13 janeiro 2013

Benfica - Porto: O meu onze para hoje



A lista de convocados
Jesus convocou 20 atletas para este encontro:
  • Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes; 
  • Defesas: Maxi Pereira, André Almeida, Roderick Miranda, Jardel, Luisão, Garay e Melgarejo;
  • Médios: Matic, Carlos Martins, Enzo Perez, Aimar, Bruno César, Ola John, Gaitán e Salvio;
  • Avançados: Cardozo, Lima e Kardec.
Como só poderão estar em campo 11 e mais 7 sete no banco, totalizando 18 jogadores, significa que dois atletas desta lista terão que ficar na bancada. A meu ver esses dois jogadores serão um defesa central e um médio-centro/ofensivo. Assim sendo, os principais candidatos deverão ser Roderick Miranda ou Luisão como defesa central, e Carlos Martins ou Bruno César como médio-ofensivo. Na minha opinião, se Luisão estiver realmente apto fisicamente irá sentar-se pelo menos no banco e o Roderick irá para a bancada. Quanto ao Carlos Martins ou Bruno César, eu optaria pelo brasileiro que tem mais rodagem neste momento que o português, muito embora este seja muito importante nestes encontros pelo seu carácter.

Quem não recuperou para este encontro foi o avançado Rodrigo que embora não tão goleador como Cardozo e Lima, tem tido um belíssimo início de ano a jogar muito bem e com muita confiança. Realça-se para a não convocatória do espanhol Nolito, outro jogador que nos grandes encontros agiganta-se, mas também para o lateral esquerdo Luisinho, que tem estado em grande forma.

Aimar estaria no banco por tudo o que ele simboliza para todos os adeptos, mas sobretudo por aquilo que ele poderá ser capaz de fazer dentro de campo, ainda por cima, no seu 100º encontro do campeonato nacional...
 

O onze encarnado
Conforme podemos ver na figura acima, Artur seria o meu guarda-redes titular. À sua frente, o quarteto defensivo mais utilizado nesta temporada: Maxi à direita, Jardel e Garay ao centro e Melgarejo à esquerda. No meio-campo, Matic e Enzo são para mim os titulares no centro do terreno. Nas alas, Salvio à direita deixou-nos com água na boca depois da sua entrada frente à Académica a meio da semana e Nico Gaitán teve nota 20 na Amoreira, logo seriam os titulares. O ataque entregaria à dupla de goleadores formada pelo Lima e o Cardozo.

A táctica seria o convencional 4-4-2 de Jesus, que se transforma num 4-2-4 ou num 2-3-3-2, conforme a interpretação de cada um, e dispostos de acordo com a figura acima. Em termos estratégicos, queria um Benfica de posse de bola com as linhas defensivas bem subidas, mas com a equipa compacta. Ou seja, tanto Cardozo e Lima não devem na fase de construção ficar em cunha com os centrais do Porto. Notar, que tendo a equipa compacta, a questão numérica de meio-campo, não se coloca, pois a proximidade entre os jogadores faz com que na prática tenham sempre colegas de equipa a quem passar a bola ou para fazer as devidas compensações se for necessário.

Quanto à dinâmica da equipa, Maxi seria um lateral que ao invés de procurar a linha procuraria espaços interiores, deixando o trabalho de ala, predominantemente para o Salvio. Do lado contrário, Melga daria a verticalidade necessária à ala esquerda com o Nico a procurar espaços interiores para criar jogadas. É óbvio que estes papeis das alas podem ser modificados dependendo das situações, mas servem de exemplo para o tipo de dinâmicas que pretendo nas alas. Garay será o central mais responsável pela fase de construção de jogo e Jardel pela sua velocidade e robustez física ficaria com a marcação ao avançado adversário. De forma idêntica, lá na frente, Cardozo teria como missão procurar espaços interiores, recuando no campo na fase de construção, para ajudar nas tabelas com os colegas de equipa ou disputar bolas de cabeça com o meio-campo de menor estatura do adversário. Já Lima, pela sua mobilidade procuraria jogar nas costas da defesa adversária e nos espaços criados pelo Tacuara. No entanto, mais uma vez isso não significa que as tarefas possam ser alteradas em determinada altura do jogo.


Os suplentes
Paulo Lopes estaria no banco para alguma eventualidade. Para reforçar o centro da defesa teria no banco o Luisão e para as laterais e meio-campo defensivo contaria com o jovem André Almeida. Para o meio-campo contaria com Bruno César e Aimar. Como opção para a ala teria o holandês Ola John. E, como arma secreta para o ataque, contaria com o Kardec.

Em termos de substituições durante o encontro, depende do resultado que se verificar e depende da evolução do jogo. Contudo, as minhas preferências seriam predominantemente ofensivas, tais como fazer entrar Aimar, Ola John e Kardec.



PS: Já votaram para a eleição do melhor jogador encarnado em 2012 para a posição 5, a de lateral esquerdo?

Sem comentários:

Enviar um comentário