30 abril 2016

Porque não irem para a equipa B?


Como juntar o útil ao agradável e resolver vários problemas na equipa B e na equipa de júniores?

São já conhecidos os problemas da equipa B esta temporada. A equipa está recheada de jovens com idade ainda júniores que por mais talentosos que sejam, carecem da experiência suficiente para fazer face a uma liga que embora nem sempre bem disputada é madrasta para quem erra. E, todos nós sabemos que errar faz parte de qualquer processo de formação. Por isso, é com alguma naturalidade que vejo a posição da equipa B do Benfica na 2ª Liga nesta temporada. Contudo, penso que é tempo de agir. Já não há mais tempo para possíveis rectificações e é preciso soluções rápidas e eficazes.

Assim sendo, que melhor opção para a equipa B que um quarteto defensivo da equipa principal? E, que quarteto... para muitos seria, em condições normais, o quarteto defensivo titular desta temporada. No entanto, as lesões e as exibições dos colegas que entretanto ganharam a titularidade fizeram com que Rui Vitória ainda não os lançasse na equipa principal. E, estando esta numa fase de grandes decisões, não há espaço nem tempo para estes ganharem ritmo e protagonismo. Portanto, estão mais que disponíveis para jogarem na equipa B. Aliás, até considero fundamental que o façam para irem ganhando ritmo de jogo. Por exemplo, tanto o Luisão como o Lisandro que têm estado tanto tempo parados, fazem com que tenhamos algumas dúvidas em que condições se apresentarão caso tenham de entrar em campo. Pessoalmente, preferia correr o risco de utilizar o Samaris como adaptação no centro da defesa que qualquer um destes dois, neste momento. Ainda para mais depois do que o grego fez em São Petersburgo. Depois, para as laterais, Rui Vitória tem ainda o Sílvio que pode jogar tanto à direita como à esquerda, podendo substituir o André Almeida e o Eliseu, respectivamente. Logo, Semedo e Grimaldo podem ganhar ritmo de jogo na equipa B.

Calma! Não quero que o Semedo, o Luisão, o Lisandro e o Grimaldo fiquem para sempre na equipa B...

Mas, não é só estes quatro que podem dar uma perninha (e uma ajudinha ao Hélder Cristóvão) na equipa B. Gonçalo Guedes, Jovic e Taarabt são outros que podem jogar na 2ª Liga. É verdade que o Guedes, o Semedo e o Jovic já têm jogado, assim como o marroquino já jogou noutras alturas da temporada, mas com a margem de erro a ser nula, esta deveria ser a aposta. Para o treinador Rui Vitória isto seria muito bom, pois no que falta do campeonato, ainda era capaz de ter mais uns quantos jogadores prontos e capazes de fazer mais um ou outro jogo da equipa principal.

Depois, os problemas que a equipa de júniores enfrenta - actualmente na 5ª posição (de 8 posições) na 2ª fase de apuramento de campeão do campeonato de júniores A - poderiam ser resolvidos de forma idêntica. Desta feita, quem desceriam até à equipa de júniores, reforçando-a, seriam os jogadores da equipa B com idade júnior. Nesse lote, jogadores como o Rúben Dias, o João Lima, o Yuri Ribeiro, o Francisco Ferreira, o Gilson Costa, o Pedro Rodrigues, o Filipe Ferreira, o João Carvalho, o Oliver Sarkic e o Diogo Gonçalves, podem muito bem reforçar a equipa de júniores bem a tempo de lutarmos pelo título de campeão naquele escalão. Pelo número de jogadores que podem jogar nos júniores - mais de 2/3 do plantel da equipa B - dá para entender melhor a posição que a equipa de Hélder Cristóvão ocupa na 2ª Liga e que merece uma reflexão profunda no final da temporada. Mas, neste momento, há que aproveitar o que se tem, as nossas necessidades e o positivo de toda esta situação criada.




P.S.: Fica aqui a minha equipa B do Benfica que utilizaria frente ao Porto B (e líder da 2ª liga) no próximo domingo...

Notar que desta forma a equipa B mantém um sistema
idêntico ao da equipa A, facilitando o processo de adaptação.

16 comentários:

  1. Quais são as tuas credenciais como "expert" em futebol ?
    Se pensas que sabes mais que o nosso corpo técnico, candidata-te, dando a conhecer os teus diplomas e pode ser que haja uma vaga para ti...!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, o que isso tem a ver com o que escrevi? Isto é um espaço de opinião e de debate.

      Esse teu comentário acaba por ser a antítese do que se pretende por aqui.

      Eliminar
    2. Foi precisamente o que eu fiz: exprimi a minha opinião ( sem rancor nem desdém pelas tuas sugestões...)! Simplesmente seria deploràvel se o nosso "staff" para o futebol estivesse à espera de sugestões vindas de fora, mesmo de pessoas da esfera Benfiquista, mesmo se tiverem
      sentido. As minhas palavras lidas " a seco" podem ser interpretadas como decaladas em relação às tuas sugestões mas sö tentei demonstrar o que seria um CLUBE COMO O NOSSO estar à mercê de ideias do exterior, sobretudo em matéria de Futebol, isto em fim de época...! Jà temos um orçamento que ( não sendo como em Espanha, França, Alemanha e Inglaterra...), é enorme em Portugal e não deve permitir NUNCA MAIS esse tipo de impasse em matéria de organização interna. Ê a minha
      opinião que vale como uma outra qualquer. Que tudo nos corra bem na Madeira é o que eu desejo. Este é que é o desafio MAIS IMPORTANTE
      da época como todos jà deduzimos.

      Eliminar
    3. Meu caro, se isso é uma opinião sobre o tema, vou ali e já venho. Acho que tens um problema de iliteracia.

      O que fizeste foi eu ter acabo de falar sobre alhos e tu vires para aqui falar sobre bugalhos. Nada a ver!

      Confesso que fiquei vaidoso por as tuas palavras deixarem subentender a possibilidade de alguém do "staff" encarnado vir aqui e ler estas minhas opiniões pessoais.

      Por fim, partes do pressuposto que eu escrevo como sendo o dono da razão, quando apenas dou a minha opinião e a tento fundamentá-la o mais possível.

      Eliminar
  2. lisandro e o grimaldo ok mas os outros nao. o luisao é o nosso leader e precisamos do nelson na equipa A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente por precisarmos deles na A que estou a mandá-los agora para a B. O Nélson Semedo não pode voltar a entrar como entrou noutro dia frente ao Setúbal. Fez um péssimo jogo a todos os níveis, porque claramente não tinha fio de jogo nenhum.

      E, quanto ao Luisão, apesar de ser o nosso líder, não vejo problema nenhum em ir à equipa B num domingo, depois ir logo de seguida apoiar a equipa A. Recordo que se o Luisão nas pré-épocas demora sempre algum tempo até atingir novamente o seu pico de forma, nem quero imaginar agora.

      Eliminar
    2. De qualquer maneira, também não exijo que todos estes fossem para a equipa B, assim como todos aqueles da B fossem para a equipa de júniores.

      Apenas acho que devem juntar o útil ao agradável.

      Eliminar
    3. Fazem parte dos plantéis profissionais do Benfica, são pagos pelo Benfica, têm mais é que trabalhar pelo Benfica. Mas caro PP, amanhã teremos oportunidade de dar ritmo de jogo aos menos utilizados e em caso de boas exibições serão hipótese para a Madeira, exibições menos boas toca a ajudar a equipa B.

      Rumo ao TRInta e Cinco

      Eliminar
    4. Amanhã podemos dar ritmo a alguns deles, mas não a todos. Para mim seria uma loucura e contraproducente o Vitória meter um onze inteiro de reservas, porque um resultado desfavorável, seria um aumento brutal da pressão que o Benfica já está a sofrer.

      Eu vejo as coisas deste prisma: há jogadores que estão no banco e estão prontos para entrar na equipa, outros estão a melhorar e podem entrar dentro de certas condições, mas há outros que não estão em condições. No primeiro nível estão o Samaris, o Talisca, o Carcela e o Rául. No segundo, estão o Gonçalo Guedes e o Salvio. E, no terceiro, estão os restantes: o Sílvio, o Semedo, o Luisão, o Lisandro e o Grimaldo. Daí veja com bons olhos a cedência destes na equipa B para ganharem algum ritmo.

      ;)

      Eliminar
    5. Plenamente de acordo. Muitas vezes Jardel jogou na B (com Miguel Vitor) quando estava tapado por Garay.
      Quando teve oportunidades estava preparado e respondeu à altura.
      O seu exemplo devia ser seguido. Noutros campeonatos isto é algo banal, por aqui é que é um drama.

      Rui Pinheiro

      Eliminar
    6. Acho que este ano faltou fazerem mais vezes isso. Aliás penso que a comunicação entre equipas A e B deveria ser revista a aprimorar algumas coisas que são muitíssimo importantes.

      Eliminar
  3. O Marítimo tinha seis jogadores em risco de exclusão para o jogo com o Benfica. SEIS. Edgar Costa, Alex Soares, João Diogo, Deivison, Gazharian e Tiago Rodrigues - acho que eram estes. Quase todos eles habituais titulares ou no mínimo suplentes muito utilizados. Alguém quer arriscar adivinhar quantos desses jogadores, HABITUAIS TITULARES, foram utilizados hoje na saída ao Estoril?
    Pois é. Viva a verdade desportiva. Uns jogam contra a equipa b do União. Outros vêem os adversários poupar-se de propósito (já o Rio Ave o tinha feito). Afinal a mala inclui as regiões insulares? caramba, devem ser milhoes o premio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só espero que o prémio esteja a acumular de semana para semana...

      😉

      Eliminar
  4. Concordo com a necessidade de alterar alguns jogadores para as duas finais e tb o de ajudar a equipa B pra que a descida não seja realidade. O que não entendo é o discurso de "ganharem ritmo" mas ganhar ritmo pra quê? Pra pré-temporada? Pro Marquês? Mas ta tudo louco? Acho que o carcela deve entrar pro lugar de pizi, o Raul pra desgastar a defesa, Guedes pra ganhar poder de choque incluso acho que o talisca pro lugar de Jonas não seria mal pra equipas fechadas, alguém que remate de fora da área

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a necessidade de alterar alguns jogadores para as duas finais e tb o de ajudar a equipa B pra que a descida não seja realidade. O que não entendo é o discurso de "ganharem ritmo" mas ganhar ritmo pra quê? Pra pré-temporada? Pro Marquês? Mas ta tudo louco? Acho que o carcela deve entrar pro lugar de pizi, o Raul pra desgastar a defesa, Guedes pra ganhar poder de choque incluso acho que o talisca pro lugar de Jonas não seria mal pra equipas fechadas, alguém que remate de fora da área

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O discurso de ganhar ritmo é apenas o seguinte: é preferível meter em campo um jogador com minutos nas pernas em jogos de segunda liga que meter jogadores com ritmo de meiinhos.

      Carcela, Raúl e Talisca são tudo jogadores que mesmo suplentes têm acumulado minutos de jogo. O mesmo não acontece com Luisão e Lisandro, por exemplo.

      Eliminar