02 setembro 2014

3ª Jornada: Benfica - Sporting


Análise ao Derbie da 2ª circular.



O Jogo
Foi um excelente derbie, com oportunidades de golo de par a par. O Benfica começou o encontro a todo o gás, muito graças ao dinamismo da asa direita encarnada, com a dupla sul americana formada por Maxi e Salvio. A dinâmica criada por estes dois foi de tal ordem que originou o primeiro golo da partida, por parte do argentino Nico Gaitán.

Depois do golo, o Benfica continuou em alta e esteve perto de conseguir balançar as redes leoninas, até que num lance aparentemente controlado, aparece o factor Artur. Este atrapalha-se com a bola após atraso correcto do lateral esquerdo Eliseu e na tentativa de retribuir num passe em chapéu sobre o adversário, este sai de "abas curtas" e é ressaltado no avançado Carrillo que é aproveitado pelo avançado argelino Slimani, para fazer o empate.

A partir deste momento, o Benfica perde o controlo do jogo, mais por causa própria do que propriamente pelo adversário. A verdade é que um guarda-redes seguro transmite uma segurança no sector traseiro que permite a restante equipa sentir-se mais confiança para ir para cima do adversário. Mais perto do intervalo, nota-se claramente uma melhoria da performance do Benfica.

Na segunda parte, os pupilos de Jorge Jesus regressam em força e têm várias oportunidades para marcar golo. No entanto, não foram concretizadas e o "ar dentro do balão esfumou-se". Foi nessa altura que o Sporting conseguiu pegar novamente no jogo e conseguiu criar mais uma ou outra ocasião de golo. O jogo arrastou-se para o seu final cada vez mais partido, até porque o Sporting retirou um meio-campista para colocar um avançado, jogando numa espécie de 4-4-2 (4-2-3-1).


A Crítica
Notar que o facto de Marco Silva ter mexido na equipa durante a 2ª parte, muito antes de Jesus ter feito a sua substituição, conferiu maior frescura física ao futebol dos verdes-e-branco. Uma das críticas que coloco ao Jesus é exactamente essa: porque é que não mexeu antes na equipa? Porque é que não fez entrar mais cedo jogadores como Bébé, Ola John e até mesmo Derley, que só entrou aos 85 minutos de jogo... Fiquei com clara sensação de que o Benfica poderia ter feito mais neste encontro...


A Figura
Neste encontro poderia destacar a dinâmica de Maxi e de Salvio, ou até mesmo a execução de Gaitán, mas quem foi mesmo a figura do encontro (e para o mal) foi o guardião brasileiro Artur. Se havia questões sobre quem deverá ser o titular da baliza encarnada, mesmo depois das recentes boas exibições de Artur, penso que este encontro dissipou-as. A meu ver e conhecendo todo o currículo do Júlio César, até é um crime deixar este no banco.


As Carências
Em termos defensivos, estou convicto que com a entrada de Júlio César no onze, a nossa defesa ficará muito mais sólida e confiante. Relativamente ao meio-campo, André Almeida fez uma exibição esplêndida frente a um meio-campo leonino, que contava sempre com mais um elemento do que o encarnado. Aliás, nesta posição espero que o Jesus continue a apostar no jovem internacional português. Os recém reforços Samaris e Cristante deverão adicionar qualidade e quantidade no centro do terreno.

Nas alas, não faltam opções para todos os gostos. Quanto ao ataque, temos imensos avançados, mas falta-nos alguém com qualidade inequívoca e que consiga fazer a ligação meio-campo para o ataque. Talisca tem sido opção de Jesus e é claramente uma aposta do treinador para aquela posição. No entanto, apesar de todas as melhorias, o jovem brasileiro está ainda a uma ou duas temporadas da maturação ideal para aquela posição. Confesso que entendo a ideia de Jesus de utilizar um jogador daquela envergadura física naquela posição de campo. Contudo, será que não haverá no plantel outros jogadores tão bons ou melhores para jogar entre-linhas?! Será que Nélson Oliveira não poderia fazer a posição? E, o Pizzi? Não poderá ser solução nessa posição?






P.S.: Gostaria que o Benfica tivesse materializado a contratação do avançado Joel Campbell ao Arsenal no fecho do mercado. Seria de facto um jogador que embora novo tem outra maturidade futebolística para aquela posição "10" do ataque encarnado.

Sem comentários:

Enviar um comentário