02 abril 2017

Um empate...


... mas seguimos na frente e a depender de nós próprios.


O aniversariante "Pistolas" teve
um primeiro disparo mortífero,
mas depois só disparou
pólvora seca.
Em primeiro lugar, o Benfica! Jogámos muito futebol ontem à noite. A existir um vencedor temos de ser conscientes e dizer a viva voz que teríamos de ser nós. Foram cerca de 20 remates à baliza de Casillas, que fez 6 defesas a impedir o segundo golo dos encarnados. Olhando para o conjunto de Rui Vitória, talvez a nossa dupla atacante esteve muito pouco eficaz ontem à noite. Na baliza, o Ederson foi imperial. Aquele voo para agarrar a bola aos pés do Soares quando este se isolava para rematar, é de guarda-redes de classe mundial. Se lamentamos as defesas do espanhol ao serviço do Porto, temos de congratular por termos um dos para mim três melhores guarda-redes da actualidade. À sua frente, o quarteto defensivo esteve muito compacto e coeso. A entreajuda foi quase sempre uma constante. No meio-campo, gostei de verificar que RV utilizou a dupla formada por Samaris e Pizzi da maneira como perspectivava ontem, ou seja, mais posicionais no meio-campo e a travar quaisquer segundas bolas que pudessem surgir. Gostei também da exibição do Salvio que pareceu-me inspirado. Mas, também gostei da exibição de Rafa, se bem que parece que anda com o complicómetro ligado (faltará mais jogos consecutivos para os níveis de ansiedade e de adrenalina pousarem e deixarem ele fazer a magia que sabe fazer). Sobra-nos Jonas e Mitroglou. O aniversariante brasileiro fez um excelente jogo. Marcou o seu primeiro golo em clássicos demonstrando aos críticos que é jogador para todos os confrontos e não para apenas os jogos frente a equipas da parte de baixo da tabela. No entanto, faltou-lhe outro nervo numa fase mais adiantada da partida. Aliás, o mesmo aconteceu com o grego Mitroglou. Numa altura que poderiam metralhar a baliza do espanhol, dispararam pólvora seca. A fotogenia do espanhol para estilizar as defesas faz transparecer a um olhar menos cuidadoso como uma defesa do outro mundo. No entanto, se olharmos para os gestos técnicos dos remates e a colocação dos mesmos, percebemos que tanto o "10" como o "11" encarnados poderiam e deveriam ter feito muito melhor. Também eles o sabem, como se explica o gesto de levar as mãos à cabeça. Aperta com eles Rui, pois em termos ofensivos estamos com uma baixa performance... e olha que eu acredito piamente que o "Muitogolos" pode ainda ultrapassar o Bas Dost na luta pela bota de prata dos principais campeonatos europeus!



Foi um autêntico espartano em
campo, o grego Samaris.
Em segundo lugar, dois destaques da equipa encarnada: Samaris e Pizzi. Alguém sentiu a falta do sérvio Fejsa na partida de ontem? Pessoalmente, eu não! Fiquei extremamente contente com a exibição do médio grego, porque eu próprio tinha escolhido ontem para entrar de início, mesmo que o Fejsa já pudesse jogar. É verdade que tem um ou outro passe errado no jogo, mas estamos a falar de passes de 50 metros, porque de resto esteve absolutamente impecável. Quanto ao "tenente" Pizzi, tenho lido muitos comentários que o responsabilizam pelo golo do Porto, o qual quererei analisar melhor num futuro artigo, mas que posso adiantar que não concordo. A bem da verdade, penso mesmo que o transmontano foi o melhor jogador do Benfica em campo ontem à noite. E, tenho para auxiliar-me os seguintes argumentos estatísticos...


Respeitinho é bonito e todos nós
gostamos, mas depois do que vimos
Maxi e Casillas fazerem na Luz,
é guardar uma mensagem para eles
no final da época...
Em terceiro lugar, a equipa do Porto, em geral, e dois dos seus jogadores, em particular. O leitor que tem acompanhado os meus artigos esta temporada tem percebido que tenho sido muito crítico com o futebol praticado pela equipa do Porto. De forma curta e directa, a meu ver se não fosse devido a arbitragens depois dos actos de coação no centro de treinos dos árbitros, muito provavelmente o Nuno Espírito Santo estaria já em muitos maus lençóis. O técnico portista até pode ter um discurso polido e ideias interessantes. No entanto, a operacionalização do modelo de jogo do Porto tem muito a desejar. De tal maneira, que estou convicto se não tivessem jogado 8 jogos contra adversários em inferioridade numérica, o mais certo é não estarem tão próximos do Benfica, mas sim atrás do Sporting, neste momento. Ontem achei piada como os jornalistas "amigos" do NES, colocaram a pergunta com resposta incluída, quando interrogaram o técnico azul-e-branco sobre o motivo de utilizar um onze com apenas 2 jogadores que estiveram nas selecções na semana anterior. A ideia para o portista de sofá "comer" foi porque assim preparou melhor durante aquela semana o importante jogo frente ao Benfica. Esqueceram-se foi de tocar em duas coisas: primeiro, que ele mudou o sistema de jogo para jogar contra o Benfica, deitando por terra o trabalho que já vinha consolidando durante os últimos meses e, segundo, porque razão é que a sua equipa só tem pilhas para cerca de 60 minutos de jogo?! A verdade por detrás destas questões está só uma: incompetência na operacionalização das suas ideias de jogo. Depois, queria também deixar duas notas a dois jogadores do Porto: Maxi Pereira e Iker Casillas. O primeiro passou o jogo todo a querer arranjar escaramuças. Se isto já de si era mau, o pior veio na forma como comemorou o golo que marcou na Luz. Claramente, cuspiu no prato onde já comeu. E, isto normalmente resulta mal, pois o que o uruguaio fez foi desafiar o karma encarnado... veremos o que ele vai ganhar em termos de títulos no que lhe falta de contrato com o Porto. Já o segundo, não gostei da forma como ele se dirigiu aos adeptos encarnados. Muito provavelmente em Inglaterra iria receber uma multa por comportamento antidesportivo, mas cá em Portugal nada lhe acontecerá. O que nos vale é que no final desta temporada, a nossa convicção é que seremos nós a mandar calar estes maluquinhos.



22 comentários:

  1. António Madeira02/04/17, 20:30

    Grande jogo de toda a equipa.
    Luisão, Eliseu, Samaris e Pizzi estiveram enormes, e foi uma pena não termos enfiado lá o segundo golo...
    Com o que jogámos e, principalmente, pela forma como o fizemos, tenho a certeza que os golos que faltaram ontem virão mais tarde. Senti a equipa concentrada, empolgada e unida.
    Podemos não ter ganho o jogo, mas estou certo de que ganhámos um novo ânimo para o que resta do campeonato, além de que senti também que a nação benfiquista está definitivamente com fé de que é possível. O jogo de ontem foi a prova de que, juntos, somos capazes de chegar novamente ao fim em primeiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! A equipa deixou excelentes indicadores. E, há jogadores que irão render ainda mais: Rafa e Jonas que não estão ainda no ponto.

      ;)

      Eliminar
  2. tambem fiquei a perguntar me o ppk de ele ter posto 3 medios neste jogo, pode ter sido para conseguir ganhar o meio campo nao? o que e estranho pk o porto nao faz muito ataque organizado nem jogo de posse. gostei muito da forma como jogamos espero que contra o sporting tb consigamos impor desta forma. tb podemos perguntar se o porto foi para este jogo a contar que perdemos pontos contra o sporting o que e bem possivel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo, no fundo, o NES sabe que Marcano e Felipe são fraquinhos para Mitroglou e Jonas. Precisava que o Danilo ficasse mais vezes lá atrás para ser um terceiro homem.

      Eliminar
  3. Foi uma desilusão o resultado depois do que se passou em campo. Para mim houve dois momentos chave na partida: 1º o lance do semedo logo após o golo em que finta o marcador directo e arrisca o remate em vez de entregar no Jonas que estava completamente só na entrada da área. Era a oportunidade de remate mais fácil e enquadrado, pena a falta de discernimento. 2º descida do bloco ainda na primeira parte e falta de eficácia nas transições com consequente perda De bola ainda no nosso meio campo. Ps: entrada desconcentrada na segunda parte e um golo sofrido de forma caricata e inadmissível. Contra os rivais acontecem-nos sempre destas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não gostei de alguns momentos da nossa equipa, mas também ter-se esses momentos de menor clarividência no jogo. O lance do golo do Porto é uma daquelas cenas que... enfim.

      Eliminar
  4. O lance do golo dos frutas é precedido de falta flagrante do mini (que depois marca o golo) sobre Samaris. Se tivesse sido ao contrário, o que eles não diriam! E nós parece que estamos a esquecer que fomos prejudicados.

    ResponderEliminar
  5. «A fotogenia do espanhol para estilizar as defesas faz transparecer a um olhar menos cuidadoso como uma defesa do outro mundo.»

    Por motivos de arbitragem poupei-me a ver o jogo de ontem, mas esta frase descreve os últimos 7 ou 8 anos da carreira do Espanhol. Não percebo (ou percebo, mas pronto) a animosidade dos Madridistas para com o Mourinho por ter sentado o tipo que sozinho lhe custou um campeonato.

    Quanto ao top-3 guarda-redes da actualidade. Que actualidade é essa (Portugal, Europa, MUNDO!?) e quem são os outros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre o Casillas, está na linha do Baía...

      Sobre a actualidade... estava a comentar do ponto de visto do universo...

      Sobre quem são os outros... são o Neuer e o Oblak.

      Guarda-redes como o Navas, o Ter Stegen, o Coutois, o De Gea, o Buffon e o Rui Patrício, são mais conhecidos por jogarem entre os postes. Aliás, o próprio Oblak é dentro desse registo, por isso coloco-o em terceiro lugar nesse top 3.

      Eliminar
    2. RB Nort¢r03/04/17, 22:40

      Buffon é um monstro, mas mesmo na curva descendente de carreira ainda pede meças aos meninos todos que estão por aí.

      De Gea está a ter uma evolução abismal desde que é treinado pelo Silvino, tal como todos os outros antes dele.

      Quanto ao top-3 trocava de alemão: Bernd Leno do Leverkusen. Não te deixes enganar pelo mediatismo do Bayern. ;)

      Eliminar
    3. Todos esses claudicam no jogo de pés. O Buffon desenrasca, mas não deslumbre. O De Gea então é o que lhe falta evoluir. O mesmo com o Leno e a maioria dos que referi.

      Só mesmo o Neuer e o Ederson estão a um nível muito elevado com a bola nos pés, mantendo uma segurança nos postes muito acima da média.

      Eliminar
    4. Não concordo. Leno é muito mais o paradigma do Sweeper-Keeper do que o Neuer (e como gostava de o ver no meu Borussia em vez do Bürki...).

      A Alemanha tem uma geração de redes de grande valia constituida por Leno, Ter Stegen e Trapp (por ordem de preferência minha) que têm a desvantagem de terem chegado à ribalta quando o Neuer se mudou para a Baviera. O Leno num clube que papasse títulos facilmente nesta fase estarias a perguntar "Neuer quem?".

      Eliminar
    5. No Leverkusen que também joga muitas vezes com a linha avançada não o vejo tanto a limpar as costas da defesa como o Neuer faz. Mas, a defesa do Bayer não joga como a do Bayern...

      😉

      Eliminar
    6. « Mas, a defesa do Bayer não joga como a do Bayern...» Yup! ;)

      Eliminar
    7. Por causa disso gostava de vê-lo a jogar numa equipa desse tipo. No entanto, tenho a impressão que seria mais da linha do Ter Stegen...

      Eliminar
  6. Os benfiquistas têm o triste hábito de cuspir no prato onde comeram. Esquecem-se dos 8 anos do Maxi no Benfica, eu sempre lhe ficarei grato pelo que fez pelo nosso clube e não é por mudar para o rival que o passo a tratar como lixo, afinal de contas ele é profissional e nem sequer é português. Queriam que andasse a beijar a camisola do Benfica por tudo quanto é lado?!

    Ao contrário do Jesus o Maxi nunca faltou ao respeito para com o Benfica, apenas saiu para o Porto por fidelidade ao empresário e agora está a fazer o seu trabalho. Honremos quem nos honrou no passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai o Maxi nunca faltou ao respeito ao Benfica?! Então e a forma como comemorou o golo que marcou na Luz? Era preciso ter feito aquelas figuras? Muito me contas Anónimo...

      Eliminar
    2. RB Nort¢r03/04/17, 22:41

      Sim fidelidade ao empresário acima de fidelidade ao clube, a forma como festejou, e umas quantas palavras de cortesia.

      Felizmente saiu na altura certa para entrar o Semedo, né?

      Eliminar