26 julho 2016

Será esta a surpresa para apresentar...


... frente ao Torino?


O Danilo Barbosa é um jovem internacional pelas selecções jovens do Brasil, que tem contrato com o Sporting de Braga (contrato partilhado com o empresário Jorge Mendes, pois este possui direitos no seu passe) e que esteve emprestado na época passada ao Valência. Ali efectuou 34 jogos (19 na La Liga, 6 na Copa del Rey, 5 na Liga dos Campeões e 4 na Liga Europa). Nada mal para um jogador que tem 20 anos e está na sua terceira época de futebol sénior, depois de ter começado na série B do Brasil pelo Vasco da Gama e à duas temporadas ter vindo para o Sporting de Braga, sendo um dos titulares da equipa de Sérgio Conceição, então treinador dos arsenalistas. Jogando quase sempre como médio defensivo e como "segundo volante", qualidade não lhe falta. É um jogador cujo pé dominante é o direito. Tem um equilíbrio com a bola nos pés muito bom, sendo muito difícil lhe retirar a bola. É agressivo, sabendo usar bem o corpo para proteger a bola e noutras situações de jogo. É combativo, não temendo colocar o pé onde outros temem. Tecnicamente, gosta de ter a bola nos pés e sabe transportá-la para o ataque. Tem uma boa capacidade de drible, se bem que pela posição que tem jogado parece estar um pouco amordaçado. Gosta de deixar a bola bem redondinha para os colegas.

A expectativa do seu ingresso no Benfica prende-se em o clube encarnado querer encontrar mais uma solução (André Horta é já uma) para colmatar a saída de Renato Sanches. A questão é saber se de facto o Danilo poderá vir a ser essa solução. Atendendo ao seu potencial futebolístico sim. Mas, aqui faço a chamada de atenção para 3 pontos. O primeiro é que sendo um jogador na mesma linha de outro recém contratado, como é o caso do colombiano Guillermo Celis, porquê contratar o Danilo? O segundo ponto que questiono é porquê contratar mais um jovem para aquela zona do terreno, quando para atingir outros patamares competitivos internacionais precisaríamos era de jogadores com outra experiência competitiva, até porque já temos um miúdo - o André Horta - para o Rui Vitória poder-se entreter a evoluir, e até poderíamos arranjar mais dentro do Benfica - por exemplo, o João Teixeira? E, quanto ao terceiro ponto, a possível entrada deste médio 2 em 1, significará a saída de algum dos nossos médios?




P.S.: Entretanto, algures na China, o "Profeta" lá vai jogando a médio defensivo... um autêntico crime futebolístico para o potencial de tão grande jogador. Escrevo de Hernanes, o elemento que nos falta no nosso meio-campo, e que se falava vir para o Benfica caso se confirmasse a saída de Talisca. Se essa profecia se concretizasse, o Benfica tinha condições muito sérias para dar o salto e estar entre as 4 melhores equipas da Europa. Depois daí... o céu seria o limite.


O único a dar toques com os olhos vendados...
Percebe-se bem quem é o craque!

18 comentários:

  1. Nunca vi jogar o Danilo mas pelas características que elencaste é para o lugar do Fejsa, agora será para suplente do sérvio ou vão vende-lo?

    Em relação ao Hernanes deixa-o estar sossegado onde está. ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Danilo tem características idênticas ao do Celis, a meu ver.

      E sobre o Hernanes, não tenho dúvida nenhuma que com ele, Júlio César, Luisão, Jardel e Jonas tínhamos aqui um núcleo duro de brasileiros de altíssima qualidade para chegar bem longe a nível europeu. Isto para não falar que o Hernanes seria o mentor perfeito para o Horta.

      ;)

      Eliminar
  2. Quanto custa o Hernanes? O Danilo vem por empréstimo e o João Teixeira tem potencial mas precisa de evoluir, por isso, melhor é rodar no Tondela, pode ser que dê jogador. É longa a temporada, e jogar com 2 médios é muito desgastante, por isso mais um jogador de combate e com qualidade vai ser sempre útil, acho que esta contratação foi uma oportunidade de negócio. Se as coisas correrem bem fica-se com o passe, senão tem a porta de saída.

    Águia Vermelha

    ResponderEliminar
  3. Águia Vermelha,

    O Danilo pode vir por empréstimo, mas não era um titularissimo do Valência. Ou seja, está também em processo de evolução. Entre apostar no Danilo e no João Teixeira, não sei se arriscava no nosso pupilo, até porque este é um jogador de perfil semelhante ao Horta. Por outro lado, já temos o Celis.

    O Hernanes pode custar uma pipa de massa, mas acredito por empréstimo com a promessa de compra por um valor estipulado era possível. Acho que o vencimento dele acabaria por se pagar com a evolução da performance da nossa equipa na champions ou até a saída de um dos jogafores com maior vencimento e que se anteveja menor uso - Luisão.

    ResponderEliminar
  4. Danilo só tem 20 anos, mas alguma experiência ao alto nível, tanto no Braga e essencialmente no Valência onde jogou contra mtos dos melhores. Titular e capitão dos sub20 brasileiros no mundial da categoria, em jogos mais complicados, teremos um meio campo mais de contenção, e poderemos utiliza lo tb na saída de bola, visto ter boa relação com ela, tanto dominada como em passes curtos, médiose longos, terá vantagem sobre horta nesses jogos pela sua maior capacidade defensiva.
    Esta entrada pode querer dizer que samaris pode estar de saída, algo mal, pra mim, mas samaris terá pouco espaço, e é caro para estar no banco. Muito contente com o planeamento deste ano, acho que nunca vi o Benfica em Julho com todo praticamente definido. Maravilhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então o que está o Celis a fazer no plantel? É que essa descrição acenta na dele.

      Eliminar
    2. Acredito que tal como Kalaica o futuro imediato comece na equipa B, com passagem pela equipa A em caso de necessidade. Ter elementos disponíveis e com qualidade para jogar na equipa A mantendo o ritmo na B!

      Eliminar
    3. Vasco, quem é que vai para a equipa B? Tanto o Celis como o Danilo embora jovens já são jogadores com experiência de nível profissional superior.

      Eliminar
    4. Eu penso(mas posso estar errado) que a equipa B deveria ter/ou ser composta por jogadores que não fossem convocados para a A, lesionados, etc jogavam/recuperavam ritmo na equipa B!E é aí que entram todos os jovens que estamos a falar o Celis embora experiencia não conhece o nosso futebol,o Kalaica idem,o mesmo pode acontecer com outros elementos que chegam ao nosso País.

      Eliminar
  5. Tens taxar quantidade dizes isso do Celis, mas tb vejo o celis substituir fejsa, dando à equipa critério na 1 fase de construção, pois celis nisso é melhor que fejsa, e danilo tb o faz, em qualquer das situações, fesja-celis, fejsa-danilo, ou celis-danilo, ficaremos com meio campo mto forte defensivamente, e na parte ofensiva, permite aos laterais subir ao mesmo tempo passando os alas ao centro do terreno criando aí vantagem numérica, antes os laterais subiam à vez pra não criar desequilíbrios, visto que Renato subida e só ficava fejsa para as compensações... E tendo nos alas criativos como temos, o n8 box to box não fará tanta falt, isto no meu entender claro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *Tem razão quando diz

      Eliminar
    2. Pedro, então e o Samaris? Esse sistema de duplo pivô até assentava melhor com o grego. De qualquer maneira vejo 5 jogadores para duas posições quando há Pizzi e André Almeida que podem desenrrascar lá, ou seja,temos na realidade 7 jogadores para duas posições...

      Eliminar
    3. Época é longa, Fejsa tem propensão a lesões, penso que talvez estejam a tentar negociar Samaris mto pelo seu valor, um jogador mto caro para estar no banco, mas que perde para celis danilo na capacidade de construção, estes penso serem melhores com a bola nos pés, e num ponto até tens razão pk não vejo Rui Vitóriaser ttão audacioso, acho o um pouco conservador, mas tendo emconta o pplantel, era o melhor sistema

      Eliminar
    4. O Samaris perde para o Celis e o Danilo na capacidade de construção? Mas, como se ainda não os vimos a jogar nessa posição?

      O Samaris tem algo que os outros não têm e não foi explorada ainda pela equipa técnica: boa chegada à área.

      Ele pode não ser um transportador de bola (quanto a mim nem precisa). Mas, é um excelente médio capaz de chegar à área adversária.

      Só temos usado as suas capacidades atléticas em termos defensivos, mas ele é talvez o nosso médio mais completo.

      Em termos ofensivos, as alterações que o RV vai efectuar para Danilo e Celis jogarem a "8" são as mesmas que ele deveria fazer para o Samaris jogar e valorizar-se.

      Eliminar
    5. É a minha opinião, mas concordo com o mau aproveitamento de samaris, só que acho Samaris e fejsa incompatíveis

      Eliminar
    6. O Samaris e o Talisca penso que teriam potencial... mas, isso é uma opinião pessoal.

      Eliminar
  6. Gostei muio daquilo que vi. Quanto a ser 6 ou 8, o próprio diz que faz os 2 lugares mas prefere jogar a 8. Também acho um "crime" pôr um jogador daqueles a 6.
    Ou me engano muito, ou o Danilo vai pegar de estaca no 11 e o André Horta terá de se contentar em ser seu suplente.
    E, claro, no fim do ano vamos largar, com grande alegria diga-se, os 15 milhões da opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai haver muito trabalho e tanto com o Danilo como com o André as coisas não vão pegar de estaca. O que me está a entristecer nesta pré-época, não é tanto as contratações, mas sim o facto de os jogadores virem e a equipa técnica estar ainda a conhecer-los. Estamos a falar quase de treinos de captação e penso que as coisas deveriam ser feitas com outra qualidade e exigência.

      Por exemplo, o perfil futebolístico do jogador é conhecido e traçado pelo departamento de prospecção, por isso, quando se vai contratar, não é o mesmo que ir comprar melões. É como se fosse comprar aquele telemóvel porque tem aquelas características que queremos.

      Esta contratação do Danilo Barbosa, e já agora do Celis, é uma contratação de um tipo de "8" menos transportador e mais posicional a meu ver. Nesse contexto, temos já o Samaris e acredito que o Talisca poderia ser bem adaptado à posição. Ao fim e ao cabo estamos a contratar duplos pivôs...

      Eliminar