18 dezembro 2017

Não é por acaso...


... em Portugal!

«Somos tetracampeões. Não é por acaso.»
Por Rui Vitória
Nas últimas semanas, há muito boa gente que olhando apenas para os resultados e dando ouvidos a uma imprensa cada vez mais parcial e a torcer por todos, menos pelo Benfica, tem pensado que os resultados das últimas épocas, com o Rui Vitória ao leme dos encarnados, são obra e graça do divino. Há quem ainda pense que o Rui Vitória vive do trabalho de Jorge Jesus no Benfica, imaginem só. Como não gosto de injustiças, tinha de escrever este artigo.


Até porque, o Rui hoje presenteou-me não só com um modelo de jogo já bem implementado e cobrindo a variabilidade quase total que o tal 4-3-3, que está a implementar, poderá oferecer. Mas, também, presenteou-me com uma conferência de imprensa após o jogo frente ao Tondela em que demonstrou não apenas classe e elevação, mas um assertivo conhecimento futebolístico. Provavelmente, ele deu nozes a quem não tem dentes, porque creio que poucos perceberam o que ele disse, assim como poucos percebem o que ele tem feito a nível táctico no Benfica neste último mês.


Para vos dar um cheirinho, o Rui Vitória meteu o Benfica a jogar como o Manchester City desta temporada, em coisa de mês e meio, algo que o Pep Guardiola só conseguiu após um ano. Estão a ver o grau de complexidade que está por detrás de tamanha empreitada?! É óbvio que há muita coisa ainda para aprimorar, mas já repararam na fluidez que é agora o nosso processo de jogo? Já repararam que este modelo de jogo não está refém de características física muito específicas como o modelo do Jorge Jesus? E, em termos de futebol arte, não vos dá mais gozo ver as triangulações e a forma como pressionamos o adversário na primeira fase de construção, do que um estilo de jogo à Sérgio Conceição de bola para a corrida do Marega?


Eu acho incrível como nenhum Benfiquista ainda não questionou o futebol paupérrimo dos nossos adversários. Por exemplo, o Sporting ganhou em Rio Ave para o campeonato sem saber muito bem como. Teve a sorte de criar um único lance para golo e ter marcado nesse momento, ao contrário do Rio Ave que teve n changes e falhou-as todas. Se fosse o Benfica a ganhar dessa maneira, o que não diria a crítica... E, nem quero imaginar o que escreveriam se o nosso meio-campo e ataque fosse formado por, respectivamente, Fejsa, Samaris e Filipe Augusto (por semelhança a Danilo Pereira, Herrera e Sérgio Oliveira) e, por Raúl, Seferovic e Rafa (por semelhança a Marega, Aboubakar e Brahimi). Uma equipa à Porto? Não... seria «uma equipa de pés de tijolo», aposto que era o que diriam alguns. Enquanto o Sérgio Conceição consegue equilibrar a equipa com mais entrega e capacidade física dos seus jogadores e, enquanto o Jorge Jesus equilibra a sua equipa com jogadores com determinado perfil singular para interpretar o seu modelo de jogo, o Rui Vitória reinventa-se constantemente, na ânsia de procurar um modelo que sirva não apenas os objectivos do clube, mas também as pretensões das suas gentes, que como sabemos está muito além da simples vitória, como também os jogadores que tem à disposição.


E, por falar em jogadores, enquanto o Serginho e o Jasus estão a trabalhar com jogadores feitos e carimbados, já repararam em quantos o Vitória tem estado a desenvolver? E, quantos ele já potenciou nestas duas últimas temporadas? Disso ninguém fala, pois não? E, mais! Não vejo o Rui com exigências como o Jota-Jota ainda ontem fez depois do jogo. Nem tão pouco vejo o técnico encarnado a desculpar exibições menos conseguidas com arbitragens como o Conceição faz constantemente.

«Tudo aquilo que quase se tem de explicar sobre o 4-3-3, nós explicámos na prática.»
Por Rui Vitória






P.S.: Sobre o jogo, tentarei escrever algo sobre o mesmo até quarta-feira, pois há muito para falar, desde a diferença que a entrada do Lisandro no onze deu, à necessidade de melhorar a circulação de bola, conforme o Rui ainda esboçou no jogo, imediatamente antes do Krovinovic ter distribuído para o adversário, até ao moderno 4-3-3, que mais parece um 4-1-4-1 em processo defensivo e um 2-3-5 (ou 5-5) em processo ofensivo.

17 comentários:

  1. eu não percebo muito de tactica, entao como se pode explicar as exebiçoes pauperrimas ate agora? alguma falta de qualidade dos jogadores? ou tem haver com esse momento de transiçao de sistemas? e pk ele começou a epoca em 4 4 2 se iria fazer o 4 3 3? ou e indiferente? gosto do post, mas penso que devias ser mais explicito visto que os adeptos do benfica ainda tem aquela percepçao de que o rui vitoria não sabe nada do jogo... eu inclusive este ano com o jogo que praticamos desde o inicio que tb comecei a duvidar, mas sem por em causa se ele devia ir ou ficar ao contrario da maioria dos adeptos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é apenas em 1 ou 2 treinos que os jogadores passam a jogar bem em determinado sistema de jogo.

      O 4-4-2 é mais exigente a nível táctico para os jogadores pois estes começam posicionados de forma desequilibrada, exactamente para promover desequilíbrios com bola. Por isso exige mais dos jogadores. Algo que a maioria dos que lá estão ainda não estão preparados.

      Este 4-3-3, acaba por facilitar essa possível e evolução que acredito que se fará para aproveitar as qualidades de Raúl e Seferovic.

      Eliminar
    2. António Madeira18/12/17, 19:49

      "... visto que os adeptos do benfica ainda tem aquela percepçao de que o rui vitoria não sabe nada do jogo...

      Adeptos do Benfica? Que adeptos do Benfica? Quantos? Onde? Quem?
      Não me leves a mal, mas não sei o que é pior, se quem diz isso ou se quem, não percebendo muito de tática, como dizes, emprenha pelos ouvidos.

      PP: esqueceste-te de referir que não só é mais exigente a nível tático (ponto que implicaria algumas considerações ligadas ao que irei dizer a seguir) como, e principalmente, a nível físico.
      Já agora, excelente artigo. Que lufada de ar fresco relativamente à mediocridade que grassa nos blogues e, nomeadamente, nos canais de TV...

      Eliminar
    3. António, isso do físico é muito relativo. Lembraste de em 2009-2010 o Ramires e o Rúben Amorim disputarem o mesmo lugar no 4-4-2 do Jesus? O Ramires era um jogador mais físico, enquanto o Amorim era claramente mais cerebral. No entanto, gostava de vê-los a alternar naquela posição, porque realmente davam qualidade de formas diferentes.

      Contudo, confesso que para uma grande maioria, ter um nível físico superior ajuda e de que maneira. Não é à toa que as selecções italiana, alemã e inglesa são campeãs mundiais.

      ;)

      Eliminar
    4. Antonio, basta leres a blogoesfera benfiquista e apercebes te disso, então no facebook pior ainda. não é nenhuma mentira o que estou a dizer

      Eliminar
    5. António Madeira18/12/17, 21:49

      Não disse que era mentira o que disseste.
      É uma realidade triste, mas nem os benfiquistas estão representados no facebook, nem nessa blogosfera que frequentas. Na que eu frequento (tens um exemplo aqui no Guerreiro da Luz, mas não é o único) defende-se o Benfica, mesmo que não se perceba de táticas. Criticar o Rui depois de tudo o que eles nos deu, de todas as dificuldades que venceu por nós, mesmo quando muitos de nós o criticávamos, não só é fazer o trabalho dos inimigos, como revela que as pessoas se deixam emprenhar pelos ouvidos, mesmo que isso implique criticar quando não se tem razão.

      Eliminar
    6. Infelizmente António, o porquê de tantas críticas ao treinador é porque simplesmente a maioria acalenta o sonho de ser o treinador do glorioso.

      O mais engraçado é verificar o que fariam aos comandos dos encarnados. Na maioria das vezes, quando vamos ler e ouvir as ideias desse pessoal, são basicamente as mesmas que vão sendo testadas em campo pela equipa técnica. Não entendem é o "timing" das coisas para darem resultado.

      Eliminar
  2. Por mim, ele pode ir para o City e o Guardiola vem treinar-nos! ;)

    Grande jogo ontem, finalmente! Assim é à Benfica, assim dá gosto!

    Ainda tenho as bochechas a arder das bofetadas que o nosso Pizzi me deu ontem...Fdx até o Salvio jogou bem! Anda um jogador mais colectivo e ontem até fez dois passes fabulosos, para o 3o e 5o golo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda sobre o Salvio, esqueci-me de mencionar que este 4x3x3 parece estar a confirmar o que tínhamos aqui defendido há uns tempos, a partir de um comentário teu: envolvido no jogo como avançado e não como médio, em fases mais próximas da finalização e mais distantes da construção, pode ser muito mais útil à equipa.

      Eliminar
    2. O Salvio está de tal maneira tão dentro do jogo e do que o modelo pede que facilmente pode jogar todas as posições na ala direita.

      Eliminar
    3. António Madeira18/12/17, 20:01

      Tal como fez no final do jogo. Uma substituição, aliás, que me agradou imenso.
      Não que o André tivesse estado mal, muito pelo contrário, mas porque era o que o jogo pedia naquela altura e porque mostra todas as nuances táticas a que o Rui poderá recorrer no que resta do campeonato.

      Já agora, Benfiquista Primário, com o Guardiola poderiam vir o Ederson, o Otamendi, o Silva, o Sané, o Aguero e o Bernardo. E mais de 200 milhões para investir todos os anos...

      Eliminar
    4. O André Almeida está feito um lateral mundial. Daqueles à italiana. Muito certinhos a defender e a atacar.

      E, por falar em laterais direitos, o que dizer do Semedo no Barcelona? Em risco de não jogar o clássico frente ao Real Madrid de Ronaldo.

      Eliminar
    5. António Madeira18/12/17, 21:51

      "O André Almeida está feito um lateral mundial. Daqueles à italiana. Muito certinhos a defender e a atacar."

      E explicar isso a quem vai para o estádio assobiar o Almeida, o Eliseu, o Pizzi (!) e o Augusto aos 20 minutos de jogo?

      Eliminar
    6. Hmm... olha mesmo a propósito:

      http://goalpoint.pt/blog/slbenfica/andre-almeida-onde-e-que-tu-pensas-que-vais_52517

      Acabei mesmo agora de ver este artigo.

      O Eliseu é outro que não entendo as críticas. Neste momento, do que vi esta temporada preferia ter até o Cervi a lateral esquerdo com o Zivkovic a extremo esquerdo, do que o Grimaldo.

      Eliminar
    7. António Madeira19/12/17, 02:07

      A confirmar o que sempre disse dele: a defender, não há como ele em Portugal.

      Eliminar
    8. Em Portugal e no mundo. Veremos como se comportará até ao final da época.

      ;)

      Eliminar
  3. Afinal Tondela foi só 'tesão do mijo'...

    ResponderEliminar