22 julho 2017

Ainda falta muito para ver e...


... sobre quem fica e quem sai.


Mas, também começa a escassear jogos, minutos e oportunidades para aqueles jogadores menos conhecidos poderem mostrarem-se. Nos últimos anos, após a mudança de política desportiva e financeira que o Benfica adoptou, é perceptível como o período de pré-época encarnado é preparado em várias fases. Tendo em conta que a equipa principal é composta por vários internacionais, é normal que todos os inícios de temporada, estes jogadores não possam estar disponíveis, uma vez que terminam mais tarde a época anterior devido aos compromissos com as suas selecções. Em vez de queixarmos e chorarmos sobre esse assunto, devemos ser construtivos e, é precisamente dessa maneira que o Benfica vê uma excelente oportunidade para dar corpo ao seu modelo desportivo. Ou seja, as férias dos craques é aproveitada para fazer uma reavaliação in loco do potencial de vários jogadores, desde os jovens da equipa B, até às oportunidades de negócio que surgem todos os defesos.

Um belo exemplo disso, que muita gente não reparou, ocorreu na primeira semana de pré-época do Benfica, com a avaliação de Bruno Varela e de André Moreira. O primeiro retornou de uma excelente época no Vitória de Setúbal, enquanto o segundo veio à experiência para ser avaliado se o investimento que o Atlético de Madrid pretendia pelo jogador, realmente valeria a pena o esforço por parte do Benfica. Durante quase duas semanas, a equipa de Rui Vitória percebeu que o Bruno seria a decisão mais sensata. O mesmo estará a acontecer com jogadores como: Pedro Pereira e Aurélio Buta para lateral direito, Rúben Dias e Kalaica para central, Chrien e André Horta para médio-centro. Depois, há jogadores que estão no plantel para a eventualidade de uma saída poderem já estar semi-preparados para ficar no plantel. São esses os casos de: Willock, João Carvalho e Diogo Gonçalves. À uma semana, poderia juntar aqui os nomes de Ferro, de Pêpê e de Heriberto, mas a avaliação foi feita e a equipa técnica de Rui Vitória já deu um veredicto sobre estes jovens talentos. Faltará agora outros, que com a chegada dos jogadores internacionais terão que mostrar que poderão no mínimo ser a 2ª ou 3ª opção para o lugar. Por outro lado, também devemos entender que haverá alguns que se calhar até seriam essa 2ª ou 3ª opção, mas que sendo tão jovens e para jogarem tão pouco durante a época, o mais aconselhável será mesmo saírem, para poderem jogar, pois só jogando vão realmente evoluir o seu jogo.

Outro ponto que gostaria de esclarecer é que o Benfica não está a contratar reforços no curto prazo para a defesa. Está sim a investir para terminar a formação de jovens defesa de classe mundial. Os talentos já estão assinalados e até há em quantidade suficiente para podermos escolher entre dois ou até três jogadores. Por isso, não esperem que as soluções de Bruno Varela, Pedro Pereira e Kalaica sejam soluções para o curto prazo. Recordo-vos que na pré-época da temporada em que o Lindelöf depois agarraria a titularidade, o sueco teve exibições paupérrimas, com escorregadelas em momentos que não podia falhar no jogo frente ao PSG, por exemplo. Ou seja, é preciso ter-se um pouco de paciência e não acender já a grelha.

De qualquer forma, e porque o estágio em Inglaterra já é com todos os internacionais, hoje frente ao Hull City, gostava de ver com mais tempo de jogo jovens como o Bruno Varela, o Pedro Pereira, o Aurélio Buta, o Rúben Dias, o Kalaica, o Chrien, o André Horta, o Willock, o João Carvalho e o Diogo Gonçalves (e, também o Arango, embora estou convencido que o lugar dele será na equipa B). Depois, há outros jogadores que não sendo tão jovens, não têm sido titulares absolutos no Benfica e que precisam também eles de jogarem para se mostrarem. Falo de jogadores como Lisandro, Filipe Augusto e Carrillo. Mas, também de Mitroglou que com a entrada de Seferovic na equipa bem que precisa de dar corda às chuteiras. Outros como Samaris e Zivkovic que regressaram de férias esta semana, poderiam até nem jogar, até porque viajarão com a equipa para o estágio em terras de Sua Majestade. Já Eliseu, tentaria dar-lhe alguns minutos, até porque o Hermes tem sido sobrecarregado com minutos nesta pré-época, muito por culpa da lesão de Grimaldo e de André Almeida.


O meu onze e substituições frente ao Hull City esta noite.

42 comentários:

  1. o que acontece e que o pessoal esquece que se quiseres apostar em jovens não podes ter 2 craques indiscutíveis em todas as posições sendo sera difícil apostar nos miúdos,como e que algum miúdo compete com jimenez mitro sefer e jonas? na lateral direita ainda e possível alguém competir com o andre almeida, ja no meio campo tb e possível enquanto so tiveres pizzi e festa, outra e nas alas com cervi zivk, carrillo e rafa fica bem lixado entrar no plantel logo. gk a mim parece me que tem de contratar, não acho o varela assim tao bom para poder ser titular do benfica mas quem sabe ele não surpreende e na defesa percebo a nossa abordagem, tens luisao lisandro e jardel, tens 2 lugares para que os miúdos evoluam com calma e consigam competir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está! Finalmente, há quem comece a ver isto como deve de ser. ;)

      Na minha óptica, o Benfica tem um meio-campo e ataque em ponto de rebuçado. Fejsa, Pizzi, Samaris, Filipe Augusto e André Horta dão-me confiança mais do que suficiente. Depois, iremos ver como se adapta o Krovinovic que provavelmente será para preparar uma possível saída do Pizzi no próximo verão (ano de mundial). Nas alas, Salvio, Cervi, Carrillo, Zivkovic e Rafa dão garantias e estarão no segundo ano de evolução. No ataque, Jonas, Raúl, Mitroglou e Seferovic vão dar que falar. Acredito que destes três sectores estarão as vendas recordes do Benfica na próxima temporada.

      Neste defeso as vendas foram na defesa. E, penso que fizeram bem. É mais fácil colmatar a saída de um defesa, do que de um atacante com qualidade neste mercado. O custo de substituição não tem nada a ver. Depois, vendemos apenas os jovens jogadores e temos outros jovens que precisam primeiro integrarem-se, ganhar confiança e com calma conquistarem o seu espaço no onze. São os casos de Varela, Pedro Pereira, Buta, Rúben Dias e Kalaica. Dificilmente, o João Carvalho e o Diogo Gonçalves deverão ficar - só ficarão se houver ainda mais saídas do meio-campo para a frente ainda neste defeso.

      Portanto, este ano é aproveitar os últimos anos de carreira de Júlio César, Luisão e Eliseu, mas também da camaradagem de André Almeida, Jardel e Lisandro para enquadrar a pequenada. Num possível quarteto defensivo, acredito que este ano a valorização será a de Grimaldo.

      Eliminar
  2. Entra a nova dupla de ataque e o génio Zivkovic e de repente já parece o Benfica a jogar...que diferença! Red Pass para Ziv na ala DIREITA do meio-campo já! Salvio, pede ao mister para ficares no banco! Sei que és benfiquista dos sete costados, está na hora de o demonstrar ;)

    PS. Também gostei do Willock! Deixou-me água na boca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não gostei mesmo nada foi de: André Horta, Diogo Gonçalves, João Carvalho e Mitroglou. Então estes dois últimos quase que me fizeram adormecer durante o jogo.

      Podem ter muito talento, mas a jogar com a energia que empregam ao jogo, mais vale jogarem nos clubes de bairro. Eu que muitas vezes discordo dos comentários do Pedro Henriques, tive que concordar com ele quando diz que não houve exploração das costas da defesa adversária. Pudera! O Mitro e o Carvalho só gostam é de bola no pé. Assim, não dá.

      Eliminar
    2. Sem dúvida! O André Horta para mim é um mistério que eu adoraria esclarecer um dia...apaixonou-me no início da época passada, não percebo o eclipse depois de uma lesão que nem foi especialmente prolongada!

      O João Carvalho também o via mais como 'falso' ala esquerdo do que como segundo avançado...até pode resultar como segundo avançado, mas com Jimenez ou Seferovic a 9, não Mitro...exactamente pelo que dizes.

      Eliminar
    3. A meu ver o que o Horta está a acusar é a pressão da competitividade. Temos de reparar que estes miúdos são dos melhores em Portugal. Como tal, chegam a certa altura em que não têm rivais nos escalões jovens, ou têm muito pouco rivais. Quando chegam ao topo do futebol profissional e ainda por cima num Benfica com toda a qualidade que possui, é normal que eles tenham que se readaptar melhor.

      Sobre o João Carvalho, disseste muito bem, ele até pode resultar a segundo avançado com um ponta-de-lança tipo o Seferovic ou o Raúl, agora com uma âncora chamada Mitroglou é difícil. Mas, mesmo nessas circunstâncias ele tem de se dar mais ao jogo. Jogando como segundo avançado tem de entrar na área para fazer golo. Aliás, no modelo encarnado, não é apenas o segundo avançado que tem de estar na área, também o #8 tem de entrar lá, como faz o Pizzi. E, também por isso me desiludiu muito o Horta.

      Eliminar
    4. Só vi a segunda parte e portanto "não vi" nem Horta nem Carvalho.

      O Carvalho parece estar a receber o bónus de ter feito aquele golo no Dragão e ainda não vi nada que justifique a permanência no plantel.

      O Lisandro só se for mesmo para enquadrar. De preferência enquadrá-lo com a janela do avião que o leva para outro sítio qualquer. Ou isso ou uma temporada (ou três) com a equipa B. Ruben Dias e Jardel parecem o Cannavaro quando jogam ao lado dele.

      Seferovic até ver é reforço. Se (quando?) Jiménez for para o West Ham, continuarei feliz por poder ver a dupla Pino e Chicharito em campo. Tremei centrais da Premiership! =P (Não a sério, vendam o Mitroglou e arrangem espaço para um puto da B fazer de 4º avançado.)

      Buta esteve melhor, mas "Pedro Buta" ou "Aurélio Pereira" não me parece que cheguem. "Ah e tal mas o Nélson quando chegou também ninguém o conhecia" tretas! O Nélson apresentou-se e ao fim de dois meios jogos já toda a gente com olhos na cara agradecia que o Maxi se tivesse ido embora!

      Voltando ao Horta. Se calhar não serve, mas Felipe Augusto também não! Com o Krovinovic a recuperar (já!) de lesão a única opção ao Pizzi para aquela posição parece mesmo ser o Samarras...

      Eliminar
    5. RB, e o Chrien? Pareceu-me ser daqueles que não engana...e o Krovinovic daqui a nada volta, foi operado a uma hérnia inguinal.

      Eliminar
    6. Que grande alergia com o Lisandro ó RB... fico mais chateado com a forma de jogar do Mitroglou e do Carvalho nesse jogo do que com esse presumível erro do Lisandro. E digo presumível porque na altura da perda de bola a nossa defesa até tinha vantagem numérica sobre o adversário e até estava bem posicionada. A meu ver foi mais talento do adversário do que erro de A, B ou C.

      Eu acho é que se despreza imenso a continuidade do trabalho e da criação de espírito de grupo e valoriza-se muito mais possíveis talentos individuais.

      Eliminar
    7. A minha alergia ao Lisandro não vem de um jogo, vem do histórico dele no clube. E por muito que me chateie a apatia dos tipos da frente, dos gajos de trás não posso aceitar. Como eu disse noutras paragens, lá à frente até o Pena os marcava. Lá atrás no entanto...

      Eliminar
    8. Para que conste, RB, tens a minha solidariedade alérgica, em relação ao Lisandro. E ri-me até às lágrimas com o teu parágrafo sobre ele! :D

      Eliminar
    9. Pois é... mas todas as grandes equipas europeias têm defesas centrais que têm coragem para sair a jogar. Isso é fundamental.

      Imagina o Benfica com dois centrais toscos. Muito seguros a defender, mas toscos como o Bruno Alves com bola nos pés. Resultado: perante uma equipa organizada, de qualidade e pressionante, a nossa saida de bola seria chuveirinho para o Mitroglou ou o Carvalho. Agora pergunto qual dos dois ia disputar essa bola? É que ambos gostam é de bola no pé.

      O que falta aqui é um equilíbrio. Não é problema do Lisandro. É preciso adequar o modelo e as funções dos restantes companheiros, para haver sempre uma segurança caso haja uma falha.

      Eliminar
    10. PP, nem estava a pensar particularmente naquele lance, mas no que o Lisandro é globalmente. Será por acaso que no ano passado, sempre que ele jogava, tínhamos mais vezes adversários isolados perante o Ederson? Eu acho que não...acho que não há organização defensiva que resista ao Lisandro! Péssimo no posicionamento, na leitura táctica e na movimentação...

      Eliminar
    11. «perante uma equipa organizada, de qualidade e pressionante, a nossa saida de bola seria chuveirinho para o Mitroglou ou o Carvalho» Já com tipos que gostam de sair a jogar como o Lisandro temos jogos como a segunda parte contra o Nápoles o ano passado...

      Eliminar
    12. (continuação)

      Ou seja, como se tem de jogar com um central que saiba sair a jogar, é preferível ter um que gosta de sair a jogar, independentemente das consequências que isso pode ter para a equipa.
      Voltamos ao "o Lisandro está certo e o resto da equipa (do plantel?) errado"?

      Porque uma coisa é sair a jogar, que o Lisandro faz, outra é saber fazê-lo, coisa que duvido cada vez mais que saiba ou que tenha a humildade para aprender.

      Eliminar
    13. @BP, tens de mostrar essa estatísticas, porque parece-me rebuscada.

      @RB, e qual foi o ataque e meio-campo nesse jogo? Foi o habitual ou não foi um todo remendado?

      Para os dois: o Lisandro está longe de ser o elo mais fraco. Vão ver os jogos e as exibições que ele e o Jardel fizeram em 2015/2016.

      Eliminar
    14. Diz-se que o Luisão faz os outros jogar melhor. Exepto o Lisandro. Já Lisandro faz os outros jogar pior.

      E enquanto falamos o Badstuber está de férias e sem clube.

      Eliminar
  3. Há coisas que não fazem muito sentido apesar de nem tudo estar mal como para o comum adepto parece, a julgar pelos comentários e posts na blogosfera.
    Seferovic é obviamente uma muito agradável surpresa e digo mesmo que se não for por lesão ou outra impossibilidade será o titular no início de época. É superior em vários aspectos a Mitro é só se se revelar demasiado perdulário nas oportunidades em frente a baliza é que poderá não ter o lugar já garantido.
    Fora isto a não utilização de Pedro Rodrigues é incompreensível sobretudo quando outros chegam num dia e jogam no outro sem nada terem demonstrado. Mesmo confiando no discernimento do Vitória será sempre desmoralizante para um jogador ser chamado a estágio e depois despachado dessa forma.
    Outra coisa que não compreendo é como o substituto de Moreira, digo Moreira porque o lugar no plantel era dele se o preço tivesse sido mais baixo, não está não só identificado como até contratado; seguramente haverá uma lista não?..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar a percepção que temos do Pêpê é que está errada. Pensamos que ele já está pronto para iogar e no fundo não está. Por isso mesmo o Rui Vitória levou-o para estágio, para poder avaliá-lo de perto.

      Face a Filipe Augusto que está a lutar e a dar tudo para poder agarrar um lugar no onze (apesar de nem sempre as coisas correrem bem, vejo muita entrega e muita boa intenção naquilo que faz em campo) e ao Chrien que tem sido uma agradável surpresa pela forma simples, leve e intensa com que joga, percebo o porquê de não apostarem no Pêpê neste momento. Pois este já na época passada não me convenceu de todo na equipa B, apesar de ser um dos melhores lá.

      Depois também tenho de fazer uma crítica aos miúdos que chegaram para fazer pré-época. Tirando talvez o Diogo Gonçalves e o Rúben Dias, penso que mais nenhum chegou como o Eliseu chegou. Ou seja, já com preparação feita de casa para poder aguentar. Fiquei impressionado ontem com a exibição do Eliseu a nível físico. Esteve sempre mais rápido que os colegas e os adversários. Por exemplo, o João Carvalho foi uma desilusão nesse capítulo. Daí o nosso paupérrimo jogo ofensivo até aos 60 minutos.

      Achas mesmo que o Moreira não é jogador encarnado por causa de dinheiro?! Não! Ele não é nosso jogador porque nos treinos verificaram que o Varela é actualmente melhor e tem até maior potencial que o Moreira.

      Eliminar
    2. Completamente de acordo com tudo o que disseste. Digo mais ainda. Neste momento não vejo nenhum jogador da formação do clube com nível para entrar no plantel de caras. Nem Pereira, buta, horta, carvalho e diogo. Fico com dúvidas apenas nos casos de ruben dias e varela

      Eliminar
    3. Ora ai está. Por acaso gostei do Dias ontem até ao minuto 88 (quando ele rematou de fora da área numa altura que precisavamos de mais cabeça). Mas, gostei muito da atitude competitiva. Vê-se que tem querer e a mentalidade correcta para estar neste nível.

      Eliminar
    4. Rúben Dias pelo que se viu naquela meia hora ontem prepara-se para ser o segundo puto da B que ultrapassa o Lisandro na escala. Mas também fiquei com boas impressões do Pedro Pereira no jogo com o Guimarães...

      Quanto ao André Moreira vamos ver o que ele faz em Braga este ano. E quem seria esse guarda-redes superior ao Bruno Varela que viria para concorrer com Júlio César? E de caminho que entrasse numa lógica do que são as contratações do clube?

      Eliminar
    5. Há um guarda-redes sérvio em Tel Aviv... 😏

      Eliminar
    6. Mas é mesmo bom e sabemos isso, ou estamos no reino do FM? É que eu conheço esse tipo mas só porque me sai mais barato que o Donnaruma ou o Dragowski. Mas a dada altura havia um Hugo Pinheiro que era top.

      Eliminar
    7. Luva de ouro no mundial de sub20 em 2016 com o Zivkovic, ring a bell?!😉

      Eliminar
    8. Esqueci-me de responder a isto há bocado. Eh pá tudo muito bonito, mas no mundial sub-21 que perdemos com o Brasil, o Óscar está na China (cheio de dinheiro, mas na China) e o Nélson Oliveira no Championship.

      Daí eu perguntar se alguém tem visto exibições da Liga Israelita! ;)

      E o Trapp do PSG está a ter uma pré-época para esquecer. Pode ser que queria regenerar a carreira...

      Eliminar
    9. Ele tem jogado bem. Depois tem uma coisa que mais nenhum suplente das grandes equipas europeias têm: excelente jogo de pés.

      O alemão Karius que é suplente no Liverpool também me agrada e é relativamente jovem.

      O Trapp é frangueiro... esquece. 😉

      Eliminar
    10. Entre Trapp e Karius claro que prefiro o Karius (há um post anterior em que disserto sobre os redes alemães). Entre Trapp e Varela...

      Eliminar
    11. Varela está como estava o Rui Patrício quando começou. Precisa de jogar e precisa de alguém que confie nele. Antes o Varela que o Moreira, disso tenho a certeza. Agora confesso que se o investimento fosse baixo ia buscar o puto sérvio.

      😉

      Eliminar
    12. Nisso de Moreiras, se estamos a falar do José talvez, se do André lá para Maio falamos melhor. ;)

      Eliminar
  4. A minha dúvida é relativamente à motivação do jogador como disse, se é certo que foi obviamente observado nos treinos também o Pedro Pereira o foi de perto e tem jogado todos os jogos..
    Por falar no Pedro Pereira, já disse várias vezes que ele não é alguém que vá substituir o Nelson pelo simples facto que este é um defesa e somente isso. Pode ser um defesa de topo mas não será nunca um lateral de topo no futebol moderno. Defendo que deve haver uma adaptação a Central onde pode evoluir e trazer o equilíbrio que é preciso no campeonato português feito de transições.
    Um dos grandes problemas com a avaliação de Jogadores para o plantel têm a ver com as expectativas de o que se pretende ver nos atletas e nas adaptaçoes que devem ser feitas e não são. Por exemplo o João Carvalho será útil em 4-4-2 como falso ala/interior não muito diferente do que o Jesus fez com o João Mário. Para suplente do Fejsa o André Almeida seria a minha escolha clara.
    Por fim em relação ao Moreira eu mão disse que ele não veio por falta de dinheiro do Benfica para o contratar mas porque a avaliação ao seu valor de mercado era bastante inferior aquilo que nos foi exigido. A minha digamos que "percepção"neste caso é que se procurou negociar um empréstimo com opção de compra por um valor razoável que não foi aceite. Já agora ter Moreira ou Varela não é mutuamente exclusivo, penso que se deve trazer um jovem Grande talento para a baliza, Svilar talvez, mas também um redes experiente para alternar com o Júlio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jogadores também não podem ser constantemente levados ao colo. Ele tem de lutar pelo lugar e não pode achar que esse é dele por direito.

      Eliminar
    2. Estava a falar do Pedro Rodrigues... sobre o Pereira, bem acho que é dar tempo ao tempo. O próprio Buta também não me tem deslumbrado assim por ali além.

      Já agora, ontem vi a estreia do Semedo pelo Barça (e logo frente à Juve!!), mas também ele não deslumbrou... ou seja, não é fácil chegar e convencer logo. Por isso penso que a maioria dos adeptos está a exagerar na reacção de exigência. Aliás estou convencido que essa reacção é mais forte porque esconde o sentimento de frustração de termos de abrir mão de um talento como o Semedo. Mas, é a realidade em que vivemos e temos de saber conviver.

      Eliminar
    3. Sobre o João Carvalho, ele pode triunfar em qualquer posição do meio-campo para a frente se ele souber aprender e a adaptar-se ao que cada posição requer, no modelo de jogo encarnado. Talento tem ele a potes. Mas, se a questão fosse apenas talento, haveria muito bom jogador por aí que estaria igualmente na elite do futebol mundial. E, é isso que o Carvalho tem de meter desde já na cabeça.

      Ele ainda tem uma relação muito "verdinha" no futebol, ou seja, ele e a bola. Tem umas luzes de quando deve soltar a bola, mas ainda é muito imaturo a entender os espaços que deve ocupar em cada momento do jogo e o que deve fazer sobretudo sem a bola nos pés. Eu acredito nele como segundo avançado, mas não neste momento.

      Actualmente, penso que seria benéfico para ele adaptar-se à posição de falso ala esquerdo, como um ala mais cerebral. Mas, com um Rafa e agora um Willock que aliam velocidade, improviso e capacidade de decisão, torna-se mais difícil para o Carvalho...

      Quanto à posição de guarda-redes, o Júlio César está aí para as curvas. O Varela poderá, tal como aconteceu com o Ederson, evoluir um pouco mais na sombra do imperador.

      Eliminar
    4. Todas estas expectativas criadas ano após ano sobre potenciais reforços são sempre limitadas evidentemente, em parte porque só vemos o que se passa no jogos e para além disso não é cabeça dos adeptos que reside constantemente no cepo.
      Nenhum dos miúdos vai pegar de estaca e digo isto com regozijo porque a razão e que já lá temos as soluções no plantel.

      Eliminar
    5. As soluções são criadas através de evolução e não do tal "pegar de estaca". O Benfica hoje é talvez a empresa portuguesa mais germânica que existe tal o planeamento e ligação ao processo que possui, ao contrário do tradicional, desenrrascanso. Não é que este deixou totalmente de existir, mas deixou de ser regra para ser excepção, aliás como deve de ser.

      Eliminar
  5. Depois deste estágio no Algarve fiquei muito esperançoso com o Aurélio Buta... não sei se sou só eu que vejo nele o mesmo que vi no Semedo quando foi lançado ás feras no inicio da época 2015/16.

    De resto, só mais um apontamento... vejo muitos Benfiquistas a criticarem a exibição do Horta, mas esquecem-se que um jogador que raramente joga entra em campo muito mais pressionado do que outro a quem o treinador dá mais tempo de jogo. Eu não tenho memória curta e lembro-me das exibições do Horta o ano passado, por exemplo no jogo do Dragão. Deviamos ficar com ele, até por causa do número de jogadores formados localmente para as inscrições na Uefa.

    PS: Já se viu que a comunicação social não está interessada em dar destaque a mais uma conquista internacional do SL Benfica... a nossa equipa de triatlo sagrou-se campeã da europa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto o Pereira como o Buta estão muito verdinhos. O Semedo foi lançado com muito mais experiência e tempo de jogo que estes dois jovens de agora. Por isso devemos ter um pouco mais de calma.

      Quanto ao Horta, gosto muito dele, mas se ele quer mesmo triunfar no futebol de elite, não pode desperdiçar este momento. Este é o momento de sacrificar tudo para atingir a praia. Ele tem de considerar esta pré-época como uma competição, como uma espécie de mundial. Pois, é dessa forma que jogadores como o Filipe Augusto e o Chrien estão a viver.

      Parabéns triatlo! Resultado brutal, numa das mais duras modalidades olímpicas.

      Eliminar
    2. Tem de aproveitar a pré-época para mostrar ao Rui que pode contar com ele, é verdade... mas dado a sua pouca utilização até então, há que lhe dar alguma margem de erro. Quantos jogos fez o Horta nesta pré-época antes deste contra o Hull? Um jogador quando não joga com frequência, entra em campo com receio de errar e com a pressão extra de ter de mostrar qualquer coisa. Foi essa pressão extra que fez o Semedo (para dar aqui um exemplo concreto) errar no jogo contra a N.Zelândia para a T.Confederações.

      Eu lançava o Horta agora na Emirates Cup para ver se ele ganhava alguma rotina e logo seria avaliado o seu futuro.

      Eliminar
    3. É verdade, mas o Horta também tem de dar a corda aos sapatos. Saber lidar com a pressão é um pré-requesito para ser jogador do Glorioso.

      Ele que olhe para o que o Filipe Augusto e o Chrien estão a fazer nesta pré-época.

      Eliminar
  6. Boas,

    Estou fascinado com o Chrien! Técnica apurada e grande atitude na luta pela posse de bola. Médio-centro de encher o campo. Forte na progressão com bola e inteligente no passe. Sei que ainda é cedo, mas palpita-me que descobrimos mais uma pérola!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos a resposta que ele vai dar agora no estágio em Inglaterra. Vai ter muito menos minutos por isso terá de estar muito focado.

      Eliminar