04 janeiro 2014

Quem é que não quer...



Arsenal, Chelsea, Manchester United, Manchester City e Real Madrid são os mais interessados no passe do internacional sérvio ao serviço do Benfica. Contudo, o Matic tem lugar a titular não só nessas equipas como em muitas outras que estão no top mundial, tais como Bayern Munique, Barcelona, Juventus, Milan, Napoles, Roma, etc. Tudo o que são tubarões europeus, o Matic tem lugar. Tem-no não apenas porque foi o melhor jogador a actuar em Portugal no ano passado, mas sim porque se trata verdadeiramente de um jogador de classe mundial.

Haverá pouquíssimos jogadores no mundo capazes de aliar a robustez física com a elegância técnica e inteligência táctica do camisola 21 do Benfica. Assim de repente só consigo pensar no Yaya Touré e mesmo assim este perde para o sérvio em elasticidade e velocidade, por exemplo.

Como Benfiquista, de todos os jogadores no plantel este seria o último a vender, pois é o jogador que maior dificuldade teríamos em substituir... tal a raridade deste tipo de atletas. Como fan do Matic, gostava de vê-lo atingir outros níveis desportivos, que penso só conseguirá atingir fora do contexto português. Nesse contexto, olhando para os 5 candidatos, torna-se difícil fazer uma boa escolha, é que o rapaz tem lugar a titular em todas essas equipas! Ele que decida...

Mas, ele não pode sair do Benfica por tuta e meia. O Benfica só o deveria vender se um desses clubes chegasse a Lisboa e cobrisse a sua cláusula de rescisão de 50M€. Matic vale bem a pena esse valor. Caso contrário é ficar no Benfica e se possível renovar o seu contrato, tornando-o um dos mais importantes e bem pagos do clube. Se o Benfica quer realmente voltar a ser um clube de nível mundial tem de começar a conseguir fixar estes grandes craques e construir uma equipa ao redor destas individualidades. É isso que os outros tubarões fazem.

No caso dele sair, quem poderá o substituir a curto, médio e longo prazo no Benfica? Fejsa pelo estatuto de internacional que tem e por ser um médio de características mais defensivas é o substituto natural. No entanto, penso que o Benfica irá passar por dificuldades com a sua adaptação. Fejsa não é Matic, pois tem características físicas, técnicas e tácticas distintas. Advinho que um meio-campo apenas com dois jogadores não será mais possível. Sendo assim, penso que a mudança de um 4-4-2 puro para um 4-2-3-1 (4-3-3) ou um 4-1-2-1-2 em losango terá que surgir. Para suprimir a ausência de Matic, será necessário reforçar o meio-campo com Fejsa e mais um médio, sendo este ou o Rúben Amorim ou até mesmo o Djuricic.

Numa lógica a médio e longo prazo, André Almeida e André Gomes poderão ter mais oportunidades na equipa principal. O André Almeida que tem sido utilizado como lateral direito/esquerdo na última época, tem agora um pouco os lugares tapados nas laterais pelas opções de Maxi, Siqueira, Sílvio e Cortez (vai ou não embora?), logo regressar ao meio-campo poderá ser uma opção. Por outro lado, o André Gomes é quem tem melhor nível técnico para desempenhar essa posição no meio-campo. Bastará o treinador e o jogador quererem investir nessa tarefa.

Outra opção será ir ao mercado, o que desanconselho, pois nele não irão encontrar melhores opções que aquelas que têm dentro de portas. E mesmo que hajam algumas opções interessantes todas elas são de alto valor de ratio custo/benefício.

2 comentários:

  1. Concordo com praticamente tudo! Belo post!
    Tenho ainda uma réstia de esperança que Matic fique até ao fim do ano. Era fundamental. Mas se não for possível evitar, concordo que temos que recorrer ao plantel e não a outras compras.
    http://grandebenfiquista.blogspot.pt/

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, estava mesmo agora a escrever no teu blog qual seria o meu onze logo à noite... ;)

      Random_Hero, também eu tenho essa esperança. Seria a melhor contratação de inverno que faríamos se não deixássemos o Matic ir embora.

      Grande abraço!

      Eliminar