11 janeiro 2017

E ninguém cala... 🎶


A história da nova música da claque encarnada.


Na segunda parte do encontro da 3ª jornada do grupo D da Taça da Liga CTT, que opunha no estádio D. Afonso Henriques em Guimarães, o Vitória local ao Benfica, na altura da substituição de André Carrillo a claque de adeptos encarnados começa a cantar um novo cântico, que descreve um pouco o que se está a passar atualmente no futebol português.



Tal como o autor escreve na descrição do video, também não concordo muito com cânticos que se referem a certos clubes. Os autores da letra até poderão argumentar que os lagartos e os tripeiros são uma subespécie de sportinguistas e portistas, "tipo" aquelas ovelhas ranhosas que existem normalmente nos grupos numerosos. De qualquer maneira, e embora deveriam tentar evitar os rótulos, a verdade é que esses sportinguistas e portistas, por serem os únicos a incendiarem as hostes do futebol nacional, merecem bem que "chamemos os bois pelos nomes". Para mim, este cântico será claramente o êxito musical-futebolístico desta temporada.



Já agora, gostaria de partilhar um pouco a história deste cântico, cujas raízes transcendem a 2008 e do outro lado do Atlântico, no Brasil. Mais concretamente no Rio de Janeiro e fruto da rivalidade entre Flamengo e Botafogo, conforme poderão verificar pelo vídeo acima que explica rapidamente a origem. Pessoalmente, prefiro a letra carioca, uma vez que despe de qualquer referência clubistica, mas ao mesmo tempo não, conforme poderão verificar pelo seguinte vídeo.



No entanto, destaco a inteligência da torcida do Botafogo em fazer rapidamente uma versão do cântico para apoiar a sua equipa, em vez de dar continuidade ao folclore criado, conforme poderão verificar de seguida.



Penso que as claques de apoio ao Benfica poderiam combinar as duas letras, no mesmo cântico (com as respectivas alterações), ficando algo como:

🎵E ninguém cala... essa choradeira! 🎶
🎵 Chora o Presidente, 🎶
🎵 Chora a equipa toda, 🎶
🎵 Chora a nação inteira!!! 🎶

🎵E ninguém cala... esse nosso amor! 🎶

🎵 E é por isso, 🎶
🎵 Que eu canto assim, 🎶
🎵 É por ti, Glorioso!!! 🎶

4 comentários:

  1. Acho impressionante é o cântico extremamente racista dos adeptos do guimarães em direção ao Nelson ("ó preto vai pro cara***") ter passado em branco, ao que parece, por todos os jornais e blogs desportivos do país. Este tipo de comportamento não tem lugar no desporto e os clubes/adeptos que adotam esta postura deverão ser severamente punidos. Peço desculpa pelo off-topic, PP, mas acho que é um asssunto que TEM que ser "trazido à baila", não só em defesa de um dos nossos atletas, mas também do futebol do nosso país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto tu escrevias este comentário, estava a escrever um artigo sobre isso mesmo, amigo.

      ;)

      Eliminar
  2. Importa reter, creio eu, que "tripeiro" não é sinónimo de adepto do FCP. Há "tripeiros" adeptos de outros clubes. E nós sabemo-lo bem, não é verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais. Aliás, o Porto é uma cidade Benfiquista, por mais que queiram dizer que é portista. No máximo é uma cidade portuense... ;)

      Para além disso, o termo "tripeiro" é tão negativo como chamar um Lisboeta de "alfacinha". É um termo que vem desde os tempos das invasões napoleónicas e que até deve orgulhar muita gente do Porto pela história de superação que acarreta.

      De qualquer maneira, no mundo do politicamente correcto, e porque há pessoas que querem é confusão convém evitar ao máximo este tipo de rotulagens. Até porque somos um país muita pequeno. Do norte ao sul nem 1000 km são!

      Eliminar