23 abril 2016

Artigo 69.º


Porque chorou tanto o Arnold após ter desperdiçado a oportunidade de marcar o golo de empate dos sadinos nos minutos finais no estádio da Luz?



Para qualquer adepto que tivesse ligado a televisão, na Benfica TV, nos minutos finais da partida entre o Benfica e o Vitória de Setúbal, na passada segunda-feira, pensaria que o avançado sadino tinha falhado o golo que daria o título de campeão mundial, ou do europeu ou até mesmo o nacional, tal era a tristeza do jogador - chegou mesmo a chorar!? - no banco de suplentes após substituição, nos instantes finais da partida. Pessoalmente, cheguei a pensar que poderia ter sido por causa de alguma lesão ou algo do género, mas não. Para todos nós que estamos um pouco mais informados do mundo do futebol, o motivo só poderia ser outro. Talvez esteja a ser especulativo, mas depois de termos ouvido um jornalista na conferência de imprensa, que antecedeu este encontro, ter "levantado a lebre" de que se falava à "boca pequena" do incentivo financeiro do Sporting aos jogadores do Vitória de Setúbal para fazerem o Benfica perder pontos, será caso para afirmar "onde há fumo, há fogo".

Os mais "flexíveis de carácter" dirão que aliciar uma equipa a ganhar a outra não constituiu crime nenhum. Mas será que é mesmo assim? Não vou falar da questão imoral, porque tenho a certeza que a ética de cada um permite deturpações e flexibilidades que não vai levar-nos a lado nenhum. Apenas vou ser bastante concreto sobre isto, lançando para o debate o princípio desportivo da igualdade. O único motivo para um campeonato ter duas mãos, ou seja, que as equipas se possam defrontar duas vezes, tem a ver com este princípio, pois pretendem que ambas as equipas tenham iguais oportunidades jogando cada uma delas em sua casa. Ora, se uma equipa começa a aliciar os adversários da outra para ganharem a esta, e se esta não tem capacidade para fazer o mesmo à outra (ou não o quer fazer por uma questão de princípios), estamos perante uma desigualdade ilícita. Acho que isto deveria ser completamente consensual. Pelo menos é para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que é o que nos interessa neste caso. Vejamos o que diz o artigo 69.º do Regulamento Disciplinar da FPF:

Artigo 69.º Incentivos a clubes terceiros
1. O clube que, por si ou interposta pessoa, oferecer, prometer ou entregar dinheiro ou qualquer outra vantagem patrimonial ou não patrimonial a outro clube, ou individualmente a jogadores desse clube, sem que lhes seja devido, com vista à obtenção de um resultado positivo por parte deste num jogo oficial, determina a sanção de ambos os clubes com dedução de pontos a determinar entre 2 e 5 pontos e multa a fixar entre 3 e 8 UC. 

2. O clube é responsável pela atuação dos seus dirigentes, representantes, funcionários e colaboradores, bem como qualquer funcionário a si vinculado.

Agora, quero ver o que vai acontecer depois disto? É que este tem sido o campeonato do "vale tudo" para retirar o Benfica da luta pelo título e da oportunidade de voltar a ser tricampeão.

8 comentários:

  1. Exposição clarissima. Falta agora encontrar e dar a conhecer a todos, quais os artigos que servirão para julgar, e eventualmente condenar, o paulo pereira cristôvão...e a consequente descida de divisão do clube que ele representava na altura dos factos ; é ôbvio que
    o que ele fez era PARA BENEFICIAR O CLUBE DELE !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já contentava-me com uma abertura de inquérito para com este assunto.

      Ainda hoje a notícia que importou na vitória do Sporting frente ao União da Madeira prendeu-se com o facto deles terem conseguido a entrada directa na fase de grupos da Liga dos Campeões...

      Ou seja, tenho para mim, que eles andam bem nervosos com o facto de não sendo campeões correrem o risco de virem todo o seu gigantesco investimento ir para o galheto... no fundo, toda esta pressão nos bastidores, prende-se com uma única coisa: dinheiro.

      Eliminar
  2. A oferta de incentivos pelo SCP aos adversários não é explícita e pública?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carece de provas factuais, mas penso que com um pouco mais de atenção essas iriam aparecer rapidamente, pois é claramente notória a movimentação que eles estão a fazer fora das quatro linhas.

      O que eu acho estranho é estarmos todos a assistir a isto pávidos e serenos.

      Eliminar
  3. Explicita é, basta ver a reação do jogador do Setúbal. Pública não, certamente que o vão negar. Também é explicito na maneira que o Rio Ave poupou os melhores jogadores no jogo contra o Arouca, seu principal rival directo no acesso à europa. Este campeonato é o mais corrupto de sempre, o scp arrisca-se a fazer em apenas 1 ano o que o porto fez em 30.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sem a ajuda das putas ou do doping.

      Eliminar
    2. Há muito interesse na "máquina de lavar dinheiro de Alvalade" de muita boa gente. Cada vez estou mais convicto disso mesmo. Só assim se explica os perdões bancários e o dinheiro para financiar outras equipas.

      Eliminar
  4. Já está nalguns Blogs SLB, o face do Babalu(verdadeiro) a oferecer o Heldon +2,4 milhões de €ao Rio Ave,e a quem tirar pontos ao BENFICA e no youtube a oferta pela LagartaTV. É só divulgar e enviar às entidades competentes.

    ResponderEliminar