06 junho 2016

Jogando assim...


... ganhará a titularidade no Benfica 2016/2017!

O forte investimento no internacional A mexicano por parte da SAD encarnada já seria motivo forte para dar-lhe mais oportunidades para a titularidade na próxima época. No entanto, face ao final de época em grande no Benfica e agora com as mais recentes exibições na selecção do México, o Raúl tem de ser aposta forte na próxima época. Na Copa América Centenário 2016, nos Estados Unidos da América, foi fundamental para a vitória do México frente à poderosa selecção uruguaia, uma vez que os dois golos da vitória vieram a passe do poderoso avançado.

Provavelmente exibições como esta abrirão no curto prazo as portas para a titularidade na sua selecção. Quanto ao Benfica... bem, penso que tem tudo para o ser. No entanto, se for aos jogos olímpicos, chegará mais tarde ao clube e isso poderá ser prejudicial no curto prazo. Depois, há ainda a questão da saída ou da manutenção de Jonas na Luz... é que se o brasileiro sair, vejo com bons olhos a entrada do Raúl para essa posição. Aliás, não tenho dúvidas que continuaríamos a fazer muitos golos. Apesar de não contarmos com a classe e o talento do "pistolas", estou certo que a maioria dos Benfiquistas teria uma agradável surpresa, pois o camisola 9 é muito mais do que propriamente o atleta que todos nós reconhecemos ser (potência, velocidade, mobilidade, resistência física). Para além disso e do seu enorme oportunismo, tem também um nível técnico muito elevado que ainda não conseguiu explanar bem na Luz (à excepção de um ou outro pormenor).

Agora, o leitor que saboreie um pouco as suas assistências para golo no encontro do México frente ao Uruguai. No segundo golo, é dos pés dele que sai o passe para o remate de pronto do defesa central Rafael Marquez.


No terceiro golo do México, Raúl Jiménez é quem ganha o lance de cabeça para o extremo esquerdo mexicano, que por sua vez tenta-o servir com um cruzamento no qual ele até se atrapalha por o cruzamento sai um pouco para trás (ou será que o "speedy González" foi mais rápido que todo o mundo e se colocou demasiado à frente?), mas que mesmo assim, tem discernimento para um toque de classe servir para a cabeça do "portista" Herrera finalizar de baliza aberta.





P.S. 1: Mesmo que o Jonas saia, não acho que seja necessário a contratação de mais avançados. É apostar no Raúl e no Mitroglou. Se bem, que penso que Gonçalo Guedes e a recente contratação do Cervi poderão combinar igualmente bem como Mitroglou e Jiménez, respectivamente. E, depois há ainda o Nélson Oliveira, que pessoalmente penso que poderá oferecer ainda muito, em termos desportivos, aos encarnados.

P.S. 2: Por falar em avançados, depois do empate inicial a zeros frente ao Equador por parte do "escrete", o tema sobre Jonas necessitar de jogar com outro avançado ao lado vem à baila. Sinceramente, é uma falsa questão. Jonas, pode render muito bem sozinho no meio dos centrais. No entanto, precisa que os jogadores que o acompanham no ataque sejam igualmente jogadores que gostem de finalizar, algo que não acontece tanto com o Coutinho e com o William. Talvez fosse interessante ao Dunga colocar Hulk ou Gabriel Barbosa no onze titular. E, já agora, em vez de um meio-campo tão musculado, que tal dar mais criatividade com um dos três ser Ganso ou Lucas Lima? De certeza que Jonas e o Brasil agradeceriam. Mesmo assim, basta ver um resumo do jogo frente ao Equador para perceber a quantidade de bolas que o Jonas deu aos colegas para marcar golo, para perceber o quanto ele está a jogar no ataque.

6 comentários:

  1. Até gosto do Jimenez, ainda para mais veste a nossa camisola, mas não o consigo ver como jogador para o Benfica.
    Ele entrou aos 83 e falha o remate, ou é desviado nos dois lances dos golos. Acho que não são 10min em campo em alta rotação que o farão indiscutivel no nosso clube. Mas isto é a minha visão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zim N.,

      Não são estes 10 minutos frente ao Uruguai propriamente dito. São sim, os inúmeros 10 minutos que ele já contabiliza esta temporada e sempre a ser decisivo.

      Se há jogador que está a merecer mais minutos de campo, quer seja no Benfica ou na sua selecção nacional, esse alguém é o Raúl.

      Eu até não fui muito a favor da sua vinda, por causa do custo, mas também porque achava que o Nélson Oliveira sendo aposta real no Benfica iria triunfar. No entanto, o Raúl tem dado muito boa conta do recado e tem merecido os meus elogios. Parece-me um jogador muito equilibrado e com um potencial terrível.

      Estou convicto que se fizer uma época a titular no Benfica, irá fazer uma grande temporada a nível e provavelmente sairá com um enorme encaixe na Luz.

      ;)

      Eliminar
  2. E ainda há quem fale no Nélson Oliveira...safa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu falo no Nélson porque reconheço-lhe qualidade. Aliás, basta ver o que ele tem feito esta temporada em Inglaterra. E, estou certo que só não vai ao Euro2016 por causa da lesão no final da temporada, tal como o Bernardo Silva.

      Não entendo o porquê de tanta gente não lhe reconhecer qualidades.

      Eliminar
  3. Vejo que não mencionas como hipótese para a frente, nem o Jovic, nem o Saponjic. Achas que são para manter na equipa B?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jovic e o Saponjic nem sequer fizeram 6 meses de casa ainda. Penso que têm de ser pacientes, até porque há muita qualidade na equipa principal e com outro nível de experiência.

      Dito isto, e a exemplo desta temporada, estou certo que terão imensas oportunidades de jogar na equipa principal. Sobretudo, o Jovic. No entanto, ambos têm 18 (para 19) aninhos. E, depois para a posição de segundo-avançado, o Benfica tem ainda o Djuricic e o Taarabt, que embora não estão muito famosos entre os adeptos, basta fazerem uma boa pré-época para isto mudar de figura e serem apostas.

      Pessoalmente, acho que o "timing" de Jovic será na outra temporada. Esta, tem de ser de Gonçalo Guedes (por uma questão de continuidade com o trabalho feito esta temporada), e de Djuricic e Taarabt, ou apenas um deles (para rentabilizar o investimento feito neles).

      Já agora António Viegas, para mim o lugar do Cristante esta temporada seria a comandar o meio-campo da equipa B, pelo menos nos primeiros 6 meses. Seria ele o 3º jogador de meio-campo da equipa principal para a posição "6" (e possivelmente "8"). Acho importante termos o italiano por perto para não corrermos o risco de se perder o investimento (6M€).

      Os dois jogadores para a posição "6" seriam o Fejsa e o Pelé que retornaria de empréstimo. Isto num cenário em que um dos nossos centrais é vendido, pois assim, faria descer o Samaris a essa posição, pois no modelo de jogo que defendo para o Benfica, os centrais são os primeiros construtores de jogo e os últimos defesas.

      A posição "8" seria aquela que como treinador promoveria uma competição pelo lugar na pré-época. De um lado André Horta, João Teixeira e Raphäel Guzzo. Do outro, Djuricic e Taarabt. 5 jogadores para 2 a 3 posições no plantel. A prioridade aqui é aproveitar o que se tem antes de ir ao mercado. Contudo, se houver uma oportunidade para todos no mercado, porque não?! Aliás, é nesse contexto, que tenho defendido certos jogadores em artigos mais recentes...

      Bem só falta falar das alas. As defensivas, tentava não mexer muito. Já as ofensivas, o mais certo é o Nico sair. Vai entrar o Cervi, mas vejo-o mais como segundo avançado que um extremo puro. Gostava que o Carcela mantivesse, assim como o Pizzi e que ambos pudessem jogar como extremos falsos. Como o Gonçalo Guedes estou a incluí-lo também no ataque, sobra-nos o Salvio e o Nuno Santos. Dois jogadores com lesões complicadas, mas que também deverão estar com uma fome de bola impressionantes.

      Eliminar