06 novembro 2016

8 pontos que eu quero falar


... para vencermos o clássico desta tarde no Dragão.


Os 8 pontos para o Benfica poder ganhar ao Porto esta tarde:

1. O Benfica tem uma vantagem pontual de 5 pontos sobre o Porto, portanto, qualquer que seja o resultado de hoje, o Benfica manterá a liderança. Se perder, reduz a vantagem de 5 para 2 pontos, se empatar mantém os 5 pontos, e se vencer... aumenta a diferença pontual para 8 pontos. Portanto, quem tem mais a perder com este jogo? Sendo assim, eles que tenham a iniciativa do jogo. Que joguemos no erro do adversário e de forma pragmática, até porque temos constrangimentos.
Quem tem mais a perder no clássico? O Benfica ou o Porto?
2. Recordar que o Benfica tem 4 supostos titulares lesionados (Jonas, Rafa, Fejsa e Grimaldo). Mais uns 10 jogadores em má forma e/ou em busca de ritmo de jogo, como por exemplo, o Jardel, o Eliseu, o André Almeida, o Samaris, o Danilo, o Celis, o Carrillo, o Zivkovic, o Mitroglou e o Raul. Já o Porto tem praticamente todos disponíveis. Apenas o Maxi regressa agora de lesão. Mas, isso não é necessariamente uma desvantagem se as opções forem devidamente bem enquadradas.
Um vídeo publicado por Jonas Gonçalves Oficial (@jonasgoncalvesoficial) a

3. O Porto tem graves problemas no jogo posicional ofensivo. Já o Benfica poderá contar com a experiência (Luisão e Eliseu) e irreverência (Semedo e Lindelöf) e um guarda-redes exímio no controlo do espaço nas costas da defesa como é o caso do Ederson. Jogando com uma linha defensiva mais recuada do que o normal, com o intuito de atrair o Porto, tanto André Silva como Jota sentirão dificuldades em encontrar espaços. E, mesmo com o perigoso jogo de bolas paradas do Porto, o antídoto Luisão é das melhores soluções que possa existir no campeonato nacional.
Misto de experiência e juventude. Com Luisão e Lindelöf no onze,
o Benfica não sofre golos há pelo menos 4 jogos.

4. Um reforço do meio-campo com André Almeida e Samaris poderá trancar o corredor central anulando a criatividade de Óliver. Mas, também libertar um pouco mais o Pizzi e os extremos encarnados no momento de transição defensiva.
Samaris e André Almeida poderão fazer esquecer o Fejsa, nem que seja,
pelo mesmo corte de cabelo...

5. Libertando o Pizzi para tarefas mais ofensivas, o Rui Vitória não só poderá ganhar um terceiro médio, como um segundo avançado, ou até mesmo um extremo/ala, para compensar a mobilidade de um dos que joguem nessa posição. Esta liberdade irá no mínimo retirar o Danilo Pereira do jogo, que é nada mais, nada menos, um dos melhores jogadores do Porto na actualidade, por mais que muita gente não o entenda como tal.
O transmontano é talvez a principal referência da equipa encarnada, na actualidade.

6. Jogando com Salvio e Cervi como extremo/avançado interno direito e extremo esquerdo, respectivamente, o Benfica pode explorar e criar vantagem ofensiva nas alas. Se o Layún é um lateral de qualidade, o Telles do Porto é um lateral razoável (tendo em conta que o Porto já contou com jogadores como Alessandro para aquela posição em anos recentes). Ora, se o mexicano até tem vocação ofensiva, este ímpeto irá esbarrar na tenacidade de Cervi. E, este com bola fará com toda a certeza chorar o camisola 21 azul-e-branco. Do lado direito do ataque encarnado, Telles irá passar um mau bocado com um Salvio com ainda maior liberdade ofensiva para poder juntar-se a Gonçalo Guedes. Depois, olhando para as laterais, esta dinâmica mais ofensiva pela direita do que pela esquerda, é também compensada com a maior preponderância de Nélson Semedo pela direita e maior posicionamento de Eliseu na esquerda. Ou seja, se num movimento ofensivo encarnado, quer seja por transição ou organização ofensiva, o Benfica poderá colocar não só 4 homens na frente como mais um, sendo este fundamentalmente o Semedo, pela sua capacidade física e técnica.


7. Apostando apenas em Gonçalo Guedes para a posição de avançado pode ser pouco, mas não é. O Rául Jiménez ainda está a recuperar ritmo de jogo e o Mitroglou pelo que vimos frente ao Dínamo, não aguenta fazer três jogos seguidos, sem quebrar a nível físico. Para além disso, o que se pretende aqui é utilizar a ideia de "voar como uma borboleta e picar como uma abelha" do Muhammad Ali. Ou seja, o jovem prodígio encarnado, pode não ter estofo e "caparro" para jogar no choque directo com os centrais adversários, mas nem precisa. O que ele precisa é de ter mobilidade suficiente para os centrais duros de rins portistas ficarem grogues com tanta movimentação. Depois precisa de atacar o calcanhar de Aquilles da defesa do Porto: cobertura nas costas da defesa. É no explorar desse espaço é que estará o ouro. Até porque o Casillas quando sai da baliza distribui brindes.

8. Perante uma estratégia destas e tendo em conta os jogadores que estarão no banco, o Rui Vitória, não só poderá optar por refrescar um pouco a equipa, como torná-la mais ofensiva ou defensiva, conforme o que o jogo estiver pedir. Tem disponíveis para entrar na partida jogadores como Lisandro, Danilo, André Horta, Carrillo, Zivkovic, Mitroglou e Raúl Jiménez, para não falar da segurança de ter um Júlio César no banco. 
O jovem sérvio pode ser um dos trunfos vindos do banco que Rui Vitória poderá
surpreender durante o clássico desta tarde.



P.S.: E sobre um 90 mais 4 do Rui Vitória, reparem no "um 90+4"... 1904!

10 comentários:

  1. Boa análise ao que poderá vir ser a estratégia do S. L. e ... BENFICA.
    Espero e desejo que o FêCêPê não seja "bocejado" pela Sorte ou por taão grande dose, como a que os protegeu no jogo da época passada na Catedral, donde à beira de ser goleado, saiu com vitória tangencial, que nos poderia ter afastado do TRIcampeonato !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me lembres desse jogo... nem eles sabem como ganharam o jogo..

      Eliminar
    2. Já lembrei!...e nem só a ti ;-P

      Abraço Glorioso

      Eliminar
    3. Hoje a sorte deles será outra... ;)

      Eliminar
  2. eu nao concordo com a saida do mitroglu, ate porque caso o porto nao assuma o jogo iriamos ter enormes dificuldades para marcar sem pl fixo visto que cabeceamentos nao iriamos ganhar quase nenhum. as tantas nao era mal pensado o cervi ficar no banco o guedes ir para a ala e ficar o pizzi nas costas do mitroglu com um meio campo de samaris e almeida ficando assim o pizzi com liberdade total

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mitroglou frente ao Dínamo arrastou-se em campo. Compara a exibição dele frente ao Paços e frente aos ucranianos. Num ele estava soltinho, sempre a pressionar os adversários. Noutro, estava lento a reagir e pouco pro activo. Não acredito que tenha tido tempo para recuperar devidamente para este encontro.

      Por isso, não apostava nele como titular. O que não quer dizer que não o utilizasse durante a partida.

      Já agora, ganhar cabeceamentos não é a única forma que existe para um avançado jogar bem. Aliás, acredito que o Mitroglou não ganhe assim tantos lances de cabeça como isso. De qualquer maneira, repara na exibição de Aubameyang frente ao Sporting? Ou das exibições de Suárez no Barcelona?

      Perante este perfil de jogadores, será errado os colegas jogarem para a "cabeça" destes avançados, mas se colocarem no espaço que eles gostam de atacar, é ouro sobre azul.

      ;)

      Eliminar
    2. sim isso e verdade no dortmund e barça, mas na nossa equipa nos esploramos muitas vezes o jogo aereo dele, mas e bem pensado, quem sabe se o rui vitoria nao surpreenderia com o que dizes

      Eliminar
    3. Eu apostaria assim, mas o Rui Vitória lá saberá como os jogadores estão. Aliás, acabo de verificar que o onze do Benfica tem o Mitroglou no onze.

      Força Glorioso!

      Eliminar
  3. O Guedes na ala não! Nunca foi ala e sempre que o desviam para lá o seu rendimento baixa. O lugar dele é como segundo avançado como tão bem tem demonstrado neste início de época.
    Eu apostaria no A.Almeida no lugar do Fejsa e deixaria o resto como sempre.

    P.S- Acho que não é o Samaris na foto com o A.Almeida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Guedes comigo seria o avançado, jogando como o Suárez ou o Griezmann. Mas, atenção, o Guedes pode jogar na faixa. Por exemplo, nesta estratégia coloquei o Salvio como extremo/avançado interior, posição que o camisola 20 pode desempenhar com qualidade.

      Sobre a foto, não sei o que andas a ver, mas eu vejo o Fejsa e o seu irmão gémeo...

      :P

      Eliminar