10 maio 2015

Jonas & Lima


Talvez a melhor dupla de avançados depois de Dwight Yorke e Andy Cole...

No final da partida de sábado, frente à equipa do Penafiel, o técnico Jorge Jesus tinha toda a razão em considerar a dupla brasileira de avançados do Benfica como os melhores em campo. Foi uma exibição de encher o olho. Técnica, velocidade, inteligência, força, perícia e raça, esteve lá tudo. Lima e Jonas jogaram um jogo à parte. Um jogo que fez o trabalho dos restantes companheiros ficar bem mais fácil. E, para quem esteve nas bancadas, ficou com clara sensação que parecia fácil para estes dois, tal é a química que existe entre ambos.


Quem será o melhor marcador da equipa?
Sinceramente, não sei! Confesso que tenho preferência para que seja o Jonas. Não só pelo que deve representar para o jogador no plano pessoal (à 9 meses atrás estava desempregado...), como por ver a hipótese de ter um Benfiquista a escrever um recorde na história do futebol Português (pode ser o melhor marcador em todas as principais competições nacionais - campeonato, taça e taça da liga). Por outro lado, se for Lima o melhor marcador, ficarei igualmente contente. Uma coisa é certa, o melhor marcador do campeonato nacional desta temporada tem de ser um Benfiquista! Simplesmente, porque é mais que merecido!

Como é que Jonas e Lima criam espaços? Até parece simples...

Quem não gosta de vê-los jogar?
A dupla Lima e Jonas é realmente uma dupla que dá gosto ver jogar. A forma como eles combinam entre si. A forma como criam espaços para eles e para os restantes colegas de equipa (ver figura acima). A forma como imprimem dinamismo às manobras ofensivas da equipa. A forma como se entregam ao jogo. A forma como pressionam os defesas adversários. A forma como lutam pela posse de bola. A forma como têm sede de golos. Tudo isso representa o que os adeptos pretendem de uma dupla atacante. Lima é o avançado que explora os espaços nas costas da defesa, enquanto o Jonas é o jogador que tende a jogar mais entre-linhas. Contudo, não é raro vê-los trocarem de funções. Talvez por isso mesmo, têm números semelhantes de golos marcados e assistências para golo...


Quem eles fazem lembrar?
A química que a dupla brasileira apresenta em campo, e sobretudo, o estilo de jogo que eles jogam, fazem-me lembrar da prolífica dupla atacante do Manchester United no final dos anos 90: Dwight Yorke e Andy Cole. Actualmente, Jonas e Lima já atingiram a marca conjunta de 35 golos, para o campeonato, número que a dupla inglesa atingiu na Premier League na temporada de 98/99. E, está a dois golos da marca dessa dupla na temporada seguinte. Faltando apenas dois jogos para a conclusão desta temporada, o mais certo é a dupla brasileira conseguir ultrapassar ou igualar o registo dos ingleses. Deixou-vos com um vídeo sobre as melhores jogadas e golos dessa dupla que fez as delícias do futebol ofensivo no final da década de 90. Que sirva de estímulo e inspiração para que Jonas e Lima tenham um final de temporada absolutamente diabólico!

4 comentários:

  1. wow minha equipa favorita deppois do benfica claro dos anos 90 quem se pode esquecer dos 4 a zero ao fcp cole e yorke e os 2 a 1 ao bayern de munique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar nos 4-0 ao Porto, fica aqui um presentinho...

      https://youtu.be/YopvetwZg9g

      ;)

      Eliminar
  2. E na minha opinião esse é um dos grandes méritos do Jesus enquanto treinador : conseguir fazer brilhar 2 avançados ao mesmo tempo num 4-4-2 (jà houve Saviola-Cardozo, Lima-Cardozo, Lima-Rodrigo e agora Jonas-Lima). Atualmente são muito poucas as equipas a jogar em 4-4-2 porque têm medo de perder presença no meio-campo jogando com um 2° avançado. E o que é brilhante neste 4-4-2 do Jesus é que nunca hà inferioridade numérica no meio-campo apesar de jogarmos com 2 avançados ! Hà sempre muitos jogadores a colocarem-se entre-linhas, seja um dos avançados, um extremo ou um médio centro.

    Portanto obrigado ao Jesus por desmonstrar que o 4-4-2 não é um sistema morto e que ainda é possivel jogar com duplas de avançados brilhantes ! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais!

      Penso mesmo que foi dos poucos treinadores que passaram pelo Benfica depois de Erickson que soube colocar a equipa a jogar segundo o seu historial. Recordar que nos tempos áureos o Glorioso jogava também num 4-4-2 com muitas semelhanças com os actuais sistemas do Jesus.

      Eliminar