22 novembro 2016

Fejsa ou Samaris em Istambul?


... só na 4ª é que saberemos!


Pelo menos é assim que o técnico encarnado respondeu hoje aos jornalistas na conferência de imprensa que antecede o 5º jogo da fase de grupos do grupo B, frente ao Besiktas:


Mas, sinceramente, será que é extremamente fundamental que o sérvio tenha de jogar de início após o que o médio grego fez no sábado passado? Reparem, nesta recuperação de bola, em contra pressão, que o camisola 7 encarnado fez e que deu origem ao primeiro golo do Benfica:


Digam lá se não é esta acção defensiva que dá origem ao primeiro golo do Benfica frente ao Marítimo no jogo da Taça de Portugal? Mas, não é apenas e só em termos defensivos que o grego apresenta argumentos de peso. Também em termos ofensivos. Muitos criticam a qualidade de passe do Samaris, mas poucos percebem que este é um jogador que não tem medo de arriscar passes verticais. O Nélson Semedo que o diga, conforme podem ver de seguida:


Aliás, os louros da jogada vão quase todos para a roleta de Nélson Semedo e o golo de peixinho de Kostas Mitroglou. Contudo, é a qualidade do passe vertical do Samaris que rompe a defesa do Marítimo por completo. Talvez a diferença para outras alturas é que a equipa encarnada no seu todo está muito mais madura e entrosada permitindo que agora jogadores como o Nélson Semedo já percebam o que um Samaris e um Fejsa pretendam deles quando estão em campo. Por fim, a escolher entre o Fejsa e o Samaris, escolho o grego neste momento, para Istambul.

9 comentários:

  1. Gosto muito de Samaris, mas estando fejsa disponivel não tenho duvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu penso de outra maneira. O Samaris tem estado a jogar bem e o Benfica pouco treinou desde sábado até quarta-feira. Penso que domingo deve ter havido folga. Segunda viajaram para a Turquia. Hoje fizeram treino de adaptação ao campo e amanhã é jogo. Assim de repente, vejo no máximo uns 3 a 4 treinos desde sábado, sendo um deles um treino de recuperação física. Ou seja, eu apostava no Samaris até pelo trabalho feito com o grego nas últimas semanas.

      Eliminar
  2. boa nota, por acaso nao reparei na categoria do samaris contra o maritimo, o guedes tirou me a atençao toda XD. eu gosto muito do samaris e se o rui vitoria jogar com ele nao tenho problemas nenhums, mas parece me que o fesja esteja melhor que ele ate pk o fesja tambem melhorou bastante na construçao de jogo, ja nao corta somente mas tambem ajuda a construir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estando os dois disponíveis esta é uma saudável dor de cabeça. Contudo, manteria o Samaris no onze porque tem trabalhado com a equipa nas últimas semanas. E, como desde sábado até este jogo houve poucos treinos, penso que as ligações entre jogadores não deve ser desfeita neste encontro.

      Poderá haver é um reforço do meio-campo, tirando um dos homens da frente, como o Salvio, passando o Pizzi ou o Guedes para a direita, podendo o 4-4-2 encarnado transformar-se num 4-2-3-1 e vice-versa.

      Eliminar
  3. Bom, o Samaris não será certamente pelo que fez frente ao Marítimo, que tem um nível diferente, para baixo, e que tinha certamente aspirações diferentes.

    Olhando de fora (dos treinos) tinha curiosidade de ver o que o grego pode dar frente a um outro adversário de nível elevado, uma vez que a impressão no Porto para mim não foi boa. Por outro lado, a luta será dura e arriscar outra lesão do Fejsa parece má política.

    Até pode ser que seja uma dupla Samaris-André Almeida com Pizzi mais avançado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E Fejsa-Samaris com Pizzi mais avançado? Por acaso a ideia foi sugerida no blogue Coluna D'Águias e até gostei do onze que colocaram lá. Nele estão Pizzi sobre a direita, Gonçalo Guedes e Mitroglou como dupla atacante, Cervi na esquerda e Fejsa e Samaris no miolo. Penso que esse meio-campo e ataque poderiam tomar outras disposições em campo, sem grandes dificuldades, tornando-o mais imprevisível.

      Eliminar
    2. Não considerei o Fejsa na dupla, pelos mesmos motivos que, não estando por dentro, não o considerei para o 11 titular. ;)

      Eliminar
  4. Feliz a equipa que pode contar com Fejsa e Samaris no seu plantel!

    Sou apreciador do Samaris pelo que ele joga, pelo que acho que ainda pode jogar, pelas polivalências que tem (até acho que dará um extraordinário defesa central, se se verificar determinada conjuntura) e acima de tudo, admiro a sua postura, as suas declarações e, sim!, o seu amor à camisola do Glorioso.

    Quanto ao Fejsa, acho que devíamos iniciar um movimento para o Benfica firmar com ele um contrato vitalício. O homem só sabe ser Campeão!

    Para este jogo, a minha opção recai sobre o Monstro Ladrão de Bolas sérvio, a não ser no caso de eventuais questões de ordem física ou de risco de lesão.

    Comparativamente, o Fejsa é bem mais forte no capítulo defensivo do que o Samaris. Em construção, joga essencialmente simples e certinho.

    O Samaris tem vantagem na qualidade de passes de ruptura, mas também falha mais - o que é natural quando se arrisca mais. Defensivamente, o grego também é forte mas comete mais faltas.

    Num jogo de alto risco e alta intensidade como será este na Turquia, parece-me mais avisado jogarmos "pela certa" com Fejsa. A não ser, repito, que haja algum constrangimento de ordem física.

    Caso a opção do mister seja pelo 4-2-3-1 (mutável em 4-4-2), então aí, sem dúvida, jogaria com ambos de início.

    Bom jogo para logo!

    ResponderEliminar
  5. Como podes querer relegar um dos melhores médios defensivos do mundo em detrimento do Samaris que fez o melhor jogo desde que está no Benfica, num Benfica-6- Marítimo-0?
    Hoje é um jogo a sério, de Champions. Dos melhores do mundo. É para jogar com os melhores. Samaris é um jogador mediano. Nunca passará disso. Não há um item em que seja brilhante.

    ResponderEliminar