11 fevereiro 2017

Hoje foram mais dois, juntando a estes dois...


... num grande espectáculo frente ao Desportivo das Aves.


Foi bom rever o ex-guardião
encarnado Quim.
Claramente a equipa de Hélder Cristóvão ou sentiu-se inspirada pelo recital de bom futebol ontem à noite na catedral, ou não quis ficar atrás da equipa de Rui Vitória, no que respeita a vencer com nota artística. E, logo contra o actual segundo classificado da 2ª Liga, o Desportivo das Aves do nosso bem conhecido Quim, o guarda-redes bicampeão pelo Benfica da última década e que é um belo exemplo de longevidade no futebol aos 41 anos de idade.

Por mais que o critiquem, esta
qualidade no futebol da equipa B
muito se deve ao Hélder.
Jogando num claro 4-4-2, muito idêntico ao dos "As", o Benfica B foi uma equipa muito madura dentro das quatro linhas. Frente a uma equipa tão experiente e de enorme qualidade como a da Vila das Aves, percebemos e temos de dar valor aos métodos de treino não apenas do Hélder Cristóvão, mas também dos anteriores escalões de formação do Seixal. De facto, só com essa qualidade é que conseguimos que miúdos que estão a começar a entrar no futebol sénior, conseguem competir com jogadores que somam em experiência em futebol profissional mais anos que os nossos miúdos. Por isso, e face a esta vitória muito personalizada tenho de chamá-los a todos "miúdos-maravilhas".

Está a olhos vistos que este Pêpê
será no curto/médio prazo mais
um dos jogadores de classe mundial
made in Benfica...
Para mais, reparem nos nomes destes miúdos: André Ferreira (guarda-redes), Aurélio Buta (lateral direito), Rúben Dias (defesa central), Francisco Ferreira (defesa central), Yuri Ribeiro (lateral esquerdo), Florentino Luís (médio-centro), Pedro Rodrigues (médio-centro), Heriberto Tavares (extremo direito), Diogo Gonçalves (avançado centro), José Gomes (avançado centro) e Romário Baldé (extremo esquerdo) no onze titular, mais os substitutos utilizados Gedson Fernandes (médio-ofensivo) e João Filipe (extremo). O que têm em comum? Para além de jogadores jovens do Benfica, são tudo jogadores portugueses. Digam lá se o futuro não é risonho? E, não falo apenas do futuro do futebol encarnado. Falo também do futuro do futebol nacional.

... e há já mais dois na calha: Gedson
Fernandes e Jota.
Por esse motivo, não entendo e discordo por completo da decisão da Liga Portuguesa de Futebol Profissional em querer diminuir até 2018-2019 o número de clubes na 2ª Liga para que seja o mesmo que o da 1ª Liga. A meu ver, vai perder imenso. Estamos a falar de uma redução de 4 equipas relativamente ao modelo actual. Isto significa que são menos 8 jogos por temporada para as equipas Bs, que neste momento são 5 a jogar na 2ª Liga (Benfica B, Porto B, Sporting B, Sporting de Braga B e Vitória de Guimarães B). Ou seja, na prática a 2ª Liga será formada apenas por 13 equipas. Menos 4 equipas, significa que se realizarão menos 8 jornadas, que por sua vez significa menos 720 minutos de jogo para os jovens jogadores. Minutos estes que são muito importantes para que vão despontando novos talentos para o futebol nacional e que com eles o nosso futebol possa enriquecer quer ao nível desportivo, do espectáculo e financeiro. A meu ver será um retrocesso para o futebol nacional. Desse modo, penso que o Benfica deveria ter uma posição bem vincada contra essa intenção.

Digam lá se o troféu não é bonito e
apetecível?
Por fim, o Benfica hoje bateu o 2º classificado e está neste momento no terceiro posto em ex aequo com o Varzim e a Académica. Com o Desportivo das Aves e o Portimonense a 11 e a 16 pontos, respectivamente, sendo que os algarvios se vencerem o jogo desta jornada podem ficar a 19 pontos, será que estes miúdos do Seixal ainda vão a tempo de conseguir a proeza de ficar em posição de classificação de subida? Seria engraçado... embora, neste momento, preferia uma conquista da UEFA Youth League. Bem, mas fiquemos com o resumo deste lado B do Benfica.



10 comentários:

  1. Desculpa lá mas eu é como o outro, representar com dignidade o Benfica e formar jogadores para a primeira equipa, óptimo!
    Agora não quero o nome do Benfica associado a títulos de segunda! Quarto ou quinto lugar está mais do que bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos a falar da equipa B do Benfica. Não entendo essa maneira de ver as coisas, quando a intenção é passar uma cultura de vitória e, vencendo sempre, esta equipa B será campeã da 2ª Liga.

      Para além disso, tu já olhaste bem para o troféu?! ;D

      Eliminar
  2. hoje nao reparei no florentino, mas a euipa no geral esteve bem, estava a ver mais o buta e o romario, enquanto o romario nao me convenceu muito o buta achei interessante pelo menos ataca bem e nao defende mal pena e ainda cortar muitas bolas sem serem jogaveis. de resto estou a gostar do futuro e o que achas da nova posiçao do diogo gonçallves? ele e o joao carvalho na nossa equipa a ocupam a mesma ou o joao pode ser feito num 8?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Florentino basicamente aos 17 anos ganha quase todas as divididas no meio-campo, frente ao 2º classificado. Os "velhotes" do Aves já não podiam com ele e só pediam a ajuda do árbitro... que vergonha alheia.

      Quanto ao Buta, o Hélder está a preparar ali um Nélson Semedo 2.0. Ainda temos o Hildeberto para a lateral direita, em Inglaterra, mas não sei se voltará.

      Na defesa quem penso que precisa de dar corda aos sapatos é o Ferro. E, já não é de agora. O rapaz ainda não é jogador para 90 minutos. Chega à hora de jogo e começa logo a ter dificuldades em reagir. Isso foi notório no segundo golo do Aves e depois até ao final do jogo. É puxar ainda mais por ele e ver no que dá. Adicionalmente, sobre esta dupla de centrais, penso que é demasiada defensiva. Precisam de saber sair mais a jogar com a bola controlada. O Rúben Dias arrisca pouco e o Ferro ainda menos. Para ser central do Benfica é preciso ser um construtor de jogo.

      O Yuri é muito rato. Não me surpreendeu muito quando foi chamado à equipa principal. Mas, tem feito uns jogos bem interessantes na equipa B.

      O André Ferreira tem lá defesas espectaculares, mas aquele livre, tem de melhorar o tempo de reacção. No entanto, a barreira também não se soube agigantar e tem muitas responsabilidades, no primeiro golo. No segundo, faltou-lhe o apoio dos centrais, nomeadamente do Ferro... mas, entre os postes estamos a formar bem.

      O Pêpê no meio-campo é talvez o melhor médio da 2ª liga e pode jogar tanto a "6" como a "8". Vai ser claramente de classe mundial. Antevejo melhor sorte que até o talentoso João Carvalho que agora foi para o Vitória de Setúbal.

      Nas alas, o Heriberto parece-me o mais infantil tacticamente, mas tem um sentido de golo terrível. Ele é um falso extremo/avançado interior, que vai dar que falar. É continuar a ensinar-lhe a ver o jogo do ponto de vista colectivo que ainda vai muito a tempo.

      Do lado contrário, o Romário Baldé que foi um "nin". Nem sim, nem não. Parece-me um jogador com a cabeça muito cheia quando joga. A meu ver está a sentir claramente que não está a render tudo o que ele próprio poderia pensar que poderia já estar a render. Do ponto de vista físico é um atleta e isso ajuda a resolver muita coisa no seu futebol neste momento. Penso que ele vale muito mais tecnicamente do que aquilo que tem demonstrado. Precisa de ser trabalhado e talvez mais acarinhado.

      Lá na frente, o miúdo José Gomes está a saber aproveitar a oportunidade. O mais provável é daqui a um ano ou integrar a equipa principal, ou então ser emprestado 6 meses a um clube da primeira divisão.

      Quanto ao Diogo Gonçalves, ele poderá ser um caso sério se investir mais na melhoria da condição física. Parece-me que tem genética para tal, mas neste momento não aguenta os 90 minutos e, sendo um jogador que emprega muita energia nas suas acções, mas também muito imaturo na gestão da mesma, o desgaste é ainda mais rápido. Para mim, a sua posição é esta de segundo avançado.

      Sobre o João Carvalho, dificilmente ele renderá numa equipa de topo como "10" trequartista. Ou se adapta a jogar como segundo avançado e para isso tem de ser mais eficaz na cara do golo. Ou se adapta a jogar como médio "8" e aí tem de ser mais rigoroso tacticamente e mais agressivo sem bola. Ou então tem de se adaptar à ala e aí terá que ser muito mais intenso com e sem bola. Numa equipa como o Setúbal será sempre um "10" capaz de lançar contra-ataques e com liberdade para percorrer todo o ataque.

      Eliminar
    2. obrigado, assim ja conheço melhor os miudos XD a gk sempre tivemos treinadores bastante reputados com o hugo oliveira e agora com o luis esteves, estou para ver se conseguimos outro ederson quando o original sair. resumindo o florentino e o que esta mais pronto a ir para a principal juntamente com o pepe. aquela finalizaçao do jose gomes a mim deixou me de boca aberta a calma que ele teve para sentar o defesa e desiquilibrar o quim com a simulaçao antes do remate so me parecia o jonas com a sua calma e classe. o hildeberto ao que sabia em inglaterra andava sempre a rodar de posiçao ou era lateral ou medio centro e penso que ja jogou a avançado, mas ele perde a cabeça com facilidade mas que tem talento tem e o cabedal dele com a tecnica que tem nao e para ser levado ao de leve

      Eliminar
    3. Olha que apesar do Florentino jogar muito bem, não está ao nível do Fejsa ainda. E, para ficar no banco, prefiro que ele primeiro continue na equipa B mais uma época. Depois, deve ser feita nova reavaliação. Caso tenhamos ainda muitos bons jogadores na equipa principal (e temos), é emprestar o miúdo pois o mais importante é ele jogar com regularidade. O Pêpê é craque.

      O José Gomes é capaz de marcar golos fáceis em situações difíceis e falhá-los perante balizas abertas, mas é miúdo. Tem ainda muito que aprender.

      O Hélder foi muito inteligente em ter colocado o Hildeberto a lateral direito, acho que é a posição dele se o rapaz ambiciona ter uma carreira ao mais alto nível. Caso contrário, se insistir em ser extremo ou avançado, há pelo menos uma centena de jogadores da geração dele tão bons ou melhores que ele nessa posição. É um jogador que a relação dele com o jogo é ainda muito ele e a bola, quando já deveria ser mais com os colegas e, sobretudo, sem bola. É um miúdo que se nota à distância que tem muita autoconfiança. O problema é que ele também é um pouco arrogante e acha que é muito melhor. Por isso o seu posicionamento é péssimo, uma vez que ele sabendo que é rápido e potente, consegue recuperar posições rapidamente. Pois, isso talvez acontecesse nos juvenis e júniores. Mas, não acontece no futebol sénior. Ainda para mais, no super competitivo futebol inglês. Daí as expulsões. Muitas delas por entradas fora do tempo e outras por frustrações.

      Quem eu gosto muito é do Reinildo Mandava. O rapaz ficou mesmo no meu goto quando jogou na pré-época. Lamentei que não lhe dessem continuidade e, ainda mais por causa da sua lesão. Agora joga a titular no Fafe e tem feito bons jogos. Estamos a falar de um miúdo moçambicano sem escola de formação como os nossos, mas tem um talento, uma força de vontade e uma boa energia que só espero que os responsáveis do Benfica saibam explorar e não desistir dele.

      Eliminar
    4. sim o florentino ainda nao e melhor que o fesja ou samaris, mas para um 3 opçao ja da, podia ir trocando quem sabe. o caso do reinildo era boa discussao para outro topico, eu acredito que no continente africano tenhas miudos com imenso talento e caracteristicas suficientes para singrar no futebol mundial mas as escolas do benfica deviam de assegurar que o trabalho era feito com o mesmo rigor e seriedade que aqui em portugal, assim conseguiamos jogadores ate melhores que o reinildo, dito isto eu tb gostei dele na pre epoca e acho bem ele ter ido por emprestimo na segunda liga pk assim pode ser titular e jogar mais agora e ve lo

      Eliminar
    5. Mas esse é o problema alexanderson. Eu sei que fazes com boa intenção porque pensas que o melhor para o miúdo é ser 3a opção na equipa principal do Benfica. Mas, vai por mim, não o é.

      E, não o é porque ele como 3a opção vai fazer poucos jogos. E ele neste momento precisa é de jogar. Mais, sendo um miúdo e não jogando as hipóteses dele perder ritmo são enormes e não terá experiência suficiente para compensar essa falta de ritmo com melhor posicionamento que advém da experiência de jogo. Resultado, quando entrar faria maus jogos e aos olhos de todos passava rapidamente de bestial a besta. Isso é o que acontece a muitos.

      O ideal será amadurecer mais uns tempos na B, depois reavaliar e verificar se há uma hipótese de ser aposta na A, um pouco à imagem do Renato, e se não houver é emprestá-lo a um clube com pés e cabeça, onde ele poderá jogar com regularidade e evoluir.

      Sobre o Reinildo completamente de acordo. O que eu defendo é que se deveriam apostar em miúdos desses pontos do globo que viessem mais cedo, por exemplo aos 15-17 anos. Os mais talentosos. É uma excelente idade para os trabalhar. Por um lado já sabem mais ou menos o que realmente querem. Por outro poderão completar os estudos e terem um futuro mais promissor que em África só por isso. E terceiro vão muito a tempo de singrarem-se no mundo da bola.

      Eliminar