14 fevereiro 2017

Qual destes dois argentinos...


... será o titular esta noite?



O jovem extremo sérvio não poderá dar o seu contributo este noite frente ao Dortmund. O motivo é porque o Zivkovic foi expulso no último encontro do Partizan para a Liga Europa na época passada, pelo que estará hoje a cumprir o jogo de castigo. Desta forma, abre uma vaga no onze de Rui Vitória que deverá ser preenchida ou por Cervi ou por Salvio. Há ainda a opção de Rafa, mas parece-me neste momento que o talentoso campeão da Europa por Portugal, estará a ser visto mais como um atacante que um médio-ala/extremo por parte do técnico encarnado. Quem estará de pedra e cal no onze é o peruano Carrillo. Os 90 minutos frente ao Arouca, a forma como se envolveu no processo defensivo e as soluções que deu ao nosso ataque, fazem dele um jogador muito importante nesta fase para o Benfica. A meu ver seria um erro o camisola 15 não jogar a titular. Sobra-nos portanto, saber quem realmente vai ocupar a vaga do camisola 17. Se Cervi, se Salvio?

O camisola 22 seria uma solução do tipo Zivkovic, ou seja, um falso extremo esquerdo. No entanto, o argentino não é a mesma coisa que o jovem sérvio. Apesar de ser canhoto, não possui a mesma tomada de decisão do camisola 17 e isso faz toda a diferença. Ok! Mas, isso também não é necessariamente o mais importante de todos os aspectos. Até porque com Carrillo, Pizzi e Jonas no onze isso estaria mais do que assegurado. Precisamos então de alguém que saiba atacar o espaço e que dê profundidade ao flanco direito, uma vez que Semedo estará acima de tudo preocupado com o Reus, Dembélé, Guerreiro e tudo o mais que lhe forem atirando para cima. Nesse contexto e apesar do Cervi ser muito voluntarioso sem bola, o Salvio poderá ser a melhor solução.

Do ponto de vista de saída para o ataque, sendo que a ala esquerda do Dortmund será a mais criativa, atendendo ao que parece ser o onze deles, é normal que a nossa recuperação de bola quando no momento defensivo seja no nosso lado direito. A nossa fase de construção, devido à contra-pressão deles deverá ser desviada para o lado esquerdo, percorrendo a diagonal até o Carrillo. Este sendo um destro do lado esquerdo irá procurar os espaços interiores e acima de tudo o passe para as costas da defesa do Dortmund, entre o Bartra e o Schemlzer. E, é aqui que Salvio pode também fazer a diferença. Não apenas para concluir a jogada, como também assistir para o coração da área onde Mitroglou estará para finalizar (assim como o Jonas).

Desta forma temos uma solução que poderá ser utilizada na transição ofensiva, mas também no ataque planeado. Ao contrário de Cervi, o Salvio permite uma simplicidade de processos, que nestes jogos é preferível ter. Desta forma, evita-se que o Jonas fique fora da fase de construção, na medida que com a tendência do Chucky em agarrar-se à bola e a fugir para o corredor central, o Jonas teria que se desmarcar mais e assim desgastar-se mais, ao mesmo tempo que teria menos bola, pois a tomada de decisão do argentino é algo que merece ser mais trabalhada. Por outras palavras, o mais plausível seria perder a bola antes desta chegar aos atacantes, pois é um filme já muito visto noutros jogos. Com o Salvio em campo, o próprio Schmelzer não teria tanta acutilância no ataque, deixando mais só o seu extremo esquerdo para ser dominado pelo Nélson Semedo. Isto porque o extremo argentino estaria quase sempre na faixa, ao contrário do seu homólogo esquerdino. Penso que desta forma conseguiremos manter o equilíbrio defensivo e ofensivo em todos os momentos, com um plano simples e eficaz de ser executado e igual à nossa forma de jogar mais usual. E, com o apoio do amor incondicional dos nossos adeptos, não vejo como o Dortmund poderia fazer-nos mossa. 


O meu onze para esta noite. Notar no posicionamento de
Salvio optimizada para explorar a fraqueza do lado
esquerdo da defesa do Dortmund. através da capacidade
de passe do Carrillo.

12 comentários:

  1. Penso que o Jonas não joga. Irá entrar o Rafa e o Salvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não joga?! Que azar se não jogar!

      Eliminar
    2. Acertei! Vamos ganhar!

      Eliminar
    3. Bolas, como sabias? E, porque dizes que vamos ganhar, como se com o Jonas, não fosse possível, Manuel?

      Eliminar
  2. eu acho e que o rui vitoria pode dar mais consistencia ao meio campo jogando com andre almeida e fesja com carrillo e salvio nas alas, pizzi e jonas na frente nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, isso seria mandar às urtigas o trabalho dos últimos meses, não? Fará algum sentido? Ainda por cima em noite de São Valentim na Luz?

      Eliminar
    2. ja o fez esta epoca contra o napoles, nao e que tenha corrido bem, mas e uma possibilidade e se resultar quem sabe ate pk podemos usar isso contra sporting e porto que costumam ganhar o meio campo contra nos

      Eliminar
    3. Se resultar... não gosto desse pensamento. Ou é para vencer ou então mais vale estarmos quietos...

      :P

      Eliminar
  3. «a tomada de decisão do argentino é algo que merece ser mais trabalhada» No contexto do texto compreendo de quem falas, mas será que tu compreendes que isto se aplica aos dois argentinos?

    Vamos pois assumir que o Sálvio é melhor a atacar os espaços vazios. Quanto tempo é que lhe vão durar as pilhas? E quando ele decidir ir com a bola contra um muro de Bartra e Schmelzer é melhor que não estejamos todos balançados no ataque não é? Porque quer Bartra quer Schmelzer têm à partida mais resistência do que o Sálvio.

    Quanto à acutliância no ataque, é algo com que o BVB vive bem. Se, como tu dizes, Reus descair ocasionalmente para a esquerda, fica com Weigl-Guerreiro-Reus como "cerne construtor" com Dembele/Pulisic/Mor a dar apoio mais na frente e Castro mais ao centro.

    Se RV quiser dar mais consistencia ao meio, sem entrar em loucuras, acho que o Filipe qq coisa era boa onda para o lugar do Pizzi e o Pizzi mais a frente. Numa lógica pura e dura de o Rafa jogar na direita, entenda-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu prefiro que o Salvio arrisque o um contra um na ala direita, do que o Cervi a caminho do centro do terreno, pois irá acabar por perder a bola, sem ela chegar aos nossos avançados, logo com no máximo 7 ou 8 colegas atrás da linha da bola.

      O que eu quero é que o Salvio aproveite o espaço entre o Bartra e o Schmelzer. Notar que o lateral alemão vai subir muito no terreno, pois o Dortmund não tem extremos esquerdos de raiz.

      Temos é de ser inteligentes para criar o espaço livre para o Salvio poder atacar. Penso que o Carrillo noutro lado é o melhor jogador para fazer isso, pois atrairá a equipa do Dortmund para o seu flanco e vai expor com um passe em diagonal para as costas da defesa alemã o espaço onde Salvio irá aparecer.

      Não quero é que o argentino seja o primeiro homem na criação de jogo ofensivo. O salvio tem tendência para arriscar em demasia, pois é assim que ele joga e lhe pedem para jogar. Logo irá tentar fintar em sítios proibitivos, ou então irá tentar furar mesmo que o caminho esteja fechado. E, por isso mesmo, compreendo o teu cepticismo quanto ao Salvio.

      Para mim, fazia-lhe bem ter outras experiências posicionais, para ele entender o jogo doutra maneira.

      Não gosto do Rafa na direita. Perde-se muito. Para mim, ele só na esquerda ou melhor, no centro do terreno.

      ;)

      Eliminar
  4. Jonas não vai a jogo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas! :|

      Entra o Raúl ou o Rafa! Sem problemas! Benfica FTW!

      Eliminar