21 março 2015

Agora Escolha: Ola John ou Talisca?


Sem poder contar com o N1c0, por castigo, quem deverá ser o seu substituto frente ao Rio Ave?


Teoricamente falando, "Jota-Jota" tem à sua disposição 4 opções directas para substituir o camisola 10 encarnado e mais uma opção indirecta. São elas as seguintes: Ola John, Talisca, Sulejmani, Gonçalo Guedes e ainda o Pizzi, se bem que este último requeira um reajuste no centro do terreno, por exemplo, a entrada de Talisca ou de Rúben Amorim para a posição "8".

No entanto, na prática, Jesus apenas poderá contar com 2 a 3 dessas opções, pois as restantes são soluções muito pouco utilizadas ao longo da temporada, mas também porque os jogadores em questão ou não estão ainda identificados com os processos da equipa (caso de Gonçalo Guedes), ou porque estão com pouco ritmo de jogo (caso do sérvio Sulejmani).

Agora escolha!

Dessas 3 opções, duas delas representam praticamente uma. É o caso de utilização de Talisca/Pizzi, uma vez que ambos poderão gravitar entre a posição "11" e a "8". Esta solução é a minha preferida, pois penso que resolveria alguns dos problemas que o Benfica tem, sobretudo, quando joga fora de casa: a segurança de jogo a meio-campo. Notar que com Talisca a assumir uma posição mais de interior e menos de extremo, permite a formação de um losango entre o Samaris (médio mais defensivo), Pizzi (médio mais ofensivo) e Jonas (o avançado entre-linhas), o que cria uma vantagem numérica nessa zona do terreno face à maioria das equipas do campeonato nacional (normalmente com 3 jogadores nessa zona do terreno). Por outro lado, concentrando mais combinações entre este quarteto, permite que jogadores como Eliseu, Salvio e até mesmo Lima, possam explorar espaços e linhas de passe que lhes permitam abrir o jogo encarnado, criando situações de perigo para a baliza adversária.

A opção Ola John, é uma opção que se insere mais no que Jesus tem trabalhado. Para mim, essa é a grande vantagem desta opção, pois em termos teóricos, perde um pouco para a opção que expus acima. Ainda um outro ponto em desvantagem desta opção, prende-se com o facto de Ola John não ter os mesmos níveis de agressividade e intensidade com e sem bola que o Gaitán. Isto torna-se muito importante, particularmente, num campeonato onde o Benfica é claramente o alvo a abater.

Análise às duas opções: Talisca ou Ola John.

6 comentários:

  1. Eu apostava no Talisca...

    ResponderEliminar
  2. ola john. como jogador, prefiro talisca. prefiro pizzi. prefiro o guedes. sim, assumo, nao sou nada fa do ola john.

    mas aquilo que permitiu a este plantel que a direccao deixou em ruinas depois do verao estar, contra todos os prognosticos, estar na frente, foi o seu modelo de jogo e o processo colectivo.

    e de longe, quem esta mais rotinado com aquela posicao e o ola john.

    o talisca esta mais rotinado no centro, alem de fisicamente estar em momento dificil devido a exaustao (ano e meio sem ferias). o pizzi foi trabalhadissimo a nº 8 e é aí que jogara. e o guedes ainda pouco sabe do nosso modelo de jogo.

    o sulejmani era o suplente do gaitan o ano passado, mas so ha pouco tempo regressou aos treinos a 100%...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acredito que o Jesus coloque o Ola John exactamente por esse motivo.

      Contudo, também penso que com uma semana de trabalho, o Jesus bem que poderia começar a pensar no médio e longo prazo e para mim nesse contexto o Talisca terá muito mais para dar...

      ;)

      Eliminar
  3. se for o talisca, so se for numa logica de ganhar um pouco mais de consistencia nos duelos de meio campo em ajuda no meio.

    ResponderEliminar