23 junho 2017

A equipa de hóquei do Benfica...


... à Federação Portuguesa de Patinagem.



E, quanto a mim fez muito bem. Aliás, fosse eu dirigente do Benfica e já estava a tentar entender junto da Federação de Patinagem espanhola sobre a possibilidade da equipa lusa integrar o seu campeonato já na próxima temporada, abandonando o campeonato nacional sob protesto. E, vou ainda mais longe, porque acredito que o possível sucesso de uma situação dessas poderia estender a outras modalidades, como por exemplo, o futebol. É que a lama que não pára de jorrar do futebol português começa a ser demais para um clube como o Benfica que quer crescer ainda mais e está agarrado a um contexto que nem nas melhores previsões irá crescer. O desporto profissional em Portugal é, tirando o Benfica, perdoem-me os mais sensíveis, do mais amador que pode existir na Europa. Bem, mas fiquem aqui com o comunicado do Benfica, pois explica muito bem a nossa posição.


INDIGNAÇÃO E PROTESTO NO HÓQUEI


O Sport Lisboa e Benfica informa que não comparecerá, este sábado, em Gondomar, na final four da Taça de Portugal de Hóquei em Patins. 
Esta decisão da Direção do Sport Lisboa e Benfica justifica-se pela necessidade e urgência de se tomar uma posição clara que demonstre o estado de degradação que atingiu este ano a cúpula da modalidade e o total desacordo com alguns critérios – ou falta deles – da parte da direção da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) e dos órgãos que a compõem (Conselho de Arbitragem, Conselho de Disciplina e Conselho de Justiça). 
Importa realçar que esta decisão nada tem a ver com as outras três equipas que, de forma meritória, conquistaram o direito legítimo de competir, nesta fase final da prova, pela conquista da Taça 2016/17. 
Ao longo de toda a época, a equipa de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica foi sentindo que muito dificilmente poderia jogar em igualdade de circunstâncias com outros competidores no Campeonato Nacional, por circunstâncias alheias à mera e sã competição desportiva. 
Perante evidentes sinais de dualidade de critérios nos bastidores, decisões erradas em pista e sucessivas nomeações de árbitros difíceis de compreender, jogadores e equipa técnica levaram a definição do campeão até à última jornada, com assinalável resiliência e espírito competitivo. Mas infelizmente, o pior estava para acontecer. 
No decorrer do dérbi de Alverca – intenso, competitivo, uma autêntica final –, ficou clara a inexistência de imparcialidade em algumas decisões, quer para quem o viu no pavilhão quer para os muitos milhares que acompanharam as incidências da emotiva partida pela televisão. Algo que ficou bem expresso, pela forma como foi anulado de forma inexplicável, a poucos segundos do apito final, o golo que daria o 6-5 e muito provavelmente a conquista do 24.º Campeonato para o SLB. 
Sobre todos estes temas, o Sport Lisboa e Benfica vai apresentar uma vasta exposição junto das entidades competentes, que deverão analisar, entre outros aspetos relevantes, a viabilidade dos atuais órgãos da FPP e até a “utilidade pública” da mesma federação que, nas mais diversas áreas, continua a anos-luz dos principais clubes que compõem aquele que é considerado o melhor campeonato do mundo. 
O SL Benfica procurou, durante toda a temporada, junto das instâncias oficiais, compreender as razões para o estranho critério de nomeação de árbitros, mas não foi possível ouvir explicações e isso diz algo das decisões tomadas. Pediu justiça para os injustificáveis castigos a atletas do Clube – até por comparação com outras situações –, mas, mais uma vez, não foi bem sucedido. 
No final de tudo isto, parece que os únicos a quem foi “tirado o sono” foi aos atletas, técnicos, dirigentes e adeptos do SL Benfica, como o comprovam declarações públicas de alguns responsáveis de órgãos pertencentes à FPP ou até a nomeação para o jogo da meia-final da Taça. 
Nas últimas cinco temporadas, o SL Benfica sagrou-se duas vezes Campeão Europeu, conquistou muitas provas do calendário nacional com as suas equipas seniores masculina e feminina (que também venceu uma Liga Europeia), colaborou para o desenvolvimento do hóquei em patins jovem, organizou eventos e participou em iniciativas de promoção à modalidade e, em conjunto com os outros clubes, contribuiu para as grandes audiências televisivas do hóquei em patins. Acabou, contudo, por ser ignorado e perseguido durante toda esta temporada. A anulação de um campeonato a 23 segundos do final, sem qualquer motivo para tal, é apenas o espelho de uma época em que nunca houve igualdade de circunstâncias. 
O Clube toma esta inédita decisão na sua história não apenas por interesse próprio, mas acima de tudo pelo bem da modalidade. É impossível que o profissionalismo, dedicação, empenho e paixão de clubes como o Benfica continue a conviver e estar dependente do amadorismo e “velhos hábitos” que vigoram no hóquei nacional, desde a primeira divisão às divisões inferiores, dos seniores à formação, do masculino ao feminino.  
Que fique claro: tudo isto nada tem que ver com o FC Porto e a UD Oliveirense, cujas equipas lutaram arduamente pelo título nacional e que beneficiarão também, em igual medida ao SL Benfica, das evoluções positivas que se verifiquem nas estruturas que organizam as competições em Portugal. 
Finalmente, porque todo o grupo de trabalho do Hóquei em Patins merece um fecho de época na companhia de quem sempre esteve presente nas bancadas, informamos que se realizará um treino à porta aberta, este sábado, no Pavilhão Fidelidade, às 18h30, hora para a qual estava agendada a meia final da Taça, em Gondomar. 
Lisboa, 23 de junho de 2017 
Sport Lisboa e Benfica 

8 comentários:

  1. Essa de ir participar em espanha e quase desespero XD, nos temos de continuar ca porque o pais e que tem de melhorar as suas competiçoes, eles e que estao mal nao nos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O país só melhora quando todos aqueles "rapa tachos" perceberem que o negócio que têm em mãos foi por água abaixo porque foram corruptos. Isso fará rodar as cabeças, porque as pessoas irão querer competição. Logo, isso obrigará a uma revolução e quando isso acontecer, o Benfica poderá regressar.

      Eliminar
  2. sair ontem já era tarde, passou-se algo análogo no basquet, o SLB não quer ser beneficiado em nada, apenas não quer ser prejudicado, parabéns aos campeões do hóquei, o título faz-lhes mais falta a eles que a nós, é o único do ano e por isso mereceu este roubo...a Federação pode meter os velhos corruptos que lá tem, a bater palmas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 《O título faz-lhes mais falta a eles que a nós, é o único do ano e por isso mereceu este roubo》, mas o que é isto?!

      Agora pensa-se desta forma? É por isso que neste país se rege pela mediocridade.

      Eliminar
  3. Bastariam começar as consultas ou negociações e as vendas de papel higiénico disparavam.

    Sem o SLB no campeonato, quantos pavilhões esgotariam a lotação numa época inteira ? Quantos patrocinadores continuariam a investir no hóquei ?

    Até as estações de televisão ponderariam comprar os direitos no campeonato vizinho (que seria bom para eles), e como os euos não esticam, se calhar deixariam o português para os Dragartos Channel.

    Era adeus campeonato como o conhecemos, numa modalidade já de si tão frágil - seria sustentável para a esmagadora dos clubes profissionais?

    Pois... se calhar temos mais poder do que eles pensam, mas não aquele poder que nos acusam de ter!

    Rui Pinheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que temos mais poder! E está na hora de começar a usá-lo, não apenas em nosso proveito, mas para o resto da modalidade no país.

      Eliminar
  4. Ando há anos a falar nisso. E a ser insultado também por isso. Sei é que o Benfica tem de sair da zona de conforto porque o Benfica já não cabe neste país. E se quer crescer tem de ombrear com os maiores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente. E até te digo mais, é deixá-los a (des)governar por cá para perceberem que com aqueles clubes e aquelas gentes não teremos mais que um desporto medíocre.

      Eliminar