26 junho 2016

Vai puto!


A partir deste momento o lugar é teu.

O jogo nacional mudou completamente com a entrada de
Renato Sanches na partida frente à Croácia. Esperemos
que Fernando Santos tenha entendido que o "puto" tem
de jogar sempre e de início.
Não há volta a dar, a partir deste momento e muito provavelmente até ao final da sua carreira, o Renato Sanches será o titular naquela posição do meio-campo da selecção das quinas. Ontem houve claramente dois jogos distintos de Portugal. Um antes e outro depois da entrada do "Bulo". É verdade que olhando para as inúmeras medidas do estado do jogo em forma de estatísticas, a exibição de Renato Sanches não é de perto nem de longe a melhor em campo. Por curiosidade, o melhor a nível nacional foi o Cédric Soares que quanto a mim ganhou o lugar. O Pepe esteve imperial na defesa e o Quaresma foi o autor do golo da vitória. Mas, a energia contagiante com que o miúdo joga, a sua reacção imediata de lutar contra o erro, de nunca desistir, tudo isto faz-me pensar no quanto a ciência do futebol precisa ainda de evoluir... 

Grande jogo do "Bulo" frente à Croácia.
Como se quantifica tudo isto? É muito difícil, mas o mais engraçado é que toda a gente, mas mesmo toda a gente sente isso. Será carisma? Será qualidade? O que eu sei é que no momento em que ele lança o contra-ataque nacional no minuto 117 (após bola no poste de Perisic na baliza de Rui Patrício - depois queixam-se que não temos sorte...), todos nós, incluindo os próprios jogadores em campo, gritámos ou pensámos todos no mesmo: VAI PUTO! E, ele foi! E, fomos todos felizes! Muito felizes! Finalmente, a nossa primeira vitória no torneio. E, merecidíssima, diga-se!

Este Renato Sanches não engana. É um campeão puro!
O Renato pode falhar imensos passes, assim como muitos falham com a sua idade e, sobretudo, a jogar contra os melhores da Europa (e do mundo). Mas, aquela atitude de nunca desistir, de nada temer e de gostar de ir para cima deles... é única! É ela que o faz distinguir de todos os outros médios a nível nacional e até mesmo internacional. É ela que o fará certamente atingir o estrelado onde poucos conseguem atingir. Uma coisa é certa, há um ano atrás estava a fazer a transição da equipa de júniores para a equipa B do Benfica, ao mesmo tempo que estava a fazer alguns treinos com a equipa principal encarnada. Passado um ano, já foi campeão nacional e está a comandar o meio-campo da selecção nacional. Haverá limites para este miúdo? Eu penso que não!

Com exibições destas frente à Croácia, não é de espantar que toda a gente o reconheça
como o melhor em campo. Parabéns Renato!



P.S. 1: Fui o único a ver o Modric a ir pedir para trocar de camisolas com o Renato no final da partida? Nada melhor que a aceitação dos seus pares, não acham?

P.S. 2: Será que o Fernando Santos vai ter em consideração as seguintes opiniões de alguns ilustres do mundo do futebol?


6 comentários:

  1. Génio, e decisivo ! Mas mesmo assim na minha opinião o homem do jogo foi o Pepe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o site whoscored o melhor português em campo foi o Cédric com 7.7/10, o melhor do jogo foi o Srna com 8.4/10.

      Também gostei do Pepe, apesar de ter-me dado uns valentes sustos. Por exemplo o lance que depois dá origem à bola ao poste do Pericic foi de uma perda de bola dele.

      Quero ver se escrevo sobre a nossa forma de jogar, mas posso adiantar que se tivéssemos mais paciência no ataque jogaríamos muito mais.

      ;)

      Eliminar
  2. A irreverência, a velocidade, a agressividade, o meio campo de Portugal transfigura-se com o Renato. Mais uma vez o Renato mexeu com o jogo de Portugal. Para quando a titularidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Renato domina muito o jogo de transição, sobretudo a ofensiva. Está na flor da idade e tem uma energia transbordante. Mas, com tanta potência ainda lhe falta algum controlo. O necessário para poder elevar o seu jogo a outro nível. As perdas de bola que ele tem são disso reflexo. Algo que já tinha falado aqui no blog aquando da eliminatória da Champions frente ao Bayern de Munique.

      A nossa sorte é que a tendência é ele ir melhorando. Não sei se a tempo do final do Euro2016, mas na próxima temporada antecipo uma evolução notável, ainda por cima com Don Carletto.

      ;)

      Eliminar
    2. Sem dúvida que na próxima época a trabalhar com esse Grande Senhor do futebol, o Renato vai evoluir muito.

      Eliminar
    3. Assim o espero. Só tenho receio do período de adaptação, porque ele vai para um contexto completamente diferente. Mas, acho que será fundamental para ele. Espero que a família também o acompanhe nesse processo de evolução/adaptação, porque será fundamental isso. Veja-se o caso do CR7 por oposição ao Quaresma.

      Eliminar