29 abril 2016

Fabinho, estarias disposto a regressar e...


Numa semana, em que procurei por possíveis soluções para o meio-campo encarnado, eis aqui uma que poderá ser a melhor solução.


A viagem de Luís Filipe Vieira a Manchester nesta semana, ao que tudo indica para tratar de pormenores da saída de Renato Sanches no final da temporada para um dos dois gigantes da cidade (United ou City), passa a mensagem clara de que o "miúdo-maravilha" da Luz sairá no final da temporada. Mas, mesmo que a saída do camisola 85 não fosse uma realidade, a posição "8" é uma posição que merece ser reforçada para a próxima temporada. Ou, pelo menos, devidamente pensada.

Por esse facto, ao longo da última semana tenho debruçado sobre esta temática, tendo estabelecido um perfil de futebolista para aquela posição. Ao ver a exibição do espanhol Saúl frente aos bávaros de Pep Guardiola em Madrid, na primeira mão da meia-final da Liga dos Campeões, na quarta-feira passada, fez-me desejar ter um jogador assim, i.e., que tivesse uma excelente qualidade técnica (capaz de resolver qualquer situação que aparecesse pela frente sem problemas), tivesse também uma grande inteligência táctica (para estar sempre no sítio certo em todos os momentos de jogo) e uma capacidade física invejável (velocidade, potência de arranque e capacidade de jogar num ritmo intenso). Ah! E, ser canhoto.

O ser canhoto é importante, porque sendo o Fejsa e o Samaris jogadores destros, se o meio-campo tiver um esquerdino, a variedade dos passes aumenta significativamente. Ao mesmo tempo, a imprevisibilidade de movimentos e passes é muito maior, o que acaba por ser uma arma a nosso favor contra os adversários. Desta forma, estes acabam por ter mais dificuldades em perceberem padrões de passe e movimentos do nosso ataque. E, isto é o que se pretende. Sendo assim, a minha procura começou nos últimos tempos por jogadores com esse perfil.

A solução Fábio Coentrão surgiu quando vi o interesse do presidente encarnado em trazer-lo de volta para a Luz. Como penso que o Eliseu tem estado excelente na lateral esquerda encarnada e merece continuar por cá, apesar das muitas críticas que foi, tem e continuará a ser fustigado por muitos adeptos encarnados, não estava a ver o Fábio regressar para a lateral esquerda. Até porque, acredito muito no potencial do Grimaldo. Considero mesmo, que a próxima temporada será a da afirmação do jovem espanhol no Benfica. Isto fez-me pensar aonde o Fábio realmente poderia fazer a diferença. Como extremo esquerdo, regressando às origens da sua formação, era uma hipótese, mas o Benfica está recheado de jogadores de qualidade para essa posição.

Assim sendo, a posição que lhe prevejo no futuro é mesmo como médio "8". Vejo-o cada vez mais como um médio-centro "box-to-box" ou até mesmo um médio-interior. Penso mesmo, que após este período em que está a passar com muitas lesões musculares, esta poderá ser uma excelente posição para ele ir subindo de forma natural os patamares físicos que terá de fazer agora na recuperação. É óbvio que os hábitos de Fábio Coentrão podem não estar a ajudar-lhe, mas onde ele conseguirá voltar a ganhar foco, será no Benfica. É aqui na Luz, perante os seus que ele sentirá o carinho e a força para retomar o foco naquilo que melhor faz. Em termos de experiência jogando nessa posição, não há problema. Recordo-me de ter jogado no Dragão como ala/interior esquerdo e termos ganho lá com um golo dele. Já em Madrid, José Mourinho tinha-o testado no meio-campo merengue com excelentes resultados. Portanto, não é uma ideia completamente fora-da-caixa. Os únicos senões que vejo são o preço que o Real Madrid estará a pedir para o libertar e quanto o jogador quererá ganhar para o Benfica... mas, que seria juntar o útil ao agradável, isso seria!

10 comentários:

  1. o problema é outro... a lesão tornou-se crónica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crónica como assim? Sabes mais alguma coisa L.?

      Eliminar
  2. Não acredito que o Coentrão venha fazer grande coisa, até porque anda lesionado, e depois das declarações de que só vinha emprestado para o Benfica e acabou por ir para o Monaco, é manter ele longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão das lesão é talvez a mais pertinente. Quanto à outra, o Coentrão ganha 4M€/ano. No Mónaco até deve ter ganho aquilo tudo por inteiro, devido à isenção fiscal. Não lhe condeno por isso. Depois, também acho que não houve uma tentativa forte por parte do Benfica...

      Eliminar
  3. Ai Coentrão ai Coentrão... Que jogador, que talento desperdiçado... Continuo a pensar que o que estragou a carreira dele foi a ida para o Real Madrid mas também a adaptação a lateral-esquerdo. Obviamente que foi um lateral fantástico enquanto esteve no SLB mas penso que teria sido muito melhor se tivesse continuado a extremo ou a médio.
    O Coentrão antes de mais é um jogador com uma qualidade técnica genial e uma excelente capacidade no 1x1. Quando era jovem parecia o Ronaldo no início da carreira, sempre a arriscar no drible e a tentar gestos espetaculares --> https://youtu.be/gm97bA4_aqk

    Espero que regresse ao clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, gostava de vê-lo no meio-campo. Já na selecção se fosse convocado para o europeu na França seria para um lugar do meio-campo.

      Quanto ao desperdiço de talento, o Fábio tem uma certa culpa. Ele acomodou-se em Madrid e penso que poderia ter tido mais cuidados. Aquela imagem em que é apanhado a fumar à porta da discoteca... Por isso é que acho que ele perdeu o foco.

      Eliminar
    2. Concordo contigo,quando o jogador acomoda-se não há nada a fazer, foi o que aconteceu com o Nani, tinha talento acomodou-se no United e agora não vale nada.

      Eliminar
    3. Esse é outro... o potencial que tinha... quando a cabeça não acompanha o talento, este acaba por ser mal aproveitado.

      Ainda tenho esperança do Fábio no Benfica. Penso que é um jogador mais emotivo e aqui no Benfica ele realmente sente-se em casa e dá um extra que em mais lado nenhum deu.

      Eliminar
  4. Espero que não venha , nos ultimos anos está sempre lesionado e nunca gostei de regressos , comida aquecida no dia seguinte quase nunca tem o mesmo sabor. ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, há quem diga "nunca regresses a um local onde já foste feliz", não é verdade?

      De qualquer maneira, se o departamento médico desse o aval, eu acho que o contrataria. Então caso o Sanches saia, seria fundamental para a direcção ir buscar um nome sonante e que falasse ao coração dos adeptos. Isto também é importante. Já para não falar nas competências futebolísticas ímpares do Coentrão.

      Eliminar