07 junho 2014

A convocatória para o Mundial


Uma visão sobre a convocatória de Paulo Bento para a selecção nacional que irá jogar no Mundial do Brasil 2014.


Já tinha previsto escrever um artigo sobre este tema à algum tempo atrás. Contudo, imperativos de outra ordem não o permitiram. A meu ver, a convocatória da selecção nacional é algo desequilibrada. É desequilibrada no sector defensivo e até mesmo no ofensivo.

André Almeida é um polivalente.
Joga onde for preciso, mas a lateral
esquerdo era preferível um canhoto.
Porquê a selecção está desequilibrada a nível defensivo? Porque, muito simplesmente, na defesa as opções de Paulo Bento para as laterais são: dois laterais de raíz, mais um médio adaptado a lateral direito e esquerdo e mais um central adaptado a lateral direito e esquerdo. Estes dois últimos - André Almeida e Ricardo Costa - são dois jogadores destros, o que logo à partida implicará maiores dificuldades quando jogarem a lateral esquerdo. Por exemplo, nas saídas de bola e no apoio aos lances ofensivos da equipa.

Ricardo Costa é o
central polivalente que
pode jogar a lateral
direito e esquerdo.
Porquê a selecção está desequilibrada a nível ofensivo? Porque, se faltam jogadores que sejam capazes de "alimentar" os jogadores do ataque então é porque foram convocados mais avançados do que realmente serão necessários. Percebo o porquê de Hugo Almeida e Hélder Postiga irem ao mundial. Apesar deste último ter feito uma época intermitente, a verdade é que foi o nosso melhor goleador na caminhada rumo ao mundial. Por outro lado, o Hugo Almeida tem estado em bom plano esta temporada e tem provado ser um óptimo complemento ao nosso Cristiano Ronaldo, na frente de ataque. Agora, a convocatória do Éder... um jogador que até aprecio, mas que lhe falta algum entrosamento com os restantes jogadores e ideias de jogo da nossa selecção... É verdade que Paulo Bento convocou o Rafa, que é colega de equipa do "Éderbayor" no Sporting de Braga, mas de qualquer modo, o ponta-de-lança nem tem sido titular indiscutível no Braga esta temporada...

Na minha opinião, teria sido preferível não se ter convocado ou o Postiga ou o Éder e sim ter-se convocado o Antunes.

Ou o Postiga ou o Éder deveriam ter
sido convocados para este mundial.
Qual levariam?
Noutra perspectiva e recordando que esta selecção tem o Cristiano Ronaldo, que é um jogador que gosta de derivar da esquerda para o centro, faz ainda mais sentido que a ala esquerda tenha pelo menos duas soluções de raíz. É que se o Cristiano deriva para o centro, cria um espaço na ala esquerda propício para um esquerdino poder avançar no terreno. Numa selecção nacional onde não temos um extremo esquerdo de raíz, faz ainda mais sentido que os nossos laterais esquerdos sejam canhotos, para aproveitar esse espaço vertical criado, e assim poderem incorporar melhor o ataque. Contar apenas com o Fábio Coentrão para essas funções é arriscado. E, contar com André Almeida ou Ricardo Costa para dar essa profundidade ofensiva, é querer enterrar a cabeça na terra, pois por melhor forma que o Benfiquista e o Valenciano estejam, eles não sendo canhotos naturais nunca irão ter a mesma predesposição ofensiva que um Antunes, por exemplo.

O lateral esquerdo Antunes é talvez
a maior falha na convocatória de
Paulo Bento para o mundial 2014.
Numa outra perspectiva, mais global sobre os obejectivos da selecção no mundial, o tipo de oponentes que teremos e a matriz de estilo de jogo que temos tido, não vejo uma correlação equilibrada entre esses factores e a nossa convocatória. É que não faz lá muito sentido convocar dois "pinheiros" se vamos jogar em contra-ataque e com a bola pelo chão. Ou será que o nosso DNA futebolístico vai ser alterado para um futebol de bola-no-"pinheiro"-e-que-o-Ronaldo-ganhe-a-segunda-bola-para-rematar-à-baliza-e-fazer-o-golo?

De qualquer maneira, mesmo com estes desequilíbrios na convocatória... com outras tantas opções que não estou totalmente de acordo... quero aproveitar para expressar o meu desejo de que Portugal seja campeão mundial, pois no fundo, no fundo, é esse o desejo de todos nós!

FORÇA PORTUGAL!


4 comentários:

  1. O André Almeida defende muito bem e permite libertar o CR7 das tarefas defensivas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O André Almeida é de facto muito bom a defender. Contudo, não considero que seja o ideal para apoiar o Ronaldo no ataque.

      Eliminar
  2. Dos 3 pontas de lança convocados, Éder é claramente o melhor, apesar de todas as suas limitações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é o melhor... contudo, uma coisa é certa e que trabalha a favor dos outros dois: Postiga e Almeida têm já um trabalho efectuado na selecção. O Éder está ainda à procura do seu espaço dentro do grupo e do onze.

      Para mim, é um exagero levar 3 avançados pontas-de-lança, sendo dois deles com o perfil de Hugo Almeida e de "Éderbayor"... ainda para mais numa equipa que é reconhecida por um estilo de jogo de futebol apoiado e de transições rápidas.

      Por exemplo, a poderosa selecção alemã só leva um ponta-de-lança de origem: Klose. Todos os outros são avançados... e ainda ontem deram 6 à Arménia...

      Eliminar