12 janeiro 2016

Gala FIFA Bola de Ouro 2015


Quem foram os melhores dos melhores, do mundo do futebol, em 2015?




Prémio Bola de Ouro
A melhor jogadora (Carli Llyod) e o
melhor jogador (Lionel Messi) do
mundo em 2015.
É o prémio que distingue o melhor jogador e jogadora do mundo. Este ano o prémio recaiu para o craque argentino Lionel Messi e para a futebolista americana Carli Llyod. Dois prémios muito merecidos. O craque do Barcelona ganhou tudo o que tinha a ganhar com a sua equipa, apesar dos números em comparação com o nosso conhecido Cristiano Ronaldo, não sejam assim tão dispares. Recorde-se que o craque Português quebrou o recorde de golos na Liga dos Campeões na época passada, o que é já de si um feito notável.


Prémio Melhor Treinador do Mundo
Merecedíssimo este prémio de
melhor treinadora de 2015,
para a americana Jill Ellis,
tal como o prémio de
melhor treinador de 2015 para o
espanhol Luis Enrique.
Este prémio distingue, como o próprio nome indica, aqueles que foram os melhores treinadores do mundo do futebol masculino e feminino. Mais uma vez os prémios foram justos. A treinadora campeã mundial americana Jill Ellis está de facto de parabéns. O que ela tem feito em prol pelo futebol feminino na América, é de louvar. E, mais, está a conseguir dinamizar o futebol feminino além fronteiras, pois as selecções mais tradicionais europeias e sul americanas não vão querer ficar para trás e já estão a trabalhar no duro para voltarem à ribalta. O futebol feminino está cada vez mais na moda. E aqui lanço o desafio: para quando mais equipas de futebol feminino em Portugal? Quanto ao futebol masculino, o prémio de melhor treinador do mundo ser entregue a Luis Enrique não era surpresa nenhuma, dado os troféus que conquistou na época passada. O que causou alguma estranheza foi o 8º lugar de José Mourinho, depois de uma época em que conquistou a Premier League e a Taça de Inglaterra...


Prémio Puskás
Wendell Lira contando à plateia a
história do golo que mudou
completamente a sua vida.
Este é o prémio para o melhor golo de 2015. Quanto a mim, foi mais um prémio justíssimo e que acaba por trazer alguma magia a todas estas cerimónias e prémios. Ao contrário do que seria suposto, não foi um golo marcado por um dos jogadores de elite mundial. Nem tão pouco foi um golo marcado numa grande final, num estádio repleto de adeptos. Foi sim um golaço vindo directamente das raízes do futebol, de um campeonato secundário ou terciário brasileiro, num estádio gigante onde apenas havia 297 almas para o poderem contemplar. Um prémio super merecido, assim como gostei a forma humilde como o Wendell Lira recebeu o prémio.




Prémio FIFA FIFPro Melhor Onze do Mundo
Só falta o alemão Neuer para
completar este onze de sonho.
Este é o prémio que premeia o melhor onze do mundo. Há claramente uma bipolarização entre jogadores do Real Madrid e do Barcelona, com três reforços vindos do Bayern (Manuel Neuer), do PSG (Thiago Silva) e da Juventus (Pogba). Quanto a mim, acho que há jogadores do campeonato inglês que mereciam lá figurar, nem que fosse um representante. O facto de não estarem lá, também é explicado pelo comportamento desportivo das equipas inglesas nas grandes competições continentais, uma vez que não conseguem chegar a finais. Mas, sejamos francos, que grande equipa foi montada. O Neuer é o melhor guardião do mundo. Aliás, acho que é o melhor libero do mundo. À sua frente, um quarteto formado por Dani Alves à direita (que quanto a mim até não foi o melhor lateral direito em 2015...), Thiago Silva e Sérgio Ramos como centrais e Marcelo a lateral esquerdo, é de sonho. Mas, o sonho não acaba aqui. O que dizer, do trio de meio-campistas formado por Paul Pogba no centro com Modri e Iniesta como interiores? E, para terminar, a cereja em cima do bolo é aquele que para mim seria o melhor tridente da história do futebol mundial: Messi e Neymar nas alas, servindo o Cristiano Ronaldo no meio.


Prémio FIFA Fair Play
O ex-internacional alemão Asamoah
recebeu em nome das organizações
de futebol que apoiam os refugiados
o prémio FIFA Fair Play.
Este é o prémio que premeia a individualidade ou a colectividade que mais fez em prol do fair play no último ano. Em 2015, a FIFA premiou todas as organizações de futebol que têm apoiado os refugiados. Para receber esse prémio, em nome dessas organizações, a FIFA contou com o ex-internacional alemão de origens africanas (Costa do Marfim), o Gerald Asamoah. Pessoalmente, há claramente uma lufada de ar fresco no ceio da FIFA. A saída de Blatter acabou por trazer alguma credibilidade a esta organização. E isto acaba-se por reflectir nos prémios que foram atribuídos. Todos eles com muita lógica e sem agenda própria.







P.S.: E o prémio guarda-roupa de 2015 vai para quem?

Vai para Paul Pobga com como utilizar o cortinado da sala para fazer um blazer.

5 comentários:

  1. Merecido para todos. Só no prémio Puskas acho que aquele golaço do Florenzi contra o Barça é melhor. Mas também foi bom o que ganhou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso acho de um nível maior de execução o que foi premiado. Mas, houve claramente grandes golos este ano.

      ;)

      Eliminar
  2. Muitos podem discordar mas para mim quem merecia a Bola de Ouro este ano era o Ronaldo.
    Simplesmente porque a Bola de Ouro é um troféu individual, portanto apenas deve julgar os jogadores individualmente, independentemente dos troféus colectivos (senão tinha-se que dar o prémio à equipa toda...), e individualmente o Ronaldo foi o melhor do ano 2015. Bateu todos os recordes no ano de 2015 :
    - Melhor marcador do mundo em 2015
    - Melhor marcador da La Liga
    - Bota de Ouro
    - Melhor marcador da Liga dos Campeões (este a par de Messi e Neymar acho eu)
    - Recorde de golos na fase de grupos da Liga dos Campeões
    - Recorde de golos na Liga dos Campeões

    E ainda também tem um grande numero de assistências para golo para quem diz que o Ronaldo só sabe empurrar a bola para o fundo (quem diz disparates destes ou é completamente estúpido ou nunca o viu jogar).

    Além disso o Messi esteve lesionado 2 meses, por isso na primeira parte do ano talvez possa haver comparação entre Messi e Ronaldo mas na segunda parte o Messi esteve muito ausente, e a Bola de Ouro é um prémio no ANO todo e não na época...

    Mas para mim esse duelo Ronaldo Vs Messi sempre foi muito simples : De um lado está o melhor jogador do mundo e do outro está o melhor jogador da melhor equipa do mundo. Estou convicto que se os trocássemos de equipas o Ronaldo no Barcelona seria ainda melhor do que é no Real (com colegas de ataque da qualidade de Neymar e Suarez) enquanto o Messi no Real continuaria obviamente a ser genial mas não tanto como no Barcelona, que tem um modelo de jogo talhado para ele, o Ronaldo adapta-se melhor a qualquer tipo de estilo de jogo.

    Isto tudo é APENAS a minha opinião, e não quero retirar o mérito nem o talento do Messi que também é um jogador genial e acho que estamos todos com muita sorte de viver num tempo com 2 autênticos monstros a jogar ao mesmo tempo ! (que lindo era vê-los na mesma equipa um dia !)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes Goleador SLB! E, fazes uma analogia perfeita quando te referes a «De um lado está o melhor jogador do mundo e do outro está o melhor jogador da melhor equipa do mundo.»

      Eu até acho que o Ronaldo no modelo do Barcelona seria muito melhor jogador do que ele é na actualidade.

      Contudo, acho que o prémio não pode ser só os resultados individuais. Se fosse assim, então qual seria o goleador máximo do mundo no ano de 2015? E o jogador que fez mais assistências? E, porque não o jogador com mais defesas?

      A verdade, é que este prémio é um misto de individualidade (recordes pessoais), com equipa (troféus conquistados), mas também de popularidade. E toda esta mistura acaba muitas vezes por dar azo a algumas injustiças, como todos sabemos.

      ;)

      Eliminar
    2. O Ronaldo, a sério ??

      Bota de ouro e Bola de ouro, coisas diferentes. "bateu todos os recordes" ?!? Quais recordes ?? É neste momento o melhor marcador da Champions, mas em 2015 Messi esteve na frente, não fossem os tais meses lesionado e se calhar a música era outra...

      Além disso, Ronaldo não tem recorde nenhum de nada. Minto, tem o recorde (no ano em que venceu a Champions - 13/14) de maior nr de golos (17) numa só edição da CL.

      "Ronaldo tem um grande numero de assistências" - LoL

      Messi é melhor que Ronaldo em tudo, excepto no jogo de cabeça.

      Eliminar