto ao Talisca penso que pode ser recuperado embora a atitude anterior não possa ser esquecida de um momento para o outro. O jogador teria de se retratar publicamente. Será sempre no entanto um jogador único no plantel que ofereceria algo diferente ao jogo que o Glorioso de momento não têm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quanto ao Talisca seria mesmo para valorizar e depois vender no final da época.

      Eliminar
  9. O Victor Andrade era capaz de se tornar um boa adaptação à lateral direita. Quanto ao Talisca e ao Taraabt, muito dificilmente terão futuro no Benfica. Talento têm, não têm é cabecinha. Acredito que o Benfica já tenha propostas para vender o Talisca. Quanto ao Taraabt,foi um erro contratá-lo, nem sempre se acerta, agora é despachá-lo mesmo não perdendo dinheiro. Porque apesar de ele dizer que quer recuperar no Benfica o amor pelo futebol, eu não acredito. É uma pena porque ele tem muito talento, a sua falta de profissionalismo deu-lhe cabo da sua carreira.
    Saudações benfiquistas PP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... também parece-me que o Benfica já tem propostas para vender o Talisca e, nesse caso, nada a apontar. Que seja bom para todas as partes.

      Quanto ao Taarabt, tenho pena, porque vejo muito talento para a posição de médio-centro. Mais até do que para extremo ou segundo avançado, porque o Taarabt gosta é de ter a bola no pé e, para essas posições ele precisa também de ser muito forte no jogo sem bola. Com alguma calma vejo que seria possível recuperar o jogador. O problema é que o tipo ganha demasiado para ficar muito tempo no banco e, para se fazer uma "cura" ele terá que passar por um processo moroso.

      Eliminar
    2. Dizem que já perdeu 10 kilos...

      Eliminar
    3. Isso era bom sinal ter perdido esse peso todo. Mas, duvido.

      Eliminar
  10. Pp pq o Porto So joga hoje? Há algum motivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser para não ficar atrás do Benfica logo na primeira jornada...

      ;P

      Eliminar
  11. E que eu não entendo a lógica, se todos jogaram na altura do fim de semana e 2a inclusive quem jogou para a liga Europa , porque o Porto tem que jogar na mm altura que joga o Benfica. É que isto para mim é beneficiar o Porto, pois permite recuperar jogadores que podiam ter mazelas. O Benfica entendo porque jogou a super taça , agora o Porto? Isto é uma palhaçada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente tens razão. O que eu percebi é que o Sporting tinha pedido para o campeonato começar mais cedo porque eles têm que jogar a pré-eliminatória da Champions. Aliás, este ano o campeonato começou mais cedo do que o normal. Dito, isto e porque todas as outras equipas jogaram mais cedo (tirando Benfica e Guimarães), não entendo também esta questão do Porto, até porque não jogou contra o Guimarães e sim com um Estoril.

      Eliminar
    2. Não se entende o Porto porque por um lado jogou com uma equipa do Pedro Emanuel e no Dragão e já se sabe o que isso quer dizer, por outro não tinha uma pré-eliminatória da champs para jogar, nem tinham jogado uma super-taça. Mas nós é que temos os padres todos não é?

      Podemos criticar o proteccionismo do SCP para essa pré-eliminatória, mas PT precisa dos pontos e a liga tem de pensar nisso. Se haviam outras coisas mais importantes do que o calendário? Haviam, mas não é disso que estamos a falar!

      Já não são tão proteccionistas no calendário interno, quando uma equipa que se qualificou directamente para a fase de grupos joga fora depois de todos os jogos dessa fase, mas enfim...

      Eliminar
    3. Ora aí está RB. Muito bem! E, depois a culpa é do Benfica.

      Eliminar
  12. O PP diz acima que 'o Salvio não é fuço'. E eu que pensava que a ironia não era a cena dele! Depois desta primeira parte, então, o que eu não me rio com esta ironia.

    Ficam aqui outras giras, na mesma linha irónica do PP:

    O Fernando Madureira não é um mitra.

    O Kim Jong Carvalho não é desbocado.

    O Steve Bannon não é um fascista.

    O Sporting é um clube grande do futebol português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo a pensar que tens problemas em aceitar opiniões distintas.

      Sobre o Salvio, hoje teve pelo menos um lance de 3 para 2 à la Pogba. E, sim não gostei mesmo nada da sua decisão. Agora, do que eu tenho visto do argentino no corredor central ele costuma ser mais colectivo do que quando joga na linha. Isso para mim, tem muito a ver com o que o treinador pede aos jogadores, porque vejo o Cervi a ter comportamento semelhante.

      Eliminar
    2. Esse lance foi só o mais visível numa série de lances à la Sálvio, e ocorreu com ele no corredor central. Ele não melhora o critério por estar no meio, joga (um poucoxinho) mais com a equipa sim, mas com a mesma ausência de critério.

      Eliminar
    3. Exacto RB. Vi o jogo no meu lugar da Catedral e ali ainda é mais óbvio que na TV. A sucessão exasperante do costume de más decisões, ausência de critério e individualismo cego para o jogo à sua volta!

      Eliminar
    4. Ver pela TV tem a vantagem de se ver o sorriso na cara do Jonas quando o Sálvio sai. Se fosse maldoso dizia que o Pistolas estava mais feliz que eu... =P

      Eliminar
    5. =P o que vale é que não és maldoso rssss

      Eliminar
    6. O RB tem de começar a colocar uma tag [ironic mode on] nos seus comentários...

      Eliminar
    7. Já agora, fosse a vocês não estaria sempre a dar em cima do Salvio. Não só começam a ficar alérgicos ao tipo, quando ainda para mais o vejo a ser o sucessor do Luisão neste plantel encarnado...

      Eliminar
  13. «Não só começam a ficar alérgicos ao tipo, quando ainda para mais o vejo a ser o sucessor do Luisão neste plantel encarnado...» Pois pá, uma coisa é o que se faz no relvado, outra o que se faz fora dele. Nada contra a segunda, a primeira é que podia melhorar! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah e o Samaris também está na briga por esse cargo!

      Eliminar