25 julho 2017

Olhem quem está de volta!


Será que alguém acredita nele?



Esse é o grande problema do marroquino neste momento da sua carreira! O Taarabt tem de pensar realmente no que quer para a sua carreira desportiva. Ao contrário do que muita gente possa pensar, ele não é um grande problema para o Benfica, pois o clube encarnado sempre soube contornar o problema do seu vencimento elevado com empréstimos que lhe cobriam o valor já investido no atleta, quer em prémios de assinatura (recorde-se que ele veio a custo "zero", com tudo o que isso implica), quer nos seus vencimentos. O verdadeiro problema está do lado do jogador. O clube pode sempre colocá-lo onde lhe possam pagar o vencimento. E candidatos não faltam. O jogador tem nome e há muito campeonato secundário com bolsos cheios que o possa atrair. Não havendo muito espaço dentro do Benfica e mantendo-se os mesmos comportamentos, será fácil ele se fartar e aceitar esse tipo de propostas, que a meu ver irá prolongar a sua espiral de más opções de carreira.

Depois, a ganhar perto de 2M€/ano brutos até 2020, poderá dar a ilusão ao jogador de que está estável. Contudo, ele tem de pensar no seu futuro e, acima de tudo, no seu bem-estar. Passar a vida e o dinheiro com carros, mulheres, noitadas e outros tantos divertimentos, pode ser engraçado quando se tem vinte e poucos, mas à medida que a carreira de futebolista caminha para o fim, convém verificar o que se mantém. Exemplos não faltam de jogadores cuja cabeça não acompanha o talento. Veja-se o caso do inglês Paul Gascoigne, que acabou na falência. Ou, nem é preciso ir muito longe... no próprio Benfica, o caso do Vítor Baptista.

Mas, a sorte do Taarabt é que está num clube como o Benfica, com um ambiente espectacular para o jogador profissional de futebol que goste de... trabalhar! E, é precisamente isto que o internacional marroquino tem de fazer. Trabalhar com humildade e fazer as pazes com quem está a comandar o Benfica, de tal forma que possa voltar a ter oportunidades. Mas, ele que se prepare porque não vai ser nada fácil. Até porque o vencimento dele faz com que o Benfica não possa tê-lo parado sem jogar, sendo preferível que outro clube pague o seu vencimento através de um empréstimo. De qualquer maneira, mesmo num outro clube ele tem de trabalhar e lutar afincadamente por oportunidades. No momento, em que demonstre capacidade de sacrifício, trabalho e conduta profissional, tenho plena certeza que o seu enorme talento virá ao de cima e, depois, tudo o resto virá com naturalidade para o "Zidane" marroquino.




P.S.: Rui, será que não estará aqui uma solução para a posição "8"?

36 comentários:

  1. Nã, neste não acredito. É despachá-lo rapidamente. O empréstimo ao Génova já terminou?

    A nossa alternativa ao Pizzi é o Chrien, vais ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. So far, so good. ;)

      Quero vê-lo agora nestes dois jogos de nível de dificuldade superior...

      Eliminar
  2. Ouvi dizer que só tem mais um ano de contrato. Será? Já está há dois anos fora.

    ResponderEliminar
  3. Eu acredito no seu talento, não tanto na sua cabeça. Mas se ele o diz, quem somos nós para afirmar o contrário? Vamos ver se ele cumpre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ter que penar muito, mas só depende dele.

      Eliminar
  4. Este era bem trocado pelo Francisco Geraldes. O mestre fazia dele um grande jogador, o "crack do Lumiar"! Daqui por um ano ninguém se lembrava do Adrien...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitado desse miúdo. Vai ser outro Gauld nas mãos do Jesus. E, este vai de derrota em derrota, a ganhar 8M€/ano, num clube que está praticamente falido, não fosse o balão de oxigénio que a banca (leia-se Novo Banco) lhes deu. Disto já ninguém fala.

      Eliminar
  5. Este nem para o Clube de Futebol Benfica tem cabeça. E espero que as notícias sejam falsas. Espero que o contrato de empréstimo tenha para lá umas cláusulas daquelas que proíbem isto de acontecer. Mas vai daí nunca o Presidente-Sol meteu lá umas cláusulas em que o ganhador fosse o clube, pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. '(...)nunca o Presidente-Sol meteu lá umas cláusulas em que o ganhador fosse o clube, pois não?'

      Mentira: já o fez não só com um clube, mas logo com dois - o Mónaco e o Atlético de Madrid!

      :D

      Eliminar
    2. Isso são "clubes" eu estava a falar dO Clube. =P

      Eliminar
    3. Vocês os dois até parece que têm razões de queixa do presidente do Benfica.

      Eliminar
    4. O problema dos presidentes, como eu ainda ontem dizia a um companheiro sportinguista, é que só podem ser avaliados a posteriori.

      Exemplo dentro de portas: hoje é fácil dizer mal de Vale e Azevedo, mas quando avaliado no contexto do "excelente" trabalho de Manuel Damásio de repente não era assim tão mau. E em termos de transparência e sustentabilidade estes negócios com mendilhões não podem dar confiança nem sossego. Se hoje o Mendes é o agente da berra, se calhar até mais do que isso, o que acontece quando amanhã o deixar de ser (Veiga, cof cof) ou se se chateia com a "estrutura"?

      Eliminar
    5. PP, em primeiro lugar, limitei-me a fazer uma piada...

      Em segundo lugar, como já escrevi anteriormente, não tenho uma postura dogmática relativamente ao nosso presidente, nem num sentido nem noutro. Ou seja, não sou nem 'avençado' nem 'taliban' ;)

      Tenho exigência e espírito crítico sempre, apenas, porque só me interessa o bem do Benfica.

      E embora esta presidência me tenha deixado, ao longo dos anos, várias pulgas atrás da orelha, entre o deve e o haver faço um balanço muito positivo. Um tetra-balanço, se quiseres ;).

      Eliminar
    6. RB, diabolizas os negócios com o Mendes, mas já pensaste que é graças ao Mendes que temos acesso aos bolsos fundos dos tubarões europeus?

      O Mendes tem essa vantagem! O de podermos aceder rapidamente aos clubes que mais pagam por jogadores. E, sendo nós um clube exportador de talentos, é um "casamento" feliz. Até porque o Mendes não nos impõe jogador nenhum. Se assim fosse, o Danilo e o Moreira teriam ficado por cá. O máximo que ele pode fazer é dizer: "tenho este jogador para essa posição, querem testar? Interessa-vos? Se sim, então depois podemos fazer um plano de carreira para o jogador e para nós." Não vejo mal nenhum. Os negócios têm de ser bons para todos.

      O Veiga é de outra estirpe, parece-me. O Mendes criou um império de representação de jogadores. Profissionalizou por completo a actividade. Não só gere o jogador, como desenha planos de carreira para eles. E, consegue isto tudo, defendendo quem representa, mas também protegendo os interesses de todos os actores dentro da indústria.

      Eliminar
    7. Tens razão, Mendes é mesmo outra coisa. Mendes é mais o dono de facto do Benfica.

      E eu não demonico os negócios com o Mendes per se, demonizo a opacidade destes negócios e a forma como o clube se submete apenas e só as estes negócios. E quando o Mendes se chatear? É que estamos a falar do mesmo Mendes que desviou, num passado não muito distante, uns jogadores para um clube mais a Norte. Ou esquecemos isso tudo?

      Eliminar
  6. Entretanto, temos onze para o Arsenal!

    Vira o disco e toca o mesmo...ao primeiro adversário de topo, lá está Dom Salvio no seu trono...e o diamante já lapidado no banco...

    Vá lá que a dupla Seferojonas vai a jogo também!...

    Carregaaaaaa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi apenas um dos melhores do lado do Benfica...

      Eliminar
    2. Esteve bem nos nossos golos, mas deixou o Buta entregue às feras o jogo todo...já nem falo do segundo golo do Arsenal...

      Mas de longe o mais importante, para mim, é isto: está a relegar um jogador muito melhor que ele para o banco! Um jogador muito mais completo, muitíssimo mais inteligente, que percebe muito melhor o jogo, que tem muito melhores comportamentos em campo e se integra muito melhor num jogo COLECTIVO...

      Eliminar
    3. Hoje tivemos sorte, como o Salvio não jogou,,,só levámos 2 a 0.....
      Ele há cada um....

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    4. BP: O problema não foi o Salvio. O problema foi a nossa linha defensiva que quando a equipa sai para o ataque, não avança o suficiente para ficar sempre encostada ao adversário quando este consegue recuperar a bola.

      Eliminar
    5. P6: Hoje foi bem visível esse problema da linha defensiva frente ao Leipzig.

      Eliminar
    6. Fdx Sálvio um dos melhores? Eu imagino que escreves isto e te desatas a rir! Não digo que foi dos piores, não, mas dizer que foi dos melhores... Eh pá, na segunda parte, ainda antes de a coisa tomar proporções dramáticas, tem 3 lances de puro egoísmo sálvico que impossibilitam a equipa, lá está de chegar ao sucesso. E como o BP diz, a forma como Dom Sálvio deixa Buta entregue às feras é deliciosa. Diria mesmo que só sublinha aquilo que foi dito aqui várias vezes o ano passado: era Semedo que tapava os buracos de Sálvio, nunca o contrário.

      E depois as coincidências, que sendo isso mesmo e não se podendo estabelecer nenhuma relação causa-efeito: Lisandro em campo e a defesa a ser um passador furado, Sálvio fora e a equipa mais compacta.

      Eliminar
  7. Nenhuma defesa do mundo sobrevive à entrada em campo de Lisandro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não perdes pela demora... até parece que fez de propósito. Preferias que ele tivesse deixado a bola passar, não?

      Eliminar
    2. Nesse lance, por bizarro que possa parecer, preferia que ele tivesse mandado a bola para fora.

      Mas já escrevi aqui várias vezes que não é por 'dois auto-golos' em dois jogos consecutivos que o quero ver no corredor fast track do aeroporto da Portela...não cumpre os mínimos de QI futebolístico, é dos jogadores mais burros que já vi jogar no Benfica. Ontem, mais uma vez, cumpriu-se a tal 'estatística' que querias que eu te mostrasse há dias: Lisandro em campo, oportunidades flagrantes de golo umas atrás das outras para o adversário. É que é trigo limpo, farinha Amparo! Porque é burro, não percebe o jogo e porque não percebe o jogo, está sempre a dar cabo dos comportamentos da nossa última linha - com os seus posicionamentos e movimentações, quase sempre alimentados por referências individuais, como se estivesse a jogar lá na rua com os amigos...

      Eliminar
    3. E, não achas que foi isso que ele tentou fazer?!

      Sempre a bater no tipo. Não te cansas?

      Eliminar
    4. Eh pá, um tipo vai de fim de semana e quando volta isto tem o dobro dos comentários!

      Claro que Lisandro não tem culpa pelo auto-golo, nenhum defesa está isento disso. Mas mesmo sem culpas que é um tipo com um azar do Kralj, que quando está em campo todos jogam pior e a defesa é mais escorregadia que manteiga no meio de um incêndio florestal, isso é!

      Eliminar
  8. Júlio César só sai da baliza se houver uma ameaça de bomba.

    ResponderEliminar
  9. LFV só reforça a baliza e a defesa se levarmos 10 do Leipzig amanhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não reforçava com mais nenhum jogador este plantel. Emagrecia-o isso sim. Mas, há muito talento para crescer e evoluir nesta temporada.

      Eliminar
  10. PP, já não é a primeira nem a segunda vez que mostras ser desprovido de sentido de humor...

    É que pura e simplesmente não reconheces a utilização de recursos de comunicação tão básicos como a hipérbole, a sátira e a ironia!

    Deve ser triste viver assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é triste é passar a vida toda a escrever mal de certos jogadores. E, escrevo isto sem qualquer ponta de ironia, sátira e hipérbole.

      Eliminar