22 fevereiro 2017

É esta a diferença!


... o vermelho seria mostrado ao jogador da Juventus!


O leitor tem dúvidas? Basta então verificar os lances do último jogo do Porto para o campeonato nacional, conforme escrevi aqui no blogue. Agora reparem no que acontece quando uma arbitragem é realizada de forma séria e idónea, sem estar sobre efeitos de coacção e por profissionais competentes. Ah, pois é! Muitos dirão que isto é num jogo da Champions e, como tal, estão não só os melhores jogadores como também os melhores árbitros. Mas, a verdade é que também existem erros de arbitragens nestas provas da UEFA. Não tenhamos ilusões. Contudo, nenhum clube ou dirigente tem coragem para fazer o ruído que fazem aqui em Portugal. Talvez devêssemos perceber porque isso acontece. Ou seja, talvez fosse correcto a FPF e a LPFP adoptarem o mesmo tipo de liderança que a UEFA tem para com estes casos.

Pois, a liderança... para mim a raiz do problema da arbitragem, em particular, e do futebol nacional, em geral, está na ausência de uma liderança forte e independente. O futebol nacional precisa mais de um CEO do que um fantoche para agradar a uns e a outros, consoante a direcção do vento. Imaginem o que seria se interditassem o Estádio do Dragão durante 2 ou 3 jogos quando a claque do Porto foi coagir os árbitros ao seu centro de treinos? Imaginem que o Sporting de Braga jogasse à porta fechada por causa das agressões bárbaras dos seus adeptos às famílias de Benfiquistas que estavam no parque de estacionamento para irem ver o jogo do passado domingo? Imaginem que o Bruno de Carvalho ou o Otário Otávio Machado eram castigados exemplarmente durante vários meses por incitar à violência no futebol nacional?

Eu acho que a verdadeira batalha do Benfica a partir deste momento deverá ser esta: como mudar as hierarquias do futebol nacional, para que as mesmas sejam mais profissionais e imunes a influências exteriores? No curto prazo, penso que seria sensato o Benfica promover que os seus adeptos fossem apoiar, repito apoiar, os árbitros aos seus centros de treinos. Escrevo apoiar, porque penso que estes precisam sim de apoio dos adeptos para sentirem uma certa áurea de protecção contra aqueles que estão a coagir com ameaças e ofensas. Isto faria com que os holofotes virassem para os centros de decisão, que perante esta situação das duas uma: ou iriam colocar as coisas nos mesmos moldes que os que realmente coagiam, ou então não fariam nada. De qualquer das formas, sabem o que isto significaria para a opinião pública: incompetência! E, era aqui que começaria o ataque encarnado. Um ataque que deveria ser apenas canalizado para o debate, mais do que apontar os dedos. Porque é no debate que não só as pessoas começam a perceber quem é quem e como as coisas realmente funcionam, como também começam sob a luz intensa dos holofotes a pressionar "quem de direito" fazer o que deve fazer. Por outro lado, não nos podemos esquecer que desta forma estaremos a alimentar a máquina da imprensa com folclore que ela bem necessita para vender jornais. Ou seja, é uma solução win-win para todos. E, sobretudo, para o futebol português!

A médio e longo prazo, e porque os estatutos do Benfica não o permitem prolongar muito mais, penso que até seria sensato, face ao trabalho de enorme sucesso que o Luís Filipe Vieira tem feito no Benfica, uma possível candidatura do presidente encarnado à Federação Portuguesa de Futebol e/ou à Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Mas, isso sou eu a pensar alto numa estratégia para mandar abaixo este sistema decadente e colocar em campo outro que permita o crescimento do futebol em Portugal. Mas, pronto. Fiquem agora com a estupidez do Alex Telles... se ouvissem o que os pundits da SkySports disseram dele... 


6 comentários:

  1. Ora aí está, caro consócio!

    E aquele primeira entrada é bastante alaranjada...podia perfeitamente ter sido vermelho directo - o insuspeito Pedro Henriques afirmou-o claramente.

    Pessoalmente, acho muito divertido vê-los por cá a confundir não serem beneficiados com serem prejudicados!...foram décadas de Fruta Corrupção Pancadaria e, se o Homem é um animal de hábitos, imagine-se o Macaco...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dirigentes do Porto ainda vá que não vá. Mas, os jornalistas... já mete nojo. Com tanto jornalista no desemprego, percebe-se bem quem é que está a trabalhar... são aqueles com coluna bífida.

      Acabei de assistir na TVI um velhote, que nem sequer sei o nome, a defender que o segundo amarelo foi excessivo?! Mas, que condescendência é esta?! Onde pára o profissionalismo?!

      Eliminar
  2. Muito bonito, mas como é que os dirigentes do Benfica podem fazer isso? É que caso andemos todos esquecidos, durante muitos e muitos anos andaram de mãos dadas com o Papa.

    E lembras-te da conversa que tivemos sobre os "mendilhões"? Ainda não ouvi nada sobre zangas entre o Mendes e os amigos lá de cima...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De mãos dadas? Como assim?
      O que eu entendo é que de uma maneira ou de outra tinhas de lidar com eles. O Benfica estava enfraquecido internamente. Enquanto não arrumasses a casa, qualquer ataque que provocasses a eles, eles contra-atacavam fazendo o que sempre fizeram: dividir-nos.

      Eliminar
  3. ...meu caro excelente crónica,...no entanto nada de novo,como tenho escrito é chover no molhado,um País de gente pequenina na matéria de inveja,e no que toca a venderem a alma por um prato de lentilhas,então é o prato do dia,se os adeptos dragartos,até que é normal,preferirem que os seus clubes percam (logo que o Benfica não ganhe)já os jornalistas e comentadores,não aguentam a grandeza do Benfica.Sport Lisboa e Benfica Grande de mais para tamanha pequenez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A solução é esta. Não é uma solução rápida. Mas, é assim que se processará. A estratégia é essa e penso que poderá resultar. O ideal seria precipitar um escândalo que levasse a uma queima completa de muito daquela malta que está no poder. Mas, como os interesses mútuos estão de tal maneira espalhados por todos os lados, estão sempre a escapar. Mas, o desgaste é notório. E, as pessoas começam a fartarem-se.

      Eliminar