15 novembro 2016

É uma vergonha...


3 histórias que envergonham o futebol português.



Começo com a história central: Pizzi é convocado para esta dupla jornada para compromissos da seleção nacional e nem sequer fica no banco de suplentes frente à Letónia? Pior, o Fernando Santos, prefere ter no banco o Marafona e o Anthony Lopes, dois guarda-redes, do que um médio polivalente como o craque encarnado, remetendo-o para a bancada? Onde está a lógica disso? Confesso que se é para isso então mais valia nem sequer ter sido convocado para a seleção, pois estou certo que neste momento fará mais falta ao Rui Vitória que ao Fernando Santos. Para este já percebemos que o Pizzi não será opção, nem que continue a demonstrar que é muito melhor que Adrien e João Mário juntos. Agora para o técnico encarnado, o tricampeão nacional, seria excelente para trabalhar o meio-campo que muito provavelmente jogará na 4ª eliminatória da taça de Portugal frente ao Marítimo no próximo fim-de-semana. Uma vergonha o que o FS está a fazer com o Pizzi!

Depois, a nojice que o futebol português se está a tornar prende-se com a insistência de pesado castigo que vai de 2 meses a 2 anos para o presidente Luís Filipe Vieira, por ter preferido as seguintes palavras sobre a arbitragem no Benfica - Vitória de Setúbal desta temporada, «É uma vergonha...Como é que nomeiam este tipo?» No entanto, parece existir outro tratamento para a equipa do outro lado da segunda circular. A polémica do corredor dos balneários no Sporting - Arouca, está ao rubro, e pouco ou nada temos lido dos principais responsáveis pelo futebol nacional, nomeadamente, o presidente da Liga e a sua comissão de disciplina. Enquanto que bastou ao presidente encarnado proferir a palavra "vergonha" para no dia seguinte ter não só a comunicação social como também os órgãos da Liga à perna, o presidente do Sporting pode continuar a escarrar à vontade sobre o futebol nacional, que terá sempre as costas quentes. Até quando continuarão a cuspir no prato que comem?!

20 comentários:

  1. Vi o jogo com a Letónia. E (acho) que vi um João Mário no campo. E digo "acho" porque não sei o que JM andou a fazer porque não o vi. Nada tenho contra JM que até é bom jogador mas acho inacreditável ter o Pizzi na bancada. Pizzi que é só, neste momento, um dos melhores jogadores portugueses. E faria muito melhor que o JM nesse jogo. Pode até o Fernando Santos ser um bom seleccionador mas é preciso uma grande imaginação para perceber algumas das opções de FS.
    Comissão de disciplina e escarrador. São a face negra, triste, do nosso futebol. Daqui não se esperam melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pizzi é só neste momento o melhor médio português. O João Moutinho anda numa onda de lesões. O Adrien bem quer, mas não pode. O João Mário é jeitoso, mas não vale nem de perto nem de longe 45M€. O Renato Sanches tem a estrelinha, mas é muito miúdo e se não perder um pouco a crista ainda vai dar-se mal (não gostei de ler a indirecta que mandou ao Bayern...).

      Eliminar
    2. Percebeste mal. Renato não falou contra o clube, falou contra si próprio. Está desagradado com o seu desempenho. Isso percebe qualquer pessoa com um grau de inteligência mediano.

      Eliminar
    3. "Bayern? Esperava melhor"

      "No plano pessoal é continuar a trabalhar, para ter mais minutos. Estou satisfeito com o que tenho feito, mas esperava melhor. Ainda tenho muitos anos de futebol pela frente."

      Eliminar
  2. ..meu caro,(desculpa-me o vocabulário) QUERO QUE A SELEÇÃO SE FODA....ainda bem que PIZZI NÃO JOGOU...essa merda a que chamam de seleção do fernando santos só serve para lesionar jogadores ao BENFICA...assim que continuem a jogar contra ANDORRAS,E Cª para que o tretas marque muitos penaltys,bata recordes,e os JORNALEIROS DAS TELEVISÕES,RADIOS E JORNAIS TENHAM MUITOS ORGASMOS...abraço(Afonso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo anónimo, o risco de o Pizzi se lesionar não jogando num contexto de seleções é ainda maior que jogando. É que eles tendem a sair do contexto dos clubes e isto funciona na prática como uma "trash week" no mês competitivo que têm. Ao menos jogando na seleção, esse impacto seria menor.

      Eliminar
  3. tudo dito, incendiário e rei das cuspidelas, a falta da vergonha, a CS a branquear o BdC e o JJ constantemente, mas com mão severa com o Vieira ...e agora??como vai ser??!! Entretanto na seleção continua a mesma coisa, não ligo, o tristiano que continue a acumular penaltis e que metem só gajos do Sporting, quero lá saber...só lamento é as nossas lesões....só

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os media metem-me nojo. Há claramente uma dualidade de critérios quanto aos temas Benfica e os outros. O presidente do Sporting é o protegido da comunicação social. Será porque tem a protecção dos investidores do Sporting que são os mesmos ou até mesmo os donos dos media? Será por isso?

      ;)

      Eliminar
  4. tudo dito, incendiário e rei das cuspidelas, a falta da vergonha, a CS a branquear o BdC e o JJ constantemente, mas com mão severa com o Vieira ...e agora??como vai ser??!! Entretanto na seleção continua a mesma coisa, não ligo, o tristiano que continue a acumular penaltis e que metem só gajos do Sporting, quero lá saber...só lamento é as nossas lesões....só

    ResponderEliminar
  5. A seleção nacional está, desde há muito, ao serviço do Sporting e do Porto; é a sua plataforma de excelência para promover jogadores e financiar as SAD. Fernando Santos deixou-se subjugar pelos poderes instalados, tal como Humberto Coelho! É vergonhoso relativamente ao Pizzi, ao Nelson Semedo, ao Renato Sanches e até ao Gonçalo Guedes. Não há dúvida que emerge da Seleção, e há sua volta uma hostilidade relativamente ao Benfica.

    Gostava de saber como se lesionou o André Horta; parece muita coincidência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São roturas musculares. Para mim acho completamente normal isso acontecer perante jovens jogadores que estavam habituados a ritmos competitivos menos intensos e menos jogos por semanas, como o André Horta estava na época passada.

      Esta será uma temporada de reforço muscular que vem de trabalho específico desenvolvido com ele, mas também do número de jogos.

      Eliminar
    2. Quem jogou futebol, eu joguei até ao 35 anos, as roturas não têm nada a ver com "fraqueza" muscular. Uma rotura pode acontecer em qualquer altura devido a qualquer jeito que se dê. Como uma rotura de menisco pode acontecer pelas mesmas razões. Eu sei do que falo pois já fui operado aos meniscos 3 vezes (artroscopias). Não foi por fraqueza muscular.

      De todas as lesões do Benfica, as roturas musculares foram muito poucas. A maioria foram lesões de contacto ou queda, foram lesões casuísticas.
      Falem do que sabem e não deitem achas numa fogueira à procura de arranjar culpados, porque não os há.

      Culpem as bruxas ao serviço dos dragartos. Acertam mais!

      Eliminar
    3. Anónimo, não querendo parecer presunçoso, mas como falou que jogou futebol até aos 35 anos, apenas reitero que essa experiência não é sinónimo de especialidade nesta temática. Uma coisa é sermos jogadores, outra é sermos especialistas em medicina desportiva.

      Uma coisa são os ligamentos e meniscos, outra são os tecidos musculares, também é verdade. Mas, há causas e consequências nuns que afectam os outros. Por exemplo, se tens desequilíbrios musculares certamente que as "conexões biomecânicas" do teu corpo irão trabalhar sob maior tensão. Por outras palavras, os meniscos e os ligamentos poderão estar sobrecarregados, levando-os a um desgaste muito mais intenso e precoce.

      Todos nós possuímos desequilíbrios musculares. Os jogadores deverão procurar reduzir isso a um valor mínimo. Até porque quando se é um profissional - e dentro do profissionalismo há vários níveis, pois há os de elite e os outros - as cargas potenciam os desequilíbrios.

      Há uma raiz genética para muitas coisas, mas na sua maioria podem ser trabalhadas pelo menos para diminuir os riscos de lesões. Agora, isto acarreta muitos sacrifícios e muito conhecimento sobre como resolver o problema e que muitos não estão para tolerar. Por um lado, quantos jovens têm acesso a médicos especialistas nestas matérias, para desde os 16 anos começarem a precaver sobre isso? Aliás, quantos miúdos fazem sequer os exercícios de alongamento no final dos treinos, ou que fazem massagem uma ou duas vezes por semana? Quantos é que evitam beber álcool e sair à noite com vinte e poucos anos depois de uma vitória?

      Lendo o seu 2º e 3º parágrafo, tenho plena convicção que não leu os meus artigos e opiniões, pois é uma crítica não aplicável a quem tem defendido e muito o departamento médico encarnado, nesta altura de muitas lesões.

      Como escreveu e bem, há muitas lesões casuísticas. No entanto, há também muitas musculares. Em ambas a responsabilização não pode ser a do departamento médico, excecptuando a lesão do Jonas e a bactéria e que infectou o pé do brasileiro. E, mesmo assim, é preciso verificar se o jogador fez tudo direitinho... pois a infeção pode ter sido apanhada depois da operação e numa simples mudança de penso.

      Por fim, não ando com esta conversa toda a tentar caçar bruxas ou o quer que seja. Agora, uma coisa é certa é importante haver responsabilização por parte dos jogadores. Para ser de elite, e o Benfica assim o exige por ser um clube de elite, os jogadores têm de ter uma exigência para consigo próprios muito superior a muita gente.

      Eliminar
  6. Companheiro, como foi a questão dos internacionais aqui há uns posts atrás? Eu bem digo que os quero fechadinhos a sete chaves a treinar no Seixal nestas alturas! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mau quando fazem isto aos jogadores. A utilização deles depende sempre do seleccionador, mas esta situação do Pizzi de ir para a bancada é incompreensível e um autêntico pecado.

      Eliminar
  7. A vergonha a que chegámos.

    Tudo que seja para "Lixar" o Benfica, todos ficam de acordo e ninguém se pode manifestar.

    Já o Sr: Presidente do clube do outro lado da segunda circula, diz o que quer, o que lhe aptece, manifestasse da maneira que quer e ninguém faz nem diz nada
    .

    Contra tudo e todos Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos começar a falar disso. E não esquecer que um dirigente da federação portuguesa de futebol viu o seu filho ser integrado na formação de Alcochete... como se costuma dizer uma mão lava a outra e as duas lavam a cara. Duas palavras para tudo isto: uma vergonha!

      Eliminar
  8. O Pizzi devia renunciar à seleção enquanto o fs for o selecionador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um autêntico crime. Ele até poderia não colocar o Pizzi a titular podendo colocá-lo no banco e entrar durante a partida. Mas metê-lo na bancada... no mínimo é criminoso!

      Eliminar