28 março 2015

Mais do mesmo...


... na convocatória da selecção nacional.


Um olhar sobre a convocatória de Fernando Santos (FS) para este encontro frente à Sérvia, entristece-me um pouco, pois sabe a "mais do mesmo". Correndo o risco de errar, a verdade é que muito provavelmente Portugal vai entrar em campo num tradicional 4-3-3. Até aqui tudo bem. Não é pelo sistema táctico já enraizado em todos os escalões da selecção nacional desde a geração de oiro, que estará o problema. A minha "guerra" é outra e reside nos nomes e características dos jogadores da convocatória.

Olhando para nomes como Éder e Hugo Almeida, claramente o seleccionador pretende jogar com um destes a ponta-de-lança frente à Sérvia. Aposto que na cabeça de FS, combate-se o fogo com o fogo, ou seja, se os centrais sérvios são altos e fortes, então é preciso ter um "pinheiro" como ponta-de-lança. Da mesma forma, a convocatória de Bruno Alves reflecte o querer ter alguém que consiga parar a robustez física dos pontas-de-lança sérvios. Enfim, fico com a clara sensação que preparamos os jogos em função dos nossos adversários e não numa ideia de jogo que nos identifique perante o mundo futebolístico.

Onde está o Portugal do Euro 2000, que para muitos adeptos do futebol europeu foi o campeão do povo dada a qualidade das suas exibições? Onde está a nossa identidade futebolística? Onde está a selecção nacional do recorte técnico e da fantasia? Onde está a selecção onde o controlo da posse de bola era nosso? Quando é que vamos pôr o adversário a jogar o nosso jogo? Talvez por isso mesmo é que o melhor jogador do mundo não consegue ter o mesmo protagonismo que no seu clube...

Será que Fernando Santos, assim como os seus antecessores, tendo à disposição jogadores de fino recorte técnico e com outra inteligência de jogo, tais como Miguel Veloso, Manuel Fernandes e Bernardo Silva, insistem sempre em jogadores como Bruno Alves, Hugo Almeida ou Éder? Eu até posso entender que um deles possa estar entre os convocados, mas todos eles? Não faz sentido! É que se ainda tivéssemos tido sucesso com as "receitas" antigas...




P.S.: Apesar do tom crítico, gostei de ter ouvido que FS ensaiou o Coentrão à frente de Eliseu. Agora, quero ver se é para ensaiar um tradicional 4-4-2, ou se o Coentrão será o terceiro homem no meio-campo (tal como Di Maria o fora na época passada no Real Madrid), ou se o ex-Benfiquista formará o tridente ofensivo de Portugal com Ronaldo e Nani (ou Quaresma, ou Danny)?

7 comentários:

  1. Para mim, um não assunto.
    Desculpa, mas a minha "selecção" é o Benfica!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendo porque seja um não assunto... Portugal continua a ser o meu país, quer goste ou não!

      Eliminar
    2. Caro PP, eu não confundo Portugal com a "selecção"!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  2. Para mim também não.
    Para mim os melhores jogadores do mundo são os: Julio Cesar, Maxi, Luisão,........etc.,etc., enquanto envergarem a camisola do Glorioso, depois..........virão outros.
    Benfica sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que essa melhor equipa do mundo não pode entrar em competições como o campeonato da Europa ou o Mundial...

      ;)

      Eliminar
  3. E seleção do EURO 2000 foi a melhor seleção desde a de 1966.
    O meio campo com Vidigal, Paulo Bento e Rui Costa a controlar o ritmo de jogo com posse de bola.
    A defesa com Abel Xavier, Rui Jorge nas alas, e no centro Fernando Couto e Jorge Costa como barreiras intransponíveis.
    No ataque Figo, na sua melhor forma, a levar a bola pelas alas com João Vieira Pinto como vagabundo no ataque e Nuno Gomes como ponta de lança a sério.
    O futebol praticado era delecioso.
    Agora olha-se para esta equipa de fernando mendes e nem 0,5% da arte, tecnica e fio de jogo há em relação à do EURO 2000.
    É penoso ver jogar, ou tentar jogar, aquele grupo que é uma mistura de 3ª idade com jovens convencidos e jogadores que nem sabem quantos lados tem a bola. Não há filosofia de jogo, joga tudo para o Ronaldo e se alguém tem o azar de ter mais protagonismo num jogo, salta fora da seleção.
    Os guardas redes são frangos e batoteiros.
    A defesa é constituida por jogadores dum lar de idosos que muita experiência que tenham, a velocidade já não está lá e isso faz toda a diferença. Só nas alas há qualidade (Coentrão, Antunes)
    O meio campo tem jogadores tecnicamente bons, Moutinho, João Mário e André Gomes (não, o William Carvalho é um flop, o Vidigal e o Petit eram de longe melhores para não falar do Paulo Sousa,e ver este tosco é um insulto).
    No ataque temos Ronaldo e jogadores cepos que só lá estão para servir o melhor do mundo e nada mais, que o diga Nelson Oliveira).
    Acho que a mentalidade da federação e os interesses do mendes estão a levar-nos ao fundo.
    Os jovens da equipa de sub-21 não têm oportunidades, ao contrário do que aconteceu em meados dos anos 90, e perdem-se no tempo.
    Temos jogadores que podem renovar a seleção até ao EURO 2016 se houver uma aposta gradual neles:
    - Silvio (apesar de não jogar muito este ano, mas se o éder e o almeida vão muito mais ele merece
    - Marafona
    - Raphael Guerreiro
    - Ruben Vezo
    - João Cancelo
    - Cédric
    - Tiago Gomes
    - Fábio Cardoso
    - Tobias Figueiredo
    - André Almeida
    - Danilo Pereira
    - Sérgio Oliveira
    - João Teixeira
    - Ruben Pinto
    - Ruben Neves
    - Gonçalo Paciência
    - Gonçalo Guedes
    - Ricardo Horta
    - Bernardo Silva
    - Adrien Silva
    - Ivan Cavaleiro
    - Bruma
    - Lucas João
    - Iuri Medeiros
    - Hélder Costa
    - Rui Fonte

    Acho que são jovens com bastante valor e que podem entrar e revitalizar a seleção. Só há é que apostar.

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há ai muitos nomes que não chegarão para o nível de uma selecção de topo... de qualquer modo é essa a mentalidade de aposta na juventude que defendo.

      Por exemplo, o Pepe era uma incógnita para este jogo frente à Sérvia. O Rúben Vezo tem jogado em Valência e na mesma posição do Pepe. Poderia ter sido convocado também.

      Na frente, porquê convocar um Hugo Almeida e o Éder? Porque não convocar um Bernardo Silva e tentar incutir uma ideia de jogo diferente na selecção?

      Eliminar