06 maio 2018

Afinal, mais uma vez, houve...


... no dérbi de Alvalade.


Primeiro ponto, que banho táctico levou ontem o Jesus do Professor Rui Vitória. Afinal das contas quem é o verdadeiro mestre?! O treinador do Sporting, com uma equipa que custa bem mais que a equipa do Benfica, com um plantel de 30 jogadores recheado de inúmeros valores individuais já consagrados, joga desta maneira frente a um Benfica que ele próprio disse várias vezes que joga pouco?! E, ainda por cima ganha 8M€/ano?! Para mim é um insulto a todos os níveis e reflecte bem o estado em que está este país, em geral, e o nosso futebol, em particular. E, ainda tem a lata de falar de "joguinhos" dos outros... Já agora, para quem vem criticar o Rui Vitória de esta temporada não ter ganho nenhum jogo difícil, olhe para o Sporting do Jesus, que só ganhou ao Porto em grandes penalidades e em jogos a eliminar, porque no campeonato, frente ao Porto e ao Benfica, não ganhou sequer um jogo. E, repito, com uma equipa de milhões, em casa, em Alvalade jogou sempre à retranca, com a táctica do ferrolho. Se quisesse reduziria ainda mais o treinador do Sporting, que vive actualmente de uma imagem conquistada no Benfica. Que vá aproveitando para amealhar esse dinheiro do contrato que tem com o Sporting, porque nunca mais na vida irá ter chance semelhante, dado a ser um treinador completamente ultrapassado.



Rui, era desta maneira que deveríamos ter entrado na Luz. Sou-te franco, adorava um dia poder ter uma conversa contigo sobre o futebol, porque gostava de entender as tuas decisões na preparação das últimas semanas, nomeadamente, na semana que antecedeu o jogo contra o Porto. Sei bem que se nos dói, a nós adeptos e sócios do Benfica, a "perda" deste P3N7A (coloco as aspas porque primeiro penso que nos foi roubado e segundo porque ainda penso que irão impugnar este campeonato, pois há matéria para tal), imagino a dor que não te vai na alma. Porque se há pessoa que queria este P3N7A, não tenho dúvidas que sejas tu, por tudo o que tiveste que aturar desde que chegaste ao Glorioso. Por isso, mesmo deves ter tido razões mais do que suficientes para seguires aquele rumo de decisões na preparação do encontro frente ao Porto e também durante a partida. Gostava muito sinceramente que partilhasses aqui, pois acho enriquecedor para nós adeptos entendermos algumas nuances que só quem trabalha diariamente consegue perceber. Haverá com toda a certeza uma lógica para a forma como foi preparado os últimos encontros. Por exemplo, acredito piamente, que o Jardel não estaria tão imperial como esteve ontem no dérbi se tivesse jogado contra o Tondela... mas, gostaria muito de poder debater ideias contigo Rui, como por exemplo, porquê insistir em Cervi quando deixamos de ter um Jonas que decide muito bem na fase de construção no corredor central? Ou porquê colocar um Luisão em fora de forma e a ficar muitas vezes em contenção num jogo em que precisamos encurtar distâncias e sufocar o adversário como foi com o Tondela? Bem sei que o Jardel estava "à bica", mas e que tal apostar no Samaris para a opção? Não achavas uma excelente ideia? Já agora, porque não apostar mais vezes também no grego como médio-centro nestes jogos maiores, tal como ontem à noite?



Por fim, espero que todos no Benfica percebam definitivamente que as estruturas organizativas do futebol nacional estão altamente caducas e que não merecem que estejamos a ter um comportamento exemplar. Para eles, este comportamento mais se confunde com um comportamento passivo. Temos é de ser assertivos. Se queremos valorizar esta indústria do futebol, devemos começar por apontar as pessoas e as estruturas que estão a danificar esta mesma indústria. O treinador disse que fazia um ponto da situação no final do campeonato. Contudo, eu penso, que o presidente e toda a direcção do Benfica deve desde já impugnar este campeonato. E, tem razões para o fazer. O jogo do Estoril - Porto é um bom exemplo disso. Alterou por completo a verdade desportiva deste campeonato. Para terem um termo de comparação, acham mesmo que o desfecho deste campeonato teria sido o mesmo se tivéssemos parado o jogo contra o Porto durante 37 dias, nos quais depois retomaríamos com um Jonas recuperado? Pois foi isso que aconteceu com o Brahimi frente ao Estoril! E, não podem esquecer sobre quem realmente o VAR beneficiou esta época: Sporting e Porto sem marcações de grandes penalidades. Ainda ontem, foram n os lances em que nos prejudicaram, conforme poderão constatar pelo resumo do jogo acima. Muita razão teve o técnico encarnado sobre a arbitragem e sobre a conduta institucional do Benfica esta temporada. Não valeu de nada termos tido sempre o melhor comportamento, porque a lama não é só em alguns. É mesmo em todo o lado! 




P.S.: Feliz dia da Mãe. A todas elas, devemos agradecer-lhes a benção da vida e o amor que nos dão diariamente. A ti... Amo-te!



8 comentários:

  1. Xistra é merda. Nem sequer é faccioso, é mau. Mau demais para poder ostentar insígnias da FIFA, mas isso são contas de outro rosário.

    Não li tudo acima, mas só para rematar a conversa que temos tido ali em baixo sobre "os donos do Marega" e o momento em que dizes que jogar ao ataque na segunda parte contra o Porto não queria dizer que ganhassemos. Se tivessemos jogado em casa contra o Porto como jogámos com o Sporting em Alvalade, até podíamos não ganhar, mas dificilmente não saíamos de casa como líderes do campeonato. É isso que eu digo sobre as culpas próprias. Não adianta RV vir agora todo ofendido. Não engana ninguém. Já não é a primeira vez que o faz ao longo da época, sempre que as coisas começaram a dar para o torto e a pressão a apertar, começou logo a levantar a voz e a apontar para outro lado. Não dá. Todos percebemos o que falhou e não foi a culpa do "xistrema", foi mesmo a "estrutura".

    E se for verdade que RV vai para as Arábias para entrar Marco Silva, então Fuck it...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, isso estamos de acordo. Agora, acho que pegas pesado com o Rui Vitória...

      Se isso for verdade, olha que daqui a um ano poderás estar a falar o mesmo do Marco Silva. 😉

      Eliminar
    2. Bem, era exactamente isto que eu viria aqui escrever. Obrigado por me poupares o esforço, RB ;)

      O potencial substituto ser Marco Silva...(suspiro) parece mesmo a punch line de todo um espectáculo de humor negro que foi esta época 2017/18!

      Isto remete-me para outra questão: não é importante um presidente dum clube de futebol perceber minimamente de futebol? Dir-se-ia que é essencial para quem toma decisões como escolha de treinador...

      O que me preocupa é que LFV percebe zero de futebol, RGS (a aparente alternativa - outro suspiro) idem idem aspas aspas.

      Eliminar
    3. O Marco Silva não é pior que um Sérgio Conceição, ou um Jesus, ou um Rui Vitória. O problema não está aí. Temos mudar a nossa forma de estar no futebol nacional. Temos de ser muito mais ativos e participativos.

      Uma coisa que reparei ao longo desta temporada é a forma invejosa e ciumenta com que olham para nós, e não estou a falar dos crónicos Porto e Sporting. Precisamos de estreitar mais laços com outras equipas. Desenvolver protocolos, nem que para isso envolva cedência em definitivo de passes de jogadores (com opções de recompra e de direitos a percentagens de vendas), de forma que os clubes sintam que podem ganhar muito dinheiro connosco, como aconteceu com o Rio Ave com o Ederson, por exemplo.

      Depois nas estruturas organizativas temos de estar mais ativos e ter voz mais ativa. Para isso muito valerá as ligações que falei no parágrafo anterior. No fundo começar a isolar Porto e Sporting.

      Eliminar
    4. Marco Silva não é pior, mas, mais importante, não é melhor. Prefiro passar mais um ano a malhar no Rui Vitória do que andar a trocar só por trocar.

      Eu não pego pesado com o RV, o RV faz com que peguem pesado. Onde RV tem de ter aquela postura é nas "reuniões" com a direcção. Quem tem de andar aí tipo cão de fila a rosnar a tudo o que mexe é o Presidente ou os Vice-Presidentes. O treinador treina e fala de bola. Claro que para RV "o treino nem é o mais importante", mas este discurso também não deveria ser. Onde está o RV do discurso de "não fomos campeões contra ninguém" do ano passado? Ou o do homem das pipocas de há dois anos? Ou só sabe ter elevação e inteligência quando está na mó de cima? Esta época fica a dúvida se trocámos um burgesso por um hipócrita, sem ganhos palpáveis na valorização de jogadores...

      Eliminar
    5. E pegando no meu texto: até podíamos ter jogado assim e perdido o jogo com o Porto à mesma. Seria uma repetição do minuto 92. Custou como o caraças, mas no fundo sabíamos que no ano seguinte voltava o bom futebol dominador. Podemos estar assim tão seguros, quando nem sequer a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa está assegurada?

      http://abola.pt/Clubes/Noticias/Ver/729339/40/

      Eliminar
    6. PP, a questão, como disse o RB, não é ele não ser muito pior que RV: é não ser muito melhor...

      Eliminar
    7. Na segunda temporada do Jesus, foi muito semelhante a esta. Houve um período inicial em que a equipa não jogou bem. Depois fizemos uma excelente recuperação, mas quando chegámos às decisões, saímos a perder, de tal maneira que os jogos finais foram um arrastar exibicional que metia dó. O Jesus pernaceu na Luz, mesmo sabendo que nas duas épocas seguintes não ganhámos o título... Dizer que o Vitória não tem condições é de quem não percebe disto. Este ano foi um verdadeiro investimento no treinador. De certeza que o Rui aprendeu com muitos dos erros que cometeu está temporada. E, vamos livrar-nos dele agora? Ainda para mais para trazer outros que não têm uma experiência num clube como o Benfica?

      Eliminar