13 janeiro 2019

«A realidade é esta...


... do 4-3-3 para o 4-4-2.»

É o próprio treinador interino do Benfica que o diz, conforme podemos ver na última conferência de imprensa nos Açores.


O jovem técnico encarnado também, já por mais do que uma vez, referiu que está a tentar conhecer o «tipo de homens que temos no balneário». É normal que o faça, porque vai querer reorganizar a equipa à sua imagem para ter confiança e segurança suficientes para poder atacar os objectivos de reconquista ainda esta temporada. Isto significa que vamos ter que reorganizar o plantel encarnado para o sistema de 4-4-2, aproveitando este mês de janeiro e o mercado de inverno para o efeito. Sendo assim, o que proponho neste artigo é o exercício de arrumar a casa para reduzir o plantel, tornando-o mais competitivo, aproveitando o que de bom já foi feito e que possa ser aplicado ao seu 4-4-2.

Um empréstimo do Svilar seria a
melhor solução para a sua evolução.
Começando pela baliza, penso que não vale a pena ter o jovem guardião belga no banco sem jogar. Pessoalmente, tentaria colocar o Svilar num clube onde pudesse jogar com regularidade. Neste momento, é muito importante para ele jogar. E, para os poucos jogos que deverá fazer nas taças até ao final da temporada, não faz sentido ficar na Luz. A meu ver, faz mais sentido manter o Bruno Varela (apesar desta história de não passar nos exames médicos na Turquia, terem-me deixado a questionar). Sendo assim, ficaria com o Ody"saves", Bruno Varela e o terceiro guardião seria um da equipa B, quando necessário.

Não faz sentido manter o Corchia
pois dificilmente irá ganhar ritmo.
Passando para a linha defensiva, aqui é talvez o sector com mais mexidas. Na lateral direita, penso que o empréstimo de Corchia não se justifica. O jogador não tem muito ritmo, nem sequer durante esta primeira parte da época foi utilizado o suficiente para conseguir ganhar esse ritmo, e sendo um jogador emprestado, qualquer investimento em termos de tempo dentro de campo, muito dificilmente será recompensado. Até porque há um André Almeida que é o rei das assistências por cruzamento em Portugal (quem diria?!), um jovem Diogo Gonçalves que poderá ser adaptado a essa posição (caso possa regressar do empréstimo ao Nottingham Forrest) e até mesmo um Salvio que poderá ganhar outra vida nessa posição. Eu apostaria para esta posição em André Almeida e Salvio e fazia regressar o Corchia ao Sevilha.

Apesar da enorme exibição frente ao
Porto, não faz sentido manter o
Lema (e já agora o Conti) no plantel,
agora que o Jardel está recuperado.
Na lateral esquerda, não fazia grandes alterações. O Grimaldo é a aposta para a titularidade e acredito no Yuri Ribeiro. Aliás, quanto a mim, o jovem formado no Seixal, já merecia mais minutos, face às performances irregulares do espanhol. E, caso o Yuri não aproveitasse as chances, apostaria em Cervi. Quanto ao centro da defesa, tanto o Conti como o Lema precisam de jogar, mas não no Benfica. Porque, para o modelo de jogo que defendo, só teria duas vagas para defesas centrais de raiz. E, estas seriam, neste momento, de Jardel e de Rúben Dias. Sendo assim, o melhor para a dupla de centrais argentina seria serem emprestados. Para as restantes duas vagas de centrais, daria-as a Samaris e a Alfa Semedo. O Alfa na época passada fez um jogão na Luz nessa posição ao serviço do Moreirense e o Samaris já deu muita conta de si num jogo pelo Benfica na Champions. Com estes dois médios no centro da defesa poderíamos ganhar imenso não apenas com bola (na primeira fase de construção), mas também sem bola (promovendo uma menor distância entre a linha de meio-campo e de defesa). Para uma eventualidade, recordar que no plantel da equipa B, existe ainda Kalaica e Ferro que poderão facilmente jogar na equipa principal.

Apesar do grego Samaris estar em
final de contrato, poderá ainda
ser muito útil na reconquista e,
quiçá, uma renovação à vista.
No meio-campo, estas mexidas que mencionei na defesa terão algum impacto neste sector. No centro do terreno, mantenho Fejsa, Gabriel e Gedson. Estes são para mim os três jogadores para irem rodando nas posições 6 e 8. Possivelmente, a quarta opção para a posição "6" (médio-centro mais defensivo) poderá vir de um dos jogadores adaptados a central, como o Samaris e o Alfa Semedo. Da mesma forma, a 4ª opção para a posição "8" (médio-centro mais ofensivo) poderá vir do Pizzi, do Zivkovic e do Krovinovic. De referir que enquanto o Fejsa será visto também como opção mais clássica de médio-defensivo (camisola 6), o Krovinovic será também visto como opção clássica de médio-ofensivo (camisola 10), no centro do terreno. Se houver uma lesão grave com algum jogador neste sector, o Bruno Lage pode recorrer à equipa B, nomeadamente, ao jovem Florentino Luís.

Apoiei a renovação do Salvio, mas
para jogar a lateral direito.
Nas alas, não haverá grandes mexidas. Na ala direita, já adaptei o Salvio a lateral direito (mas, poderá dar uma perninha à posição de ala/extremo e avançado direito sempre que necessário). As minha opções principais são Pizzi e Rafa. Na ala esquerda, sobra-nos como opções o Zivkovic e o Cervi. Todas estas 4 opções podem jogar tanto numa como noutra ala, dependendo do modelo que se queira utilizar. De referir, que caso haja alguma lesão, existem na equipa B pelo menos dois valores que estão já em ponto rebuçado para poderem entrar na equipa principal: Jota e Willock. A meu ver, até ao final da época seria importante ir incorporando o Jota na equipa principal, pois penso que vai haver oportunidade. Acredito que ele poderá trazer-nos a irreverência e a magia que poderemos precisar no que falta da temporada.

Castillo ou Ferreyra, um deles
deverá sair neste defeso de inverno.
Por fim, o ataque precisa de ser arrumado: temos opções a mais. Mesmo jogando com dois avançados, termos Jonas, Seferovic, Ferreyra, Castillo e João Félix, para além de podermos jogar com Salvio, Rafa e ainda Jota, nessas posições, é demasiada gente para termos todos com ritmo competitivo para entrar em campo e render logo. Na minha opinião, apostaria em Jonas, Seferovic e João Félix para irem rodando nas duas posições. A 4ª opção seria para ou para o Ferreyra ou para o Castillo. Emprestaria ou venderia um ou outro. Uma quinta opção para o ataque seria igualmente o Jota.

Como podemos verificar, basicamente, arrumei as peças e dispensei aquelas que não preciso ou que não vou dar muito uso. Quanto a ir ao mercado, partilho da mesma visão do Guardiola quando ele diz o seguinte:


Mas, isso não significa que coloque já alguns jogadores no radar... como por exemplo o central esquerdino Raúl Silva do Sporting de Braga (muito bom a sair a jogar), o nosso conhecido David Luiz do Chelsea, o poderoso avançado esquerdino Vinícius Morais do Rio Ave, o avançado Paulinho do Sporting de Braga e o nosso canterado ambidextro Heriberto Tavares emprestado ao Moreirense. Isto para não falar de outros... 


Proposta de reorganização do plantel do Benfica neste
defeso de inverno (época 2018-2019), em 4-4-2.

18 comentários:

  1. Yuri não tem qualidade para suplente. Nem chega a mediano. Não se destaca em rigorosamente nada. Não dá para B;

    Salvio não tem cabecinha para ser defesa. É muito pouco esperto nas tomadas de decisão. E como se viu no Mundial, uma autêntica nulidade a lateral. E teve a sorte de jogar a ala, bem protegido!

    Na baliza, não é colocar o Varela como segundo guarda-redes. É sim, baixar o Svilar para os B, e subir o Zbolin para segundo guarda-redes. Cresceu imenso. Merece oportunidade. Temporadão.

    Willock. Não está em ponto rebuçado e quem tem visto os últimos jogos da B, sabe isso(apesar de hoje ter marcado). Tal como Ferro, não me parece que tenha o que é preciso para fazer carreira no Benfica.


    Precisa-se de um central, lateral direito e esquerdo. Dias precisa de um autêntico líder, um jogador experiente, uma voz de comando... Jardel nem é uma vedeta, nem é um líder. Não nasceu com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yuri o quê? Por acaso viste a época que ele fez no Rio Ave? Já olhaste bem para a quantidade de erros que o Grimaldo faz todos os jogos e mesmo assim está lá? O Yuri está sem ritmo de jogo, mas isso é começar a dar-lhe ritmo nos jogos mais fáceis.

      Salvio o quê? No Mundial a Argentina foi toda uma autêntica nulidade. Curiosamente, o jogo mais bem conseguido deles até foi com o Salvio a titular na lateral direita. No Benfica, vai jogar sempre bem projectado para o ataque, até porque à frente dele terá um ala mais cerebral como o Pizzi.

      O Svilar o quê? Baixar para a equipa B? Um miúdo que ainda na época passada estava a jogar contra o Manchester United?! E, os outros que estão na B vão jogar aonde? Opá, lógica da batata essa tua. O Svilar precisa é de jogar com regularidade numa equipa de 1ª liga, seja aqui ou noutro campeonato europeu.

      O Willock e o Ferro o quê? Para subirem à equipa principal este ano e poderem fazer o mesmo que o Kalaica fez há dois anos no Bessa, está mais do que em ponto rebuçado.

      Precisas do quê?! Sim vais já a correr comprar qualquer meco sobrevalorizado e que nem sequer tem entrosamento com as ideias de jogo da equipa. É que é mesmo chegar, jogar e convencer. Voltamos aos tempos dos Kandaurovs, estou mesmo a ver...

      Eliminar
    2. Veremos o futuro. Salvio, Willock, Ferro e Yuri não são jogadores do Benfica.
      Veremos o que o mais que capacitado Bruno Lage fará com eles.
      Eu mantenho tudo o que disse.

      Eliminar
    3. O Salvio acredito que dê em lateral de grande nível. O Willock e o Ferro poderão vir a jogar e não comprometer a equipa, o que já seria muito bom. E, quanto ao Yuri, se tiver hipóteses e se preparar bem para tal, com jogos nas pernas poderá não ser um fora-de-série, mas poderá conferir uma fiabilidade que precisamos na equipa. O Grimaldo não aguenta fazer 3 jogos por semana até ao final da temporada sem ter uma fadiga competitiva.

      Eliminar
    4. «o jogo mais bem conseguido deles até foi com o Salvio a titular na lateral direita» - Pior! Sálvio nesse jogo até foi dos melhores em campo.

      Há uma distância entre Sálvio seria um bom lateral para o Benfica para consumo interno, onde o Benfica passa, ou deveria passar, a maior parte do tempo em organização ofensiva, e dizer que seria um lateral de grande nível. Posso concordar com a primeira, a segunda dá-me vontade de sorrir.

      Não sigo a B, não falo de quem lá está. Yuri do pouco que lhe vi este ano não vi nenhuma alternativa ao Grimaldo. Claro que eu questiono seriamente o que eram os treinos com a anterior gerência, portanto espero uns tempos e minutos para falar melhor. Grandes temporadas em Vila do Conde ou Moreira de Cónegos só servem como padrão quando demonstrarem não ser outliers. Até agora é isso que são, mas há todo o contexto do treino para considerar. Com a mudança aparente do paradigma do treino, estou tentado a esperar um pouco.

      Eliminar
    5. Apesar disso, por uma questão de ambição, um LD que faça o Almeida ter de suar a estopinhas e uma alternativa de valor ao Fejsa eram mais do que benvindas.

      Eliminar
    6. Tens o Corchia que tendo possibilidades para jogar consegue ombrear com o Almeida. Para o Fejsa, tens o Alfa Semedo que estava a ser trabalhado pelo Vitória para isso (ver os jogos da taça de Portugal).

      Eliminar
    7. Tenho o Corchia e até acho que está imensos furos acima do Douglas. No entanto não parece contar. Não sei se por cláusulas ou outra coisa que não se sabe, parece não contar. Assim sendo era bom arranjar um "corchia para o corchia".

      Tudo o que envolva "trabalhado pelo Vitória" e o Alfa, remete para o "Metemedo". Estou disposto a dar até Julho a todos, mas para já, para mim, não é opção. Já o Gabriel ou o Gedson...

      Eliminar
  2. O coiso80 é um visionário, um génio, o tal que consegue antever e antecipar-se a apendicites agudas. Percebe tanto de bola como um espinafre.

    ResponderEliminar
  3. "caso o Yuri não aproveitasse as chances": queres mais chances? Já mostrou que não dá mais, tal como se vê sempre que joga na selecção, onde é sempre dos piores...
    Quanto a Ferro e Willock tenho muitas dúvidas que se aproveitem!

    ResponderEliminar
  4. Ontem estive a ver o Tottenham - Man Utd... É tudo tão melhor. A velocidade, a técnica, visão dos jogadores, até a vontade de jogar, correr e marcar é muito superior. Parece futebol de adultos e nós andamos aqui entretidos com os sub-10. Bem sei que não temos dinheiro para ter aqueles jogadores, mas não dá para ter só um bocadinho daquela vontade de jogar à bola? Tristeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós Benfica? Ou nós futebol português em geral?

      Eliminar
    2. Todos, mas a mim interessa-me o Benfica :p

      Eliminar
    3. Se estás descontente (e compreendo que podemos e devemos melhorar) então vê os jogos dos outros clubes. Não apenas os resumos com as melhores jogadas. Vê mesmo como eles realmente jogam... uma vergonha criticarem a qualidade de jogo e depois olharmos para esses clubes e apresentarem um futebol bem mais pobre.

      Eliminar
    4. Nos últimos dois jogos estivemos bem melhor, mas mesmo assim comparando com o jogo que te disse, somos muito pobres infelizmente. Os outros clubes portugueses sinceramente estou-me marimbando, uns são levados ao colo, outros não têm interesse em jogar futebol, o denominador comum é que ninguém joga absolutamente nada.

      Eliminar
    5. «Os outros clubes portugueses sinceramente estou-me marimbando,» PP, a menos que por motivos profissionais, recomendo esta atitude. O Benfica é o Benfica e os outros que se lixem. E não estou a ser sarcástico! Como sabes "há canos" que te digo isso. Vê os outros se te dá prazer, não compares. A única altura em que interessa comparar é nos jogos com eles. E aí tudo muda.

      Eliminar
  5. Gosto deste plantel! Com equipa B e sub-23, não faz sentido, realmente, ter mais de 22/23 jogadores no plantel principal. Seria muito mais eficiente.

    Tenho pena pelo Corchia, que no pouco que vi pareceu-me ser bom jogador.

    Também gosto da ideia de adaptar médios a central, como sabes. Mas talvez vás longe demais neste exercício - eu ficava com RD, Samaris (os titulares), Jardel e Conti. O Jardel tem limitações físicas (e outras...), lesiona-se com frequência...e o Conti tem coisas boas, sobretudo com bola, podendo agora com outra qualidade e exigência no treino melhorar muito no foco e concentração - em que, concordo, revelou lacunas evidentes.

    Só discordamos mesmo no lugar relativo do Krovinovic na hierarquia de médios...por mim, jogava sempre. Com Gabriel no meio, em jogos com adversários menos fortes; ou como falso ala esquerdo/terceiro médio nos jogos com equipas mais fortes - nesse caso com Gabriel e Gedson/Fejsa no meio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabriel ainda tem de comer alguma papinha para ser o médio mais defensivo do 442 a ser implementado. E até seria a proposta de transição para o Gedson nesse posto. Um meio GabiKrov acho que seria boa a nível doméstico.

      Eliminar