01 dezembro 2011

Que Benfica para dançar o bailinho da Madeira?

Face a uma semana de enorme desgaste físico e com tão bons resultados obtidos para o conjunto encarnado, será curioso ver como o treinador Jorge Jesus irá gerir o seu grupo não só em termos físicos, mas também em termos anímicos, nomeadamente possível excessos de confiança. Em jogo está nada mais nada menos que o acesso aos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Esta 6ª feira, joga-se no estádio dos Barreiros, na Madeira um jogo dos oitavos de final para a taça de Portugal, que opõe o Benfica com o Marítimo. É talvez o jogo mais difícil dos encarnados nesta caminhada a taça. A culpa deve-se ao excelente trabalho de Pedro Martins ao serviço da equipa maritimista, por muitos apelidada de equipa sensação, devido ao 4º lugar no campeonato nacional.

O Marítimo:
Pedro Martins montou um atractivo 4-3-3, que utiliza a mobilidade e velocidade dos seus três atacantes como uma das maiores armas esta temporada. É certo que Danilo Dias é um jogador de meio-campo criativo que com Martins aprendeu uma nova posição, a de extremo. Tem sido uma boa aposta do jovem técnico português, uma vez que quando a equipa defende, Danilo faz de quarto homem no meio-campo, mas quando o Marítimo ataca, o brasileiro desmultiplica-se formando o tridente ofensivo com Sami e Baba. Atenção ao Baba, não só pela sua velocidade, como também pelas suas movimentações. Contudo, dado o poder do adversário, Martins poderá optar por reforçar o meio-campo com um jogador mais defensivo. Esta será uma das questões que o treinador do Marítimo poderá reservar-nos amanhã.

Outra questão que se coloca é quem será o lateral esquerdo, isto depois da expulsão do talentoso internacional sub21 português, o madeirense Ruben Ferreira (atenção a este jovem!!!). À partida, o lugar deverá ser entregue ao polivalente Briguel, sendo muito provável que Luis Olim ocupará o lado direito da defesa. Ora, quer se queria quer não, deverá residir aqui uma das fragilidades do Marítimo, pelo que era importante o Benfica saber aproveitar as suas alas...

Possível onze titular do Marítimo para o encontro da taça de Portugal frente ao Benfica.
As setas contínuas amarelas representam as movimentações sem bola dos principais jogadores do Marítimo.
As setas descontínuas amarelas representam as movimentações com bola dos principais jogadores do Marítimo.
Salientar que o estilo de jogo do Marítimo não é o de posse de bola e ataque continuado, mas sim o de contra-ataque, explorando o espaço nas costas dos defesas adversários. Sendo assim, é importante que os centrais do Benfica saibam proteger a sua retaguarda e que tenham o fora-de-jogo bem assimilado...

Para desenvolver o "contra-golpe", o Marítimo costuma fazê-lo preferencialmente pelo lado direito, onde Rafael Miranda (um dos destaques do primeiro terço do campeonato nacional!) e Danilo Dias combinam bem dando profundidade e largura ao lado direito do ataque madeirense. São os dois jogadores que melhor transportam a bola do ataque. No lado esquerdo, a profundidade atacante cabe a Ruben Ferreira, uma vez que Sami tem tendência a procurar espaços interiores para desferir remate com o pé direito. Ora sem o jovem madeirense, o Marítimo poderá ressentir-se em termos atacantes desse lado. Daí que o Benfica possa explorar esse lado para atacar.

O Benfica:
A lista de convocados de JJ para este encontro causou-me alguma surpresa, pois não vi os nomes de Capdevilla (autorizado para ir a um sorteiro do Euro2012?!), David Simão e Rodrigo Mora, jogadores que foram sempre usados nas outras eliminatórias da taça de Portugal. Eis a lista:
  • Guarda-redes: Artur, Eduardo e Mika;
  • Defesas: Miguel Vítor, Maxi Pereira, Garay, Jardel, Emerson e Luís Martins;
  • Médios: Matic, Javi García, Gaitán, Bruno César, Nolito, Witsel, Aimar e Ruben Amorim;
  • Avançados: Saviola, Rodrigo e Nelson Oliveira.
De qualquer maneira, face a esta lista de convocados, gostaria de ver o Benfica jogar com o seguinte onze titular:

Possível onze títular do Benfica frente ao Marítimo para a taça de Portugal.
Táctica: 4-2-3-1.
 Jardel aparece neste onze a titular, mais para satisfazer o raciocínio de JJ na conferência de imprensa que antecedeu a viagem para a Madeira. É também um prémio para o desempenho do brasileiro frente ao Sporting. Contudo, saliento que a minha preferência iria para o Miguel Vítor. Mas, para este reservo lugar a titular no jogo da Liga dos Campeões na próxima semana...

Luís Martins é a surpresa no quarteto defensivo. Optei pelo sub21 português, em deterimento de Emerson, para dar oportunidade e ritmo de jogo a ele. Por seu turno, faz-se descansar Emerson para o jogo da Liga dos Campeões e tem o efeito secundário de mandar a mensagem de que tem de trabalhar mais e melhor, pois as suas exibições tem sido pouco mais que suficientes e satisfatórias.

Maxi Pereira, como não joga a meio da semana, pode jogar aqui sem qualquer problema a nível de gestão do esforço. Garay, este tem sido fundamental na manobra defensiva da equipa, ele e o espanhol Javi Garcia.

No meio-campo, Javi aparece a titular, mas gostaria de poder substituí-lo a meio do jogo pelo Matic. Contudo, neste momento é um jogador em alta e que transmite uma confiança e garra espectacular. Ao seu lado, ao invés do belga Witsel, coloco o "manz" Ruben Amorim. Este é para mim o melhor "8" do plantel encarnado. É uma avaliação que não gera consenso, eu assumo, mas é uma daquelas apostas que se fosse treinador do Benfica teria o prazer de fazê-la.

Outra aposta minha, seria a de dar liberdade a Witsel como "10" da equipa. Penso que a sua capacidade física, técnica e de protecção de bola, poderiam ser um excelente complemento para a velocidade de Rodrigo. Sabendo que deveremos gerir bem a forma física de Aimar, esta seria uma excelente oportunidade para fazer um pequeno teste, frente a um adversário forte e cheio de valor, mas ao alcance do nosso jogo. Até porque, o Witsel parece estar a atravessar um excelente momento...

Nas alas, escolhi o Nico sobre a esquerda e o Nolito sobre a direita, para poderem aproveitar as debilidades que o Marítimo deverá apresentar nas suas laterais. Durante o encontro promoveria a troca constante destes dois jogadores, até porque jogaria com dois laterais rápidos e ofensivos como são Maxi Pereira e Luís Martins.

Quanto à estratégia de jogo, é fundamental que a equipa encarnada jogue em bloco coeso, encurtando distâncias nos nossos jogadores. Contudo, Rodrigo, Nico e Nolito deverão ter maior liberdade para esticar a equipa, sobretudo em contra-golpe. A orquestrar estes movimentos, estará o belga, que também terá liberdade de chegar a zonas de finalização. Defensivamente, deveremos optar por um bloco relativamente baixo, tão ao gosto do estilo de jogo de Jardel e para encurtar o espaço que Bábá e Sami poderão ter nas costas dos centrais encarnados. O fora-de-jogo também será uma arma importante para Garay e Jardel...

Quanto às bolas paradas, Jardel, Garay, Javi e Witsel oferecem estatura importante tanto na defesa como no ataque. Nolito e Nico deverão assumir os cantos e livres da equipa.

Quanto às substituições, estas serão sempre condicionadas ao desenrolar do jogo, mas gostaria de ver, para além de Matic (como "6"), o Nélson Oliveira (tanto a extremo como a avançado) e Bruno César (como "10").

Quanto ao Saviola, reservo-lhe oportunidade no jogo da Liga dos Campeões.

2 comentários:

  1. patriarca disse:


    De facto o maritimo tem uma boa equipa, mas o Benfica tem também uma Equipa, mas muito superior, tanto em termos colectivos e acima de tudo e principalmente em termos individuais, onde aí superamos em muito o maritimo, embora isso e numa competição destas, ás vezes as Equipas mais fracas Superam tudo, mas creio que vamos passar, com alguma dificuldade, mas o que é importante é seguir em frente rumo ao Jamor.

    ResponderEliminar
  2. Seria diferente do que estamos habituados. O JJ prefere Gaitán á direita e Nolito à esquerda, além que RAmorim-Witsel-Javi é um meio campo algo lento - embora mais seguro - para um jogo que se espera de transições. Danilo, Babá e Sami são perigos à solta e um excelente teste à robustez defensiva do Benfica.

    ResponderEliminar