18 maio 2016

Os 23 escolhidos...


... para o Europeu de França 2016.

Ter uma lesão num treino em vésperas
de uma convocatória para o Europeu
é muito azar. Para o jogador e, neste
caso para a nossa selecção nacional.
As convocatórias da selecção são sempre discutíveis. Contudo, existem algumas situações que parecem-me claramente incongruentes. Os 23 escolhidos por Fernando Santos foram:
  • Guarda-redes: Rui Patrício, Eduardo e Anthony Lopes.
  • Defesas: Vieirinha, Cédric Soares, Pepe, Ricardo Carvalho, José Fonte, Bruno Alves, Eliseu e Raphäel Guerreiro.
  • Médios: William Carvalho, Danilo Pereira, João Moutinho, João Mário, Adrien, Renato Sanches e André Gomes.
  • Avançados: Cristiano Ronaldo, Nani, Rafa, Ricardo Quaresma e Éder.
Olhando para estes 23, salta logo à vista desarmada que Fernando Santos, foi muito conservador na sua convocatória, convocando grande parte dos jogadores que fizeram o trajecto até esta fase final do Europeu. O problema, é que muitos desses jogadores estão claramente fora de forma. O Bruno Alves é um desses casos e, apesar de considerar o seu talento, Ricardo Quaresma está muito longe de atingir um nível exibicional e regularidade necessárias para uma selecção nacional, a meu ver. Neste caso, até percebo que o seleccionador tenha querido premiar-lo pelas suas exibições frente à Dinamarca, nesta caminhada. Mas, acho que poderia ter arriscado mais.



O Éder até pode ter marcado muitos
golos, mas não tantos como o Hugo
Vieira, que para além de ter o perfil
ideal para jogar ao lado do Ronaldo,
tem um ânimo maior para dar tudo
no Europeu de França 2016 (basta
ler a história de amor e de luta
por trás da vida dele).
Pessoalmente, não levaria o Bruno Alves, até porque para o que poderá jogar no torneio, mais valia levar mais um médio-ofensivo, como o Bernardo Silva. É que William Carvalho e Danilo Pereira, podem jogar como centrais se for necessário. E, apesar de sabermos que o Bernardo Silva está agora lesionado, até ao início da competição faltam umas 3 a 4 semanas, o que é muito tempo para recuperar um jogador em termos de lesão muscular. Retiro, estas palavras se me disserem que a lesão do Bernardo é muito mais complicada, como é óbvio. Mas, pelo que tenho ouvido... arriscaria. Depois, não entendo bem o porquê de levarmos o Éder, quando temos abandonado por completo jogar com um avançado tipo "pinheiro". Não teria feito mais sentido levar-se um Hugo Vieira para fazer dupla atacante com outro jogador?

Pergunto isto, por dois grandes motivos. O primeiro, é que quando olho para este 23, e sobretudo para a nossa defesa e meio-campo, estou convicto que deveremos jogar os jogos numa toada de contra-ataque com um bloco médio/baixo no terreno de jogo. Logo o avançado "pinheiro" será um pouco contra-natura. Segundo, porque sendo uma competição curta, e com um tempo de concentração e preparação igualmente curto, o seleccionador já terá dificuldades em implementar o modelo e sistema de jogo principal, quanto mais o segundo que possa envolver o tal "pinheiro". Em suma, apesar de entender a preocupação de ter maior diversidade de opções, na realidade, a falta de tempo para operacionalizar isso, acabará por auto-sabotar essa ideia. Sendo assim, mais valia levar uma opção que permitisse apenas a mudança de jogadores, mantendo o mesmo modelo. Daí a minha defesa pelo Hugo Vieira.



Modelo de jogo e variantes da selecção
nacional face aos 23 convocados.
Por falar no modelo de jogo da selecção nacional para o Europeu, penso que o Fernando Santos vai adoptar o mesmo modelo que tinha implementado no Benfica em 2006, i.e., baseado num sistema de jogo que é uma espécie de 4-1-2-1-2, que facilmente se desdobra num 4-3-3 cujo avançado-centro é mais um 9.5 do que outra coisa. A segunda variante, será o 4-3-3 normal, com um ponta-de-lança estilo "pinheiro", daí a convocatória de Éder. Em termos de modelo de jogo propriamente dito, será um modelo mais de reacção ao contra-golpe, do que propriamente de uma posse de bola avassaladora. Esta minha ideia prende-se pelas características dos jogadores convocados. Tirando o Pepe e o José Fonte, a nossa defesa não tem velocidade para jogar em cima da linha de meio-campo, fazendo com que a equipa jogue no meio-campo do adversário. Por outro lado, Nani, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Éder não são avançados pressionantes e com uma excelente reacção à perda de bola. Ou seja, a equipa quando perder a bola vai automaticamente baixar as suas linhas, devido à contenção que farão. Por isso, a convocatória de muitos médios que aliam sobretudo a capacidade física e uma entrega elevada em jogo, mais que criatividade. Neste contexto, apenas vejo o André Gomes com liberdade e qualidade para ser o "10" da equipa, tendo em conta que o Bernardo Silva infelizmente não vai ao Europeu. Outro que poderia emprestar enorme qualidade criativa ao nosso meio-campo e que foi preterido nesta convocatória é o Pizzi. E, quanto a mim mal! Por isso, mesmo que o Bernardo estivesse mesmo impedido de ir ao Europeu, não levaria o Bruno Alves, mas sim o Pizzi, colocando para quarto central se necessário, um William Carvalho ou o Danilo Pereira.

Quanto às despesas de profundidade da equipa, estas serão concedidas aos laterais. Num plano B (com o Éder) envolverá extremos mais clássicos como o Ricardo Quaresma e Rafa. É por isso que o Fernando Santos vai levar com ele laterais ofensivos como o Vieirinha e o Cédric para a direita e o Eliseu e o Guerreiro para a esquerda. O Vieirinha e o Guerreiro até poderão jogar como médios-alas se a intenção do seleccionador for a de apostar num 4-4-2 mais clássico. Jogadores como Ricardo Pereira e João Cancelo foram preteridos por dois grandes motivos. O primeiro porque ambos não fizeram parte da caminhada para o Europeu. Mas, isso seria o menos. O segundo motivo, é o mais importante. O Ricardo Pereira tem rotinas como lateral esquerdo, sendo um jogador destro. Ou seja, nunca daria a mesma profundidade ofensiva que um canhoto puro como o Eliseu ou o Guerreiro nessa posição. E, a lateral direito, não oferece muito mais que o Vieirinha e o Cédric. Quanto ao João Cancelo, o problema deste prende-se com as suas performances defensivas. Com bola, o Cancelo é talvez o melhor lateral que temos. O problema é que a maior parte do tempo ele está sem bola e esse é o seu calcanhar de Aquiles. Quanto à opção André Almeida, para além de não ter sido um habitué na selecção de Fernando Santos, e apesar das suas assistências para golo esta temporada no Benfica, é visto como uma opção polivalente e mais defensiva na lateral direita.



Pedro Santos e Rafa Silva têm
dinâmicas do Sporting de Braga
que podiam ser usadas na selecção.
O mesmo poderia referir de André
Almeida e Pizzi, que formam a
asa direita do Benfica.
Para além das críticas já mencionadas, gostava de apontar uma outra e que acaba por reflectir na não maximização do aproveitamento do trabalho efectuado pelos clubes por parte de Fernando Santos. Refiro-me a isto quando olho para o excelente trabalho que o Paulo Fonseca teve com Rafa e com Pedro Santos, no Sporting de Braga desta temporada. Jogando como falsos extremos num esquema de 4-4-2, sistema de jogo que beneficia e muito o Cristiano Ronaldo, penso que o seleccionador deveria ter aproveitado esse trabalho. Até porque, tanto o Rafa (que foi convocado) como o Pedro Santos, evoluíram tremendamente no seu jogo sem bola. Algo que por exemplo, nem Ricardo Quaresma, nem Nani, alguma vez conseguirão reproduzir. Isto permitiria uma selecção muito mais dominadora durante os jogos e não tanto reactiva. Por outro lado, a ida de Pedro Santos permitiria ter mais um canhoto na equipa, nomeadamente na zona atacante. Isto é importante, para tornar menos previsível, para os adversários, os caminhos que a nossa selecção irá percorrer para chegar ao golo. Por exemplo, no plano B, o tipo de serviço que é efectuado para o Éder vai ser sempre o mesmo: cruzamento da linha de fundo do flanco direito do ataque nacional, e a tabela em penetração do extremo "esquerdo" nesse flanco. Com um canhoto no ataque, não só poderia jogar como extremo puro, indo à linha e cruzar, como também jogando no flanco direito, poderia tentar entrar na grande área e na zona de remate, em combinações com o ponta-de-lança.

Sendo assim, antevejo muita dificuldade da nossa selecção em ter que assumir o controlo dos jogos. Então se nos virmos em situação de desvantagem, a nossa abordagem será mais na base do improviso e coração do que no exímio jogo posicional. Logo, a equipa irá quase sempre jogar numa toada expectante.

Seremos capazes de com estes 23 conseguir ser campeões Europeus em França 2016?

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Ah! Ah! Ah! O Benfica deveria jogar também nas selecções, não é verdade? ;)

      Eliminar
  2. Antes de mais, achei completamente injusta a não-convocação de Pizzi. Fez uma grande época e tinha claramente lugar naquele meio-campo, onde poderia ser muito interessante jogando na posição 10.

    De resto, concordo que o melhor sistema é claramente o 4-4-2 losango híbrido com 4-3-3, tendo 2 avançados muito móveis como Ronaldo e Nani, e também um 10 que seja capaz de infiltrar a grande área jogando por vezes como falso 9 para permitir a Ronaldo e Nani de abrir pelos flancos (e nesta tarefa o Pizzi parecia-me muito capaz).

    Mas em relação ao n°10 acho que o mais importante é que seja um jogador capaz de infiltrar a área, e neste tipo de jogador o Rafa parece-me muito bom além de também poder jogar nos flancos e no ataque, poderia trocar muitas vezes de posição com o Ronaldo e o Nani e ficaríamos com um ataque bem móvel e dinâmico, sem precisar de referência (e espero que o Eder jogue o menos possível, não tem nível para jogar um Europeu). E para mim o Renato Sanches é titularissimo, até pode ser que se fizer bons jogos de preparação lhe aconteça o mesmo que o Coentrão em 2010, que ganhou a titularidade na Selecção com boas exibições nesses jogos de preparação.

    Optaria por este onze -->

    Com constantes trocas posicionais entre os três da frente. Também gostaria de ver o João Mário e o André Gomes com tempo de jogo porque é são excelentes jogadores, mas para mim o André Gomes estará mais à concorrência com Sanches e Moutinho para a posição 8 enquanto o João Mário estará à concorrência com Rafa para a posição 10.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta selecção em termos de criatividade, daquela de pensar o jogo colectivo, só têm lá o André Gomes e a espaços o João Moutinho, daí que um jogador como o Pizzi deveria lá estar.

      Estou para ver se o Fernando Santos não coloca o miúdo nessa posição "10", pois o Renato Sanches jogava ali na formação...

      Vejo o Rafa mais à frente do terreno ou na ala do que propriamente no centro do acontecimento, rodeado dos médios defensivos adversários. É um jogador que embalado é fenomenal, embora tenha algo de Messi a jogar, falta-lhe ainda algumas rotinas na posição de "9,5". Mas, acredito que tenha futuro por aí...

      Um onze sem olhar a nomes e apenas a momentos de forma actual seria algo como (em 4-1-2-1-2):
      - Rui Patrício
      - Vieirinha, Pepe, Danilo Pereira e Eliseu
      - William Carvalho
      - João Mário e André Gomes
      - Renato Sanches
      - Rafa e Ronaldo

      Técnica, força, inteligência táctica e magia. Está lá tudo.
      ;)

      Eliminar
  3. Cá está ! --> http://this11.com/play/abLdwieakR.png

    Tinha-me esquecido de pôr o onze ! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não usar o William Carvalho e o João Mário no meio-campo, pois já possuem rotinas juntos?

      Já agora, dá uma vista de olhos ao onze que coloquei no comentário acima.

      ;)

      Eliminar
    2. Porque do meu ponto de vista o Danilo é mais jogador que o William.
      O Renato pode dar um bom 10, é extremamente perigoso e desequilibrador quando entra no último terço, mas neste momento tem mais rotinas de 8, e para a posição 10 temos o João Mário e o Rafa que me parecem ser as melhores opções. Talvez também André Gomes apesar de ter jogado a 8 quando estava no Benfica, mas agora não sei onde é que ele tem jogado no Valência.

      Mas isto vai ser uma bela dor de cabeça para o Fernando Santos porque acho que o João Mário e o André Gomes têm de jogar, mas o Sanches também e o Rafa também.
      E o Moutinho e o Nani são dois pilares da Selecção, mas é verdade que já agora pode haver a opção de apostar na dupla Rafa-Ronaldo no ataque como referiste acima.

      Num onze assim por exemplo : http://this11.com/play/abLdBvNali.png

      Sacrificaríamos Moutinho e Nani mas jogaríamos com João Mário, André Gomes, Renato E Rafa ao mesmo tempo ! Do meio-campo para a frente, excepto Danilo, é o mesmo onze que colocaste mais acima mas com Renato a 8 e João Mário a 10 em vez do contrário. Ou até podem ir trocando de posição, para dar dinâmica ao meio-campo.

      Eliminar
    3. Spirited,

      Não acho que o João Mário a "10" jogue muito. Aliás, ele esta temporada já teve uns quantos jogos europeus em que jogou nessa posição e não gostei. A posição de interior direito parece-me ser a posição onde ele melhor se enquadra. Assim sendo, naquele onze que colocaste, apenas trocaria a posição do João Mário com a do André Gomes. De resto é isso mesmo!

      Já agora, André Gomes, João Mário e Renato Sanches até podem ir trocando de posição no meio-campo. Têm cultura táctica para isso...

      O João Moutinho e o Nani são dois pilares da selecção, é verdade, mas se não tiverem em boa forma... acho que devem é ficar a ver jogar outros.

      ;)

      Eliminar
  4. O Éder vulgariza imediatamente a seleção. Só por estar lá já deveriam pagar aos portugueses para os apoiar. Como é suposto eu apoiar lagartos e pernetas como o Ederzito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitado do Éder... eu até acho que a ideia até é boa. Contudo, conforme escrevi no texto, a operacionalização das coisas não vai tornar aquela opção válida. Mais valia levar o Hugo Vieira. Essa é a minha opinião. E até vou mais longe, o Vieira é um jogador que trabalhou muito ao longo desta temporada e tem algo pessoal para estar numa competição deste nível. Algo que poderá ser determinante nos momentos mais difíceis. É um jogador com propósito e isso é um jogador focado. Um jogador focado é tudo o que desejas numa competição de curta duração, onde o mínimo deslize, significa que já foste.

      Por acaso fiquei triste com a sua não convocatória pelo Fernando Santos.

      Eliminar
  5. Portugal não vai ganhar este europeu nem o mundial enquanto não começar à apostar mais nos jovens, esta seleção é péssima.

    Guarda-redes: Rui Patrício, Eduardo(s) e Anthony Lopes(s) Colocava-se o GR dos sub-21 que agora está no porto.
    Defesas: Vieirinha, Cédric Soares, Pepe(s), Ricardo Carvalho(s), José Fonte, Bruno Alves(s), Eliseu e Raphäel Guerreiro.
    Médios: William Carvalho, Danilo Pereira, João Moutinho, João Mário, Adrien, Renato Sanches e André Gomes.
    Avançados: Cristiano Ronaldo, Nani(s), Rafa, Ricardo Quaresma(s) e Éder(nem devia lá estar).
    [(s)Sai]
    Nem vou ter o trabalho de estar a colocar quais os jogadores que queria, porque não faz diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh! Eh! Eh! Percebo-te SonNGoha! Mas, também tens de ver que Eduardo, Anthony Lopes, Pepe, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Nani, Ricardo Quaresma e Éder fizeram a fase de qualificação, com o Fernando Santos. Ou seja, penso que estão na convocatória mais por continuidade do que propriamente por mérito próprio.

      Posso concordar com a convocatória do José Sá em vez de ir o Eduardo, embora acho que este foi convocado mais por prémio do que outra coisa.

      Quanto aos centrais, Pepe e Ricardo Carvalho não vejo inconveniente, agora o Bruno Alves que desceu de rendimento de uma forma a pique depois que saiu do Porto é que... coiso. Ainda para mais com o Carriço em boa evidência no Sevilha. Ou até a possibilidade de William Carvalho, Danilo Pereira e Miguel Veloso poderem jogar ali.

      Lá na frente, o Nani ainda poderia ir... para o banco. Mas, quanto a Ricardo Quaresma e Éder o lugar deles era mesmo na bancada. No lugar deles, levaria o Hugo Vieira, o Pizzi e até mesmo o Bernardo Silva, nem que fosse para jogar o ultimo jogo.

      Agora, resta-nos apoiar... se bem que, gostava que os critérios fossem mais transparentes.

      ;)

      Eliminar