22 junho 2013

Poderemos julgar o Nolito por isto?

Entrevista de Nolito à Rádio Renascença
 

Nolito vítima de interesses terceiros...
O jogador espanhol chega ao Benfica a custo 0 (bem não será a custo 0 porque está sempre envolvido prémios de assinatura, contudo, foi muito mais barato se tivesse sido contratado). De quem terá sido o aval, é uma incógnita para mim. Uma coisa é certa, tendo em conta o que se passou depois, tenho a certeza que o Jesus não deu o aval. Não quero acreditar que o técnico encarnado se tivesse dado o sim, teria colocado o Nolito como 4ª ou 5ª opção para o lugar, logo após a grandiosa época que fez... Ou seja, deu-me clara sensação que o espanhol estava a mais para o Jesus...

1ª Questão: Afinal de contas, quantas pessoas é que têm poder e autonomia para fazer contratações para a equipa principal?

Dá-me a sensação que são várias as pessoas dentro do Benfica com essa capacidade. O presidente é uma e o treinador outra. Depois penso que há também liberdade do departamento de prospecção e do Rui Costa, para fazer certo tipo de contratações. Por fim, há ainda o "lobby" de fundos e de empresários, cada vez mais fortes dentro do Benfica.

2ª Questão: Mas, porque raio é que um jogador com a qualidade do Nolito e após uma excelente primeira época é colocado de parte?

Visto de fora, e apenas podemos especular, visto que a transparência sobre o que se passa no Benfica é idêntica à água turva, acho que o Nolito foi apanhado no meio de uma enorme luta de bastidores do Benfica para deter essas responsabilidades e competências, quanto à decisão das contratações. O problema é que no meio disto tudo, quem perde é o Benfica e os jogadores envolvidos, que não têm culpa nenhuma. Porquê esta luta? O sector que permite maiores actividades lucrativas dentro de um clube é o departamento de vendas e compras. Aí e porque a maioria dos negócios é feito fazendo transferências para "off-shores" onde não são pagos tantos impostos, mas também onde facilmente se pode encobrir luvas para todas as partes envolvidas no negócio sem que nós adeptos e sócios possamos saber. Este é um cenário.

Outro cenário, é que o tal "lobby" pediu um "favor" ao Benfica para colocar determinado tipo de jogador, o Ola John, e fazê-lo valorizar, para render futuramente numa grande transferência. Três pontos importantes quero fazer aqui:
  1. O holandês é um jovem com potencial e com qualidade, disso ninguém diz o contrário;
  2. Estes "favores" depois são pagos não só com partilha de lucros na futura venda, mas também na preferência sobre outros futuros craques que esses fundos e empresários têm em carteira;
  3. Notar que Portugal é ainda um dos poucos países europeus que permite a constituição deste tipo de fundos (em Inglaterra tal não é permitido devido aos "lobbies" que criam).
Outro cenário ainda, é que o Jesus queria à força toda outro tipo de jogador para aquela posição. Mas, como é que um treinador desperdiça um talento destes?


Nolito o exemplo de como trabalhar não basta!
Outrora o Benfica foi exemplo para Portugal e para o mundo de excelência. Nos seus quadros estavam para além de pessoas apaixonadas pelo clube, gente muito competente nas suas mais diversas áreas. No futebol, os futebolistas eram todos de eleição e só jogavam verdadeiramente os melhores. É óbvio que haveria sempre certo tipo de preferencialismos perante certos jogadores. Mas, mesmo assim, os treinadores nessa altura eram assertivos a dar valor a quem merecia e demonstrava em campo.

É por isso mesmo, que não consigo rever-me nesta situação com o Nolito. Sou-vos sincero e escrevo já que o Nolito não é nem de perto nem de longe o extremo esquerdo com o perfil futebolístico que prefiro/gosto. No entanto, com o seu trabalho, a sua entrega, a sua perícia com a bola nos pés,... enfim, todo o seu futebol... ele conquistou-me! Marcar em 5 jogos consecutivos, ainda por cima nos seus primeiros cinco jogos, só está ao alcance de muitos poucos. No Glorioso, só estava ao alcance do Pantera Negra. Claramente não é para todos!

3ª Questão: Será que um jogador que iguala um dos recordes do Rei Eusébio não merecia melhor tratamento e consideração?

Assim sendo, Nolito não era um jogador qualquer, sem talento. Apesar de ter custado 0 €, valia muito. Eu próprio escrevi aqui no blogue que o Nolito foi uma valente "pechincha". Aquilo que fizeram esta temporada não está correcto. Não está de acordo com os valores Benfiquistas!

Mais, eu nem sequer estou a defender aqui que o Nolito teria de ser titular indiscutível, nem ele deu a entender isso na entrevista acima. Mas, bolas! Ser quarta ou quinta opção, depois de tudo o que ele fez... é uma injustiça gritante e que todos nós Benfiquistas deveríamos procurar tirar a limpo.


Com tudo isto, o Benfica é que sai a perder!
No meio desta história toda quem perde é o Benfica e o Nolito. O Benfica perde porque basta vermos os títulos que conquistámos esta temporada e as exibições que o substituto na posição de Nolito fez.

4ª Questão: Será difícil imaginar que com Nolito no onze no Dragão teríamos aproveitado melhor os contra-ataques e ter comemorado o título na invicta?

Estou certo que Nolito teria sido bem mais importante nesta segunda metade da temporada que o(s) seu(s) substituto(s) de posição. O espanhol tinha características que permitiam a equipa ter mais confiança. Estava igualmente mais rotinado à posição e às ideias de jogo da equipa. Por seu turno não se atemorizava nos grandes momentos. Metia o pé e dava outra intensidade ao jogo encarnado. Na época passada, Cardozo marca golo no Dragão muito à custa de um passe de Nolito... é só uma amostra da importância que o espanhol tinha na equipa.

Se no aspecto desportivo, saímos a perder, também no aspecto financeiro o resultado não será muito melhor. É verdade que qualquer que seja o valor pela qual poderemos negociar o Nolito, será sempre lucro. Mas, estou convencido que se o espanhol tivesse continuado esta temporada a fazer o que fez na anterior, seria jogador para valer no mínimo 15 M€. E, estou certo que pretendentes dos melhores campeonatos da Europa não iriam faltar!

5ª Questão: Alguém sabe quanto custaria um jogador espanhol (da mesma nacionalidade dos campeões europeus e mundiais em título) que marcasse 15 golos e fizesses outras tantas assistências por época, numa liga como a inglesa ou alemã?

Pois é... perdemos foi uma excelente oportunidade de fazer dinheiro e a ganhar títulos!

3 comentários:

  1. Já estou careca de dizer isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. M.Silva,

      É muito triste isto acontecer, não achas? O pior, é que poderíamos ter muito mais proveito fazer as coisas "como deve de ser"...

      Em termos estratégicos, isto é muito danoso para a "marca Benfica", pois começa a ver um claro divórcio entre o clube e os adeptos e com isso o valor da marca.

      Segundo o último relatório de contas o número de quotizações baixou, o que começa a ser preocupante e sintomático de toda esta política exploratória do Benfica.

      Eliminar