08 abril 2017

Apesar do empate...


... para se mostrar!


O jogo da 2ª mão da meia-final da Taça de Portugal, jogado na passada 4ª-feira, no estádio da Luz, entre o Benfica e o Estoril, foi a meu ver o derradeiro teste para Rui Vitória aferir com quem poderá realmente contar para os últimos jogos da temporada. Nesse contexto, há um jogador que soube perceber bem os desafios e objectivos deste importante encontro - o Zivkovic. O jovem sérvio foi quem mais incorporou a atitude competitiva e a qualidade técnica necessária para colocar em campo nesse importante encontro que se discutia o acesso a uma final e, por conseguinte, a um importante troféu esta temporada: a Taça de Portugal.

O camisola 17 ainda tem algumas lacunas no seu jogo. Por exemplo, sente-se muito melhor com a bola nos pés do que sem a mesma. Ou seja, é um jogador que com a bola nos pés é excelente. Aliás, é dos que melhor tomada de decisão tem, apesar da sua tenra idade. No entanto, numa equipa com jogadores como Pizzi, Jonas, Rafa, Carrillo, Salvio, Cervi e Mitroglou, é importante que ele saiba desenvolver o seu jogo sem bola. E, não falo do jogo sem bola defensivo, pois nesse o sérvio tem demonstrado até muito trabalho. Falo sim, no jogo sem bola ofensivo. Aquele em que o atleta se desmarca sem bola rompendo linhas defensivas e mostrando-se solto para os colegas com bola. Acredito, que o Ziv não está muito habituado a jogar sem bola, pois por onde tem passado é ele a estrela da companhia e todo o jogo ofensivo das suas equipas passa por ele. Contudo, jogando num Benfica e naquela posição de extremo, precisa de evoluir este capítulo do seu jogo. Por isso, entendi o porquê de Rui Vitória, tê-lo preterido frente ao Porto...



Depois, esta lacuna reflecte-se bastante no seu jogo na forma como jogando a falso extremo direito ou a extremo esquerdo puro, a performance do seu jogo difere do dia para a noite. Por aqui se percebe o trabalho que o Rui Vitória e o jovem terão nos próximos tempos. Na minha opinião, o Zivkovic poderá ser uma referência a nível mundial jogando como extremo. Será um extremo mais cerebral, ao estilo de um Hazard, de um Bernardo Silva ou até mesmo de um Messi. No entanto, para ser mais completo, terá que evoluir no seu jogo ofensivo sem bola. Reparem, como o Messi é o que é, não apenas pelo que faz com a bola colada ao pé, como também pela forma como ataca o espaço vazio e, também, pela disponibilidade com que aparece solto para os companheiros. Há aqui muito treino do argentino, com o qual o Ziv pode aprender. Aliás, como já aprendeu! Tal a forma "messiónica" como marcou o seu primeiro golo com o manto sagrado. E, que golo! Foi simplesmente o 100º tento encarnado desta temporada...

Quanto aos restantes colegas que tentaram aproveitar esta meia-final para se mostrarem, separo-os em 3 grupos. No primeiro, está o Rafa, o Carrillo e o Cervi que têm mal ou bem jogado nos últimos tempos na equipa, mas que apesar disso ainda revelam muitas lacunas colectivas, sobretudo ao nível da tomada de decisão e na concentração. Não é à toa que quando o Benfica estava em desvantagem eles conseguiam focarem-se mais no jogo e este fluía melhor, mas quando estávamos com um resultado positivo, parecia existir um baixar de concentração quer com e sem bola. Portanto, isto merece ser reparado. Não é à toa que houve tanto desperdício em frente à baliza do Estoril. No segundo grupo, colocaria o Filipe Augusto e o André Almeida. Tanto um como o outro desiludiram-me. Embora não têm jogado ultimamente, não poderei dizer que estão sem ritmo de jogo, porque não o estão. O jovem brasileiro, é certo que tem tido azar com as lesões, mas será que é mesmo só azar? Nós somos o que comemos e os nossos hábitos. Será que o brasileiro está-se a proteger bem fora das quatro linhas? Que tipo de estilo de vida tem? Bebe álcool à refeição? É preciso ter atenção, porque tudo isto tem impacto na carreira de um desportista profissional. Sobretudo, quando a genética nem o favorece. De qualquer maneira, não estava a gostar da exibição dele com o Samaris ao lado. Parecia meio perdido no meio-campo e não fosse o grego, talvez maiores dissabores teríamos durante aqueles quase 60 minutos de jogo. De forma idêntica o Almeidinhos esteve muito mal. Numa palavra: desconcentrado. Talvez neste momento o Rui Vitória pense que deveria ter lançado o miúdo Pedro Pereira... No terceiro grupo, reuni o Grimaldo e o Lisandro López. Gostei da exibição do espanhol e, como facilmente poderão entender, não gostei da do argentino. Contudo, não crucifico o camisola 2. Aliás, responsabilizo um pouco o RV pela forma como o central se apresenta neste momento. Defendo há muito que ele já deveria ter mais minutos de jogo em campo, podendo ir rodando com o Luisão e o Lindelöf, até porque no início da temporada era o nosso central em melhor forma física. Agora sem jogar é normal que os tempos de reacção e as indecisões de comunicação surgem. Mas, mais do que crucificar, devemos é apoiar. Bem, mas fiquemos com o resumo desse encontro.



12 comentários:

  1. e muito diferente ter grimaldo naquela lateral, orgasmico mesmo :P quem tenho gostado bastante e do carrillo, nada a ver com o do inicio da epoca. estou esperançoso para ver o que nos espera proxima epoca, muitas opçoes que precisarao de jogar para valorizar, um problema bem maior que este ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grimaldo é excelente lateral esquerdo. Mas, neste momento, não tem a pedalada do Eliseu. Não é por aí.

      Sobre o Carrillo, 100% de acordo. Ele que poderia ter marcado o 101º golo do Benfica esta temporada com um golo de se lhe tirar o chapéu. Aliás, seria o culminar de toda uma jogada de altíssimo nível da equipa encarnada.

      Eliminar
  2. António Madeira08/04/17, 19:06

    Pois já eu, esperava é que ele tivesse marcado golo, em vez de tentar fazer o chapéu. E tinha tudo para rematar rasteiro e cruzado, que o guarda-redes nunca na vida conseguiria apanhar a bola. Com esse golo marcado, o jogo ficava encerrado e não teríamos de sofrer como sofremos.
    É por estas e por outras que ele nunca será um jogador de topo. É bom jogador? É. Quando quer. Quando pensa que não é uma estrela. Quando faz o que deve fazer, como no primeiro golo.
    O falhanço do chapéu é, quanto a mim, e no momento em que foi, uma displicência.

    Quanto ao Grimaldo, é uma máquina de jogar futebol e só espero que por amor de seja quem for, da santa, dos anjos ou dos passarinhos, que acabem as lesões de uma vez por todas!
    Só espero que ele não seja vendido ainda esta época, pois gostaria muito de ver mais jogos ao vivo com aquele pé a acariciar a bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Grimaldo não vai ser vendido esta temporada por causa da lesão. Tivesse mantido a forma e com toda a certeza que para a próxima época seria mais uma venda, porque é de facto um grande jogador.

      Eliminar
  3. Ora aí está, caro consócio!

    Desde o primeiro jogo que vi de Zivkovic, sei que vai ter honras de camisola quando sair...para se ter uma ideia, até agora só comprei camisolas de Angel Di Maria, Pablo Aimar e Nico Gaitán (amen!)...não concordo que lhe falte nada a não ser a titularidade, consistente e consecutivamente, como falso extremo direito. Por acaso, em muitos jogos tenho reparado no jogo dele sem bola, quando atacamos, e acho que é muito forte onde lhe apontas lacunas: está sempre a dar linha de passe entre-linhas, muitas vezes no espaço interior; faz muitas e boas coberturas ofensivas, etc.

    Do Lisandro, não vou falar porque é o mais perto de o apoiar que consigo...;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que lhe falta muito... por exemplo, quando joga à esquerda ele não sabe posicionar-se bem para receber a bola ou atacar o espaço entre o lateral e o central...

      Sobre o Lisandro, ele com uma série de jogos consecutivos nas pernas e sem lesões, já não lhe tirariam o lugar. Olha para o exemplo do Samaris agora...

      Eliminar
    2. Escrevi 'não concordo que lhe falte nada a não ser a titularidade, consistente e consecutivamente, como falso extremo direito' e tu respondes 'por exemplo, quando joga no lado esquerdo,'...parecemos o Lisandro e o André Almeida contra o Belenenses! ;)

      Já disse que é um crime de lesa-Benfica ele ser empurrado para a esquerda, onde rende um terço, para manter Dom Salvio na direita. Não me custa admitir que os últimos jogos dele na esquerda foram apenas medianos...porque aquele não é o lugar dele!! Ele está talhado para ser falso extremo direito, à Bernardo Silva (como dizes acima). Se RV quer ser tetra, é bom que ganhe tomates e tire dali o Salvio para pôr o Zivkovic, de uma vez por todas!

      Eliminar
    3. O Zivkovic à direita sente-se dentro da sua caixinha. Contudo, tem de aprender a jogar na esquerda como um extremo puro se quer definitivamente dar um salto qualitativo ao seu jogo. Para além disso, não te podes esquecer que é essa a necessidade que o Benfica tem.

      O "Dom Salvio" que tanto criticas é talvez o nosso único jogador do sector avançado que melhor explora o espaço nas costas da defesa adversária, ou seja, jogar sem bola, pois tanto o Jonas como o Mitroglou e até o Zivkovic gostam da bola no pé.

      Foi por esse motivo que frente ao Paços de Ferreira o Benfica bateu, bateu e bateu na parede defensiva deles, sem nunca ultrapassá-la.

      O Bernardo Silva tem à sua frente avançados móveis. Do flanco contrário tem uma mota que também explora o espaço.

      O Messi tem Suárez e Neymar e vice-versa para os três. O facto de serem tão completos técnica e tacticamente fazem deles talvez o actual melhor tridente ofensivo do mundo.

      Se o Rui Vitória quer o tetra não é apenas em mudar A ou B. É pôr as peças a funcionar com dinâmica.

      Eliminar
    4. E de que nos serve Dom Salvio explorar a profundidade nas costas da defesa se depois decide quase sempre mal? O resultado acaba por ser o mesmo: jogada comprometida, bola perdida...

      Eliminar
    5. Eu para o ano quero um RedPass como o do Sálvio.

      Eliminar
  4. «Aliás, responsabilizo um pouco o RV pela forma como o central se apresenta neste momento. Defendo há muito que ele já deveria ter mais minutos de jogo em campo, podendo ir rodando com o Luisão e o Lindelöf, até porque no início da temporada era o nosso central em melhor forma física. Agora sem jogar é normal que os tempos de reacção e as indecisões de comunicação surgem. Mas, mais do que crucificar, devemos é apoiar.»

    Eh pá, apoiar é coisa que não consigo fazer. Lisandro é isto não dá mais. É isto quer tenha n jogos nas pernas, como o demonstrou o ano passado e no início deste ano. Lembras-te do jogo de Nápoles? Vai lá reler o que eu achei! É esperar pelos Mendhilhões. Se vier um pacote de 30 por Lisandro e Sálvio, era alugar uma limusine e levá-los ao Humberto Delgado... Pode ser que se segure alguma pérola da formação assim.

    ResponderEliminar