28 junho 2015

Os meninos de ouro


Porque não vamos saber aproveitar uma geração de talentosos campeões?

Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro são dois dos rostos da talentosa selecção nacional sub 21 que alcançou a final do campeonato europeu do seu escalão, ao aplicar uma "chapa 5" frente à congénere germânica. Comandados pelo inteligente treinador Rui Jorge, que soube montar muito bem uma equipa à imagem dos talentos que tem à sua disposição, e jogando num 4-4-2 em losango que muitas vezes se transforma num 4-3-3 com Bernardo Silva a funcionar como um "Messi" no sistema do Barcelona, a selecção nacional sub 21 tem sido a sensação do torneio. Se juntarmos a isto o efeito claramente positivo das equipas Bs, que dão a estes jovens o espaço competitivo para eles crescerem e evoluírem futebolisticamente, mas também o talento e o virtuosismo de uma geração altamente preparada, percebemos que se trata mais de dar continuidade ao trabalho até aqui desempenhado que propriamente um acaso conjectural.

Como Benfiquista apenas fico a lamentar como não nos foi possível aproveitar os talentos como Bernardo Silva (já vendido ao Mónaco), João Cancelo (já vendido ao Valência e que ontem numa posição que não era a sua conseguiu estar num dos golos e ainda ajudou a expulsar um jogador alemão) e Ivan Cavaleiro (que se prepara para ser vendido). Se adicionarmos a estes três outros 2 ou três que foram campeões nacionais de júniores com eles, como por exemplo André Gomes, Hélder Costa e João Teixeira, percebemos facilmente que tivemos aqui jogadores que já possuíam a tal mística Benfiquista. Estou certo que com isso e a sua qualidade futebolística permitira ao Benfica pensar em ter no médio prazo uma equipa de nível mundial (um pouco à semelhança do Manchester United com os irmãos Neville, Beckham, Giggs, Butt e Scholes).

Ah! E sobre o Bernardo Silva... esteve em 4 dos 5 golos de Portugal: no primeiro começou e finalizou, no segundo fez o centro do canto, no terceiro e quarto esteve nas jogadas que originaram os golos. Tudo isto em pouco mais de 45 minutos de jogo! Cada vez estou mais convencido que o Bernardo Silva será no mínimo o candidato à bola de ouro num futuro não muito distante.

E, agora? Que isto sirva de lição para o Benfica e seus Benfiquistas. Que sirva para que não duvidemos da qualidade dos jogadores da nossa formação e que deixemos de pensar que "os outros são melhores que os nossos", para começarmos a pensar "os outros precisam de ser muito, mas mesmo muito melhores que os nossos" para serem aposta. Há coisas que não se compram e uma delas é o amor/comprometimento com o nosso clube. O caso Maxi Pereira acaba por reflectir isso mesmo. Quanto ao jogo de terça-feira? Que sejamos campeões europeus sub21!




16 comentários:

  1. Maxi?? e então o Paulo Sousa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito mais fácil acontecer o que está acontecer com Maxi's e afins do que acontecer o que aconteceu com Paulo Sousa. Isto a meu ver.

      Depois, esquece o anónimo, que Maxi chega ao Benfica através de um investimento avultado de vários milhões de euros. Estes miúdos saem à casa 0€.

      Continuo a não entender essa alergia na aposta nos miúdos. Sobretudo, quando não se pretende aqui que sejam logo titulares, mas que tenham os seus espaços cativos no plantel A.

      Eliminar
    2. O piolhoso do Paulo Sousa portou-se com o Benfica como bom piolhoso que era. Agora já deve usar o Quitoso...mas ainda lhe falta o berço!!!

      Forçou a saida do Benfica porque o cheque bateu na trava 11 dias. Foi para o Çeportém e este nunca lhe pagou os ordenados. Quando se mudou para a Juventus no ano seguinte (sim, o Çeportém era um trampolim) e a Juventus veio jogar a Alvalixo, ele, o Paulo piolhoso Sousa, ainda perguntou pelos ordenados em atraso...
      Mas o Benfica teve razão e os 600 mil contos, do piolhoso, vieram parar à LUZ no tempo do Pedro Santana Lopes.

      Eliminar
    3. Olá Viriato!

      Ainda bem que contas essa história. É bom sabermos isso.

      De qualquer forma, penso que esta fornada de miúdos como o Bernardo, o Ivan, o Hélder e o João não estou a vê-los a terem comportamentos como o do Paulo Sousa...

      Penso é que o Benfica ao vendê-los se bem que por excelentes quantias, perdeu uma oportunidade de ouro de formar uma equipa para outros voos a nível nacional, mas sobretudo a nível europeu. Estou convencido que em 3 ou 4 anos estes miúdos estão no topo do futebol europeu.

      ;)

      Eliminar
  2. E o Danilo? E desculpa lá o anonimato foi esquecimento.

    nelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Danilo Pereira? O Danilo e o Nélson Oliveira, assim como o Miguel Rosa e o David Simão fazem parte de outra geração que poderia e deveria ter sido melhor explorada pelo Benfica, ao invés de darmos oportunidades a Felipes Menezes e Alain Kardecs que pouco ou nada fizeram cá...

      Esta temporada estou preocupado com o interesse do Benfica em contratar um Zivkovic quando temos um Nuno Santos na equipa B e que no campeonato do mundo de sub20 já deu a entender que é tão bom ou melhor que o sérvio. Enquanto isso, vamos reforçando a lateral esquerda com "Marçais"... é isto que me preocupa no Benfica.

      Eliminar
  3. Tem calma contigo e deixa tratar quem está por dentro das coisas. Está visto que para haver mudança alguém tinha que mudar, e neste caso acho que já percebemos o que tinha de ser mudado. Em relação ao custo 0€ isso não existe. Em relação aos jogadores formados no Benfica da geração do Nelson Oliveira digo-te que nenhum ate agora conseguiu provar ser melhor do que os Kardecs .

    nelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nelo, isto aqui não se trata de ter calma ou não. Há muitas formas de chegar ao sucesso. Podes perfeitamente ser campeão com um núcleo de jogadores de qualidade apoiados por Kardecs e Felipes Menezes, como também podes ser campeão nacional com o tal núcleo mas agora suportado por jovens canterados com muito potencial. Trata-se pois de uma questão de princípios e não de uma questão de ter ou não ter qualidade.

      O Nélson Oliveira tem ainda hoje muito mais potencial que o Alain Kardec. Caso não fosse assim jamais teria tantas hipóteses noutros grandes campeonatos europeus (só lhe falta o Alemão e o Italiano). Para mim, o David Simão fez já muito mais que um Felipe Menezes que nem sei se ainda joga futebol ou não. Depois, o Miguel Rosa que tem carregado o Belenenses às costas nestas últimas temporadas. Tudo jogadores que com o devido mentor, estou certo que poderiam ter chegado ainda mais longe.

      Espero que o Rui Vitória recupere ao menos o Nélson Oliveira. Está ali um jogador que se devidamente apoiado poderá ser muito importante desportivamente e financeiramente para o Benfica e selecção nacional.

      Eliminar
  4. Conheci gente na minha juventude que tinham uns pés para a bola a fazer lembrar o Rui Costa, mas chegados ao momento de decidir se iam jogar ou fazer a festa qual achas que foi a sua decisão? Quando há duas vontades ganha sempre aquele que não quer trabalhar, o Bernardo Silva soube aproveitar a oportunidade que lhe foi dada e para a qual trabalhou e não precisou de ir para 3 ou 4 campeonatos diferentes. Quando a qualidade e o trabalho se misturam na mesma pessoa o resultado só pode ser o sucesso, agora talento sem trabalho não é nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nelo, o que escreves até pode ser muito válido num determinado contexto. No futebol profissional nacional já não. O problema do nosso futebol é a escassez de oportunidades para os jovens. Mas, falo de oportunidades como deve de ser, e não daquelas para fazer número por causa das exigências mínimas de jovens da formação...

      O Bernardo Silva é de facto um diamante. Foi só devido à sua personalidade que permaneceu no futebol do Benfica. O rapaz foi sempre muito franzino, embora com boa técnica. No entanto, nessas tenras idades, quem tem um físico mais desenvolvido sobressai sempre muito mais. Por isso mesmo esteve para sair mais do que uma vez do clube. Mas, mesmo assim não o demoveu e continuou a trabalhar no duro. Até por isso mesmo, conhecendo as condições desequilibradas em que ele teve sempre que evoluir, merecia outro tipo de tratamento e carinho por quem está a decidir. Via-se a léguas que não era apenas pelo talento técnico e futebolístico que ele iria (e irá) vencer. É sobretudo pela chama que ele tem no seu interior.

      Posso até errar mas estou convicto que este Bernardo Silva a continuar sempre com a mesma atitude e ter sorte com quem trabalhar com ele, será em breve prazo um sério candidato a bola de ouro.

      Eliminar
  5. Esta geração de jogadores (Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, João Cancelo, Hélder Costa etc…) é provavelmente uma das melhores que surgiu no Benfica nas últimas décadas. É uma pena ver estes miúdos com imenso talento e com paixão pelo Benfica, não terem tido mais oportunidades para puderem singrar na equipa do Benfica.
    Não sendo maus negócios as suas vendas, julgo que com o tempo poderiam ter rendido muito mais desportivamente e financeiramente para o Benfica.
    Espero que para outros jovens talentos que estão no Benfica, haja paciência e que lhes seja concedida oportunidades para poderem mostrar o seu valor e ganhar um lugar na equipa principal.

    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Loucos!

      Neste defeso vejo com alguma apreensão a forma como se fala na aquisição de um lateral direito (substituto de Maxi) e de um extremo canhoto (possibilidade de contratar Zivkovic). Se face à possível saída do Maxi do Benfica temos um Sílvio ou um André Almeida como opções mais experientes, se pensarmos contratar alguém como se fala (Mayke, por exemplo), então quais são as reais hipóteses do Nelson Semedo jogar?!

      Depois, a questão do extremo canhoto é outra coisa que não dá para compreender. O Zivkovic é um jogador e tanto, mas não demonstrou muito mais que um Nuno Santos. Mesmo assim, oiço e vejo muita a gente a querer a contratação do sérvio, possivelmente por uma quantia significativa que daria por exemplo, para adquirirmos um lateral esquerdo de qualidade inegável, que é o que realmente nos faz falta...

      ;)

      Eliminar
    2. Na minha opinião também não vejo razões para contratar o Mayke,quando se tem André Almeida, Sílvio e Nelson Semedo.
      Concordo também que mais valia investir num bom lateral esquerdo, e ficar o Nuno Santos que poderia não ser o titular, mas poderia ser uma boa opção ao extremo titular, que será provavelmente um jogador com mais experiência.
      Concordo também quanto ao Zivkovic. Não há duvida que é um jogador com muito potencial, mas Nuno Santos também o é. E a sua vinda pode tirar espaço a Nuno Santos.

      Eliminar
    3. Eu espero bem que o Benfica não seja tolo suficiente a correr o mesmo erro que fizeram noutras temporadas.

      Eliminar
  6. Obviamente que o Bernardo Silva é um jogador fantàstico ! Tem uma habilidade espetacular naquele pé esquerdo ! Também acho que tem potencial para ser um jogador de classe mundial, agora se vai ser bola de ouro isso so o futuro o dirà, mas hà hipoteses...

    O Ivan Cavaleiro acredito que seja também um jogador com muito potencial (pelo que vi dele no Benfica) mas fogo no jogo da final do Euro sub-21 irritou-me as vezes em que foi apanhado em fora-de-jogo !

    PS : Ah e o Messi no Barça jà não é falso 9, esta época jogou mais como extremo-direito, deixando o centro do ataque para o Luis Suarez :) Mas percebi a ideia, o Bernardo Silva desempenha muito bem esse papel de falso 9 ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Goleador SLB! Penso que é a primeira vez que tenho o privilégio de ler um comentário teu por aqui. Sê bem vindo!

      Quanto ao Ivan, tenho de concordar. Se bem que também o tempo de passe e de decisão dos jogadores do nosso meio-campo não foi o melhor. Todos eles, estavam muito lentos com a bola nos pés. Na realidade estavam todos em diferentes "comprimentos de onda".

      Verdade que o Messi no Barcelona já não ocupa aquela posição de falso 9, jogando mais sobre a direita. Por acaso, o Bernardo no Mónaco costuma actuar exactamente aí. No entanto, espero vê-lo com Nani e Cristiano Ronaldo no próximo Euro 2016 em França, num trio altamente móvel e irrequieto. Considero mesmo que o Bernardo Silva é o elo que falta à selecção nacional para atingirmos o tal patamar de candidato ao título europeu.

      Eliminar