10 fevereiro 2017

A quem acham que este...


... da comunicação social interessa?


Já repararam nas notícias do Benfica nas últimas semanas? Sempre que o Benfica se prepara para uma partida, são colocadas nos media alegados interesses de jogadores encarnados por parte de outros clubes do estrangeiro. Na semana passada, eram os interesses em Lindelöf, Ederson e Nélson Semedo por parte do Manchester United. Depois o Benfica vence o Nacional de forma categórica no domingo e, menos de 24 horas depois, os jornais desportivos abrem em manchete a entrevista da choradeira do Talisca. É como se quisessem abafar por completo a vitória do clube no último encontro.

De seguida, na terça-feira, lançam novamente o interesse sobre o Nélson Semedo, desta feita do poderoso Barcelona. Isto de manhã. À tarde já era o Bayern Munique. Na quarta-feira, o interesse era no Lindelöf, mas o interessado era agora o Inter. Na quinta-feira, novamente o Ederson, mas agora para o Inter e para o Barcelona. E, no final do dia, também já o Real Madrid o queria. E, hoje em dia de jogo, vem a bomba do Jonas. Reparem que nem sequer falam das quantias que o clube do Benfica poderia receber. Vão directamente ao assunto do vencimento do jogador: 6M€/ano. O que acham que se pretende com estes assuntos? Como é óbvio, o que se pretende aqui é que possam condicionar o foco dos jogadores encarnados no jogo de hoje.

Sendo assim, quem acham que beneficia mais este tipo de notícias? Pois é... e o mais engraçado é que numa semana em que soube que o Óliver custou ao Porto 20M€ numa transferência camuflada de empréstimo para fugir ao radar do fair play financeiro da UEFA, soube-se que os azuis-e-brancos contrataram o Tiquinho Soares nos "mesmos" moldes, conseguindo assim fugir à contrariedade que seria de jogar sem ele frente ao Vitória de Guimarães, já neste fim-de-semana. Bem, na realidade são situações um pouco distintas, daí as aspas. Contudo, a intenção é a mesma: pagar apenas no final e o jogador estar no clube quase como empréstimo, fugindo ao controlo e imposição de não gastar muito mais dinheiro. Desta feita, utilizaram o dinheiro do Deco, ex-jogador portista e agora empresário de futebolistas. Pena é que o Guimarães não tenha feito o mesmo com os empréstimos de Marega e Hernâni, que desta forma não poderão jogar frente ao Porto. Enfim, e assim os azuis de forma "legal", mas mais uma vez imoral, conseguem enganar os mas recentes estatutos da Liga sobre os empréstimos de jogadores a clubes profissionais em Portugal. Contudo, ninguém fala desta imoralidade e daquilo que poderá abrir um precedente que deitará por terra um dos pontos de maior combate na Liga nos últimos anos.


Destes dois negócios ninguém fala. Porque será?

10 comentários:

  1. Nem mais.

    Outro fenómeno da CS é que a pressão está sempre do lado do Benfica... joga primeiro, joga depois, está à frente ou está atrás é sempre do Benfica... E com os sucessos recentes é menos vista mas ainda há a táctica de lembrar sempre os desaires do Benfica antes dos jogos enquanto que relativamente aos compadres da fruta e do café com leite só lembram as grandes vitórias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! É um mito quando dizem que a comunicação social é controlada pelo Benfica, como vejo o Porto e o Sporting a dizê-lo. E, isso deve ser clarificado.

      Eliminar
    2. Pressão no Benfica não é da CS, é mesmo do Inferno da Luz. Eu já há uns anos que digo que no Benfica para se ganhar tem de se jogar o triplo das outras equipas porque se joga contra as equipas adversárias, os árbitros e o "resto" do mundo.

      Eu por mim quando o Benfica entra em campo é para ganhar e se não ganha fico lixado. Bom, na terça posso ficar só um bocadinho lixado porque preferindo que o Benfica passe, não fico infeliz se for o Dortmund!

      Eliminar
    3. PP, não podes clarificar nada. É a questão de provar uma negativa: não acontece. Eu espanto-me (ou não) é de os apoiantes de um determinado clube alinharem nisso quando o parente pobre do casal são eles. Mas entre marido e mulher...

      Eliminar
    4. RB, se visses os últimos jogos do Dortmund, de certo que continuarias a dizer que na terça será para ganhar e mais nada. ;)

      Eliminar
    5. Lamento, mas cabe a todo o Benfiquista bem informado esclarecer os Benfiquistas menos informados sobre como realmente funciona o jogo de influência nos bastidores.

      Ainda hoje, vi pessoal Benfiquista a ficar apreensivo com esta possível transferência do Jonas ao tomar o café da manhã. E, sabes qual é a consequência disso? É que se o Jonas por um motivo ou outro estiver menos inspirado esta noite, levará logo com o selo de que ele já está com a cabeça noutro lado. Quando na realidade não o é. Ou seja, estão a fazer uma tempestade de um copo de água.

      Eliminar
  2. Isso não impede que a "estrutura" conceda grandes exclusivos a esses meios de comunicação social.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, porque na realidade os meios de comunicação social também podem funcionar a nosso favor. É preciso é saber jogar nesse jogo. E, é aqui que acho que o Benfica deve fazer mais.

      Eles não querem fazê-lo porque querem evitar ter os holofotes em cima deles. O que regra geral é bem pensado. O problema é que com um Porto e um Sporting a terem as respectivas estratégicas de comunicação, os holofotes vão estar sempre apontados para ti. Cabe então saber jogar o jogo.

      Eliminar
  3. Por mim também estranho que depois de tanta discussão sobre a estratégia do jj nas antas, ninguém tenha colocado, nem por uma vez, a hipótese de que alguém quis mesmo perder aquele jogo. Para foi mesmo isso, só não sei exactamente se foi apenas o "mestre da tatica" ou se houve mais "interessados".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem diga que o Jesus vai para o Porto na próxima temporada e tendo em conta as eleições do Sporting, até que o cenário não é de todo descabido.

      O que eu achei é que a imprensa claramente foi benevolente com o Sporting. Basta percebermos que a conversa se ficou pelo Palhinha e não ouvi ninguém criticar duramente a entrada de Mattheus Pereira no dragão e a titular...

      Eliminar