19 janeiro 2014

Bloco de Notas: Benfica - Marítimo


9 comentários:

  1. Notas adicionais:

    - Gostei muito das intervenções do Jesus tanto na zona de entrevistas rápidas, como na conferência de imprensa depois do encontro.

    - Fez bem em ter-se referido aos erros das arbitragens, como que a dizer: "estamos atentos!" e "já chega!"

    - Explicou o porquê da opção no Fejsa, com as condições do estado do terreno (algo que já tinha escrito acima nas notas).

    - Explicou a estratégia utilizada também devido ao esforço físico que o campo estava a impor aos jogadores.

    - Explicou o porquê de ter tirado o Rodrigo, embora quisesse deixá-lo lá dentro para tentar o "hat-trick", mas precisava de pensar nos jogos seguintes e salvaguardar o jogador em termos físicos (gostei de ouvir isto porque respondeu-me um pouco à nota que coloquei acima, embora eu no seu lugar teria arriscado em deixá-lo em campo).

    - Explicou o porquê de Ivan Cavaleiro e André Gomes terem entrado tão tarde com o facto do jogo estar perigoso (posso aceitar a preocupação, mas eu correria o risco, jogador do Benfica tem de estar preparado para estas situações e acho que por exemplo o Ivan poderia ter feito uns 20 a 30 minutos sem grandes problemas pois já demonstrou maturidade).

    - Há no Marítimo 3 jogadores "made in Benfica" de grande qualidade! Sami está prestes a sair do clube ao que parece. Não jogou hoje e ainda bem para nós. É um extremo esquerdo destro com uma capacidade física invejável e um reporte técnico acima da média. Se tivesse outro tipo de agente, onde estaria... O Danilo Pereira se dúvidas houvesse, hoje acho que demonstrou aos críticos a sua qualidade. É preciso tê-lo de olho. É um monstro no meio-campo e tem excelentes pés! O Nélson Oliveira tem muita razão... E, o José Sá? Muito bom guarda-redes. Grande defesa ao remate do Lima. E muitas outras boas intervenções. Acho que Portugal tem um grande potencial nas balizas: Rui Patrício, Mika (que gostava que fosse olhado de outra forma) e este José Sá. Ou seja, dois Benfiquistas, um mesmo "Made in". Nada mal... Todos os três têm de estar na lista de preferências do nosso departamento de prospecção.

    ResponderEliminar
  2. Só não explicou porque Lima continua a ter tanta tolerância, com tão fraca produção há já bastantes jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade José Ramalhete!

      Também acho que ninguém lhe perguntou directamente. A única pergunta que poderia induzir algo, foi aquela da saída do Rodrigo.

      Ele até poderia ter tirado o Rodrigo e o Lima, fazendo entrar o Rúben Amorim e o Funes Mori, por exemplo. Lima comigo já estaria no banco... até para proteger o jogador!

      Acho que na próxima semana é preciso dar minutos de jogo a: Paulo Lopes (ou Artur, mas eu dava este último jogo ao português que ainda não jogou esta temporada...), André Almeida, Steven Vitória, Jardel, Sílvio, André Gomes, Rúben Amorim, Ivan Cavaleiro, Sulejmani, Djuricic e Funes Mori. O jogo não conta para nada, mas muitos destes jogadores precisam de estar em forma para uma eventual entrada no onze. O inverno tem sido muito rigoroso. Os campos em Portugal estão como estão, i.e., muito pesados, os jogadores saem completamente de rastos do jogo. É importante ter várias soluções prontas para entrar. Fevereiro é um mês curto mas temos imensos jogos!

      Eliminar
  3. Pedro Moreira19/01/14, 21:24

    Eu acho que fez bem em deixar o Lima. Vamos ter muitos jogos no próximo mês e é preciso todos com confiança. Nota-se que Lima como qualquer ponta-de-lança está em baixo pela falta de golos. Mas voltando a confiança voltam as grandes exibições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, percebo a tua ideia. Mas, se calhar essa procura ansiosa pelo golo poderá até ser prejudicial. Não só para a sua confiança, como até ele ficar de tal maneira maluco com isso e arriscar mais do que deve em termos físicos.

      Por outro lado, dar os últimos minutos (10 a 15 minutos) a um Funes Mori, não faria mal a ninguém. O Lima perceberia a mensagem, o Mori ficava mais entusiasmado... enfim, toda a gente ganharia.

      Eliminar
  4. Gostei muito da exibição da equipa e da forma como o Jesus preparou o jogo.
    Eu achei mal não ter poupado fisicamente o Enzo nos últimos 30min. Quando entrou o Amorim eu pensei que o Enzo ia recuar no terreno, ficando o Amorim a pressionar mais e a ter que fazer mais "piscinas"... Foi ao contrário... Meteu o Enzo na frente, a jogar a 10 e o Amorim a 8. Acho que para jogar assim mais valia ter substituído o Enzo pelo Gomes.
    Também achei mal o Rodrigo ter sido substituido mas temos que nos lembrar que o Rodrigo em 2012 teve uma lesão muito grave, em jogos resolvidos mais vale poupá-lo ao esforço final das partidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bujas, dá-me clara sensação de que o Enzo é um dos "homens do treinador". Ele, o Luisão, o Gaitán e o Lima.

      Sobre o Rodrigo, absolutamente de acordo. Por isso até aceitei a reposta do Jesus. Aliás, gostei muito da conferência de imprensa dele. Deu para perceber algumas ideias que ele tem e a sua forma de pensar o jogo.

      Eliminar