03 março 2016

Cabo Verde é um paraíso...


Qual a primeira acção que um bom gestor deve tomar quando vê a sua empresa/instituição numa situação financeira tão precária?



Ir a Cabo Verde abrir duas escolas de formação ou ir a Cabo Verde procurar financiamento em "offshores"?

O leitor que me diga!

12 comentários:

  1. Ir até Cabo Verde - depois do peditório para pagar a estadia - abrir Academias.

    ResponderEliminar
  2. Não digam a ninguém

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=945427148898247&set=p.945427148898247&type=3&theater

    ResponderEliminar
  3. Não digam a ninguém o NIB para depositar para a estadia do trinca bolotas.

    ResponderEliminar
  4. Sabiam que os investimentos/custos/perdas com academias ou centros de formaçao nao contam para o calculo do fair-play financeiro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que não percebeste o alcance da minha questão...

      A ver se consigo elucidar-te o que parece estar a acontecer no Sporting. Em primeiro lugar, um gestor com estes resultados financeiros, só tem de acautelar o financiamento para os seus projectos pelo menos até ao final do próximo exercício. Sendo assim, nada melhor do que virar para os investidores comuns: bancos, fundos de investimentos, etc.

      O problema é que ou muito me engano ou das duas uma: ou não há ninguém que acredite do Bola de Berlim, pelo que a sua credibilidade no mercado vale nada, ou então pior ainda, eles querem ir buscar investimento sem prestar contas a ninguém, fugindo ao fisco e com isso tentar arranjar um melhor negócio para... eles (pois não acho que seja para o Sporting, uma vez que pretenderão ficar com a fatia de leão que seria dada ao estado).

      Cabo Verde é um paraíso fiscal, mas mesmo nestas coisas de "offshores" é preciso assinaturas e de certas formalidades que têm de ser feitas presencialmente.

      As academias é apenas para inglês ver e servem como granadas de fumo para o que foram realmente fazer lá. Repara que o "timing" acompanha este meu raciocínio. Se não fosse isso, eles teriam ido inaugurar as academias no final da temporada. Até poderiam incluir uma viagem da equipa até lá. Mas, preferiram ir já lá. O motivo é a urgência de dinheiro vivo.

      Notar que o desinvestimento na equipa já foi feito agora em Janeiro. Desfizeram-se do número 10 da equipa deles, o Montero, que tinha um dos maiores vencimentos do plantel, para ir buscar um Barcos em pré-época da China. O mais curioso é que foram só aplausos, nem sequer uma crítica sobre o que se estava a passar.

      Eliminar
    2. Ainda estive para emendar o modo como fiz o comentario e tirar-lhe a interrogação. Apenas queria ser irónico e nada contra ti ou este blog, apenas deixar a pergunta no ar...
      Pois o que tu fizeste na resposta foi elaborar o que eu queria no fundo dizer com a minha pergunta.
      É de facto uma manobra de lavagem e disfarce mas quem vai lá investigar? Ninguem.

      Eliminar
    3. O facto de ninguém ir lá investigar diz muito do estado da nossa nação. Mas, pensando bem faz todo o sentido. Afinal de contas não tem sido o zé povinho a bancar com todos os custos dos autênticos assaltos que foram cometidos no BPN e BES?

      E até vou um pouco mais longe. Durante anos houve desvios de dinheiro via Cabo Verde e outras "offshores" desses bancos, dinheiro de muita gente que agora deverá querer ressuscitar porque dinheiro trancado num lado qualquer não vale nada e porque a poeira já assentou.

      Que melhor forma de fazê-lo ressuscitar via um Sporting, por exemplo? Tão limpo que o dinheiro está. Mas, mesmo que esses nem queiram investir muito ou darem nas vistas, outros pelas Áfricas estão bem sedentos de verem a lavagem a seco bem feita e como tal, oportunidades como este Sporting são um mimo.

      O que ganha o Bola de Berlim com isto tudo? Se o plano der-lhe certo, muito, mas mesmo muito dinheiro.

      Eliminar
    4. Foi atrás de tantos milhões e não tem dinheiro para pagar a estadia? Ele foi para Cabo Verde agora para desviar atenções do R&C.

      Eliminar
    5. Sim e encontrar soluções para arranjar liquidez financeira. Em Portugal ninguém dá crédito ao Sporting. Mas, nesses paraísos fiscais há sempre gente que queira reintroduzir dinheiro no circuito, dinheiro esse de origens turvas (como por exemplo, de negócios ilícitos, diamantes, desvios de anos de dinheiro de empresas europeias que agora querem retornar ao circuito europeu)...

      Ninguém fala disso, porque a comunicação social em Portugal é tudo menos isenta e livre. Se for a ver bem, a maioria dos jornais fazem parte de grupos económicos que por sua vez têm como principais accionistas os mesmos que utilizam as "offshores" para desviar dinheiro livre de impostos e assim maximizar as suas contas.

      Eliminar
    6. Para isso já tem o Sobrinho e o Mosquito de Angola.

      Eliminar
    7. Glorioso PP 04/03/16, 11:00
      Disseste toda a verdade em meia dúzia de linhas!

      Bem hajas!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    8. Sinceramente preocupa-me bastante o estado do "4º poder" em Portugal. É tudo menos isento, independente e imparcial.

      Esta viagem do presidente do Sporting a Cabo Verde merecia no mínimo um jornalismo de investigação. Basta juntar os pontos para entender que aqui há um furo jornalístico brutal. Aliás, estou convicto que quem trabalha sabe disso. Agora, o problema é que muitos deles escrevem de mãos atadas... ou não!?

      Grande abraço! ;)

      Eliminar